Conhecimento do adolescente sobre vacina no ambiente da Estratégia Saúde da
Família
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas vem crescendo o estudo sobre adolescência, considerada um
período de mudança e transição, que afeta os aspectos físicos, sexuais,
cognitivos e emocionais. Os adolescentes possuem uma visão muito positiva de si
próprios, a despeito da visão que os adultos e a sociedade em geral têm deles.
Valores como alegria e otimismo; cuidado com o corpo; respeito e igualdade
entre as pessoas; amizade e solidariedade, são atributos fortemente valorizados
por eles(1).
Os fatores biopsicossociais relacionados ao processo de crescimento,
desenvolvimento pessoal e inserção social caracterizam esse grupo como
vulneráveis aos agravos sociais, envolvendo diferentes demandas que compreendem
a família, grupo social e os serviços de atenção pedagógica, de saúde, de
assistência social, trabalho, lazer, esportes e outros. E, como em todas as
etapas da vida, as situações adversas e os fatores de risco estão presentes, e
mecanismos protetores devem ser incrementados para promover a qualidade de vida
desse grupo.
A proteção e a promoção da qualidade de vida dos adolescentes representam
desafios, por ser formado de pessoas ainda imaturas para enfrentar sozinhas as
demandas impostas pela sociedade. Assim, as necessidades de saúde dependem da
qualidade de interação biológica, psicológica e social, portanto das realidades
específicas em que vivem os adolescentes e que apontam que as ações de saúde
pública necessitam ser mais eficientes, abrangentes e criativas(2).
Do ponto de vista legal, no Brasil, os direitos fundamentais à infância e
adolescência estão assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),
que assegura ao adolescente o direito à proteção, à vida e à saúde, e lhes
garante o acesso ao serviço de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde,
(SUS), com ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.
A Estratégia Saúde da Família possibilita qualificar a atenção ao adolescente e
assume papel fundamental, na medida em que deve se constituir na porta de
entrada do SUS. Dado que o modelo foi implementado para modificar as práticas
sanitárias, na medida em que as ações operadas estariam direcionadas para as
famílias de um território delimitado. Parte-se do pressuposto de que a equipe
convive mais de perto com os problemas de saúde da população e tem condições de
intervir oportunamente sobre os fatores determinantes do processo saúde-doença,
com ações intersetoriais, em busca da promoção e a qualidade de vida das
pessoas.
Nessa perspectiva a educação em saúde na Estratégia Saúde da Família é um
desafio a ser enfrentado, pois a prática continua voltada para os grupos
portadores de algum agravo e/ou doença, com foco sobre sua doença e o
tratamento adequado, na perspectiva de adoção de comportamento para evitar
riscos à saúde. Faz-se necessário a incorporação de uma educação fundamentada
em uma teoria, como a de Paulo Freire, que tem o diálogo como base, e busca
fortalecer a consciência crítica e uma participação ativa das pessoas em suas
vidas(3-4).
É certo que adolescência é um período que merece atenção e cuidado, tanto da
família, dos profissionais da educação e da saúde. As atividades a serem
desenvolvidas com os jovens precisam levar em conta as características
individuais, a importância da família e o meio social, para terem efeitos
positivos(1).
De acordo com os princípios de proteção integral ao adolescente, profissionais
das diferentes áreas do conhecimento, em especial os da saúde, juntamente com a
família exercem um efeito protetor e contribuem contra os problemas de saúde.
Estudo aponta que o adolescente sente a falta da família, do profissional de
saúde e da educação, no acompanhamento do seu crescimento e desenvolvimento
pessoal. Nessa perspectiva espera-se que os serviços contribuam com as ações de
promoção da saúde, atendendo às necessidades do adolescente, independentemente
da presença de agravo ou doença(5).
De acordo com as diretrizes da Política de Saúde Integral do Adolescente e
Jovem, os profissionais de saúde devem incluir medidas de promoção da saúde e
de prevenção de agravos, dentre estas a realização da imunização, de acordo com
o calendário vacinal. Na busca de uma melhor assistência à saúde, fazem-se
necessárias mudanças nas relações interpessoais dos profissionais de saúde e a
clientela, com valorização do diálogo, no sentido de alcançar um cuidado
holístico(6).
No que diz respeito ao conhecimento, destaca-se a importância dos adolescentes
terem acesso à informação, que permita avaliar o seu próprio risco de adquirir
uma doença imunoprevenível, motivando-os para aceitarem a vacinação(7).
