Erros de medicação em pediatria: análise da documentação de enfermagem no
prontuário do paciente
PESQUISA
Erros de medicação em pediatria: análise da documentação de enfermagem no
prontuário do paciente
Medication errors in pediatrics: analysis of nursing records on the patient
chart
Errores de la medicación en pediatría: analisis de los documientos de
enfermería en los documientos hospitalares de los pacientes
Liliane Rodrigues MeloI; Mavilde Luz Gonçalves PedreiraII
IAluna do 3º ano de Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da
UNIFESP, bolsista de Iniciação Científica do CNPq
IIEnfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunto do Departamento de
Enfermagem da UNIFESP-EPM. Autor correspondente. E-mail: mavilde@denf.epm.br
1. INTRODUÇÃO
Em publicação editada pelo Institute of Medicine dos Estados Unidos da América,
em 2000, intitulada "Errar é Humano: Construindo um Sistema de Saúde mais
Seguro", um grupo de especialistas norte-americanos analisou e discutiu os
principais componentes do sistema de saúde, capazes de conduzir a erros e
dentre estes, problemas relacionados ao uso de medicamentos destacam-se como
freqüentes e potencialmente fatais(1).
Relatam que, a ocorrência de erros é inerente ao processo cognitivo humano e,
neste contexto, profissionais de saúde são passíveis de cometê-los. Esforços
devem ser implementados na tentativa conhecer e explorar tais eventos, com a
finalidade de desenvolver estratégias que conduzam a prevenção e
conseqüentemente promovam a segurança do paciente(2). Este assunto caracteriza-
se como de extrema relevância pois, os erros relacionados a técnica e
procedimentos na área da saúde, podem resultar em tragédia para pacientes e
suas famílias, aumentar o tempo de internação e os custos hospitalares.
Adicionalmente, podem ter um efeito dramático na vida de profissionais de saúde
dedicados e envolvidos na assistência(3).
Estima-se que anualmente cerca de 44.000 a 98.000 norte-americanos morram
devido a erros cometidos durante o atendimento à saúde, compondo a oitava causa
de mortalidade nesse país(1,2). Outros estudos demonstram que a cada ano cerca
de um milhão de pacientes são vítimas de eventos adversos com fármacos e
destes, 140.000 morrem. A probabilidade de morte decorrente de evento adverso
com fármacos em pacientes hospitalizados (390/dia) é três vezes maior, do que
as decorrentes de acidentes automobilísticos (125/dia)(4).
A dimensão desta problemática ultrapassa a premissa central de prejuízo para o
paciente envolvido, acarretando repercussões para o profissional e instituição,
bem como, outras de caráter social, ético, econômico e cultural. A fim de
prevenir erros de medicação, devem ser implementados sistemas e métodos de
trabalho que considerem a segurança do paciente. Na década de sessenta do
século passado, teve início na prática de enfermagem a avaliação dos cinco
certos: droga, dose, via, hora e paciente certos. Na década de noventa surgiu a
idéia de incluir-se mais um certo: a documentação correta(5-7).
Deste modo, faz-se importante incluir na documentação de enfermagem o
planejamento da administração da terapia medicamentosa, a fim de prevenir
eventos adversos e erros de medicação. Salienta-se a necessidade de
padronização nas instituições de saúde de nomenclaturas, símbolos e métodos de
anotação do processo de consecução da terapia.
Um erro de medicação pode ser definido como "qualquer evento evitável que pode
ser causado ou surgir do uso inconveniente ou falta de uma medicação, ou causar
prejuízo (dano ou injúria) ao paciente, enquanto a medicação está sob o
controle dos profissionais da saúde, pacientes ou consumidores; tais eventos
podem estar relacionados à prática profissional, aos produtos para o cuidado à
saúde, procedimentos e sistemas, incluindo a prescrição, comunicação da
prescrição, rótulo do produto, embalagem e nomenclatura; a composição, a
distribuição, a administração, a educação dos profissionais e pacientes; a
supervisão e o uso"(5).
Um erro pode ser definido como a falha de uma ação planejada para ser realizada
a contento, ou o uso de um plano errado para executar uma ação(6). Os erros de
medicação podem estar relacionados à falha na implementação dos cinco certos
(7). Podem também decorrer de falhas no planejamento do aprazamento da
prescrição médica, acarretando incompatibilidade entre os medicamentos
administrados. Outras possíveis categorias de erros são: omissão da dose (não
realização da medicação), administração de dose errada, atraso na
administração, não orientação do paciente, falta de monitorização, dentre
outros(8).
