Um raio em céu azul: reflexões sobre a política de cotas e a identidade
nacional brasileira
A questão das cotas para negros na Universidade
caiu sobre a opinião pública brasileira como "um
raio em céu azul". Esta célebre metáfora de Marx
no Dezoito Brumário refere-se a um fato político
absolutamente surpreendente (não para ele);
tornou-se um alerta aos analistas, de que é necessário
iluminar o fundo dos processos políticos, sociais e
culturais, onde germinam os elementos que
surpreenderão os incautos.
Aproveitando uma imagem utilizada por Edna Roland1 vale comparar a proposição
de cotas para negros nas universidades brasileiras, como os aviões que vieram
derrubar as nossas torres gêmeas: a inquebrantável harmonia/acomodação da
democracia racial no Brasil. Foi grande a surpresa quando o presidente da
República tornou pública ' em rede nacional, durante a Conferência Mundial
Contra o Racismo, realizada em 2001 ' sua decisão autorizando a delegação
brasileira em Durban a defender a adoção de cotas para atenuar as desigualdades
raciais. No mesmo dia, e ainda sob o impacto da medida, o Fantástico, programa
das noites de domingo da Rede Globo, realizou uma enquete entre os expectadores
e confirmou o susto: a maioria era contrária às cotas.
O impacto fez tremer um dos suportes da identidade nacional brasileira. Tanto
mais, porque essa construção identitária vem ocorrendo em meio a tensões de
variado tipo e extensão, ao mesmo tempo de forma bem-sucedida, embora
fragmentadamente. Pode-se dizer que a maioria quer um país sem problemas
raciais: para uns, isto significa fazer "desaparecer" os negros, ou que eles
"embranqueçam", ou sejam embranquecidos; para outros, o respeito à diferença de
brancos, negros, indígenas, orientais; para outros, ainda, a mestiçagem é que
redimiria a todos... Outras idealizações se somarão e/ou se mesclarão a estas.
É um processo que engendra suas próprias resoluções, efêmeras, seqüenciais,
descontínuas.
O objetivo deste texto é introduzir uma abordagem do momento atual, no qual a
adoção de cotas e o choque social decorrente não seriam um absurdo, um "raio em
céu azul", mas o resultado de um processo sociocultural que tem relegado a
questão racial a segundo plano.
Para isto, vou discutir brevemente a trajetória do pensamento social brasileiro
e, dentro dele, dos chamados Estudos Afro-Brasileiros ' estudos de relações
raciais e sobre as manifestações culturais de matrizes africanas ' e interrogar
sobre suas responsabilidades no quadro atual, em que o combate às desigualdades
raciais (via cotas e medidas de ação afirmativa), parece ser sintoma e
resultado, já que tem sido sempre intensa, rica e controvertida a interação
daqueles estudos com a luta anti-racista. O que teriam as Ciências Sociais a
dizer neste momento?
É da percepção de que mesmo os pesquisadores dessa temática têm encontrado
dificuldade para se posicionar que está nascendo este texto.
Relações raciais ' fator de tensão social
Orientado por uma concepção nominalista de ciência, tenho defendido a
existência de um desenvolvimento das relações raciais no Brasil que ainda não
se deixou apreender nos conceitos e teorizações a seu respeito.
Penso que os estudos de relações raciais dialogam muito mais entre si do que
com a dinâmica efetividade (presença permanente, queira-se ou não) da questão
racial no processo social brasileiro. Tal efetividade pode ser concebida como
uma onipresença cuja explicitação, por meio de discurso/ação racista ou anti-
racista, agride, perturba, rompe hábitos e conveniências, até tornar-se
intolerável. Uma vez instalada, no entanto, exige solução, alguém tem de ceder
' talvez por aí se possa pensar numa originalidade brasileira. Tal efetividade
lembra o frio da novela de Osvaldo de Camargo (1980), um mal oculto que ataca e
contamina sub-repticiamente, com sintomas nem sempre diagnosticáveis, contra o
qual se é normalmente impotente. Deve-se driblá-lo a todo momento, amealhando
energias para (quem sabe, um dia!) enfrentá-lo.
Há pelo menos uma tentativa de captar a força daquela efetividade mediante
análise sociológica. É, ao meu ver, o que faz Amauri de Souza ao identificá-la
como um elemento importante na sustentação do projeto político de Getulio
Vargas. Segundo este autor, "os negros e mulatos eram, na realidade a
componente principal do povo que Vargas transformou, de cidadãos de segunda
classe em um dos principais suportes do Estado Novo" (1971:64). Pouco importa
para a análise deste autor a inexistência de referência à raça ou termo
correlato nas ações de governo que ele vê como causa da "mobilização dessa
população para formar a base política do Estado Novo e depois do PTB". Ele
avalia ainda que:
Até a implantação da legislação trabalhista, a discriminação
ocupacional em virtude de fatores raciais era fato notório: não
apenas era o negro, em sua grande maioria, confinado às posições
ocupacionais mais baixas e menos estáveis mas, mesmo quando aí
empregados, ele era sub-remunerado [...]. Não foi necessário que o
apelo de Vargas se dirigisse para minorias raciais. (idem)
Interessante nessa análise é que, embora o autor não refira, o "escurecimento"
do mercado de trabalho foi determinado pela chamada Lei dos 2/3 (em cada três
trabalhadores, dois passaram a ser obrigatoriamente nacionais), uma lei que
atendeu reclamos nacionalistas e proibiu a imigração de 3ª classe, quer dizer,
de europeus pobres, já que intensa e eficaz campanha parlamentar procurava
impedir a imigração regular de africanos e asiáticos. Também no texto dessa lei
não há referência a raça.