E a propósito disso, há necessidade de um trabalho da saúde em parceria com as
escolas, com envolvimento dos professores nos programas de vacinação, pois eles
contribuem incentivando a participação e a aceitação da vacina(8).
Em se tratando de adolescente, não há fórmulas especificas para o
estabelecimento de diálogo, acredita-se que a atuação dos profissionais de
saúde com as escolas facilita esse acesso e produz uma nova cultura em relação
ao processo saúde-doença(9). Portanto, olhar para a temática da vacinação, e o
cuidado à saúde do adolescente, leva a refletir sobre as relações entre as
famílias e os serviços de saúde, a partir da fundamentação teórica acerca do
cuidado e reconstrução das práticas de saúde, abordando o cuidado numa
perspectiva de interação entre sujeitos, implicando a percepção e a construção
da intersubjetividade(10-11).
A prática do cuidado objetiva prioritariamente cuidar do outro, atendendo os
aspectos físicos e emocionais, de modo a preservar a dignidade do ser humano.
Os profissionais da equipe da Estratégia Saúde da Família têm condições de
participar do processo de cuidar dos adolescentes, desenvolvendo ações na área
da promoção à saúde e na prevenção de agravos e doenças(12).
Projeta-se para o futuro uma série de desafios na área da saúde, levando à
reflexão e estruturações em diversos campos de saberes e práticas. É importante
estar atento para que nossa presença diante do outro não se resuma à aplicação
de conhecimentos, que a ação em saúde não seja restrita e que articule a
intervenção técnica a outros aspectos não tecnológicos. Na saúde, a preocupação
com o controle da doença, dos sintomas, da patogenia, da infecção ou de
epidemias, tem um enfoque que, de certa forma, prevalece a normatividade do
sucesso das práticas de saúde(11).
A proteção e a promoção da qualidade de vida dos adolescentes representam
desafios, as ações de educação em saúde devem levar em conta o enfoque de
risco, que prioriza a atuação no problema associado ao dano, aliado ao enfoque
na resiliência, que desenvolve competências individuais e coletivas, preparando
os adolescentes para enfrentar e superar problemas(2).
Nesse sentido, as ações de Educação em Saúde encontram-se vinculadas ao
exercício da cidadania na busca por melhores condições de vida e de saúde,
constitui-se em espaços promotores de troca de informação, capaz de levantar as
demandas de saúde dos adolescentes e direcionar para escolhas mais adequadas.
Dessa forma, o conceito de Educação em Saúde ancora-se no conceito de promoção
da saúde: "processo de capacitação dos sujeitos e coletividades para
identificar os fatores e condições determinantes da saúde e exercer controle
sobre eles, de modo a garantir a melhoria das condições de vida e saúde da
população"(13).
Na adolescência, o perfil de morbidade muda em relação à infância. Passam a ser
importantes os agravos decorrentes do comportamento sexual, do uso de drogas e
do convívio social, ou seja, do estilo de vida de cada adolescente04. Nesse
sentido, ganha importância, nessa fase da vida, as ações promotoras de saúde,
incluindo a atividade física, alimentação adequada, não uso de álcool, tabaco e
outras drogas, bem como o desenvolvimento de uma cultura de paz, de compromisso
e responsabilidade com os problemas sociais, e o cuidado com a saúde.
No cuidado à saúde do adolescente, estando à prática da vacinação aí inserida,
faz-se importante repensar os valores expressados por eles, possibilitando
aproximações da compreensão das decisões tomadas e estratégias adotadas. Não
significa dispensar as técnicas ou os protocolos de vacinação, mas a
necessidade de fazer adaptações, que permitam potencializar o acesso à
imunização.
No desenvolvimento desta pesquisa se estudou os adolescentes que são
acompanhados por equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Considerando que
em nossa sociedade ainda circulam idéias sobre a adolescência que se associam à
noção de crise, desordem, irresponsabilidade, com enfoque no risco de gravidez,
risco de uso de drogas, risco de contrair o vírus HIV e risco de morte frente à
violência, caracterizando esse período da vida de forma negativa. Espera-se que
esses aspectos, na ESF, sejam analisados de forma contextualizada, pois esses
riscos estão associados a questões sociais; condições de vida; acesso ou não à
informação; insuficiência de políticas públicas de saúde e educação, situações
que os expõem a problemas.