Todas as atividades de enfermagem executadas junto ao paciente, do planejamento
ao acompanhamento dos resultados dos cuidados de enfermagem, devem ser
registradas de modo sistematizado em todas as unidades de atendimento
hospitalar, incluindo aspectos relativos a terapia medicamentosa, explicitados
nas intervenções de enfermagem propostas, a partir de diagnósticos ou problemas
de enfermagem identificados pelo enfermeiro. Posteriormente, é atribuição desse
mesmo profissional o acompanhamento e registro dos resultados obtidos frente às
intervenções propostas. Fazem ainda parte dos documentos de enfermagem as
anotações, executadas por todos os membros da equipe de enfermagem.
Assim, para a implementação segura da terapia medicamentosa, enfermeiros devem
ter conhecimentos sobre o correto preparo e administração de fármacos e
soluções. A partir da prescrição médica, executam o aprazamento da
administração, prescrevem cuidados concernentes a administração e
monitorização, conforme o tipo de terapêutica, e registram a resposta do
paciente ao tratamento, incluindo possíveis eventos adversos relacionados ao
uso de fármacos e soluções.
Por meio da análise do prontuário do paciente, registro legal de todas as ações
da equipe de saúde implementadas durante o atendimento, esta pesquisa teve como
objetivo identificar erros de medicação, podendo estes, devido ao tipo de
estudo implementado, configurarem erros propriamente ditos ou ainda,
representarem erros na documentação, caracterizados por falhas cometidas
durante o registro do processo de atendimento mas, que podem não ter
comprometido a segurança dos pacientes submetidos a terapia medicamentosa.
Pretende-se com estes achados, analisar os registros do processo de trabalho da
enfermagem, quanto ao planejamento e execução da terapêutica medicamentosa
prescrita pela equipe médica, identificando questões que necessitem melhorias
com enfoque na prevenção de erros de medicação e na segurança do paciente.
2. MÉTODO
Estudo descritivo e transversal realizado a partir de dados coletados de
prontuários de crianças internadas em três unidades pediátricas, cirurgia
pediátrica, infectologia pediátrica e cuidados intensivos pediátricos, de um
hospital universitário do município de São Paulo, após consentimento da chefia
de enfermagem da instituição para realização da pesquisa. As unidades
investigadas realizam atendimento à crianças da faixa etária neonatal,
pediátrica e adolescência, sendo que, a unidade de cirurgia pediátrica conta
com nove leitos, a infectologia pediátrica com 11 e a de cuidados intensivos
com nove leitos.
Planejou-se que a população do estudo seria composta pelos documentos de
enfermagem e prescrições médicas contidos nos prontuários de todas as crianças
internadas nas unidades pediátricas investigadas, no mês de outubro de 2003.
Entretanto, devido a impossibilidade de acesso a alguns prontuários ou
documentos, das 79 crianças internadas nas unidades investigadas, durante o
período de estudo, fizeram parte da amostra, documentos constantes nos
prontuários de 68 (86,1%) crianças.
A coleta de dados foi realizada por um dos pesquisadores após aprovação da
pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, conforme parecer nº
0321/03. Para a coleta dos dados foi utilizado um instrumento, denominado
Protocolo, composto pelas variáveis estudadas, tais como: a identificação da
unidade, do paciente, da terapia medicamentosa prescrita, do aprazamento da
prescrição médica, dos registros de execução da prescrição médica, bem como,
todos os diagnósticos, prescrições, evoluções e anotações de enfermagem
referentes ao planejamento e implementação da terapia medicamentosa.
A análise dos dados foi implementada com base na natureza das variáveis
investigadas nesta pesquisa, apresentando-se as variáveis categóricas, segundo
freqüências absoluta e relativa, e as numéricas contínuas, segundo mediana,
média e desvio padrão. Posteriormente, para a classificação dos erros de
medicação foi utilizado como referencial teórico a Taxonomia proposta
peloNational Coordinating Council for Medication Error Reporting and Prevention
(NCC MERP) de 1998(9).
3. RESULTADOS
Foram analisados os prontuários de 68 crianças internadas nas unidades de
infectologia pediátrica, cirurgia pediátrica e cuidados intensivos pediátricos
(UCIP) estando na Tabela_1 apresentados o número, a idade e o tipo de
diagnóstico médico das crianças, segundo a unidade de internação.
