Reconhecimento e sociologia
A principal questão posta à sociologia, considerando o conjunto de sua
história, é saber se ela sugere uma representação específica do sujeito social
ou se ela esboça uma outra teoria da ação mais poderosa que a das disciplinas
rivais, como psicologia, filosofia ou ciência econômica. Assim formulada, esta
questão parece tão complexa e carregada de problemas de todos os tipos que nos
sentimos tentados a descartá-la. Buscar o que é, poderia ou deveria ser uma
teoria propriamente sociológica da ação parece equivaler à busca do Graal ou da
pedra filosofal. Pode-se pensar que seria o mesmo que abandonar o jogo no
início. Como comparar as respostas da sociologia às de outras disciplinas,
sabendo que estas estão tão ou mais desarticuladas do que ela? Tomemos por
exemplo a psicologia. Qual delas devemos considerar? A psicologia social, as
psicologias experimentais, comportamentais, a psicanálise, ou outras? Por outro
lado, os limites daquilo que faz a tradição sociológica são bastante fluidos e
em parte arbitrários e convencionais. Marx ou Tocqueville eram sociólogos desde
sempre mesmo sem o saber? E o que dizer de Weber, que se considerava antes de
tudo um economista?
A questão da relação da sociologia com a questão do reconhecimento - este
também disperso, como veremos adiante - parece então insolúvel. Entretanto,
percebe-se que ela é essencial à autodefinição da disciplina. E como falamos
aqui de reconhecimento, é possível traduzir essa idéia propondo que a
sociologia apenas pode ver reconhecida sua legitimidade e que os sociólogos não
podem se reconhecer entre si como tais - atente-se para os dois sentidos
diferentes da palavra reconhecimento - enquanto haja no mínimo um ar familiar
partilhado entre as diferentes modalidades de se analisar a ação social dos
sociólogos; modalidades diversas daquelas dos filósofos, dos psicólogos ou dos
economistas.
Retomemos, então, a questão de uma forma mais modesta e conveniente: é possível
fixar algumas características desse ar familiar de que partilham as diversas
teorias da ação social que reivindicam para si a sociologia ou que a têm
imputada? E têm elas relação com a questão do reconhecimento?
Para avançar neste terreno instável, es-corregadio e pouco demarcado, é
necessário desde logo deixar de lado certo debate recorrente na sociologia que
nos conduz ao impasse, de modo que se possa compreender onde a problemática do
reconhecimento nos ajuda. A principal linha de divisão no interior da tradição
sociológi-ca - a divergência na questão do status da ação social - parece se
condensar na oposição entre individualismo e holismo metodológicos. Ou seja,
entre sociologias que, seguindo o raciocínio dos economistas, atribuam a ação
ao pólo da liberdade e/ou da racionalidade dos indivíduos e sociologias que a
enraízem no universo do sentido, da cultura e dos valores. Inútil afirmar neste
debate, e nos limites do que nos propomos aqui, que a lacuna das teorias
individualistas da ação social é que elas carecem de construção do momento da
socialidade, da dimensão propriamente social da ação, e que, inversamente, a
lacuna dos vários holismos (funcionalismos, culturalismos ou estruturalismos) é
perder a dimensão da ação, da liberdade e da indeterminação relativa da ação
social.
Uma das razões do sucesso contemporâneo das teorias da luta pelo
reconhecimento, iniciadas sob sua forma atual por Charles Taylor, Axel Honneth
e Nancy Fraser, é que certamente elas estão em consonância com os novos tempos
(seria preciso perguntar o por quê), mas também que elas parecem indicar o
caminho para uma ultrapassagem efetiva da oposição entre individualismo e
holismo. Ter como hipótese de partida que os atores sociais estejam em luta de
ou para o reconhecimento permite, de fato, fazer justiça a um só tempo ao
momento da ação - representado pela insistência na luta - e ao momento da
socialidade, uma vez que visar a ser reconhecido é necessariamente ser
reconhecido por outros que não si mesmo. Sermos reconhecidos por outros que
freqüentamos na esfera da intimidade ou do trabalho e pelo "grande outro",
aquele que encarna a cultura e os valores compartilhados. Isso significa agir
para fazer sentido a si mesmo e aos outros, ou pelo menos aos olhos dos outros.