Espera-se que na ESF esses adolescentes sejam acolhidos e assistidos, com um
olhar mais diferenciado, de forma contextualizada, compreendendo que as
experiências que as pessoas vivenciam no cuidado cotidiano à saúde estão em
parte relacionadas ao conhecimento que elas possuem sobre as tecnologias em
saúde. E que, nem sempre ter acesso ao serviço, significa incorporar medidas e
mudanças nas atitudes relacionadas à saúde(15).
Neste estudo tomou-se a definição de adolescente da Organização Mundial de
Saúde (OMS), que considera adolescência a etapa da vida compreendida entre a
infância e a fase adulta, marcada por um complexo processo de crescimento e
desenvolvimento biopsicossocial, compreendendo a faixa etária de 10 a 19 anos.
O Programa Nacional de Imunização-PNI(16), disponibiliza para o adolescente as
vacinas contra as seguintes doenças: hepatite B; difteria; tétano; febre
amarela; sarampo; caxumba e rubéola e para que as doenças imunopreveníveis se
mantenham sob controle se faz necessária uma cobertura vacinal mínima de 95%.
Cobertura vacinal pode ser entendida como a proporção da população que recebeu
o número completo de doses de uma vacina em relação à população existente em um
determinado local(17).
Aprimorando o acompanhamento de cobertura vacinal por área de atuação de cada
equipe da Estratégia Saúde da Família, em Teresina, na Coordenadoria Regional
de Saúde Centro/Norte, foi implantado o cartão de vacina da família, que está
permitindo o monitoramento mais efetivo e como resultado preliminar desta
atividade, destaca-se as dificuldades em atingir a cobertura vacinal entre os
adolescentes, com os imunobiológicos disponibilizados pelo Ministério da Saúde,
fato que motivou a realização desta pesquisa.
O foco desse estudo é centrado no conhecimento sobre vacina, entre os
adolescentes, residentes em uma área de atuação da Estratégia Saúde da Família.
O estudo tem como objetivo levantar o conhecimento dos adolescentes, residentes
na área da pesquisa, quanto ao calendário de vacinação e proteção conferida.
Nesse sentido, face às considerações levantadas, a gravidade das doenças
imunopreveníveis, e a disponibilidade de vacina que tem eficácia comprovada
para prevenir esses agravos, considera-se o estudo de relevância, para a
comunidade, gestores dos serviços de saúde e profissionais de saúde,
acreditando que os resultados possam redirecionar as estratégias de
implementação da vacinação contra hepatite B, difteria, tétano, sarampo,
rubéola, caxumba e febre amarela, junto aos adolescentes.
METODOLOGIA
O presente estudo foi desenvolvido por meio de inquérito domiciliar, de
natureza quantitativa. Os inquéritos em saúde têm como função precípua a
quantificação dos problemas de saúde da população, gerando informações que são
úteis ao planejamento dos serviços de saúde, visto que o banco de dados
resultante de cada inquérito pode ser utilizado em momentos posteriores, não só
para comparações, mas para vários outros fins relacionados à saúde. Também são
fundamentais na identificação dos problemas, considerando tratar-se de dados
primários, portanto, com maior grau de fidedignidade.
O estudo foi realizado no município de Teresina, capital do estado do Piauí,
cuja população, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas,
é estimada em 791.341 habitantes. Teresina encontra-se na modalidade de gestão
plena do sistema municipal de saúde, tendo sido regionalizada desde 2002.
Assim, há três Coordenadorias Regionais de Saúde: Centro/Norte, Leste/Sudeste e
Sul. Em 1997, aderiu à Estratégia Saúde da Família e, atualmente, conta com 225
equipes saúde da família, que proporcionam cobertura a 85% da população.
Selecionou-se intencionalmente para este estudo, a Coordenadoria Centro/Norte,
a qual está inserida em uma área com população de 237.450 habitantes. Na área
correspondente a esta coordenadoria estão inseridas 23 unidades de saúde da
família, e apenas uma não possui sala de vacina. São, portanto, 22 salas de
vacinação para atender a população durante o horário comercial. Possui 72
equipes da Estratégia Saúde da Família, das quais 67 estão inseridas na zona
urbana e 05 na zona rural.
A seleção da referida CRS está relacionada também à implantação do Cartão de
Vacina da Família nas áreas cobertas com a Estratégia Saúde da Família, ação
exclusiva desta Regional.
