Responsabilidade ética e social na produção de periódicos científicos
Introdução
Nos dias atuais, ética e responsabilidade social são expressões utilizadas com
freqüência pelos mass media. As pessoas, em todos os níveis, se habituam a
conviver com elas e as utilizam no dia-a-dia. Isso porque o impacto da
globalização econômica torna mais visível a estratificação social e a
quantidade de excluídos; amplia a preocupação com princípios éticos e valores
morais em instituições e organizações em geral; exige das empresas
solidificação de imagem positiva perante o público; e, sobretudo, espera da
sociedade concordância com parâmetros éticos explícitos ou implícitos, ou seja,
ações éticas de parte a parte. Vai mais além. Interfere na atuação das
categorias profissionais, independente dos códigos de ética existentes. A
responsabilidade de uns perante os outros permeia a sociedade como exigência
comportamental, ainda que, paradoxalmente, sempre existam dificuldades de se
chegar a um consenso e as opiniões se diversifiquem de forma quase infinita,
por distinções culturais, sociais e individuais. Há, sempre, dois lados da
mesma moeda: um que assume atitude ética; um outro que não assimila essa
atitude como tal e se considera vítima de eventual injustiça.
Violações graves ou leves perfazem o cotidiano do homem contemporâneo. De uma
forma ou de outra, em determinado momento de vida, cometemos infrações contra
preceitos éticos estabelecidos. A colocação de nosso nome ou de um colega em
trabalho de equipe, mesmo sem a participação efetiva ou a aceitação velada de
que os alunos o façam. A apresentação do mesmo trabalho em eventos distintos,
graças ao artifício de mudanças mínimas na parte introdutória. A indicação de
colega menos habilitado para comissão de concurso público ou similar, em
detrimento do profissional mais qualificado e menos "colega" etc.
E mais, no lastro da citada globalização e da explosão das tecnologias de
informação (TICs), que afeta, de forma radical, todos os segmentos da vida
social, na atualidade, os dilemas éticos, mais do que antes, atingem a produção
intelectual e / ou científica dos indivíduos das distintas áreas do
conhecimento. Há mais facilidade de divulgação dos novos saberes e de acesso às
informações, rompendo barreiras espaciais e geográficas, mas, em contraposição,
a sagacidade e astúcia para fraudes se fazem mais presentes na ciência e
tecnologia (C&T), na academia e em qualquer outra instância.
O cientista, como os demais seres humanos, nem está isento de imperfeições nem
se despe de sua escala de valores no exercício das funções desempenhadas. Isto
seria pensar em neutralidade da ciência, perspectiva irreversivelmente
ultrapassada. Ao contrário. É imprescindível perceber ciência e conhecimento
científico como produção de indivíduos falhos. Carregam consigo intrínseca
carga ideológica, representada por valores singulares referentes à ética e à
responsabilidade social. Daí, paradoxalmente, enquanto o pesquisador luta para
conseguir credibilidade e aceitação (o que só é possível com a aprovação de sua
produção pelos pares; da mesma forma que a reputação da comunidade científica
como um todo depende da credibilidade dos membros, individualmente), o número
de embustes cresce entre os atores responsáveis pela produção e comunicação
científica.
Porém, é insensatez afirmar que globalização e TICs são responsáveis pelos
desvios éticos da produção científica. Há tão-somente maior facilidade para a
falsificação, a adulteração ou a apropriação da criação do outro, além de maior
probabilidade de equívocos editoriais. Embuste e falcatrua sempre existiram no
processo de criação e de editoração, mesmo no contexto da produção científica
não eletrônica. E, em oposição ao que se pensa a princípio, computador e
internet podem agir como armas valiosas para detectar fraudes, mediante
estratégias variadas e adaptáveis a situações distintas. É o que Tantam (1991)
comprova, ao descrever a experiência do Serious Fraud Office, concebido e
operacionalizado pela Roskill Commission, ainda nos anos 80 e em ação até
hoje1.
E é evidente que registros sobre fraudes e má-conduta, envolvendo a produção e
divulgação de textos, atingem a comunidade científica nacional e internacional.
Kochan e Budd (1992), por exemplo, relatam o famoso caso do norte-americano
John Darsee, nos anos 80, flagrado "fabricando" dados de numerosos artigos
científicos, os quais alcançaram o elevado índice de 328 citações, entre 1982 e
1990, no renomado Science Citation Index. Uma coordenadora de pós-graduação do
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, na década de 90, compila
de especialistas nacionais e internacionais um terço de capítulo de livro sob
sua autoria: 140 linhas transcritas literalmente e 35 parcialmente (ALTMAN,
1994). Há, ainda, escândalo de dimensão mundial, descrito por Knobel (2003):
jovem alemão, Hendrik Schön, 32 anos, vinculado aos renomados laboratórios
Bell, New York, é cotado para o Prêmio Nobel de Física, até que, em 2002,
comissão de investigação atesta que 16 de 25 trabalhos publicados, de 1999 a
2001, são meras falsificações.
Há muito mais. Considerado um dos nomes centrais da pesquisa com células-
tronco, o coreano Woo-Suk Hwang, apontado para o Prêmio Nobel de Genética, foi
denunciado por um ex-parceiro. Em dezembro de 2005, o mundo tomou conhecimento
do inquérito e este se revelou procedente. Os dados da pesquisa foram
alterados, como admitido por Hwang. Os editores da Science, uma das mais
prestigiosas revistas científicas do mundo, retrataram-se perante a comunidade
científica pela publicação, com significativa repercussão, de artigo produzido
pela equipe de pesquisa liderada pelo coreano. A partir desse fato, a também
renomada Nature, que editara outro documento do mesmo grupo, no caso sobre a
primeira clonagem de um cachorro, partiu para investigar o relato. Há,
inclusive, denúncias de que Woo-Suk ilustrava suas matérias com fotos de outros
experimentos. (ESTE homem é um ..., 2006).
A partir do exposto, é objetivo deste artigo discutir o exercício dos atores
sociais envolvidos com a produção científica, a partir dos conceitos de ética e
de responsabilidade social, com destaque para títulos de periódicos / revistas
técnico-científicas ou científicas, incluindo as revistas acadêmicas que seguem
preceitos científicos2. Face à impossibilidade de incorporar todos os
envolvidos, a ênfase recai nos procedimentos do autor, do editor e do
avaliador. Isto permite, após explanação acerca de expressões em si mesmas
controversas, tais como ética, moral e responsabilidade social, retomar
questões alusivas aos atores mencionados.
Ética e responsabilidade social
Não obstante explanações e discussões anteriores, a priori, é imprescindível
rever os conceitos em pauta, para melhor contextualização. Ética, como a
etimologia sugere, é o ramo da filosofia que se ocupa da reflexão sobre os
costumes, englobando diretrizes e parâmetros destinados a apreciar a emissão de
juízos de valor diante da prática do bem e do mal. É a sistematização da teoria
da ação. Moral, por sua vez, integra a deontologia, enquanto ciência do dever,
designando preceitos doutrinários ou códigos relativos às diversas profissões.