Serve, também, como exemplo e sintoma da efetividade da questão racial a
situação que tornou possível o primeiro general negro na história do Brasil,
nos anos 60. Consta que, independente dos méritos pessoais (confirmados ao
longo de brilhante carreira), o Coronel João Batista de Mattos teria o mesmo
destino de outros negros talentosos (dentro e fora das Forças Armadas) não
fosse a proposição de seu nome para o generalato, em reunião do Estado Maior
das Forças Armadas, por um General, com cuja família teria vínculos no passado.
A proposição rompeu acordo tácito ao indicar um negro, provavelmente sem tocar
na raça; mas já que foi feita, naquele contexto, não se deveria desqualificá-la
com o argumento da raça ' aí seria intolerável... E, afinal, um negro general
(outro, só mais de vinte anos depois) representaria um bom escape!
Seria, também, uma boa explicação para a trajetória do TEN ' Teatro
Experimental do Negro, criado em 1945, e que atuou intermitentemente até o
início da década de 60. Abdias Nascimento e seus companheiros e companheiras,
usaram e abusaram da efetividade da questão racial, pressionando pessoas e
instituições para cessão de espaço nos quais realizavam seus espetáculos, como
por diversas vezes fizeram no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Frente à sua
obstinação, aliada à qualidade artística que projetou escritores, roteiristas,
músicos, atores, atrizes, bailarinos etc.,2 alguns membros da intelectualidade,
ou detentores de cargos públicos, ou personalidades influentes, fossem eles
mais ou menos solidários e anti-racistas, em algum momento teriam de ceder.
Houve mesmo quem aproveitasse a oportunidade do enfrentamento imposta pela
radicalidade da militância negra para aprender a solidariedade e o anti-
racismo.3
Por último, um exemplo mais recente. Em 1988, toda a mídia veiculou campanhas
tocando francamente na questão racial, embora por meio de símbolos
tradicionalmente aceitos em mensagens sobre o negro (correntes, mãos brancas e
negras entrelaçadas, negros-velhos de carapinha branca etc), com regularidade
nunca vista. Ora, pressão para isso sempre houve por parte do Movimento Negro,
e o fato de essas pressões adquirirem maior força naquele período não explica,
sozinho, a mudança, mesmo porque a Rede Globo começou sua campanha ainda no mês
de janeiro, longe, portanto, da intensificação das pressões. A minha hipótese é
de que a efetividade da questão racial, dada a sua onipotência, opera uma
sintonia entre a grande maioria da população (talvez especialmente a negra) e
poderes constituídos ' seja num, ou noutro contexto, procura-se evitar, pelo
menos em público, procedimentos ostensivos em relação a fatos e idéias que
toquem na raça; mas, uma vez instalado algum problema, deve-se encontrar
solução satisfatória. Em geral, segue-se a linha do politicamente correto com a
reafirmação da crença, ou da vontade/exigência da igualdade racial.
A escravidão é um dos poucos referenciais históricos que atravessa ' como uma
ferida de débil cicatrização ' o imaginário social do brasileiro de todas as
raças, classes, gêneros, idades e regiões (embora, é claro, diferenciadamente).
A expectativa que se anunciava no início de 1988 em torno da questão racial
pode ser avaliada pela quantidade de piadas racistas que corriam "a boca
pequena", até mesmo entre negros, e por discussões cada vez mais candentes.4 As
ansiedades geradas e a força que emanava daquele momento ' o centenário da
Abolição da escravidão, com seus apelos de crueldades, dores, sofrimentos,
rancores, remorsos, ainda não devidamente purgados ' empurrou os mais
diferentes setores da sociedade a assumirem comportamentos de explicitação (os
mais diferenciados, pode-se imaginar) até como procedimento catártico, em quase
todos os setores da sociedade brasileira.5
O pensamento social é racial
A efetividade da questão racial desenvolveu-se, apesar de contextos
extremamente desfavoráveis, em que as elites intelectuais se esmeraram nas
teorizações e projeções a respeito do "problema negro". Da virada do século XIX
para o XX, até os meados deste, talvez não se encontre intelectual brasileiro
isento de racialismo, isto é, tendo a raça como centro do seu pensamento sobre
a sociedade ' até porque, para as elites, se apresentava como um dilema a
construção de uma nação composta majoritariamente de descendentes de africanos.
A instituição do Estado Nacional Republicano é simultânea ao incremento da
imigração européia incentivada e subsidiada, um sintoma da vontade, das
características da identificação das elites, e do esforço de se consolidarem
perfis institucionais e ideológicos assemelhados aos modelos europeus à
disposição. A pregação da necessidade de eugenia (pseudociência do
aprimoramento racial) era um tema recorrente, então tratado com desembaraço. A
influência dos teóricos do racismo científico alcançava em cheio as elites
intelectuais brasileiras, embora Renato Ortiz (1986) tenha sublinhado a
"criatividade" dos autores nacionais que selecionavam o que lhes interessava
das doutrinas racistas vigentes.