No desenho amostral utilizou-se o processo de amostragem por conglomerados, que
consiste em uma técnica probabilística na qual as unidades amostrais são grupos
(clusters) de elementos. Os conglomerados devem ser heterogêneos, porém
bastante semelhantes entre si em relação à variável de interesse, e
representativos dos subconjuntos populacionais que integram a população total
(18).
Neste estudo a população foi constituída por 44.157 adolescentes, na faixa
etária de 10 a 19 anos, e uma amostra por conglomerado de 267. A perda foi de
2,2%, e está relacionada à recusa. É aceitável uma perda de ate 10%. Então, o
percentual encontrado foi muito abaixo daquele que poderia comprometer o estudo
(18).
Os dados foram coletados mediante a realização de visitas nos domicílios dos
adolescentes do estudo, com a utilização de um formulário pré-testado, no
período de março a abril de 2008, pela própria pesquisadora auxiliada por uma
equipe de estudantes de enfermagem, previamente treinada. Os formulários foram
revisados e as inconsistências foram corrigidas antes da digitação. Os dados
foram recategorizados de modo que as perguntas abertas se tornaram fechadas
para facilitar o processo de análise. Posteriormente, foram digitados com a
utilização do software Epi-Info versão 3.4.1. Após a digitação procedeu-se a
limpeza e checagem do banco de dados.
A faixa etária dos adolescentes foi subdividida, adaptando a classificação da
Sociedade Brasileira de Pediatria: 10 a 14 anos - adolescência precoce; 15 a 16
anos - adolescência intermediária; e 17 a 19 anos - adolescência tardia. Neste
estudo, agruparam-se as duas últimas categorias (15 a 19 anos).
A discussão feita à luz dos conhecimentos produzidos sobre o tema, direcionando
para o cuidado com os adolescentes, segundo os autores que deram sustentação
teórica ao estudo.
O projeto de pesquisa foi autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da
Universidade Federal do Piauí, sob o número de protocolo 32/08. Aos
participantes foi apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido,
garantida a confidencialidade e a privacidade, a proteção da imagem, a não
estigmatização e a não utilização de informações em prejuízo das pessoas,
conforme os princípios norteadores dispostos na Resolução nº 196/96, do
Conselho Nacional de Saúde(19). O projeto também foi autorizado pela Comissão
de Ética e Pesquisa da Fundação Municipal de Saúde, e somente após a aprovação
do mesmo, o estudo foi desenvolvido.
RESULTADOS
A população do estudo constituiu-se de 261 adolescentes, na faixa etária de 10
a 19 anos. 40,6% (106) tinham idade entre 10 e 14 anos e 59,4% (155) estavam
entre 15 e 19 anos; a média de idade foi de 15,0. Quanto ao sexo, 55,2% eram do
sexo masculino; 90% eram estudantes e 50,2% possuíam de 6 a 9 anos de estudo;
67% estudavam em escola pública; 85,1% residiam com os pais; 89,3% possuíam
casa própria.
Quanto à renda familiar, 51,6% dos adolescentes informaram uma renda per capita
de até R$ 103,75. Dentre os que exerciam atividade remunerada, foram citadas
ocupações diversificadas, tais como professor de reforço (5), mecânico (3),
empregada doméstica (2) dentre outras. Em relação ao transporte utilizado pela
família, 56,2% informaram usar bicicleta, 28,1% carro e 15,7% moto.
Observa-se na tabela_1 que dos 242 adolescentes que procuraram o serviço de
saúde, 97 (40,1%) receberam informação sobre vacina, enquanto que 145 (59,9%)
não foram informados. Na comunidade observou-se uma melhora do acesso à
informação, com 57,1% dos entrevistados declarando que foram orientados quanto
à vacinação, dentre estes 48,3% receberam informação na escola e 43,0% em casa,
quem mais informou foi o Agente Comunitário de Saúde (46,1%).
A Tabela_2 apresenta o conhecimento sobre o calendário de vacina do
adolescente, 60,2% informaram que desconheciam. Quanto às vacinas que conhecem,
48,6% citaram a vacina contra febre amarela, fato que se atribui em parte, às
campanhas informativas sobre esta vacina, em decorrência do surto de febre
amarela silvestre que aconteceu na região Centro-Oeste do país e amplamente
explorada pela mídia, no início de 2008; 34,1% conhecem a vacina contra
hepatite B e 30,3% a vacina conta o tétano. Uma pequena parcela dos
adolescentes fez referência a doenças que não são preveníveis por vacinas, tais
como dengue, malária e hepatite C.