Refere-se aos atos e costumes per se, ou seja, ao conjunto de normas objetivas
de conduta, mutáveis no tempo e no espaço em concordância com os contextos
culturais. Morin (2005, p. 98) utiliza a distinção de Nietzsche entre moral e
moralina. Esta última "[...] julga e condena baseada em critérios exteriores ou
superficiais de moralidade, apropria-se do Bem e transforma em oposição entre
bem e mal aquilo que, na realidade, não passa de conflito de valores." No
cotidiano, porém empregamos a expressão ética profissional ou simplesmente
ética, para nomear as normas de conduta que definem direitos e deveres dos que
atuam em diferentes campos, incluindo, portanto, a produção de revistas
científicas.
Para Fourez (1995) inexistem normas de conduta eternas ou indicativas de
situações indistintas. Diante da impossibilidade de se produzir códigos de
ética que reúnam as atividades desempenhadas pelo ser humano em sua
globalidade, ou códigos que especifiquem todos os comportamentos ideais, os
princípios éticos e valores morais culminam com o estabelecimento de atividades
que aderem a critérios socialmente éticos ou socialmente responsáveis. Tais
critérios podem ser alusivos às categorias profissionais, às empresas e
instituições e aos indivíduos em particular. Envolvem responsabilidades
econômicas, legais, éticas, morais e sociais, em qualquer situação. No caso dos
profissionais, em meio aos colegas. No caso das organizações, frente a seus
membros, acionistas e clientes, dentro do prescrito por Veloso (2006, p. 05),
quando diz: "[as] responsabilidades éticas correspondem a atividades, práticas,
políticas e comportamentos esperados (no sentido positivo) ou proibidos (no
sentido negativo) por membros da sociedade, apesar de não codificados em leis."
Membros da sociedade civil exercitam responsabilidades éticas entre si e também
desfrutam de atividades na esfera de órgãos públicos, empresas privadas,
corporações, categorias profissionais, na sociedade como um todo, perante o
Estado e os povos. Nesse ínterim, o indivíduo desenvolve o que Morin (2005, p.
92) denomina de auto-ética, formada "no nível da autonomia individual, para
além das éticas integradas e integrantes, embora raízes ou ramos dessas éticas
permaneçam, muitas vezes, no espírito individual". Trata-se do princípio
altruísta de inclusão, do apelo de solidariedade em relação aos seus e à
comunidade, aos quais se obedece, às vezes, quase intuitivamente, sem muita
reflexão. Outras vezes, mediante análise, para decidir o comportamento a ser
adotado em consonância com sua autonomia de espírito.
Para o autor supra, essa dualidade do ser humano fragiliza a autonomia ética e
dificulta seu discernimento, uma vez que vivenciamos muito mais a angústia das
incertezas éticas do que a plenitude da responsabilidade social e da sensação
de dever cumprido. A ética, quando reduzida aos códigos, conduz a julgamentos
maniqueístas, em que o mal se contrapõe ao bem, o errado ao certo, o antiético
ao ético e assim por diante. E ainda que desenvolva a auto-ética, o indivíduo
não se liberta por inteiro das raízes que permanecem no espírito individual.
Logo, o homem necessita exercitar a ética de si para si, o que comporta auto-
análise, autocrítica, honra, tolerância, prática da recursão ética, luta contra
a moralina, resistência à lei de talião e tomada de responsabilidade. E, ainda,
uma ética da compreensão que considere a consciência da complexidade e dos
desvios humanos e a abertura à magnanimidade e ao perdão, ao lado de uma ética
da cordialidade e uma ética da amizade. Esses elementos conjugados possibilitam
que a ética iniciada no âmago do indivíduo, dele para consigo, se aprimore e
atinja a ética para com o outro, o que exige "trabalhar pelo pensar bem e pelo
pensar-se bem", para "compreender-se e corrigir-se o que constitui
simultaneamente, um princípio de pensamento e uma necessidade de ética" (MORIN,
2005, p. 93). Os imperativos de solidariedade, hospitalidade e honra advindos
da inter-relação entre religião, laços familiares, grupos sociais e contextos
culturais fazem com que cada ser humano os receba como inevitáveis, e,
simultaneamente, como possessão. Possessão, na concepção de estado em que corpo
ou mente são "possuídos" por entidades exteriores, que podem ser forças,
valores ou imperativos.
No caso do autor, do editor e do avaliador, que atuam na esfera das revistas
técnico-científicas ou científicas, a responsabilidade social pode ser
exemplificada em diversificadas atribuições, que visam, invariavelmente,
publicizar os conhecimentos recém-gerados, dentro da denominada comunicação
científica. Esta possibilita ao produto (produção científica) e aos produtores
(pesquisadores) visibilidade e possível credibilidade no meio social em que
produto e produtores se inserem. De forma mais ampla, suas responsabilidades
éticas se estendem à sociedade em geral, o que justifica a expressão
responsabilidade social para nomear a atuação desses profissionais como agentes
sociais e, sobretudo, seu nível de consciência em relação aos atos que praticam
em meio à tessitura social. Isto porque, se é compreensível que a divulgação de
resultados se inicie no âmago da própria comunidade científica, é inviável
restringir a comunicação à troca de informações entre cientistas. É preciso
superar a tendência da comunicação somente para e entre cientistas. Se a
comunicação científica é básica àqueles que fazem ciência, a produção da
C&T não se dá alheia ao contexto social em que se insere. Como sistema
social, a ciência deve ultrapassar as fronteiras da comunidade de usuários mais
imediatos rumo ao grande público, sob o risco de se tornar desnecessária e
inútil.
Então, enquanto autor, editor e avaliador têm sua responsabilidade social
ampliada quase infinitamente, os dilemas éticos enfrentados também se estendem.
Não importa se os produtos estão em formato impresso ou eletrônico. A essência
da comunicação científica é definida não pelo suporte físico em si, mas pelo
conteúdo das mensagens veiculadas, de modo que as revistas científicas
eletrônicas não abram mão do controle de aferição de qualidade, que traz
subjacente, de forma idêntica, responsabilidade ética e social.
O autor entre responsabilidades e dilemas
Como detalhado por estudiosos de especialidades distintas, como Roland Barthes,
Ítalo Calvino, M. Foucault e Umberto Eco, e sintetizadas por Targino (2005), o
conceito de autoria está em flagrante mutação ou desconstrução. A princípio, a
autoria remetia à individualidade, ou seja, à identidade formalizada do autor
em suposta objetividade. Objeto e sujeito não se fundiam em nenhum momento. A
produção intelectual era percebida como única, original, íntegra e permanente,
além de idealizada segundo preceitos éticos, sociais e jurídicos em perfeita
sintonia com o Estado e com as exigências mercadológicas.
Hoje, essa concepção não se sustenta. Em primeiro lugar, a pretensa
individualidade dá lugar a obras resultantes do esforço conjunto de um grupo de
criadores, entre escritores, produtores, artistas, músicos, fotógrafos e
outros. Como inevitável, nem esses modos de expressão nem essas produções, nem
sua leitura se dão de forma linear e unívoca. A conjunção de atores envolvidos
na autoria vai além da produção cultural. Alcança a produção e editoração
científica. Mais e mais, há nítido pluralismo de teorias e paradigmas
científicos que sobrevivem lado a lado, além de mobilidade e redefinição
crescente da verdade científica, confirmando a ciência como fenômeno social e a
produção de artigos e revistas como termômetro da temporalidade dos achados
científicos e, daí, da evolução da C&T.