Numa rápida digressão caracterizando as abordagens de uns e outros, e
ilustrando a afirmação de que o pensamento social é racial, pode-se falar da
obra teórica e metodologicamente repleta de equívocos e inconsistência de Nina
Rodrigues, médico-legista baiano, de duradoura influência e eivada de um
racismo profundamente pessimista, a ponto de Guerreiro Ramos (1957:145),
aconselhar: "no campo das ciências sociais a melhor homenagem que se pode
prestar ao cidadão comum Nina Rodrigues é fazer silêncio a respeito de sua
obra"; ou da performance de João Batista de Lacerda, representante brasileiro
no Congresso Mundial das Raças, em Londres (1911), assegurando aos seus
descrentes pares que a mestiçagem (contrariando Gobineau ' um dos principais
teóricos do racismo científico ' que a via como degenerativa), no Brasil era
solução. Para o então diretor do Museu Nacional, aqui estaria se procedendo a
uma redução étnica, com a eliminação gradual da população negra pela
superioridade do sangue branco. Ou referindo o racismo otimista de Oliveira
Vianna, personalidade fundamental nos primórdios da Sociologia entre nós, que
advogava o incremento da imigração de dolicocéfalos-louros para higienizar, com
seu genesuperior, o sangue do povo brasileiro ' antes mesmo dos resultados do
censo de 1920 aquele autor já sabia que a "evolução do povo brasileiro" (esse é
o título do seu livro publicado como introdução àqueles resultados) se
processava no sentido, irreversível, da arianização. Ou, lembrando, ainda, do I
Congresso Brasileiro de Eugenia, em 1929, e a participação da nata das Ciências
e das Letras nacionais, com suas teses para a higienização do povo brasileiro,
sob a presidência de Edgar Roquette-Pinto (um pioneiro da implantação do rádio
como veículo de difusão nacional) e relatório de Ignácio do Azevedo Amaral (um
ícone da Educação no Brasil), de onde se extrai aconselhamentos do tipo:
o Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia dirigirá ao Presidente da
República, às casas do Congresso Nacional e aos Governadores dos
Estados, um apello em que serão postos em foco os gravíssimos perigos
da imigração promíscua, sob o ponto de vista dos interesses da raça e
da segurança política e social da República.
Ou, ainda, falando de Manuel Bonfim, um exemplo raro de intelectual brasileiro
que já em 1905 superava o biologismo, pois mesmo ele, que desmascarava o
darwinismo social tão presente entre nossas elites utilizando argumentos
fornecidos pelo próprio Darwin, não consegue refutar inteiramente o ideal de
branqueamento:
Indígenas e negros, sendo povos ainda muito atrazados, não possuiam
nem qualidades, nem defeitos nem virtudes, que se impusessem aos
outros e provocassem a imitação. Eram eles que, nesse encontro e
entrecruzamento de raças, sofriam a influência dos mais cultos e os
imitavam. (Bonfim, 1993.236)
Não se trata, aqui, no entanto, de nos estendermos sobre aquele pensamento, que
certamente não é homogêneo e sobre o qual existe farta bibliografia (Seyfert,
1997), mas de observar a sua convergência no que toca à questão racial. Houve
unanimidade entre a intelectualidade quanto à importância da imigração
européia, sendo inexpressiva qualquer posição contrária ou que, de alguma
forma, olhasse a situação "
dos pobres negros, despossuídos e abandonados à sua própria sorte
".6 Não é preciso o domínio da bibliografia acadêmica sobre a situação da
população negra nas primeiras décadas pós-Abolição para se falar do sentimento
de abandono, generalizado nos meios negros das grandes cidades à época.7 O
mesmo em relação a qualquer projeto de lei vislumbrando algum tipo de reparação
aos ex-escravos. Nas áreas urbanas, para onde esses afluíam em grandes levas,8
formando as primeiras aglomerações nas grandes cidades, e nas formas de
colonato ou parcerias de variado tipo nas zonas rurais do Sudeste e do Sul, a
exclusividade na alocação era para os imigrantes. A perspectiva dominante entre
as elites era a substituição da população, pela imigração e pela mestiçagem a
mais longo prazo. Ainda em 1964, Manuel Diégues Jr. vai insistir na importância
da imigração e sua ênfase é sobre a necessidade de diversificar essa imigração,
cujo "peso" de portugueses seria excessivo ' mas sempre europeus. É sugestiva a
forma como ele inicia o capítulo "O imigrante e o nacional" afirmando que: "A
estrutura cultural luso-brasileira [...] baseada nos elementos originários
portugueses, foi salpicada pelos valores negro-africanos e indígenas" (Diégues
Jr., 1964:342).
A trajetória do pensamento social brasileiro tem sido de permanente
recomposição, dando sempre a impressão de propriedade, de cabal interpretação e
controle da evolução da questão racial na sociedade. Ao que parece, essa
confiança entrou em crise com o anúncio das cotas, e com os debates mais amplos
em torno das medidas de ação afirmativa, de reparações. É possível observar que
a grande maioria da intelectualidade não toma posição a respeito. Um ou outro
se arrisca eventualmente, mas quase sempre tangenciando a questão; apoio
ostensivo, nenhum; contrários frontalmente, só exceções, nunca os mais
renomados.