![](/img/revistas/reben/v65n2/a05tab02.jpg)
Os adolescentes possuem deficiência de conhecimento acerca das vacinas. Na
Tabela_3, 32,9% informaram conhecer a proteção ofertada com a vacina contra
Febre Amarela; 19,9% da vacina contra Hepatite-B e 18,7% conhecem a vacina dT,
sendo que, em relação a esta, só referem a proteção conferida contra o tétano.
Quanto à VTV, apenas 3,1% sabem informar sobre a proteção conferida para
rubéola e 2,7% para o sarampo.
[/img/revistas/reben/v65n2/a05tab03.jpg]
Dentre os fatores que poderiam estar associados à não vacinação dos
adolescentes, pesquisou-se a presença de medo relacionado ao ato de tomar a
vacina, sendo que 63,2% informaram não ter medo. E entre os que informaram ter
medo (36,8%), destaca-se o temor à agulha (48,9%) e à dor (41,6%).
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Segundo o Ministério da Saúde, todos os grupos de idade merecem atenção do
programa de vacinação. Em relação aos adolescentes, foi adotado um calendário
nacional de vacinação e as vacinas são oferecidas à população, mas a sua
utilização depende da decisão pessoal do adolescente em ir se vacinar. A
promoção de educação, com recursos da própria comunidade, e a reorganização das
práticas de saúde nas salas de vacinação, bem como a corresponsabilização pela
proteção são passos para uma ação mais abrangente em termos de solução dos
problemas de saúde, em especial a melhoria da cobertura vacinal(17).
Observou-se que os adolescentes deste estudo possuíam deficiência de
conhecimento acerca das vacinas recomendadas no calendário do Ministério da
Saúde, em relação a vacina tríplice viral, 3,1% conheciam a proteção conferida
contra rubéola e 2,7% a proteção conferida contra sarampo; quanto a vacina dT,
18,7 conhecia a proteção contra tétano; 19,9% informaram conhecer a proteção
conferida pela vacina contra hepatite B; 32,9% informaram conhecer a proteção
ofertada com a vacina contra Febre Amarela.
A deficiência de conhecimento dos adolescentes leva a reflexão sobre a educação
em saúde, considera-se importante que a prática de vacinação seja repensada
como encontro entre sujeitos, que a tomada de decisão para esse cuidado sejam
construções que impliquem compartilhar ações e compromissos(11), com
enriquecimento das relações entre os fundamentos técnicos e os valores
associados à felicidade e aos projetos existenciais dos adolescentes.
Acredita-se também que a escola é um ambiente propicio para que se desenvolva
um programa de educação em saúde, pois a escola é o local onde o adolescente
adquire informações e conhecimentos necessários à sua vida social e pessoal,
bem como estabelece relações interpessoais, que influenciarão no seu
comportamento e na probabilidade do indivíduo adotar um comportamento
favorável, neste caso, a aceitação da vacina.
A estratégia de ofertar vacina para alunos do ensino fundamental em escolas
revela que o envolvimento de professores é muito importante, seja na divulgação
ou na solicitação de consentimento, pois aumentam o percentual de consentimento
e incentivam a participação dos alunos, portanto um programa de educação em
saúde terá um alcance maior se for desenvolvido em parceria entre profissionais
da saúde e professores. Considera-se que a articulação entre educação e saúde,
vai de encontro às ideias de Paulo Freire, que considera educação o
estabelecimento de diálogo, e não apenas transferência de informação, que
promove um momento de reflexão crítica, autonomia cidadã e incentiva a adoção
de uma postura que contribua no cuidado a saúde(3).
Nos Estados Unidos, existem, dentro da rede de saúde, centros de saúde com base
na escola (School Based Health Center - SBHC) que foram desenvolvidos como uma
solução potencial para melhorar o acesso das crianças e adolescentes aos
cuidados de saúde. Os SBHCs se destinam a prestar cuidados primários para os
não segurados e os de baixa renda. Dentre os serviços ofertados, incluem-se
imunizações, serviços de saúde mental, encaminhamentos para serviços
especializados e acesso a aconselhamento telefônico. Cuidados urgentes e de
emergência são encaminhados para outros serviços. Oferece ainda testes de
gravidez, diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis,
aconselhamento em planejamento familiar e controle de natalidade, quando
necessário os alunos são encaminhados a clínicas de atendimento pré-natal e
contracepção. Os SBHCs são dotados de profissionais de saúde, tais como
enfermeiros e médicos(20).