Reiteramos, ainda, a impossibilidade de os autores dos textos científicos
negarem a ideologização da ciência. Se o fazem, contestam sua condição de ser
humano, como vimos. Ideais, crenças e valores estão intrinsecamente enraizados
ao seu ser, saber e fazer. Resta, então, ao autor, no papel de cientista ou
pesquisador, uma só opção: "' domar' a carga ideológica que carrega consigo,
para impedir que contamine pesquisas e resultados. É reconhecer sua existência
e o dano que representa para a produção científica, sem deixar, no entanto, se
vencer por ela." (TARGINO, 2005, p. 39). Em terceiro lugar, pensar a autoria
ligada à produção como única e original renega a dinamicidade e interinidade da
ciência, como processo permanente de construção. Isto é, a autoria de qualquer
texto, no âmbito da ciência, lança mão de conhecimentos preexistentes, a tal
ponto que a originalidade em ciência é sempre relativa, nunca absoluta.
É o que Barthes (1998) tanto enfatiza. Todo discurso, ao mesmo tempo em que
pretende comunicar ou produzir sentido, tende a repassar valores ideológicos;
porquanto o autor é, antes de tudo, sujeito social, e, como tal, historicamente
construído. Configura-se como produto do ato de escrever (artigos ou não). É o
ato de escrever que forja o autor e não o autor que forja o ato de escrever:
[...] um texto não é feito de uma linha de palavras a produzir um
sentido único, de certa maneira teológico (que seria a "mensagem" do
Autor-Deus), mas um espaço de dimensões múltiplas, onde se casam e se
contestam escrituras variadas, das quais nenhuma é original (grifo
nosso): o texto é um tecido de citações, saídas dos mil focos da
cultura [...] O escritor só pode imitar um gesto sempre anterior,
jamais original [...] (BARTHES, 1998, p. 68-69)
Sob esta ótica, o racionalismo de Kant e o absolutismo de Hegel são agora
substituídos por formas de pensar mais livres e flexíveis, que distanciam o
cientista de uma visão dionisíaca ou da falsa idéia de transcendência e de
superioridade em relação à natureza. Para Antonio (2001), é como se a sociedade
contemporânea retomasse as rédeas do iluminismo ou filosofia das luzes (século
XVIII), caracterizado, ao mesmo tempo, pela confiança no progresso e na razão,
mas, sobretudo, pelo incentivo à liberdade de pensamento, em consonância com o
racionalismo, que privilegia o cognoscível pela razão ou inteligência.
Vivenciamos a oportunidade de conviver com múltiplas verdades, uma vez que o
processo de autoria acompanha as transformações contínuas da sociedade, as
quais incorporam mutações de parâmetros éticos, dentro do previsto por Fourez
(1995) e Morin (2005).
Como eles asseguram, é impossível prescrever normas de conduta universais e
atemporais. Porém, ao tempo em que as TICs e os múltiplos recursos do
hipertexto inovam e incrementam a produção editorial, em termos de C&T, não
podemos atribuir às inovações tecnológicas a responsabilidade de infração à
ética, como apregoado por alguns acadêmicos e estudiosos, a exemplo de Kucinski
(2005). Brilhante, ao alertar sobre o contra-senso de se imputar às inovações
tecnológicas a responsabilidade da exclusão digital, o que corresponderia a
atribuir a Gutenberg, com seus tipos móveis de impressão, o analfabetismo,
surpreendentemente, apregoa o "código de plágio":
Com a internet modifica-se [...] o caráter da pesquisa bibliográfica
e documental. A facilidade de localizar os temas na world wide web,
de copiar e misturar trabalhos e deles se apropriar [...], assim como
o anonimato do contato e do pagamento abriram caminho à prática da
fraude intelectual, da cópia de trabalhos e de idéias [...] Pode ser
que se redefina o que é uma pesquisa acadêmica, com o abandono do
critério de originalidade (grifo nosso) e paternidade das idéias em
troca de um critério de competência na busca [...] (KUCINSKI, 2005,
não paginado).
Na verdade, não pretendemos negar a intertextualidade ou a polifonia que
caracterizam os textos, científicos ou não. Reconhecemos que o cientista /
pesquisador / autor contemporâneo das revistas técnico-científicas acionam
outras vozes e outros textos. No entanto, defendemos, com veemência, que ele
não pode excluir dessas "recriações" cuidados éticos e responsabilidades
social, tais como: respeito à autoria das fontes utilizadas; autocitação
moderada; autenticidade dos dados relatados; texto bem cuidado e fidedignidade
ao pensamento dos demais especialistas. Sobre este último item, a literatura
científica registra casos de má interpretação ou de distorção para aproximar as
idéias do autor fonte com o que está sendo produzido, como exemplificado por
Wilson (2006, p. 38). Para ele, "a distinção feita por Nonaka e Takeuchi entre
conhecimento tácito e explícito é uma corrupção ilegítima da idéia de
conhecimento tácito feita por Polanyi", identificando o ponto em que, em sua
opinião, a interpretação deixa de ser verdadeira.
Dizendo de outra forma, as mutações que se dão no campo da autoria não endossam
atitudes aéticas. Indicam que qualquer obra é sempre e irreversivelmente uma
obra aberta (ECO, 1990) e que permite leituras variadas, o que constitui forma
de interação. Na mesma linha de pensamento, Foucault (1992) afirma que qualquer
texto é capturado num sistema de referências com outros textos postos na
internet, onde há infinitos espaços e "mundos impossíveis". Essa intervenção
agiliza o acesso à informação e transmuta o leitor em construtor de sentidos,
reduzindo a autonomia dos escritos, e, por conseguinte, dos próprios autores,
acentuando o entrelaçamento entre as funções de autor e as de leitor, mas não
ditando a "morte do autor", como emerge em discussões acadêmicas, à semelhança
das idéias apregoadas por Kucinski (2005).
Afora essa questão central, há, ainda, o caso do autor que, pressionado para
divulgar seus resultados de imediato, erroneamente encaminha o trabalho para
mais de um periódico a um só tempo. Configura-se como procedimento, de novo,
discutível do ponto de vista ético. Le Coadic (1996, p. 35) afirma ipsis
litteris que "[...] no terreno formal, o pesquisador está obrigado, por um
código tácito de deontologia, a publicar a informação apenas uma vez, em um
único artigo." Meadows (1999, p. 164), em oposição, também com palavras
textuais, assegura ser "[...] possível reportar oralmente uma mesma pesquisa
mais de uma vez, mas ela também pode aparecer em mais de um tipo de
publicação." São pontos de vista divergentes, de modo que o autor precisa
considerar a exigência da quase totalidade das revistas para que os manuscritos
não sejam remetidos a outros veículos.