Conforme dados da Tabela_1, observa-se maior proporção (45,6%) de crianças
internadas na unidade de infectologia durante o período de estudo. Quanto a
idade identificou-se predomínio de crianças na faixa etária pré-escolar e
lactente, sendo que crianças com diagnósticos clínicos predominaram nas
unidades de infectologia e cuidados intensivos pediátricos, respectivamente
100,0% e 72,0%, enquanto conforme o esperado, os diagnósticos cirúrgicos foram
predominantes (95,0%) na unidade de cirurgia pediátrica.
Nos prontuários destas 68 crianças foram identificadas 608 prescrições médicas.
Quanto aos documentos da enfermagem, totalizaram 590 (97,0%), pois 18 (3,0%)
documentos não foram encontrados no prontuário dos pacientes. O número de
diagnósticos, prescrições, anotações e evoluções de enfermagem identificados
nos prontuários, segundo a unidade investigada, encontra-se descrito na Figura
1.
Pode-se observar na Figura_1 que na UCIP foram identificadas quase que
exclusivamente as anotações de enfermagem nos 104 documentos analisados,
enquanto nas demais unidades investigadas, apesar de observarem-se variações,
todas as fases do processo de enfermagem apresentaram registros nos 340 e 164
documentos investigados, respectivamente das unidades de infectologia e
cirurgia pediátrica. Verifica-se que a unidade de cirurgia pediátrica
apresentou registros mais completos da sistematização da assistência de
enfermagem.
Nas 608 prescrições médicas analisadas foram identificados 168 diferentes tipos
de medicamentos e soluções, perfazendo um total de 8152 doses prescritas de
fármacos, soluções e hemocomponentes. Na Tabela_2 são identificados os tipos de
administração dos fármacos e soluções, segundo as categorias intermitente e
contínua, destacando-se a unidade de infectologia pediátrica como a que
apresentou maior número de doses prescritas de fármacos, soluções e
hemocomponentes. Das 7633 (100,0%) doses de medicamentos de administração
intermitente, maior proporção (52,4%) foi identificada na unidade de
infectologia pediátrica e das 513 (100,0%) administrações contínuas, a UCIP
apresentou maior proporção (60,8%). Observa-se deste modo, maior emprego, em
todas as unidades da administração intermitente da terapia medicamentosa.
A classificação dos fármacos e soluções apontou 29 categorias, destacando-se os
antimicrobianos (29,8%), antitérmicos (14,7%), analgésicos opióides e sedativos
(12,6%), broncodilatadores (7,8%), antieméticos - espasmódicos (5,9%),
descongestionantes nasais (4,2%), anti-hipertensivos (3,9%), corticóides
(3,4%), analgésicos (2,8%), antiácidos (2,6%), vitaminas (2,2%), drogas
vasoativas (2,3%), diuréticos (1,5%), laxativos (1,4%), anticonvulsivantes
(1,4%), antiinflamatórios (0,9%), anticoagulantes (0,7%), anti-histamínicos
(0,5%) e outros (1,4%). Quanto as soluções, destacaram-se os do tipo soro de
manutenção (72,8%), soro de reposição (12,8%), nutrição parenteral total (8,5%)
e soro de correção (5,94%). Foram identificadas administrações de
hemocomponentes em todas as unidades investigadas, perfazendo total de 79
infusões, das quais 93,7% foram realizadas na UCIP, 5,1% na infectologia
pediátrica e 1,2% na cirurgia pediátrica.
No período de estudo foram computados 8152 registros de doses de fármacos ou
soluções prescritas e em 1717 (21,1%) verificaram-se erros. Ressalta-se que
algumas destas falhas relacionaram-se a erros na documentação, sendo elaborada
uma classificação, segundo a tipologia relacionada destacando-se que, devido ao
tipo de estudo realizado, a análise documental, os erros de medicação
identificados podem, ou não, ser entendidos como eventos adversos ao paciente.
Conforme se nota na Tabela_3 foram identificados mais de 13 diferentes tipos de
erros de medicação, sendo que, alguns constituíram falhas na documentação.
Amplamente destacados encontram-se os erros de omissão, perfazendo 75,7% do
total de falhas identificadas. Erros de omissão correspondem à não
administração de uma dose prescrita do medicamento ou o não registro da
execução da medicação pela enfermagem.