O pensamento social brasileiro, abusando da margem de manobra concedida pela
ampla hegemonia cultural e pelos mecanismos institucionais e políticos de
produção de conhecimento, declinou do seu papel de encaminhar uma ampla
discussão nacional sobre o racismo, porque pensou poder postergá-la
indefinidamente, e indefinidamente manter a paz social apesar das flagrantes
desigualdades: um crime, no mínimo, de displicência, omissão, se não de
cumplicidade com a perpetuação das desigualdades raciais e as defasagens
simbólicas que compõem o escopo do racismo. E hoje depara com a "volta do
ponteiro" ' um momento de inevitável enfrentamento da efetividade da questão
racial.
Os estudos de relações raciais ' um vírus inoculado
A emergência dos chamados estudos de relações raciais dentro do campo dos
estudos afro-brasileiros, a partir da década de 30, permitiu algo como uma
desintoxicação do pensamento social brasileiro. Essa área espinhosa, porque
muito exposta às tensões inerentes à crucialidade do tema, foi sendo relegada a
segundo plano, tornando-se uma especialização ' seus adeptos reclamam de uma
certa marginalização no âmbito das Ciências Sociais ' e serviu para resguardar
o universo mais amplo da intelectualidade dos embates "comezinhos" gerados pela
efetividade da questão racial.
Mas "quem dá o pão, dá o ensino". Embora não possa ser vista linearmente ' em
quase 70 anos, foram muitas e significativas as descontinuidades e interseções
teóricas, políticas, sociais ', será possível descartar qualquer ligação entre
as cotas e medidas de ação afirmativa, hoje, e o papel fulcral da Fundação
Rockfeller, e de outras norte-americanas, articuladas ao poder acadêmico no
Brasil, na aurora dos estudos afro-brasileiros, financiando a vinda de
pesquisadores norte-americanos, cujas marcas são tão visíveis? (Marinho, 2002).
Não devo enveredar por uma discussão mais complexa, sobre a sujeição, ou não,
dos cientistas sociais brasileiros nessas áreas de estudos, aos ditames
"imperialistas" da Sociologia norte-americana, conforme Bourdieu e Wacquant
(1998). Estou sugerindo que os estudos afro-brasileiros, e dentro deles os
estudos de relações raciais ' nem sempre prestigiados pelas áreas mais nobres
das Ciências Sociais ' tiveram liberdade para instituir seus próprios cânones
teóricos, naturalmente com a complacência (e porque também atendiam
conveniências) dos poderes acadêmicos. O que pretendo enfatizar é que quaisquer
que fossem as influências teóricas e metodológicas, elas encontravam um meio
acadêmico e um ambiente social propícios: o primeiro pela sua incipiência e
carência de recursos, além do desinteresse/demissão da intelectualidade, da sua
presunção de universalidade ' o seu pensamento expressaria a totalidade,
incapaz de questionar o "lugar social" de onde fala; o segundo, porque refletia
aquele desinteresse, que tem o álibi de um período de sucessivas crises
políticas e institucionais ' os meados do séc. XX ' em que o apelo à unidade
nacional sobrepujava tudo, inclusive a necessidade de desvendamento da questão
racial, em função da afirmação do país num mundo competitivo em aceleradas
transformações.
O resultado foi, então, a perda do controle. Um "descolamento" teórico e
político de alguns estudiosos que, na busca de novas possibilidades
explicativas, foram atraídos pela comparação com o que havia de mais visível: o
contexto norte-americano. E se afastaram, então, do clima e da malha de
interesses políticos e acadêmicos que acumpliciavam os estudos afro-
brasileiros, o âmbito mais extenso das Ciências Sociais, e os setores políticos
e institucionais "formadores de opinião" ' mídia, Educação, religiões, e
personalidades influentes.
Sociólogos como Alberto Guerreiro Ramos e Luiz Aguiar da Costa Pinto,
teoricamente tão diferenciados ' além de inimigos pessoais ' tiveram em comum a
rejeição à "culturalização" do negro brasileiro (esta, sim, atravessando obras
de quase todos os escritores nacionais), em detrimento da apreciação séria do
problema racial. A insensibilidade da intelectualidade brasileira não conseguiu
aproveitar a contribuição mesmo de Florestan Fernandes e de outros cientistas
sociais influentes, que em trabalhos alentados alertaram para a importância de
maior atenção à questão. O distanciamento olímpico da intelectualidade
brasileira se manteve apesar da repercussão mundial dos embates travados no
auge do Movimento pelos direitos civis dos negros norte-americanos. A partir
daquele momento ' anos 60 e 70 ' talvez se possa falar de uma guinada para a
"americanização" dos debates teóricos sobre o racismo e das lutas políticas
contra o racismo, no Brasil, dos quais o Movimento Negro tem sido o motor e a
ponta-de-lança. Uma nova geração de pesquisadores brancos e negros norte-
americanos trouxe a público seus trabalhos. Thomas Skidmore (que viera ao
Brasil para estudar a era Vargas e se sentira confrontado pelo escamoteamento
da questão racial), e Carl Degler, lançam seus livros nos EUA (Skidmore, 1989;
Degler, 1976), que logo adiante seriam traduzidos, com sucesso, para o
português. E em 1979, é traduzida para o português a tese de Carlos Hasenbalg,
defendida nos EUA, que veio a se tornar um marco na literatura de relações
raciais no Brasil. Entre outras inovações teóricas, questiona o cerne da
concepção da chamada Escola Paulista (com Florestan Fernandes à frente) do
racismo como um arcaísmo, um resquício da escravidão, apresentando a
materialização da discriminação racial através de mecanismos institucionais e
de estatísticas sobre as desigualdades raciais.
