Home   |   Resources   |   Activities   |   Projects   |   Structure   |   Members   |   Contact

EN | PT

MAM.SEC.12.DS.08.1

Without Title

Text date28.04.2015
Student
GenderM
NationalityTimorense
Birth placeTimor-Leste
Mother tongueMambae
School language NR

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

A minha rotina é dominada pelas atividades do estudo, desde manhã cedo até a hora quando os meus irmãos estiveram adormecidos. Até que não posso ficar sossego embora o último dia do exame passaria. Como dizem muitas pessoas, "ainda que temos muitas preocupações, não somos robô", precisamos tempos para refrescar.

Deus omnipotente também precisa um dia de descanso, como está escrito no livro de Génesis, na Bíblia. Quanto mais nós, seres humanos!

É um pouco difícil para mim se alguém me requerer uma resposta resumida sobre as minhas atividades em tempos livres. A reposta pode variar depende da minha interpretação de cada situação que nos rodeia.

Olha, muitas muitas pessoas definem "tempos livres" como um espaço do tempo onde nós não temos nenhuma pressa a qualquer assunto ou atividades. Acho que isso é um estereótipo que infecta o entendimento das pessoas por dependerem de mais com dicionário.

Quando você pergunta à alguém sobre o que é que ele vai preencher nos tempos livres, muitas vezes a reposta é sempre ligada com extra-curriculares, hobbis e lugares túristicos. Sim, as repostas estão coerentes com a pergunta (o que gostas de fazer nos tempos livres?), mas não exerce totalmente a lógica da pergunta.

Se nós preenchermos ou trocarmos os nossos tempos livres com outras atividades é mesma coisa como trocarmos uma atividade com outras preocupações. Não é? então, onde está o verdadeiro significado do "tempo livre"?

Aminha reposta para esta pergunta e simplemente "nada". Para mim, "o tempo livre" é o tempo em que eu estou totalmente livre de todas atividades do corpo e espírito, E isto acontece quando eu vou deitar na cama.

Mas, como o tempo é muito valioso para mim, não vou o deixar passa com mãos vazios, tenho tantas coisas que preciso de saciar além do meu estudo.

A reputação que tenho como um bom estudante não é porque a minha prestação na escola mas todas as atividades que eu envolvia nos tempos vocês definem "tempos livres". Fico muito entusiasmo com o arte, especialmente na pintura, música e arte marcial.

Um dia dedicada à familia é suficiente para saciar todas as necessidades que precisamos para alcançar uma vida harmonia entre nós "Deo Gracias", por nos deu o fim da semana.


Download current view as TXT