Identificaram-se 175 (10,3%) erros nos quais a medicação prescrita pelo médico
foi registrada como suspensa pela enfermagem, evidenciando provavelmente falha
no registro de ordens verbais feitas pela equipe médica. Este tipo de erro de
documentação é identificado quando a enfermeira suspende a administração de uma
dose da medicação, utilizando rotineiramente o ato de "circular" o horário
designado para a administração, sendo que, quando a equipe médica não
documentou a suspensão da medicação, o erro de registro foi encontrado.
Detectaram-se 119 (6,9%) situações nas quais a medicação foi suspensa pelo
médico e não suspensa pela enfermagem, configurando provavelmente um erro de
documentação que deve ser prevenido por poder acarretar a administração de uma
medicação suspensa.
Medicamentos prescritos pela equipe médica não foram administrados por falta do
medicamento na farmácia em 40 (2,4%) doses analisadas, configurando erro de
medicação que pode comprometer a eficácia da terapia planejada e acarretar
prejuízo à segurança do paciente. Erros de horário, denominados hora errada
foram verificados em 40 (2,4%) situações, nas quais a medicação foi executada
fora do intervalo de tempo planejado para a administração. Consideraram-se
erros de horário aqueles que ultrapassaram 30 minutos, para mais ou para menos,
dos horários pré-estabelecidos no aprazamento da prescrição médica. Os outros
44 (2,3%) tipos de erros identificados podem constituir erros de medicação ou
de documentação do processo de execução da terapia medicamentosa pela
enfermagem.
Adicionalmente investigou-se nos documentos de enfermagem a presença de
registros referentes à terapia medicamentosa, conforme dados apresentados na
Figura_2. Os diagnósticos de enfermagem não foram submetidos a este tipo de
análise, devido a necessidade de conhecer as características definidoras a fim
de relaciona-los à terapia medicamentosa, dado não constante na documentação
investigada.
A figura acima mostra que a equipe de enfermagem realiza registros referentes à
terapia medicamentosa, sendo que, divergem conforme a fase do processo de
sistematização da assistência de enfermagem. Foram mais presentes nas
prescrições de enfermagem (274) e nas anotações de enfermagem (204), sendo a
menor freqüência identificada nas evoluções de enfermagem (15).
Segundo os dados primários, estes registros têm relação com a prática da
execução da terapia, como, por exemplo, controle de infusão, manutenção de
cateteres, balanço hídrico, registros de início da terapia de transfusão,
instalação de soluções, início e término de terapias, dentre outros.
4. DISCUSSÃO
Nas unidades hospitalares pesquisadas é utilizado o sistema manual de registros
dos cuidados prestados ao paciente, constituindo fonte de informações de todas
as atividades realizadas pela equipe, permitindo identificar a assistência
implementada e medir os resultados obtidos. É possível estimar que a enfermagem
seja responsável por mais de 50% das informações contidas no prontuário do
paciente, não só por dados fornecidos por enfermeiros, mas também por técnicos
e auxiliares de enfermagem(10,11).
O registro das ações de enfermagem no prontuário é um instrumento de grande
significado na assistência de enfermagem, sendo indispensável para a adequada
prestação do cuidado ao paciente(12). Em virtude desta realidade nota-se a
necessidade de melhorar este processo nas unidades pediátricas analisadas, pelo
fato de não se encontrar a totalidade dos documentos de enfermagem e em outros
identificarem-se lacunas no processo de enfermagem, destacando-se a UCIP onde
se realiza apenas a anotação de enfermagem. Vale destacar que, nessa unidade
existe uma ficha de monitorização e controle das funções vitais dos pacientes.
Apesar de fornecer inúmeros indicadores das condições clínicas das crianças e
dos cuidados de enfermagem realizados, não substitui as outras fases do
processo de enfermagem, que contribuem para a identificação dos resultados e
conseqüentemente da qualidade dos cuidados de enfermagem desenvolvidos.
Dentre as informações relacionadas a terapia medicamentosa, conforme a fase do
processo de enfermagem, notamos um déficit ainda maior conforme a Figura_2, na
qual se identifica a ausência marcante de dados ou informações sobre a terapia,
eminentemente nas evoluções de enfermagem. Frente a diversidade de cuidados de
enfermagem relacionados a execução da terapia medicamentosa, aos avanços
tecnológicos na área e as características específicas de crianças submetidas a
este tipo de tratamento, faz-se importante mudar a realidade observada para que
se possa obter maiores informações que comprovem adequado monitoramento do
paciente quanto aos resultados obtidos com a implementação da terapêutica
prescrita pela equipe médica. Observa-se que a prática de enfermagem evolui
constantemente, técnica e cientificamente, mas apresenta um grande desafio,
realizar práticas fundamentadas em evidências científicas e produzir novos
conhecimentos a partir da experiência vivenciada no cotidiano assistencial,
sendo a documentação desta prática que permite tais constatações.