Pós-Durban
Não surpreende que Ricardo Henriques (2001) agradeça, na página de rosto do seu
texto "Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década
de 90", a Carlos Hasenbalg, pelos comentários. Esse texto e seu autor tornaram-
se referências obrigatórias na cruzada atual pelas medidas de ação afirmativa '
devido, principalmente, à potência de seus conteúdos estatístico e analítico
sobre as desigualdades raciais, mas também pelo fato de representar a posição
de um pesquisador "oficial", do IPEA Instituto de Pesquisas Econômicas
Aplicadas, do Ministério do Planejamento. Vejo-os como a culminância de duas
décadas de produtividade intensa e articulada das pesquisas com esse viés no
Brasil, em que se destaca Hasenbalg, a partir do êxito em articulações e da
produção acadêmica do Centro de Estudos Afro-Asiáticos-UCAM, que ele dirigiu de
1982 a 1997. É de se observar o nível de engajamento pessoal e teórico de
pesquisadores influentes junto aos centros de poder ' Ricardo Henriques e o
então presidente do IPEA, Roberto Martins, são dois deles ' empenhados na
ampliação da discussão especificamente focada nas desigualdades raciais. E mais
ainda, a sua mais que perfeita interação com o que podemos designar provisória
e cautelosamente de setores de ponta do Movimento Negro. Além de subsidiar
projetos e ações estratégicas das ONGs e de personalidades negras vis-à-vis
agências fomentadoras de variado perfil, eles se dispuseram, em dado momento, a
intermediar a incorporação de pesquisadores negros e de seus projetos de
pesquisa à agenda de órgãos oficiais de apoio à pesquisa, e até mesmo no
interior do próprio IPEA.9
A argumentação que venho esboçando neste tópico pretendeu resumir (muito
rapidamente) a formulação provisória de como o pensamento social brasileiro se
omitiu de discutir a questão racial e "segregou" os estudos afro-brasileiros;
de como, nesse âmbito, vão conquistando proeminência os estudos de relações
raciais; e o crescente "descolamento"/autonomização, de um determinado viés
desses últimos: o foco nas estatísticas e análise das desigualdades raciais. E
que isso representaria a "perda de controle" por parte das elites intelectuais,
desinteressadas da publicização, intensificação, aprofundamento, desses temas.
Ao longo do processo preparatório da Conferência Mundial Contra o Racismo
(2000/2001) foi se formando um leque de alianças entre militantes do Movimento
Negro e de outros Movimentos Sociais (quase sempre negros), setores acadêmicos,
uns poucos setores de mídia, setores governamentais e também do Legislativo e
Judiciário, que tem dado mais e mais visibilidade à questão das desigualdades
raciais e à necessidade de implementação de ações afirmativas. Esse contexto de
alianças vem se consolidando e tem sido amplamente vitorioso na hegemonização
do discurso e ações anti-racistas no Brasil. Isso ficou explícito na atuação
complementar (embora permeada por tensões) das delegações oficial e de ONGs
negras no processo de mobilização, no Brasil, e nas instâncias oficiais da
Conferência Mundial Contra o Racismo. E aquelas alianças se confirmaram no pós-
Durban, municiando discursos e medidas governamentais no que toca ao
enfrentamento das desigualdades raciais, e também junto aos poderes Legislativo
e Judiciário e a alguns setores da sociedade civil. Uma característica central
desse contexto de alianças, todavia, é que ele tem tratado exclusivamente da
materialidade do racismo (enfoque precioso, por sinal, em terras de "racismo
camuflado"), mas que relega suas dimensões históricas, simbólicas, a segundo
plano.
Cabe, agora, refletir sobre a complexidade desse processo social e político e
indagar da pertinência ou não das conjecturas que venho desenvolvendo: se,
realmente, a intelectualidade brasileira ' os "formadores de opinião" via
mídia, debates políticos e acadêmicos etc. ' perdeu o controle, seja da
discussão teórica, seja dos encaminhamentos práticos/estratégicos de
enfrentamento das desigualdades raciais, enquanto, à sua revelia, podem se
desenvolver antagonismos de mais difícil equacionamento.
Em caso negativo, deveremos buscar outros caminhos para a compreensão do porquê
da surpresa e comoção nacional frente às propostas de cotas e ações
afirmativas. Ainda mais se lembrarmos que Fernando Henrique Cardoso, o
presidente da república, como sociólogo, se especializou nessa área de estudos
e, ao longo do seu governo, tocou várias vezes no assunto e assumiu
oficialmente, em foros internacionais, a existência do racismo, além de apoiar
militantes negros com quem privara de certa proximidade política e de
prestigiar a liderança da Marcha de Zumbi dos Palmares, de 1995, criando, a
seguir, um Grupo de Trabalho Interministerial de combate ao racismo.10 E nada
disso conseguiu despertar a letargia das elites intelectuais sobre o problema.
