Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

BrBRCVHe0034-71672000000700013

BrBRCVHe0034-71672000000700013

National varietyBr
Country of publicationBR
SchoolLife Sciences
Great areaHealth Sciences
ISSN0034-7167
Year2000
Issue0007
Article number00013

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Especialização em saúde da família para enfermeiros RELATO DE EXPERIÊNCIA ENSINO

Especialização em saúde da família para enfermeiros

José Vitor da SilvaI; Inácia Maria Rezende BustamanteII; Ir. Lucyla Junqueira CarneiroIII IEnfermeiro. Prof. da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz de Itajubá, MG e do Departamento de Enfermagem da FACIMPA de Pouso Alegre, MG e Doutorando em Enfermagem pela EEUSP IIEnfermeira. Profª. da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá, MG IIIEnfermeira. Profª e Diretora da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá, MG

A Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB) da cidade de Itajubá, MG, desde a sua fundação em 1954 assumiu uma filosofia de atenção ao indivíduo, à família e à comunidade e vem mantendo a tradição que possibilita a formação do aluno direcionada em vínculo escola-comunidade, o que se concretiza na área hospitalar e na saúde coletiva (ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ, 1998).

Nesta perspectiva, e objetivando atuar não como órgão formador de profissionais adequados às estratégias do modelo de saúde vigente, a Diretora desta Escola utilizou todos os recursos e esforços necessários à implantação do curso de Especialização em Saúde para Enfermeiros, considerando-se assim pioneira, enquanto escola particular isolada, na criação desse curso.

Para sua estruturação e funcionamento a EEWB inspirou-se no marco conceitual do Curso de Enfermagem Familiar da Universidade de Calgary, Canadá, que consiste em trabalhar com família no enfoque sistêmico, ou seja, com a utilização da Teoria Geral de Sistema, introduzida em 1936 por L. Von Bertalanffly. Tem-se utilizado a referida Teoria de forma crescente no estudo de famílias por parte dos profissionais de saúde e especificamente pelos enfermeiros.

SegundoAllmond, Buckman eGofman, citados porWrighte Leahey (1987), a Teoria de Sistemas, quando utilizada no estudo de famílias, facilita a compreensão e o significado daquilo que ocorre com as mesmas.

Os estudos com família no Brasil ainda são incipientes, porém o fato de os profissionais de Enfermagem estarem desenvolvendo estudos sobre a percepção das famílias representa um avanço.Marcom, Carreira eBalan, citados porMarcon e Elsen (1999), encontraram num estudo sobre os resumos de trabalhos apresentados nos Congressos Brasileiros de Enfermagem, no período de 1986 a 1996, que 4,9% deles estavam relacionados com o tema família. Destacam ainda que os enfermeiros estão conscientes da importância de se valorizar a experiência da própria família ao vivenciar determinadas situações relacionadas ao processo viver-ser-estar saudável e do adoecer, como estratégia para subsidiar o cuidar- assistir a família.

Com isso, a Enfermagem começã a desenvolver sua essência e estabelecer que assistir é muito mais do que curar e cuidar, mesmo que não proporcione a cura.

Cuidar, paraLeininger (1991), é promover, manter, recuperar a saúde ou criar melhores condições de vida, através de meios que vão além das necessidades físicas, emocionais e sociais do indivíduo, ou seja, existe uma disposição em reproduzir a visão de mundo compatível com o paradigma emergente.

É importante mencionar também que a atenção à família é uma realidade de diversas profissões que preocupam com o sistema de trabalho, formação e capacitação dos profissionais. A criação do Programa de Saúde da Família (PSF) pelo Ministério da Saúde caracteriza uma preocupação do Estado em voltar suas políticas públicas a este segmento da população, assim como o empenho de manter suas políticas sociais voltadas para o desenvolvimento da vida familiar (Marcon eElsen, 1999).

De acordo ainda com as citadas autoras o PSF "constitui uma estratégia de ação da equipe de saúde que tem uma proposta substitutiva, ou seja, de reestruturação do modelo de assistência vigente tendo em vista a consolidação de outro tipo de assistência à saúde, traduzido por uma maior integração da equipe de saúde com a população".

Por outro lado,Friedman (1986) complementa que a capacitação do enfermeiro para atuar com a família é imprescindível. Ele necessita aprofundar mais os seus conhecimentos no sentido de saber abordar a mesma e estar ciente de que a situação de saúde-doença tem um outro enfoque quando interpretado do ponto de vista da família.

Ao se propor e elaborar cursos de especialização em Saúde da Família para enfermeiros como um dos pressupostos fundamentais para consolidação do PSF, se está em consonância com a organização Mundial da Saúde, que os considera e os prescreve como elemento essencial de qualidade do serviço e também de preservação da motivação no trabalho, considerando que os recursos humanos são, ao mesmo tempo, a parte mais importante e mais dispendiosa de um sistema de saúde (SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE MINAS GERAIS, 1996).

Considerando a importância da capacitação do enfermeiro para a atuação profissional junto às famílias, a EEWB estabeleceu as seguintes propostas para o curso de Especialização em Saúde da Família para Enfermeiros: - Proporcionar o aperfeiçoamento técnico e científico em temas relevantes da área da saúde, como estratégia de identificação dos problemas de saúde da população e recursos para a vigilância de saúde e qualidade da assistência de Enfermagem em nível de prevenção, promoção, reabilitação e restauração.

- Despertar o enfermeiro para atuar no modelo assistencial de saúde e suas conseqüências, apresentando-lhe o PSF como estratégia de reestruturação do modelo vigente.