Dentre as mais de 29 classificações de medicamentos analisados foram
encontrados 168 tipos de diferentes fármacos prescritos nas três unidades
pediátricas analisadas, sendo que, os antimicrobianos foram os fármacos mais
freqüentemente verificados. Estes resultados revelam a diversidade de
conhecimentos que a equipe multiprofissional necessita possuir para a
implementação segura da terapia medicamentosa.
Quanto ao modo de administração identificou-se maior emprego do tipo
intermitente, tendo este relação com a finalidade terapêutica do fármaco ou
solução prescrita, podendo constituir administrações imediatas ou as infusões
realizadas em intervalo de tempo inferior a duas horas. Calculou-se que cada
uma das 68 crianças recebeu durante trinta dias, em média, mais de 112 doses de
fármacos ou soluções administrados de modo intermitente, demonstrando que na
instituição investigada a terapia medicamentosa caracteriza-se como parte
importante das atribuições da enfermagem. Segundo surveyrealizado pela Academia
Americana de Enfermagem no planejamento, execução e avaliação da assistência de
enfermagem prestada ao paciente hospitalizado e em situação de emergência,
aproximadamente dois terços do tempo de trabalho de enfermeiros são destinados
à implementação dessa terapia(13).
Todas as 513 administrações de modo contínuo foram de fármacos e soluções
intravenosos, segundo os dados primários. Cabe salientar que, caracterizam-se
como tipos contínuos de administração, aqueles que ultrapassam duas horas de
infusão, sendo necessária a instituição de cuidados que promovam a
monitorização da aceitação do paciente ao tratamento instituído, requerendo por
vezes, conhecimentos especializados da enfermagem para sua execução(14).
Quanto a administração de hemocomponentes alguns passos devem sempre ser
executados, sendo estes a checagem da prescrição médica, a seleção de materiais
e equipamentos de infusão, o preparo do paciente, a obtenção do hemocomponente
no banco de sangue, o preparo para administração, o início da infusão, a
monitorização da infusão e suspensão em casos de aparecimento de reações
adversas(14). Para a consecução segura da terapia de transfusão, vários
cuidados são necessários, utilizando-se em muitas instituições de saúde a
prática da dupla checagem, não identificada nos prontuários analisados. A dupla
checagem refere-se ao processo de trabalho no qual duas pessoas estão
envolvidas na execução da atividade afim.
Grande proporção de erros de medicação foi identificada nos prontuários
analisados, sendo estes relacionados a erros de execução ou de documentação da
terapia medicamentosa. Identificou-se nesta pesquisa, mais de 13 diferentes
classificações de erros, sendo que divergem quanto ao tipo de erro de
medicação, constituindo situações que comprometeram a segurança do paciente,
que potencialmente poderiam ter comprometido, ou que não atingiram ao paciente,
mas, foram decorrentes de falhas na documentação deste processo assistencial
pela enfermagem.
Destacaram-se os erros de omissão, perfazendo a grande maioria (75,7%) das
falhas identificadas, resultado verificado em pesquisa realizada em 36
hospitais norte-americanos sobre a temática, como o segundo tipo de erro de
medicação identificado(15). Apesar de acreditarmos que grande parte destes
erros de medicação refere-se a falhas de checagem do procedimento, observa-se
necessidade de intervir no processo assistencial da enfermagem de modo a
garantir a melhora desta fase de registro da terapia medicamentosa.
Profissionais de enfermagem que atuam na assistência e gestores de instituições
de saúde devem desenvolver metodologias de trabalho que sejam orientadas à
prevenção de eventos adversos, sendo o planejamento e os registros hospitalares
as principais formas de mensuração dos resultados obtidos.
Em estudo realizado por Bohomol(16) no município de São Paulo, identificou-se
que profissionais de enfermagem não atribuíam falhas a situações que
configuravam erros de omissão. Outro estudo realizado em Londrina, também
verificou o desconhecimento da equipe de enfermagem sobre vários erros de
medicação, concluindo que são necessários programas de educação continuada
sobre a temática em hospitais, a fim de contribuir com subsídios que promovam a
segurança dos pacientes submetidos a terapia medicamentosa(17).