No que se refere às comunicações ou aos trabalhos apresentados em eventos
científicos, é possível publicação posterior em revista. O argumento usual é o
de que, no decorrer desses acontecimentos, a pesquisa é discutida. Recebe
críticas, positivas ou negativas, que podem ser aceitas ou rejeitadas,
conduzindo a reformulações ' acréscimos, supressões, correções, mudança de
enfoque etc. Em segundo lugar, o artigo, ainda que registrado em anais (não
importa o suporte), integra a literatura cinzenta, ou seja, mantém circulação
restrita. Isto é, a apresentação nos encontros ou o registro nos anais não
retira o ineditismo, e o artigo pode ser reeditado em revista de circulação
ampla, mediante nota indicativa em rodapé sobre a publicação anterior.
Mesmo assim, esse veredicto é questionável, como qualquer outro, face aos
preceitos teóricos que regem a ética e a moral. Para Fourez (1995), a afirmação
social da C&T na contemporaneidade e o reconhecimento de sua relevância no
processo desenvolvimentista das nações põem em evidência a inter-relação
ciência, poder e sociedade. Como decorrência, a comunidade científica
fortalece-se como grupo social e tenta legitimar sua produção junto à
sociedade. Essa busca de legitimação, se apóia num contexto sociocultural,
educacional, econômico, político, organizacional, que não pode ser unívoco.
Daí, ser sempre passível de polêmicas e discordâncias.
Por outro lado, não restam dúvidas sobre a natureza da ciência como
conhecimento público. Por conseguinte, deve estar à disposição dos cidadãos,
indistintamente, o que traz à tona a expansão do jornalismo científico, como
recurso para "traduzir" a linguagem científica em diálogo acessível. Os
resultados da pesquisa não pertencem ao cientista, mas à humanidade. Constituem
produto da colaboração social, e como tal devem ser partilhados com todos, sem
privilegiar segmentos ou pessoas. Corresponde ao que Rousseau (2006) denomina,
à época, de pacto social ou contrato social: os pesquisadores se comprometem a
divulgar os saberes recém-produzidos, advindos, quase sempre, de financiamentos
concedidos pelo Estado. É o momento de permitir que a sociedade avalie a
adequação da utilização dos recursos e, concomitantemente, usufrua dos avanços
da ciência.
No entanto, com a pesquisa concluída, pode surgir outro dilema: há os que não
querem divulgar seu trabalho; há os que não podem ou não devem. Na última
condição, estão os autores das pesquisas tecnológicas, que devem ser propaladas
somente após a adoção das providências de garantia do monopólio, quando são,
por fim, amplamente publicadas, dentro do processo esperado de transferência de
conhecimentos. Mesmo assim, tanto na ciência como na tecnologia, há quem não
publique por decisão individual e personalíssima, indiferente às formas de
pressão e de admoestação institucional ou social (GARCIA, 2007).
É a vez do editor
Compete ao editor das revistas científicas inúmeras responsabilidades, que
variam em consonância com as singularidades de cada título e com a formação da
equipe. De acordo com texto de Meadows (1999), as grandes revistas mantêm
editor científico e managing editor (editor gerencial). Em termos ideais, ao
primeiro cabe, essencialmente, a seleção / avaliação dos conteúdos, enquanto o
segundo é o responsável pela editoração em si, com base na premissa de que os
cientistas não têm familiaridade com a preparação técnica de originais. Em
termos de Brasil, raramente identificamos essa dualidade, inclusive, no campo
da ciência da informação.
Vemos, pois, ser impossível generalizar as atribuições do editor. Mesmo assim,
com o intuito somente de sistematização, citamos, de forma concisa, as mais
freqüentes: definir o perfil básico e a linha de atuação do periódico; criar
políticas e projetos editoriais renovadores; representar, formalmente, o
título, sempre que necessário; presidir as reuniões da comissão editorial (ou
equivalente); acompanhar o mandato dos membros desse comitê; definir os membros
do conselho consultivo; assegurar sistema de avaliação ágil, construtivo e
interativo; executar as políticas orçamentária e financeira; negociar fontes de
financiamento para a publicação; administrar o título para que se torne auto-
sustentável ou lucrativo; realizar acordos sobre compra e venda dos direitos de
reprodução; estimular a produção de originais, atraindo autores e textos de
alta qualidade; traçar diretrizes de divulgação do título, com ênfase para a
indexação em bases de dados e / ou inserção em portais de periódicos;
participar de feiras de livros, sessões de autógrafos e outros eventos;
apresentar relatórios sistemáticos à entidade mantenedora; manter a publicação
dentro de linha independente e abrangente; acompanhar os critérios de avaliação
dos periódicos, na esfera nacional e internacional.
Diante dessa multiplicidade de atribuições, é natural que problemas éticos
surjam e ressurjam com força total, o que justifica seis questionamentos
levantados por Greene (1999), aplicáveis ora ao editor, ora ao avaliador, como
diluídos ao longo do texto, a seguir. Ao receber o artigo, a princípio, o
editor avalia-o, observando a adequação aos objetivos e às normas do título.
Pode aceitá-lo ou solicitar reformulações. Pode recusá-lo por discordância à
linha editorial ou à estruturação prescrita. Em qualquer situação, é o editor a
primeira pessoa que entra em contato com os originais no processo de divulgação
científica.
A seguir, seleciona os avaliadores dentre os colaboradores do periódico,
segundo a proximidade temática. No sistema double blind review (sistema
duplamente "cego"), o mais adotado na atualidade, nem o autor conhece o
avaliador nem o avaliador (denominamos, também, de árbitro e assessor) conhece
o autor. O editor é a única pessoa que identifica autores e avaliadores.
Conseqüentemente, de imediato há o entendimento de que é aético o editor
publicar no periódico em que exerce essa função, o que responde à primeira
questão de Greene (1999) ' O editor responsável pode publicar em "sua" editora?
Ao não publicar em "sua" revista, prima pela qualidade e imagem ética da
publicação, e, por conseguinte, da instituição que a financia.
No entanto, reiterando a impossibilidade de ética universal ou de
comportamentos padronizados, tal atitude pode ser interpretada como
desconsideração com o veículo ou falta de apreço. E também há revistas que
mantêm seções com editores específicos e praticamente independentes, como no
caso da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Nesses casos, a
princípio, não parece inconveniente que um editor submeta seu original a outra
seção de "sua" publicação. Ademais, há que se convir que a fronteira da
ciência, nas distintas áreas, é dominada por um grupo reduzido de pesquisadores
ativos, que constituem a elite. São quase sempre eles os convidados para
desempenharem a função de editor ou avaliador, de modo que se essa "proibição"
for seguida à risca, estarão limitados a divulgar a própria produção, o que
consiste em disparate. Restam bom senso e capacidade de discernimento para que
o editor não publique excessivamente naquele título, mas que, em certo momento,
possa fazê-lo.
