Home   |   Resources   |   Activities   |   Projects   |   Structure   |   Members   |   Contact

EN | PT

TOK.ES.03.FC.08.2

FC08

Text date20.03.2015
Student
GenderM
NationalityTimorense
Birth placeTimor-Leste
Mother tongueTokodede
School languagePortuguês

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

NO: 2

O local onde eu nasci e um lugar maravilhoso com a sua clima que muito frio verdes das folhas dos arvores, fazendo os animais viviam com alegria e contente, uma pequena Aldeia onde as pessoas vivendo com as interações todos os dias costumam de falar a lingua materna (Tokodede) Como o dialeto mais basico que usaram para comunicar entre-lhes que viviam la para jogar as actividades agricolas e outros actividades. E as populações usavam a lingua Tetum para comunicar nos eventos importantes como visita dos autoridades do governo e as pessoas que vir de outro distrito e e outro lugar que foram na minha Aldeia.

Uma Aldeia mais simples que locariza na motanha de Liquiçá onde as pessoas viveram dentro do amor, Nunubrihati nome de uma Aldeia que eu nasci muito longe da cidade de Liquiçá, as estradas que ficavam com as ruinas de construções cousada as pessoas que querem levar os seus produtos de venda ao mercado deve ir ao mais de 3 km² porque naõ tinha transportes publicos que foram la. Uma aldeia sem eletricidade que pode dar a luz de noite mas as populações usavam os lampiões tradisionais que foram feito com a maõ da obra delas.

Muitos dificuldades que infrentam mas sem ezigensia com todas as problemas que infrentar na minha Aldeia porque as populações sabendo que desenvolvimento atraves de area urbana a area remotas, mas as prioridades que ezigir pelo população, é a educação que governo deve toma atensaun e responsabilidade com ensino de aprendigamgem das criancas e a infra-struturas das escolas.

Eu como um jovem da minha Aldeia todo os acontecimentos que eu encontrei quando eu era criança uma história da minha vida que ate hoje eu não esqueço sobre a minha familia, quando eu fiz 6 a 10 anos ja foi separado antes atravez de meu pai e vivia sozinho com a minha mãe cusar 21 anos ate hoje, porque meu pai e a minha mãe divorsiado.

Eu acho que este como uma breve história que eu narrar sobre o local onde eu nasci e os acontecimentos que considerar muito importante dentro da minha vida e espero que irá mostra-nos uma nova esperiencia.


Download current view as TXT