Mas em que medida e sob quais condições, no quadro real da problemática da luta
pelo reconhecimento, a tradição sociológica pode encontrar uma unidade mínima e
relativa? Procederei em três tempos: inicialmente, de forma quase taquigráfica,
experimental e exploratória, tentarei ver se é possível reformular certos temas
essenciais da tradição sociológica em termos da linguagem do reconhecimento.
Esboçarei, no segundo momento, um mapeamento das dificuldades levantadas pelas
formulações contemporâneas desta problemática, para esboçar, enfim, algumas
hipóteses sobre a direção a seguir, de forma que as teorias do reconhecimento
contribuam de maneira convincente para um paradigma sociológico da ação social.
O reconhecimento na tradição sociológica
Examinemos de forma cursiva e meramente indicativa com que poderiam parecer
alguns dos temas e capítulos de uma história temática da tradição sociológica
que - à maneira de Talcott Parsons ou de R. Nisbet - tentariam delimitar nessa
tradição o lugar ocupado pela questão do reconhecimento, quer ela apareça sob
esta categoria ou sob outros títulos.
1. Em certo sentido, Tocqueville só fala sobre isso. O ódio do privilégio que
ele coloca no coração da democracia moderna equivale à recusa visceral de ser
desprezado. A aspiração à igualdade das condições é a aspiração a um igual
respeito, e não à igualdade de posses. Tocqueville é muito explícito neste
ponto. A dinâmica democrática pode, então, ser facilmente lida como o resultado
não da luta de classes, mas da luta pelo reconhecimento. E, mais
especificamente, para dizê-lo em um vocabulário anacrônico, como uma luta de
grupos de status, para além das classes. E, mais especificamente ainda, como
uma luta dos grupos de status dominados em vistas de se libertar da lógica
estatutária e das lutas que ela induz. Trata-se, em suma, de ultrapassar e
regular a questão do reconhecimento estatutário mediante o acesso a um
imaginário comum das condições sociais. Ao igual respeito, portanto.
2. Certamente não seria muito difícil sustentar que também Marx fala apenas de
reconhecimento, ainda que sua visão da história seja claramente derivada da
dialética hegeliana do mestre e do escravo. Seria plausível, pois, reformular e
fixar boa parte dos temas marxistas centrais na linguagem do reconhecimento.
Aliás, é isso que, em certa medida, faz A. Honneth e, com maior evidência, E.
Renault. Porém, está claro que Marx não conceitua a luta de classes em termos
de luta pelo reconhecimento, em termos de luta pela identidade e pelo ser, mas
em termos de luta pela posse, pelo ter. A luta de classes marxista é movida
menos pelo desejo de reconhecimento, pelo sentimento de ser vítima de um
desconhecimento ou do desprezo, do que pelo desejo de escapar à exploração e à
alienação de seu trabalho. Em contraste perfeito, mas também em
complementariedade e em simetria com Tocqueville - o qual pensa o conflito
social como uma luta de grupos dominados que tentam se sobrepujar, abolindo a
própria luta estatutária -, Marx age como se a luta dos grupos de status fosse
reduzível a uma luta de classes econômicas que tende à sua própria
ultrapassagem e à sua própria destruição. Tanto em um caso como no outro, o que
está em foco, anunciado e profetizado, é um lugar para além da luta. Um além
das lutas de status em Tocqueville, um além de luta das classes em Marx.
O ponto estranho em Marx é que ele nos agracia, portanto, com uma teoria muito
poderosa do reconhecimento, talvez a mais poderosa jamais elaborada, claramente
derivada de Hegel. Mas o fato é que a teoria econômica desenvolvida em O
capital se apresenta como uma teoria do reconhecimento não dos homens, mas dos
bens. Não são os sujeitos humanos, mas os bens que estão em luta para fazer
reconhecer seu valor, para o "realizar", como diria Marx. Fica em aberto a
questão de saber se as ferramentas desenvolvidas por Marx para pensar o
reconhecimento do valor dos bens não seriam mais bem adaptadas a um pensamento
do reconhecimento do valor dos sujeitos.