Prosseguindo, ante a provocação de Greene (1999) para contestar outra indagação
' Como decidir o que deve ser avaliado localmente ou não? ' a seleção dos
árbitros se inicia com a decisão do que deve ser examinado por membros locais e
externos: regra geral, os textos de autores da instituição devem ser analisados
por pessoas externas, por conta da facilidade de identificação de autoria. Isto
pode interferir na emissão do parecer a depender dos laços de amizade (ou não)
existentes. O editor recorre, então, a assessores ad hoc, especialmente
convidados tanto para os artigos provenientes de autores institucionais como
para temáticas muito específicas.
Mas, como se dá com as demais normas de conduta, não se trata de regra
universal. Há que se considerar a situação de comunidades altamente
especializadas e que incluem número restrito de membros, de modo que autores e
avaliadores inevitavelmente se conhecem ou, no mínimo, identificam os
respectivos objetos de estudo. Para minimizar o impasse, resta o uso da auto-
ética em prol da ética para o outro, dentro do prescrito por Morin (2005), como
resistência à lei de talião. Independente da variação terminológica ' lei de
talião, pena de talião, talião, retaliação ', originalmente essa expressão
referia-se à vingança de um delito, infligindo ao delinqüente o mesmo dano por
ele praticado.
E ainda hoje há denúncias de avaliações que deixam de lado o mérito científico
do trabalho para exercitar a "vingança" contra autores cuja identidade é
possível de ser imaginada; o que se percebe, algumas vezes, em pareceres
radicalmente distintos entre os avaliadores, o que pode ser indício de algo
obscuro. No ambiente impresso ou eletrônico, é desejável que o talionato ceda
lugar à adoção ética de compreensão, cordialidade e respeito mútuo entre
autores / editores / avaliadores, tal como recomendado implicitamente por
títulos e editores de periódicos, em busca de pareceres consistentes e não
ofensivos, sem que signifique aceite de quaisquer originais em prol da prática
perniciosa de favoritismo ou protecionismo.
No que se refere aos conteúdos, a terceira pergunta de Greene (1999) ' O editor
responsável pode publicar textos que contradizem outros já editados? ' é menos
polêmica. Os autores devem ser estimulados a produzir artigos que discordem e
contrariem idéias divulgadas, objetivando fortalecer a ruptura de paradigmas,
proporcionar discussões teóricas e ampliar a produção de novos conhecimentos
nas respectivas áreas. O contrário deve ser evitado, ou seja, artigos com
abordagens teóricas e metodológicas semelhantes, sem nada de inovador. Estes
pouco ou nada acrescentam ao conhecimento estabelecido, ocupando espaço gráfico
nos periódicos, distantes de contribuição efetiva; muito embora esses casos
impliquem julgamentos distintos e subjetivos por parte dos árbitros.
Após a avaliação, segue-se a divulgação do conhecimento gerado, sem a qual o
ciclo não se completa. É o momento de conceder visibilidade à ciência como
traço imprescindível, e que favorece a respeitabilidade do veículo e da
entidade-editora, como Packer e Meneghini (2006) argumentam. A produção
científica é por si critério relevante de avaliação das instituições de ensino
superior (IES) e dos institutos de pesquisa, na dita sociedade de informação,
cuja característica é a dinâmica do conhecimento. A possibilidade de aferição
da qualidade do conteúdo, ainda que submetida a priori aos avaliadores, só
ocorre efetivamente a posteriori, por meio de bases de dados, as quais
monitoram a qualidade dos periódicos, e por meio dos leitores, que tendem a ser
fiéis ao título da revista ou ao autor, quando estes suprem suas expectativas
éticas e de responsabilidade social. Quer dizer, a produção de artigos e
revistas científicas se assemelha àquela de qualquer produto de consumo, com
sua marca e a empresa que o produz.
Tudo isto evidencia como as funções do editor se alternam entre
responsabilidades delimitadas e dilemas inesperados. A edição de artigos prevê
situações variadas, entre as quais oscilam plágios; co-autorias irresponsáveis;
temas explorados de forma repetitiva ou equivocada; avaliações às pressas;
coação para publicar textos de algumas "grandes figuras" da instituição; e
desobediência aos prazos fixados. Resumindo, a eventual falta de ética no
âmbito da pesquisa e da publicação científica não se limita às falhas dos
procedimentos autorais. Alcança as práticas editoriais e segue pela avaliação.
A prova está nas providências das revistas Science e Nature ante a má-conduta
de Woo-Suk Hwang e o reconhecimento imediato de "conivência" no episódio, ainda
que de forma involuntária.
O avaliador, ele também: entre responsabilidades e dilemas
Como é possível vislumbrar no item anterior, algumas das indagações de Greene
(1999) se aplicam ao avaliador propriamente dito. A submissão do artigo frente
à política editorial do periódico está sob o encargo dos pares dentro do
sistema de peer review (revisão de pares) ou refereeing (sistema de
arbitragem), com destaque para o mencionado double blind review. O certo é que
a avaliação consista em elemento-chave para a distinção entre literatura formal
e informal, literatura científica e não científica. Remonta, eventualmente e
informalmente, ao início do século XIX, consolidando-se como prática
generalizada após a Segunda Guerra Mundial, diante do fluxo informacional e da
especialização crescentes, mesmo enfrentando objeções e sendo objeto de
controvérsias.
Para Davyt e Velho (2000), a avaliação no âmbito da produção científica se
compara à função dos juízes encarregados de analisar e manter o desempenho dos
sistemas sociais. Além do mais, a tendência para julgar é inerente ao ser
humano. O que acontece são gradações distintas. O que define a excelência, a
mediania, a mediocridade ou a má qualidade dos títulos de periódicos é
exatamente a forma mais ou menos rígida, mais ou menos criteriosa, mais ou
menos científica, como os artigos são analisados. Tal como ocorre com a seleção
de trabalhos relatados em eventos científicos, os árbitros, na esfera das
revistas, analisam o texto e elaboram parecer, tomando como referencial
parâmetros fixados pelo editor junto com a comissão editorial. Dentre eles:
adequação à linha editorial do título; marco conceitual e metodologia empregada
coerentes com a proposta inicial; relevância das contribuições meritórias ou
originais para a área; e redação aceitável.
No entanto, como natural, esse julgamento por pares apresenta pontos positivos
e negativos, como admitem clássicos da editoração de periódicos científicos,
que tem na publicação de C. T. Bishop, How to edit a scientific journal, 1984,
a referência máxima, ainda hoje atual e em voga. De início, é possível
questionar a confiabilidade, o valor e a necessidade do processo como um todo,
alegando que a decisão de poucos sobre a produção de muitos é perigosa, porque
acarreta efeitos que afetam a vida dos iniciantes, o status quo das
especialidades e os rumos do saber. Por sua vez, pensar em divulgar todos os
trabalhos à espera da aceitação ou repúdio da comunidade científica é
comprometer a literatura científica e, por extensão, a ciência.
É certo que o processo avaliativo nunca é tranqüilo, nem nas áreas ditas exatas
nem nas ciências sociais e humanas, nem para as revistas científicas impressas
nem para as eletrônicas. Critérios externos, muitas vezes não declarados,
influenciam o julgamento, com ênfase para a ingerência da opinião dominante dos
cientistas de determinada área do conhecimento, época e lugar; o que tem a ver
com o argumento de autoridade em ciência. É a predisposição de se aceitar como
verdadeiras afirmações enunciadas por pessoas de prestígio, o que repercute na
produção científica em geral, e em particular, na produção de artigos.