Se, afirmativamente, é imperativo avaliar responsabilidades. Por enquanto tem
sido difícil, às vezes ríspido, o diálogo entre os pró e o contra as ações
afirmativas. A bem da verdade, os primeiros têm sido propositivos, articulados
e eficazes, conclamando ao debate e esgrimindo estatísticas e argumentações
substanciais. Seus discursos têm falado na emergência e transitoriedade das
cotas e ações afirmativas e na necessidade do enfrentamento da questão racial
em todos os setores da sociedade. Os segundos têm sido mais reativos e
reiteram, em geral, a postura universalista que sempre caracterizou o senso
comum em torno da mestiçagem e da vocação brasileira para a harmonia racial, da
importação desse problema etc. Contrapõem-se a medidas preferenciais para
negros em setores dos serviços públicos, para apresentações na mídia etc., se
bem que não respondem aos reclamos de que esses são tradicional e
ostensivamente brancos. Reafirmam a exigência do mérito (que se manifestariam
nas melhores notas nos vestibulares) como único critério para galgarem vagas
nas universidades públicas, e alertam para a racialização intrínseca aos
procedimentos que estão sendo adotados. A quem interessa a cristalização dessas
posições?
Um dado adicional é a surpreendente contrariedade de estudiosos da questão
racial, como o professor Peter Fry, por exemplo, com o desaguar desse
processo.11 Ele é favorável às medidas de ação afirmativa, mas contrário às
cotas, que vê como fator socialmente diruptivo, ao enfatizar as diferenças
raciais e levar ao caminho da intolerância. Esse influente estudioso das
relações raciais, inglês de nascimento, naturalizado brasileiro, foi
responsável, inclusive, pelo apoio maciço e decisivo à linha de pesquisas
desenvolvida por Hasenbalg e outros, no início dos 80, quando dirigente da
Fundação Ford ' uma das agências de fomento mais atuantes no que toca à questão
racial, no Brasil ' onde seu pensamento sempre gozou de respeitabilidade.
O que terá acontecido? Estaria a ação problematizadora das desigualdades
raciais, radicalizada na prescrição de cotas, em descompasso com a "tradição"
de cautelosa e resguardada interação do campo científico com a efetividade da
questão racial?12 Teria havido uma ruptura política e estratégica de alguns
agentes (acadêmicos/políticos) a partir do êxito da linha de estudos que
enfatiza as desigualdades raciais? (Como exemplos: já em 1999, em seu livro
Racismo e anti-racismo no Brasil, o professor Antônio Sérgio Guimarães, da USP,
pôs um título provocativo no terceiro capítulo: "Tomando partido", com sólida
argumentação a favor das medidas de ação afirmativa). Mesmo após a saída de
Roberto Martins e de Ricardo Henriques do IPEA, continuam nesse órgão do
Ministério do Planejamento as análises que ressaltam a importância do
enfrentamento das desigualdades raciais. Estariam aquelas rupturas acadêmicas/
políticas provocando ou, antes, expressando (ou ambas as coisas) rachaduras nas
"torres gêmeas" da identidade nacional brasileira?
Muito se tem escrito, nas Ciências Sociais, a respeito de identidades. Sob a
ótica das teorizações atualmente mais influentes a respeito, poderia soar quase
como um anacronismo referir a efetiva construção da identidade nacional como
uma solução na perspectiva complexa de interações raciais e étnicas dos
brasileiros. Quem sabe?
Hall, mapeou
as mudanças conceituais através das quais, de acordo com alguns
teóricos, o sujeito do Iluminismo, visto como tendo uma identidade
fixa e estável, foi descentrado, resultando nas identidades abertas,
contraditórias, inacabadas, fragmentadas do sujeito pós-moderno.
(Hall, 2001:46)
Penso que algo semelhante se poderia propor para uma concepção de identidade
nacional. Algo como o captado por Chatterjee (2000), analisando a luta
anticolonial na Índia. Ele identificou um momento em que o nacionalismo
rejeitou o direito do Estado colonial de intervir em aspectos essenciais da
identidade cultural da nação. Era uma dimensão do nacionalismo que se instituía
a partir de espaços resguardados de significações no seio da população. A
construção desses espaços implicaria considerável energização dos esforços de
afirmação étnica/racial em populações subordinadas. Poder-se-ia desconhecer/
menosprezar esses acúmulos que teceram auras de heroísmo que recheiam a crônica
das lutas anticoloniais e de conquistas libertárias de tantos povos?
Não há, nem linearidade, nem tanta distância conceitual, entre as lutas de
libertação nacionais, no outrora chamado Terceiro Mundo, e as lutas da
população negra na sociedade brasileira. Como desprezar aquelas referências
frente à apropriação pela identidade nacional brasileira de tantos símbolos
negros de origem, e ao mesmo tempo recusar a ultrapassar o meramente simbólico
e enfrentar as demandas da população negra por igualdades de oportunidades em
todas as instâncias da vida nacional?
Não vejo identidade nacional como uma simples transposição/coletivização de
identidades particularizadas. Mas a discussão de Hall (1998) sobre a
descentração do sujeito do iluminismo e sua reconstituição na "modernidade
tardia", ajuda a pensar o esforço de homogeneização/assimilação que as elites
pretendem impor à população negra brasileira. A crença nessa homogeneidade
ontológica traz a perplexidade, quando o combate do Movimento Negro ao racismo,
face à obstrução de outros caminhos, é levado à significação da diferença. Para
Hall, os sujeitos sempre respondem a interesses. O contrário do que transparece
na discussão psicológica/filosófica de Giddens (1991), na qual este induz a
existência de um âmbito íntimo na constituição do ser, que não seria dado à
reflexividade, à cognição, à consciência ' o que ele designa conscientização
prática. Se, por um lado, ele questiona as bases do racionalismo que
fundamentam a civilização ocidental, por outro, deixa de perceber a
heterogeneidade, a complexidade de interações presente na discussão de Hall.