Os erros de documentação identificados, sob o aspecto legal da prática
profissional, poderiam gerar processos judiciais. Esta falta de respaldo da
prática realizada, passa a comprometer a segurança do próprio profissional ou
da instituição de saúde. Quanto à dimensão desta problemática em instituições
de saúde norte-americanas, estudos apontam que cada paciente hospitalizado está
sujeito a ocorrência de, em média, dois erros por dia, com aumento do tempo de
internação em até 4,6 dias, estimando-se ainda que, 2,0% dos pacientes
hospitalizados anualmente sejam vítimas de erros de medicação, com custo
adicional em cada erro de cerca de cinco mil dólares no tratamento(1).
Sabe-se que crianças estão sujeitas a maior proporção de erros devido ao uso de
doses de fármacos fracionadas, sendo descrita por Konh(1) em 2000, proporção de
4,9 e 4,5 erros de prescrição em cada 1000 prescrições médicas investigadas em
dois hospitais. Torna-se difícil a comparação destes resultados com os obtidos
nesta pesquisa pois, a partir da prescrição médica, várias são as atribuições
de enfermagem na execução da terapia, e sabe-se que quanto maior o número de
tarefas a serem executadas, maior a probabilidade da ocorrência de falhas e
que, quanto mais complexa for a atividade desenvolvida maior a necessidade de
preparo do profissional para reduzir a chance de erros. Adicionalmente a
melhor, maior, mais preparada e dedicada força de trabalho ainda poderá cometer
erros, pois esta falibilidade é uma parte imutável da natureza humana.
Entretanto, esta falibilidade pode ser agravada quando as práticas,
procedimentos, protocolos, rotinas, técnicas e equipamentos utilizados pelos
trabalhadores forem inadequados, complexos e por si só inseguros(18).
Deste modo, uma visão sistêmica de prevenção e análise de erros na medicação
deve ser implementada, sendo por vezes necessária a total reestruturação dos
processos de trabalho para o alcance dos resultados esperados. Estes processos
de trabalho estão inseridos dentro de um contexto maior, o sistema de
atendimento e, todo o sistema deve ser considerado como perfeitamente desenhado
para produzir os seus próprios resultados(19,20). Ou seja, a solução é aprender
com os erros, não por meio de analises individuais e sim, redesenhando o
sistema para reduzir a presença dos mesmos e criando uma cultura de segurança
que permita a contínua possibilidade de gerenciar riscos(21).
Certas premissas devem ser seguidas para criar uma cultura de segurança,
destacando-se o equilíbrio entre a eficiência e a real possibilidade produtiva,
a criação e a sustentação da confiança na organização, a gestão ativa e
participativa nos processos de mudança, a participação dos profissionais nas
decisões de desenho dos processos de trabalho e a implementação de cultura de
aprendizado constante nas questões vinculadas ao processo de trabalho(18,19).
Para que a enfermagem consiga controlar o processo de medicação sob sua
responsabilidade, garantindo a segurança do paciente, fazem-se necessários
programas de educação continuada e incorporação de tecnologias e sistemas de
informação na prática assistencial(10). A partir da prescrição médica, na
maioria das instituições de saúde, a equipe de enfermagem é responsável pelo
preparo e administração da terapia, caracterizando-se como executantes de maior
número de procedimentos para a realização. A implementação de prescrições
informatizadas, uso de código de barras e de bombas de infusão inteligentes são
estratégias capazes de reduzir os erros de medicação relacionados a prática da
enfermagem pois, envolvem suporte para as ações de planejamento e se estendem
até a implementação da terapia medicamentosa no paciente(22,23).
É importante que o enfermeiro conheça as responsabilidades legais que envolvem
a execução da terapia medicamentosa para promover a segurança do paciente e
realizar cuidados competentes e adequados as necessidades do paciente e as
características da terapia prescrita(24).
5. CONCLUSÕES
Foram identificados 1717 erros, podendo estes constituir erros de medicação ou
de documentação de enfermagem, nos 68 prontuários de crianças investigados.
Estes erros estiveram presentes em 21,1% das 8152 doses de medicamentos ou
soluções administradas no período de estudo.
Mais de 13 tipos de erros de medicação ou de documentação de enfermagem foram
categorizados, destacando-se os erros de omissão (de dose ou de registro da
execução da dose) como os mais freqüentes (75,7%) e a partir destes resultados
considerou-se como principal estratégia para a mudança da realidade
identificada o desenvolvimento de programas de educação continuada, bem como, a
criação de ferramentas de gestão da assistência que permitam desenvolver a
prática e monitorar os resultados obtidos.