Editores e avaliadores tendem a acatar, sem tanto rigor, contribuições advindas
dos "medalhões", enquanto os artigos oriundos de pesquisadores iniciantes ou
vinculados a instituições de pequeno porte são metricamente analisados e
dissecados. Por exemplo, Meadows (1999, p. 60) afirma que os "editores estão
sempre ansiosos para garantir que os artigos sejam aceitos por seu mérito, e
não porque seu autor tem renome". Porém, mais adiante, cita o caso dos membros
da National Academy of Sciences, cujos trabalhos são publicados nos proceedings
da Academia após revisão pro forma, porque se acredita que seus membros, como
autores experientes (leia-se, famosos), têm consciência do que é um artigo
aceitável.
Em outras palavras, se há queixas de autores e editores em relação aos
avaliadores, o caminho inverso também é visível. Segundo Knobel (2003, p. 18),
há assessores que contestam a publicação de trabalhos suspeitos e vetados por
eles. Acrescentam que algumas grandes revistas favorecem a edição de artigos
"considerados ' quentes' , que venham a ser futuramente citados e que lhes
garantam a manutenção do prestígio." Por exemplo, ao publicar, no ano de 2001,
em média um artigo a cada oito dias, em títulos importantes, como Science e
Nature, sem levantar qualquer suspeita, o jovem Schön contou com a aquiescência
e a cumplicidade (involuntária ou não) de editores e avaliadores.
Da mesma forma, no ano seguinte Science editou artigo de uma equipe norte-
americana sobre fusão nuclear num becker de solvente orgânico, experimento
posteriormente não comprovado. Em 1999, a revista Physical Review Letters
veiculou artigo da equipe de Victor Ninov(laboratório norte-americano Lawrence
Berkeley), no qual os físicos garantiam ter descoberto os elementos 116 e 118,
o elemento existente mais pesado. No ano de 2001, o próprio grupo pediu a
retirada do texto, alegando impossibilidade de replicação. Investigação
posterior, no entanto, provou que os autores agiram de má-fé. Em abril de 2002,
Nature suprimiu, oficialmente, artigo publicado no ano anterior acerca do DNA
de plantações mexicanas de milho modificado geneticamente, neste caso, por
"erro honesto", denominação incorporada ao novo código de conduta da Sociedade
Americana de Física, de 2002: "O erro honesto é uma parte integral da ciência.
Não é anti-ético (sic) estar errado, desde que os erros sejam rapidamente
reconhecidos e corrigidos assim que detectados" (KNOBEL, 2003, p. 18).
Esses casos não negam a arbitragem como recurso responsável pelo padrão mínimo
de qualidade às publicações científicas. Apenas apontam eventuais erros, aos
quais se somam desvantagens inerentes ao sistema de avaliação em si, como a
demora na edição dos artigos, os riscos de subjetivismo e parcialidade e a
eventual elevação dos custos totais, face à infra-estrutura mínima
indispensável: troca de e-mails, serviços de secretaria e despesas extras, além
dos atrasos, que representam despesa adicional, com a ressalva de que os
árbitros, em geral, descumprem prazos. Sobre eles, reforçamos que, salvo
raríssimas exceções, não são remunerados. Há reiteradas sugestões para que isso
ocorra, não somente como forma de imprimir rapidez ao julgamento, mas porque,
além de questões alusivas à competitividade e a possíveis conflitos de
interesse,
[...] muitos acham que, por se tratar de uma obrigação sem um retorno imediato,
nem financeiro nem curricular, a maioria dos assessores apenas lêem os
manuscritos superficialmente, sem se preocupar com a veracidade das informações
ali contidas, e sem verificar publicações prévias dos autores do artigo
submetido à publicação. (KNOBEL, 2003, p. 18).
Independente desses senões, os atores envolvidos com a produção de periódicos
científicos, em geral, reconhecem a responsabilidade social do avaliador frente
ao avanço da área a que pertence e à credibilidade das revistas. Estão em suas
mãos os rumos de sua disciplina ou de campos afins, o que pressupõe que possui
mais conhecimentos e / ou mais experiência do que os avaliados, além de ser
capaz de exercitar, no cotidiano, os preceitos éticos intrínsecos à C&T. Um
avaliador ético pode discordar da linha teórica do artigo. Entretanto, não pode
emitir parecer de recusa baseado apenas nessa condição. Consciente de que nem a
ciência é dogma nem a verdade científica existe de forma perene, deve
extrapolar a "repulsa" inicial para analisar os argumentos ou contra-argumentos
do autor.
É o pensamento propagado a partir de Popper (1972), de que a verificação em
pesquisa não é para testar a validade, mas sim para identificar se existe
falsidade. Em nenhum momento defendemos a falta de rigor científico. Em linha
oposta, validamos a exatidão das observações, o rigor lógico e o detalhamento,
básicos à ciência tanto quanto a criatividade e a imaginação. Mas, reiteramos:
o avaliador de física ou de ciência da informação, de engenharia genética ou de
sociologia, e assim sucessivamente, não pode se arvorar no direito de impor
"suas" teorias e "seus" conceitos, desrespeitando os pares, a quem se concede o
direito supremo de escolhas inerentes aos indivíduos e à familiaridade que
possam ter com autores e métodos. E há, sempre, a possibilidade de não aceitar
a incumbência. Esta é uma solução também para as ocasiões em que o árbitro não
está a par dos avanços teóricos do objeto de pesquisa ou em que a temática não
faz parte de seu repertório de conhecimento. Pode haver colegas mais
familiarizados com o estado da arte daquela temática e prover parecer mais
fundamentado (GARCIA, 2007).
Portanto, ao longo do processo de editoração ou, especificamente, de avaliação,
o ideal é o comportamento ético integrado à consciência intelectual de cada um,
advindo da prática de uma auto-ética no nível de autonomia individual, como
idealizado por Morin (2005). Só assim é possível chegar à inferência de que os
julgamentos de qualquer ordem, na vida pessoal e profissional, não comportam
mal x bem ou certo x errado. Inexistem unanimidade e conclusão finalista na
produção do conhecimento. Repetindo Popper (1972), teses e resultados têm
"prazo de validade" até sua substituição. Esse processo dialético de construção
e renovação, de fazer e refazer constitui a essência da C&T e se impõe como
garantia para a evolução da ciência.
Como decorrência, e em resposta a dois outros questionamentos de Greene (1999)
' O editor responsável pode descumprir o prescrito pelos assessores? / O editor
responsável deve adotar padrões aprovados pelos comitês de avaliação? ' é
indiscutível que o editor deve cumprir o decidido pelos avaliadores, não
obstante as denúncias de trabalhos vedados e, mesmo assim, publicados. (KNOBEL,
2003). Compete ao editor seguir à risca as recomendações e, se for o caso,
acatar sugestões. Desrespeitar as decisões dos colaboradores corresponde a
negar a função decisiva da avaliação, descrita em detalhes por Bishop (1984)
como essencial à sobrevivência dos títulos científicos como credíveis e
respeitados, junto à comunidade científica, à sociedade em geral e, em
especial, às agências de fomento e às instituições mantenedoras.