Este não teme, nem consagra a diferença; ela pode ser transitória no fluxo de
identificações em sociedades complexas. Aquele deixa transparecer a sua vontade
de que haja a homogeneização. Penso que há, entre os dois, uma diferença
crucial de caráter político-ideológico que os distancia: a formação de ambos, o
lugar "racial" de onde estão falando, uma bagagem construída socialmente, que
os informa, por trás de suas posturas teóricas. Giddens (e outros teóricos,
junto aos quais se sentiriam à vontade eminentes pensadores sociais
brasileiros) ao falar de identidades, que elas são construídas, inventadas,
está falando "dos outros". Ele não questiona o seu "lugar de enunciação" e o
quanto esse "lugar" compromete o suposto universalismo de sua formulação.
Problematizando identidades africanas em contextos pós-coloniais, quando elas
muitas vezes antagonizam processos de transformação nacional e tentam enfeixar
diferentes perspectivas em camisas-de-força de tradições étnicas idealizadas,
Appiah diz
sou aplicado o bastante para me sentir atraído pela enunciação da
verdade, mesmo que o mundo venha abaixo; e sou animal político o
bastante para reconhecer que há lugares em que a verdade prejudica
mais do que ajuda. (Appiah, 1997:243)
Não me parece que ele esteja falando apenas de questão de ética, que procura
não romper, buscando alternativas para esse enunciado. O que ele está afirmando
é que a construção da solidariedade africana não pode passar pela afirmação da
raça e das tradições nacionais, que seriam "falsidades inúteis, ou pior,
perigosas: que um outro conjunto de história nos construirá identidades através
das quais possamos fazer alianças mais produtivas" (ibidem). Aproveitando esta
reflexão para o caso brasileiro, poderiam se questionar as bases do mito da
democracia racial que apontam para um passado idealizado, fundamentando a
construção de uma identidade nacional idealizada, no qual o elogio da
mestiçagem serve como anteparo da hierarquia racial, e no qual a branquidade se
encontra no topo; tudo isso exigindo da população negra que se renda a tais
idealizações. Penso que tal exigência seria (tem sido) nociva, do ponto de
vista de que a diversidade representa a maior fonte de riqueza na constituição
de um povo. E paradoxal, porque postula que a população negra deveria renunciar
ao combate às desigualdades, à demanda de plena integração social à
nacionalidade brasileira; quando tal perspectiva, em se tornando realidade,
redundaria em fortalecimento dessa mesma sociedade nacional.
Considerando a consistência desses alertas é razoável propor que nem sempre são
armadilhas as demandas de rompimento com identidades nacionais, instituídas
sobre bases suspeitas da universalidade dos setores hegemônicos, e de
construção de outras, que partam da heterogeneidade.
A idealização de um país sem problemas raciais é uma vontade forte (e bonita)
demais para se descuidar dela. Ela vem se equilibrando entre a ilusão e o sonho
da igualdade. A cristalização das desigualdades, de um lado, e a exacerbação
das diferenças para combatê-las, por outro, podem fazer degenerar aquela
condição tênue, paralisando/obstruindo o fluxo de identificações que (embora
diferenciadas e até conflituosas), no caso brasileiro, vêm representando um
alento, emoldurando as imagens distorcidas no espelho e (apesar de tudo!)
criando suas próprias soluções parciais.
A despeito de uma hegemonia racial em todas as instâncias de poder, emergiu ' a
partir da profícua interação do Movimento Negro com a delegação oficial
(agentes de governo e de Estado) ao longo do processo preparatório e durante a
Conferência Mundial Contra o Racismo, em Durban, África do Sul, em 2001 ' um
contexto de alianças contra-hegemônico altamente eficaz no incremento das
discussões sobre as desigualdades raciais. É tentadora a oportunidade de
lembrar a famosa imagem usada por Marx, ainda no 18 Brumário, em relação a
situações de fato: "Aqui é Rodes, salta aqui". Frente ao desafio do quadro
atual, não resta ao pensamento social e ao universalismo que transborda para o
senso comum configurando a identidade nacional brasileira, mais do que fazer
acontecer a vocação de igualdade e harmonia que sempre proclamou. Começa por
enfrentar a discussão, e isso pode e deve se dar acadêmica e politicamente em
bases democráticas. Se a solução não passa pelas cotas, qual a proposta? A
inércia e as digressões ' como a alegação de que em vez das cotas se deveria
oferecer ensino público de qualidade a todos (como se isso fosse contraditório
com a proposta emergencial das cotas) ' não são mais cabíveis.
Preconizar a adoção de cotas fortalece a questão da raça ' o que é um problema.
Mas como um movimento tático, de caráter emergencial e temporário, cumpre o
duplo papel de tensionar a sociedade em direção ao enfrentamento das
desigualdades, e de expor a fragilidade, nesta questão, do pensamento social
brasileiro, obrigando-o a se voltar sobre si mesmo, observando suas lacunas,
com a oportunidade de engajar-se na efetiva construção do universalismo, em vez
de esvaziá-lo em insensata proclamação idealista. A intelectualidade brasileira
não quis e/ou não foi capaz de enfrentar os preconceitos e a discriminação
racial que grassavam à sua volta, nem sequer conter a dissensão teórica e
metodológica gerada em suas entranhas pelos estudos de relações raciais.