O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado recentemente no Brasil e em fase de
implantação, abrange avaliação das condições de saúde; promoção da saúde e
prevenção; monitoramento da avaliação da saúde dos estudantes; educação
permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens
para o Programa; monitoramento e avaliação do Programa. Na avaliação das
condições de saúde, que será realizada pela ESF está prevista a avaliação
clínica e psicossocial; avaliação nutricional; avaliação de saúde bucal e
atualização do calendário vacinal. Considera-se que o PSE proporcionará uma
excelente oportunidade para manter os adolescentes informados sobre as vacinas
recomendadas no calendário de vacinação, e consequentemente melhorar a
cobertura vacinal, semelhante aos resultados que estão sendo obtidos nos
Estados Unidos, com os SBHCs.
No cuidado ao adolescente faz-se ainda necessário estabelecer as repercussões
das questões de gênero para a saúde, pois a construção da identidade - feminina
ou masculina decorre das diferentes vivências no meio social onde estão
inseridos. Nesse sentido, é preciso que os pais, profissionais de saúde e
educadores voltem os olhares para esses adolescentes, parte deles inseridos em
sociedades com pouca opção e perspectiva, no sentido de reduzir as
vulnerabilidades a que estão expostos.
A atuação dos serviços de saúde, que ocorre por meio da Estratégia Saúde da
Família, exige dos profissionais de saúde, a mudança de atitude, no sentido de
adequar o seu processo de trabalho, de modo que possa construir os laços de
solidariedade e compromisso com a qualidade de vida dessa população. O trabalho
de educação em saúde voltado à proteção e cuidados com adolescentes devem
estimular a formação de rede de proteção social, envolvendo as famílias.
Faz-se necessário que os profissionais da Estratégia Saúde da Família
fundamentem suas atividades educativas em referenciais teóricos que valorize a
participação ativa dos adolescentes, a reflexão crítica, a criatividade e os
saberes formais e não formais, visando atingir transformação em suas relações,
proporcionando uma ação educativa voltada para a formação de indivíduos
pensantes.
Para tanto a equipe também precisa de capacitação que façam uso de metodologia
problematizadora, como a do pedagogo Paulo Freire, instrumentalizando-os para o
uso de técnicas de dramatizações, apreciação crítica de vídeos, construções de
atividades lúdicas, dinâmicas grupais e exposição dialogadas(4).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Verificou-se neste estudo, que não ter conhecimento sobre o calendário de
vacinação do adolescente e sobre as vacinas contribui para a não aceitação da
vacina. Considerando que este estudo foi realizado em áreas de atuação das
equipes da Estratégia Saúde da Família, e sendo a vacinação uma ação
prioritária ofertada à população no serviço de saúde, esperava-se encontrar uma
população esclarecida sobre o calendário de vacinação e sobre a proteção
conferida, pois é provável que a educação em saúde pudesse contribuir para o
aumento da cobertura vacinal.
Acredita-se que as coberturas vacinais entre os adolescentes podem ser
melhoradas mediante o fornecimento de vacinas em um cenário escolar, o que
poderia desempenhar uma parte integrante de um abrangente programa de atenção
aos adolescentes, como o que está sendo proposto no Programa de Saúde do
Escolar, em parceria com a Estratégia Saúde da Família, em virtude da atividade
de vacinação ser uma prática de extremo valor, pois se trata de uma tecnologia
de saúde que utiliza a ferramenta mais poderosa contra determinados agentes
agressores (as vacinas), rompendo a cadeia de transmissão de muitas doenças.
Entretanto, envolve uma reconstrução de saberes e práticas com novas dimensões
para a produção de cuidados, considerando que os adolescentes enquanto seres
críticos, reflexivos, tem a capacidade de avaliar a incorporação ou não de tais
valores e de modificá-los de acordo com suas próprias ideias.
É oportuno destacar que todos os adolescentes que participaram deste estudo e
não estavam com os esquemas atualizados foram encaminhados às salas de vacina
das Unidades de Saúde da Família.
Diante dos resultados encontrados, recomenda-se rediscutir a prática atual da
Estratégia Saúde da Família, no que se refere às ações de educação em saúde,
como forma de contribuir para a efetivação da promoção da saúde e a melhoria da
qualidade de vida dos adolescentes e suas famílias.