E mais, a avaliação interfere na qualidade dos artigos antes mesmo da
submissão, ou seja, desde a fase de elaboração. Diante da expectativa de serem
julgados, com freqüência os pesquisadores mostram-se mais cuidadosos e, em
geral, os manuscritos modificados segundo a percepção dos árbitros apresentam
melhor qualidade. Porém, a bem da verdade, este também é um ponto controverso
no universo da produção de periódicos e artigos científicos. Há quem atribua à
arbitragem efeito inibidor no avanço das especialidades, por conta da propensão
para se aprovar artigos que reforcem os paradigmas vigentes e rejeitar textos
"revolucionários", que ponham em xeque os conhecimentos estabelecidos, a
despeito do estímulo dos editores para que os autores inovem e apresentem
contra-argumentos às "verdades" enunciadas. A explicação pode estar no fato de
que os avaliadores, grosso modo, são mais velhos, com interesse em linhas de
pesquisa estabelecidas, ou são mais resistentes a mudanças. Exemplificando,
segundo Meadows (1999), a revista Nature, em que pese sua respeitabilidade, no
intervalo entre as duas guerras mundiais, rejeitou três dos maiores avanços
científicos do século XX.
Há, no entanto, recomendações fáceis de seguir. Manter os avaliadores por tempo
determinado no corpo de pareceristas da revista, renovando-os continuamente, ou
convidar avaliadores ad hoc, sempre que preciso. Acrescentamos que as TICs
tanto facilitam a identificação de fraudes, como Tantam (1991) constata, como
agilizam os procedimentos avaliativos, graças ao feedback quase instantâneo,
além da chance de mais eficiência, mais transparência e maior validação. Além
disso, agora é viável uma distribuição mais eqüitativa. A seleção dos árbitros
pode seguir plano abrangente e universal, que reduz o risco de "contaminação",
incluindo nomes presentes em surveys, boletins de discussão, citações
bibliográficas, além de aceitar possíveis voluntários, não importando
localização geográfica. Isto amplia as chances de participação de cientistas ou
pesquisadores de países menos desenvolvidos, no caso das revistas
internacionais, ou de envolvimento de profissionais das regiões menos
favorecidas economicamente, no caso do Brasil.
Outro item positivo é a velocidade com que os manuscritos podem ser enviados
eletronicamente para apreciação, somada à conveniência de leitura, análise e
comentário na tela, para muitos estudiosos. As possibilidades via espaço
cibernético ainda fazem mais: evitam o desgaste dos avaliadores, que são
sistematicamente convidados, e permitem aos editores substituírem aqueles que
emitem pareceres sem muita qualidade (a citada avaliação descuidada). Se, por
um lado, esses especialistas não criam discordâncias, por outro, passam a
nítida impressão de que o respeito e a importância concedida ao autor, ao
artigo e ao periódico são mínimos ou inexistentes, configurando-se como atitude
distante da responsabilidade ética e social que se espera do avaliador,
enquanto juiz.
Palavras finais: questões e soluções em aberto
Como as colocações de G. Fourez, Edgar Morin e Letícia Helena Medeiros Veloso
deixam antever, as questões éticas alcançam todos os setores da vida em
sociedade, incluindo a política, a religião, a indústria etc. Mesmo quando
restringimos a discussão à produção intelectual e cultural, nos defrontamos com
casos de violação dos ditames éticos. Por exemplo, na literatura, apesar da
defesa pública da escritora Ana Miranda em relação às denúncias de Antonio
Alcir Bernardes Pécora sobre a apropriação de trechos do original da Carta
Ânua, de Padre Antônio Vieira, em seu romance Boca do inferno. Dentre a
polêmica acirrada, à época, restou a certeza de quão difícil é traçar os
limites éticos da criação ficcional. No jornalismo, o caso de repercussão
internacional mais recente diz respeito ao falsário norte-americano Jayson
Blair, repórter do jornal mais conhecido dos Estados Unidos, o New York Times,
demitido em maio de 2003 por forjar inúmeras matérias e reportagens.
Em se tratando da produção científica e do caso específico de artigos e
periódicos, há facetas complexas, distintas e diversificadas, envolvendo,
sobretudo, autores, editores e avaliadores, como discutido. Na esfera da
autoria, há que se rever os procedimentos aéticos que, às vezes, cercam a co-
autoria. Para Targino (2005), no âmbito nacional, a banalização e o desrespeito
à autoria têm origem ainda no ensino fundamental e médio e prossegue na
educação superior. São os célebres trabalhos de equipe, onde constam nomes
alheios à sua construção. São as denúncias freqüentes de plágio em monografias
de final de curso de graduação. No primeiro semestre de 2005, em Teresina,
Piauí, o corpo docente de uma IES particular detectou a tempo fraude em 12 dos
24 trabalhos finais da primeira turma de jornalismo. Künzel (2003, não
paginado), referindo-se ao contexto do Paraná, diz:
As maneiras como o plágio se apresenta nos trabalhos acadêmicos são
variadas. Vão de trechos e capítulos inteiros de livros
especializados a cópias parciais ou até integrais de monografias e
teses de mestrado, disponíveis na internet e bibliotecas dos cursos.
Tem aluno que faz de um capítulo de livro sua monografia. Copia
integralmente o que o autor do original escreveu, colocando parte do
texto como citação, para disfarçar [...].
São exemplos, dentre uma infinidade de outros, que mostram o risco desses
jovens alcançarem a pós-graduação ou conquistarem o status de pesquisadores ou
autores, sem discernirem os limites éticos da produção científica. Verdade que
isso não refuta a relevância da co-autoria responsável. Meadows (1999) ressalva
que ela sempre existiu. Cita casos clássicos: a descoberta sobre o DNA, em
1953, por Francis Crick e James Watson ou a obra de Bourbaki, pseudônimo
utilizado por um grupo de matemáticos predominantemente franceses, em 1939,
para divulgar seus trabalhos. Na verdade, a autoria múltipla começa a aparecer
com mais freqüência na primeira metade do século XX, e, tal como o peer review,
ganha expressão após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo na física nuclear e na
ciência espacial.
Na atualidade, no Brasil, a difusão da co-autoria é incentivada pelas agências
de fomento visando à formação de grupos de pesquisa e à produção coletiva.
Esta, ainda para Meadows (1999), em termos genéricos, consegue maior
visibilidade, graças ao número elevado de citações que os trabalhos em grupo
tendem a receber. E mais, têm chance de melhor qualidade, porque, em geral,
envolvem cientistas produtivos e de renome, permitindo a troca de informação
entre vários especialistas, o que favorece maturação de idéias e maior atenção
para o deslanchar da investigação.
Ao lado desses aspectos positivos, a co-autoria mantém uma face obscura. São
casos de co-autores para mera ascensão funcional; cumprimento de exigências
burocráticas; imposições de orientadores ante orientandos; troca de favores
entre colegas e companheiros de trabalho; pressão profissional e social para
publicar, graças a um sistema que credita a quem mais publica maior facilidade
na aprovação de projetos e no recebimento de financiamentos e, então, maior
rendimento financeiro. Enfim, são nuanças "ricas" e questionáveis do ponto de
vista da responsabilidade ética e social.