Pensando ainda com Appiah, ele enfatiza a necessidade de os cientistas sociais
continuarem dizendo suas verdades, mas que é importante incorporar
um intenso sentimento da marginalidade desse trabalho para a questão
central da resistência ao racismo e à violência étnica [...] a
verdadeira batalha não é travada nos círculos acadêmicos. (Appiah,
2001:248)
Notas
1. Militante negra brasileira que fez parte da delegação oficial ao longo do
processo preparatório e na Conferência Mundial. Por sua destacada atuação, foi
indicada pela representação brasileira e eleita a relatora oficial daquele
evento.
2. Os nomes de Ruth de Souza, Léa Garcia, Mercedes Batista, Haroldo Costa, que
consolidariam suas carreiras adiante, são emblemáticos. Abdias do Nascimento
chegou a contracenar com Cacilda Becker.
3. O sociólogo negro Alberto Guerreiro Ramos confessa ter rejeitado, a
princípio, o assédio de Abdias Nascimento, que considerou "um reivindicador
contumaz". Aos poucos foi percebendo suas razões e assumindo posturas teóricas
e engajamento político como negro.
4. Uma piada que chegou a causar muita confusão e incontáveis pequenos
conflitos (muitos deles noticiados pela imprensa) era de que a Lei Áurea se
esgotaria e se poderia voltar à escravidão. Um outro indicador do nível de
tensão a que se poderia chegar foi a sucessão de artigos nos principais
jornais, discutindo a oportunidade e as características do Programa Nacional do
Centenário da Abolição, capitaneado pelo Ministro da Cultura, Celso Furtado
(intelectual de renome), e instituído no dia 21 de março pelo presidente da
República, José Sarney. O livro de Edson Lopes Cardoso, Bruxas, espíritos e
outros bichos (1992), arrola e comenta notícias e artigos publicados naquele
período. Ali se encontra parte da pesquisa que gerou a dissertação de mestrado
em Comunicação defendida pelo autor na UnB, em 1990.
5. Uma incursão ao conteúdo dos jornais das grandes cidades entre março e maio
de 1988, assim como um levantamento dos eventos realizados nas mais diversas
instituições da sociedade civil e dos Movimentos Sociais, comprova o que foi
observado empiricamente por quantos estivessem voltados a isso. Ainda a leitura
dos jornais em todo o país, no dia 12 de maio, oferece um bom retrato do que
foi o absolutamente desproporcional aparato de repressão que escandalizou a
mídia nacional e internacional (não se vira tal quantidade de tropas desde
1968, nem nas campanhas pela Anistia, ou pelas Diretas), e que foi mobilizado
pelo Comando Militar do Leste contra uma passeata mobilizada pelo Movimento
Negro no dia anterior, no Rio de Janeiro. Não foram apenas a quantidade de
militantes (estimada em cerca de quinze mil pela PM, cujos serviços de
informação haviam previsto), nem o alegado ataque que se faria à estátua de
Duque de Caxias, os fatos responsáveis pelo desatino dos militares. O relato de
membros do Comando da Marcha (jornal Força Negra, novembro de 1988), de que,
inclusive, o Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro ' Hélio Saboya
' se confessara perplexo: "os militares estão loucos", permite se pensar que
maior do que a força do Movimento Negro ' que eles tinham como contabilizar e,
se fosse o caso, controlar ' era o temor da dimensão que poderia alcançar um
evento daquele tipo, com tamanha carga emocional, capaz de potencializar a
efetividade da questão racial, colocando aquele contexto à beira da ruptura, do
enfrentamento desabrido dos militantes contra as forças policiais e militares.
6. Frase extraída do jornal Tribuna Negra, órgão da Imprensa Negra paulistana,
1935.
7. A frustração com o fato de a abolição da escravidão não ser seguida de
outras medidas que atenuassem as desigualdades raciais e promovessem a efetiva
integração do negro à sociedade, teria se tornado ressentimento contra a crueza
das instituições republicanas, gerando fenômenos como a guarda negra. Ver, a
respeito, artigo de Carlos Eugênio Líbano Soares (1993).
8. José Correa Leite e Cuti. E disse o velho militante José Correia Leite.São
Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
9. Tenho conhecimento direto de pelo menos uma organização negra com quem
estiveram em estreito contato: o CEAP ' Centro de Articulação de Populações
Marginalizadas, que produziu um "Programa Nacional de Pesquisas e Análise de
Políticas Públicas para os Afro-Brasileiros" como "proposta para o IPEA".
10. Em 1995 ' ano do Tricentenário de Zumbi dos Palmares ', a sociedade
brasileira assistiu a um incremento extraordinário de eventos capitaneados, em
geral, por militantes do Movimento Negro. Uma das principais articulações de
militantes realizou, em novembro, a "Marcha Zumbi dos Palmares Contra o
Racismo, Pela Cidadania e a Vida". Foi uma mobilização nacional que desaguou na
Esplanada dos Ministérios, num grande comício com a participação de importantes
lideranças políticas e artistas. Ao final, "Missa dos Quilombos", de Milton
Nascimento, com orquestra e coral, em quase duas horas de espetáculo.
11. Entrevista de Peter Fry ao jornal Capital Cultural, Rio de Janeiro, junho
de 2002.
12. Não pretendo, aqui, entrar no mérito da importância do MN para essa nova
conjuntura da luta contra o racismo.