- Oferecer capacitação sócio-pedagógica para atuação de educação para a saúde da família.

- Possibilitar a qualificação para a atuação dos enfermeiros por meio da sistematização das ações de Enfermagem em nível familiar.

- Estimular a construção do conhecimento sobre a Enfermagem e a Família através de pesquisa e de referenciais teóricos.

O Curso de Pós-graduação "Lato-Sensu" - Saúde da Família para Enfermeiros da EEWB -tem a duração de 14 meses e carga horária prevista de 550 horas-aula, assim distribuídas: 450 Horas para as partes teórica e prática, 100 horas para os estágios e paralelamente a essas duas etapas, haverá a elaboração e apresentação de monografia por grupos de dois alunos, que abrangerá diversos tipos de estudos, tendo como objeto principal a família. As disciplinas que o constituem são as seguintes: Antropologia da Família, Sociologia da Família, Bioética e Família, Educação para a Saúde da Família, Metodologia do Trabalho Científico, Bioestatística, Políticas de Saúde e SUS, Programa de Saúde da Família (PSF), Saúde da Família, Enfermagem Familiar, Multidisciplinaridade e Família e Estágio.

O mencionado curso, que é de natureza particular, funciona em caráter quinzenal, às sextasfeiras à noite e aos sábados nos períodos da manhã e da tarde. Iniciou a sua primeira turma no mês de maio do ano passado e conta com a previsão de término no mês de julho do corrente ano.

A turma está constituída por 28 enfermeiros procedentes de Itajubá, cidades da região e São Paulo (capital). Predominantemente, trabalham na rede pública e na área de saúde coletiva. Alguns estão atuando no Programa de Saúde da Família em São João dei Rei e Maria da (MG).

Estruturalmente o curso encontra-se fundamentado em quatro eixos principais: no primeiro eixo, são ministradas as disciplinas básicas ou fundamentais (Antropologia, Sociologia e Bioética); posteriormente, eixo, são apresentadas as disciplinas instrumentais (Educação para a Saúde da Família, Metodologia Científica, Bioestatística, Políticas de Saúde e SUS); no terceiro eixo são desenvolvidas aquelas matérias de natureza específica, constituídas por Saúde da Família, Enfermagem Familiar, Programa de Saúde da Família e Estágio. Finalmente, é oferecida a disciplina complementar (Multidisciplinaridade e Família) que constitui o quarto e último eixo.

"Num mundo caracterizado por mudanças constantes em que a emergência de conhecimentos e a obsolescência dos mesmos se verifica de forma acelerada, entende-se que uma abordagem pedagógica que busque formar, mais do que informar, deve constituir a base, do processo educativo. Tal pressuposto encontra respaldo em vários campos de atividades, mormente em relação à área da saúde, na qual se-admite que a apropriação e o trabalho coletivo de construção do saber e do fazer vêm sendo encarados como espaços privilegiados quando confrontados com a apropriação dos mesmos, em nível individual "(SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE MINAS GERAIS, 1996).

Fundamentado nessa afirmativa, o educando do curso em questão não é visto como mero objeto, mas considerado com a riqueza de suas experiências de vida pessoal e profissional. Ele é o sujeito de sua própria aprendizagem e agente capacitado para transformar a sua própria realidade.

Na sua concepção geral, o curso se baseia em pressupostos da pedagogia de ensino que adota estrategicamente diversas opções metodológicas, de acordo com a exigência da estruturação de seus conteúdos, de forma que as referidas opções se interajam, possibilitando maior êxito no processo ensino-aprendizagem.

A diversificação metodológica utilizada no curso visa também tornar o aluno constantemente ativo, observador e motivado para perceber os problemas da sua realidade em conjunto com a população, e assim estabelecerem metas e prioridades na busca de soluções para problemas comuns.

Conta-se atualmente com o período de nove meses de funcionamento do curso.

Diante disso as experiências e os resultados obtidos ainda são muito restritos e inconclusivos. Entretanto, sepode observar entre os alunos uma nova visão sobre família e a inserção da mesma como objeto de trabalho na atuação profissional. É freqüente nos contatos mantidos com eles o posicionamento de que a família não é um recipiente passivo do cuidado profissional mas sim um agente, sujeito do seu próprio processo de viver.

É importante ressaltar, ainda, que os alunos expressam o quanto têm aprendido a compreender, respeitar e trabalhar com as famílias. constatam que para muitas famílias o direito a uma vida com qualidade e dignidade lhe é negado e, mais que isso, tampouco são esclarecidos os seus direitos sociais.

Contudo espera-se que, até a conclusão do curso, a educação no interior do grupo seja um processo muito especial de ser vivido. A difierença de idades, formação, visões de mundo, conhecimento, objetivos e experiência fará o grupo se sentir muito vivo, constantemente se questionando, avaliando, dando sugestões e se apoiando.

Finalmente, cumpre reconhecer que capacitar-se e trabalhar com famílias é uma das maiores necessidades da Enfermagem e uma estratégia disponível para a obtenção de melhores resultados na área de saúde.

Aos profissionais da saúde, e em especial ao enfermeiro, resta o compromisso, ético inclusive, de buscarem ou então atualizarem os seus conhecimentos e concomitantemente se instrumentalizarem para assistir com competência a este "novo" objeto de cuidado: a família que tanto carece de assistência ou de indicadores necessários para cuidar de seus membros e desta forma alcançar o viver-serestar-saudável em um mundo em transformação (Marcon eElsen, 1999).


Download text