Trata-se de um sistema que focaliza duas responsabilidades: de um lado, a
produtividade do pesquisador, traduzida em indicadores quantitativos; do outro,
a produtividade com menor qualidade, em meio a resultados que, em algumas
situações, desconsideram o conhecimento genuíno, criativo e teórico e a
diferença temporal de produção em algumas áreas, conduzindo à simplificação e
inconsistência de conteúdos. Ora, em qualquer situação, autoria e co-autoria
pressupõem a participação efetiva em todas as etapas de produção e não
sinalizam para o parasitismo intelectual ou para a autoria irresponsável. E
mais, no caso do flagrante delito do alemão Hendrik Schön, o comitê de
investigação não detectou regras éticas claras sobre a co-autoria e isentou os
demais membros da equipe de qualquer punição. Knobel (2003, p. 18) pergunta,
com veemência: [...] é justo que os co-autores dividam as glórias, mas que não
se responsabilizem caso algo ruim ocorra?
Diante da complexidade dos aspectos envolvidos, parece óbvio que a sexta e
última pergunta de Greene (1999) ' Como o editor responsável pode evitar
conflitos? ' não tem resposta unívoca. Resta manter contato permanente com
autores e avaliadores, para garantir o êxito da editoração dos artigos e
revistas científicas, amoldando as decisões em consonância com as situações
particulares. Tomar decisões em qualquer nível não é tarefa fácil. Há sempre o
risco de acerto e / ou de erro, de atendimento a uns e de desagrado a outros.
No entanto, qualquer ser humano obriga-se a elas e mais ainda quem assume
atividades de gestão de uma revista científica. Portanto, as decisões relativas
à produção editorial têm seu custo e nunca são simples. Afinal, o mundo do
conhecimento é constituído por seres humanos e, assim sendo, permeado por
informações. Seres humanos, por sua vez, assumem atitudes ambíguas: a vaidade
do título acadêmico de uns se contrapõe à humildade de outros; a prepotência de
alguns destoa da gentileza de pessoas disponíveis e que socializam seu saber.
Ao editor compete desenvolver capacidade ética quase ilimitada para comunicar a
uns e a outros notícias alvissareiras ou "agoureiras", dentre pareceres
favoráveis ou desfavoráveis, dentre sugestões de pequenas mudanças ou profundas
alterações. Há histórias maravilhosas vividas e contadas por editores. Há
histórias sofridas vividas e contadas por editores. Há de tudo, nessa tentativa
de vencer os dilemas que perpassam o ciclo da produção editorial, imbricando-se
e iniciando-se com as idéias dos autores, traduzidas em textos, submetidos às
editoras, passando pelas etapas de avaliação e de produção, concluindo com a
disponibilidade da obra ao público e à disputa do mercado.
Ao reportar-se à situação brasileira, Veloso (2006) reconhece conflito entre
dois traços culturais enraizados: de um lado, um que valoriza a idoneidade das
relações sociais; do outro, a lógica do "jeitinho brasileiro". Mas a cultura
organizacional nacional está sofrendo mutações. A responsabilidade social sofre
interveniências da globalização e da revolução digital. No ambiente de
trabalho, as questões de poder estão sendo questionadas. A articulação entre
política e ciência é fundamental, de forma que a difusão da ciência e a
produção científica assumem relevância vital. Numa sociedade marcada pelo
predomínio da C&T, a divulgação científica tem nítidas repercussões
sociopolíticas, como Fourez (1995) reitera. Então, mais uma vez, afirmamos: há
de tudo. Há artigos aceitos, na íntegra. Há artigos recusados in totum. Há
artigos para os quais são solicitadas modificações, sem necessidade de retorno
para os avaliadores. Há artigos que requerem nova submissão.
Diante desse território "movediço", compete ao editor caminhar entre autores e
avaliadores mediante postura humana suscetível de ser qualificada como ética.
Deve primar por regras de conduta impregnadas de respeito, dentro da ética da
cordialidade estimulada por Morin (2005). Ambas as categorias são
imprescindíveis à sobrevivência dos periódicos. Os avaliadores lhe auxiliam,
substancialmente. Sem autores, não há edição. Isso reitera a relevância de cada
segmento, com vistas a cumprir a periodicidade e a regularidade de publicação.
E a cada novo fascículo, a luta se renova. Surgem novos dilemas e novas
responsabilidades, cada um a exigir decisões específicas. É a confirmação das
premissas de Fourez (1995) e de Veloso (2006), quando insistem que, diante da
utopia de códigos de ética que comportem todas as situações presumíveis, ou
diante das incertezas éticas de que fala Morin (2005), as responsabilidades
éticas e sociais devem seguir os critérios socialmente éticos ou socialmente
responsáveis na esfera de cada realidade. Sob este olhar, ser editor de
periódico técnico-científico é encetar luta diária e suplantar dilemas em favor
da responsabilidade social e da ética para concluir o processo de produção
científica, finalizando por divulgar os resultados de pesquisa e fazer circular
os conhecimentos gerados em prol das coletividades.
Autor, editor e avaliador, junto com os demais partícipes da editoração,
assumem responsabilidade social perante o avanço da ciência, porque a
publicação é uma espécie de prestação de contas à sociedade, no que concerne
aos insumos recebidos. É o coroamento de um trabalho coletivo levado a público,
que se caracteriza como atividade vital à divulgação da ciência para que outros
a absorvam e a transmutem, num ciclo contínuo e inesgotável. Por tudo isso,
diante das injunções impostas pela globalização, da maior visibilidade dos
princípios éticos e dos valores morais, da complexidade crescente dos contextos
culturais, não há como desmerecer o trabalho de produção científica e das
revistas técnico-científicas, em especial.
Na condução do processo de divulgação, cabe a autores, editores e avaliadores
adotarem acima de tudo a prática da auto-ética, de forma a atingir a ética para
com o outro. Todos devem estar conscientes da utopia de julgamentos uníssonos,
tais como ocorrem com fatos do cotidiano, com maior ou menor repercussão
midiática. Daí, finalizarmos com questões e soluções em aberto. Exemplificando:
que respostas são possíveis, em termos de produção de periódicos, quando nos
defrontamos com estes questionamentos:
Por enquanto, o plágio ainda é condenado pela ética sobrevivente como
fraude intelectual e uma apropriação do trabalho e do mérito alheios.
Mas já há sites [...] dedicados [...] à venda de pesquisas [...] Um
novo hábito. Costumes_criam_valores._Que_tipo_de_valores_este_criará?
Que_tipo_de_ética? (KUCINSKI, 2005, não paginado, grifos nossos).
O próprio sistema de incentivos à pesquisa e a competitividade
impelem à publicação rápida e em quantidade considerável. Qual_é_o
limite? (KNOBEL, 2003, p. 18, grifos nossos).
O_que_é_autocitação_moderada? (TARGINO, 2005, grifos nossos).