3. Curiosamente, de todos os grandes sociólogos, Durkheim é sem dúvida o autor
em que encontramos menos elementos passíveis de serem reinterpretados em termos
de reconhecimento. Isso pode causar estranheza, porque a atenção que ele dá à
importância dos símbolos na vida social deveria lhe conduzir nesta direção. O
que são realmente os símbolos, em sua origem e em última instância, senão
sinais de reconhecimento? Porém, totalmente voltado a pensar o que é por
excelência a religião na ordem simbólica, o que une e forma a sociedade,
Durkheim acaba por negligenciar a luta dos vários grupos que a compõem e que se
afrontam para se apropriar do domínio do simbolismo e, portanto, do
reconhecimento. Nesse sentido, muitas pistas podem ser encontradas em seu
discípulo Maurice Halbwachs. Mas em Durkheim, de fato, é a sociedade em seu
todo, e não qualquer um de seus subconjuntos, que deve ser reconhecida, o que
se faz por meio da religião. O único sujeito que se faz reconhecer é a
sociedade. O reconhecimento de sujeitos e grupos aparece em sua obra como uma
refração, uma sombra deste reconhecimento mais geral, primeiro.
4. Weber, por sua vez, nos permite entrar nesse debate por meio de duas
abordagens muito diferentes. A mais conhecida é a que mostra como a luta dos
grupos estatutários se sobrepõe à luta das classes e se autonomiza em relação a
ela para compor a ordem propriamente social. Estaríamos, então, no campo da
luta pelo reconhecimento, mesmo que esta idéia não apareça em sua obra
expressamente nestes termos. Encontra-se aí, de certo modo, uma síntese de
Tocqueville e de Marx, porém desprovida da composição messiânica que apontava
na direção de uma possível abolição da luta dos grupos estatutários ou das
classes.
Contudo, o mais fecundo é a segunda abordagem do reconhecimento, que se
encontra na teoria weberiana da religião. De fato, há em Weber toda uma teoria,
muito pouco explorada, da racionalização não só formal, mas também substancial
da religião, isto é, da ordem simbólica. As religiões evoluem porque é
necessário que elas constantemente encontrem novas razões que lhes permitam
explicar o sofrimento e o infortúnio, atribuindo-lhes um sentido e, assim,
dando esperança para os sobrepujar. Elas devem dar a cada classe social, a cada
grupo estatutário, assim como a qualquer indivíduo, os meios de encontrar
sentido em suas ações e em sua presença na Terra e no além, e, portanto, de se
ver reconhecido. Seria preciso cruzar tais reflexões com sua análise específica
da ética puritana, que deixa entrever uma questão-chave: saber em que medida as
grandes religiões universais não tendem a responder à busca de sentido e de
valor em termos de eleição individual e/ou coletiva. Ser reconhecido, em termos
religiosos, não seria, afinal, poder considerar-se como eleito, ou seja, dizer-
se reconhecido, individual e/ou coletivamente, pelo reconhecedor último, o
reconhecedor de todos os reconhecedores possíveis, que é a figura divina
suprema, o outro generalizado, o sujeito que supostamente tudo sabe para além
de todo o conhecimento? Enfim, a religião como resposta aos enigmas e às
aporias do reconhecimento.
5. Seria possível identificar os grandes traços de uma tradição sociológica
norte-americana na interseção entre uma forte valorização da pesquisa empírica,
da antropologia cultural, da psicologia social e de uma filosofia
majoritariamente pragmatista? Encontrar, por exemplo, pontos comuns entre
Cooley, Park, Mead, Parsons, o interacionismo simbólico, Goffman e Garfinkel? A
tarefa revela-se difícil, mas é plausível dizer que entre estes autores a
questão do reconhecimento é absolutamente central. Ela não é nomeada como tal,
é verdade, mas definitivamente para onde se voltam todas as análises da
dialética dos status e dos papéis tão recorrentes nesta tradição? Ou para onde
se volta a insistência goffmaniana sobre a obrigação social de apresentar e
representar o "eu" para o "outro" na vida cotidiana, de rastrear
implacavelmente todas as ofensas que lhe são feitas e zelar pela reparação das
ofensas infligidas ao "eu" do "outro"? O sujeito goffmaniano está de certa
forma submetido à obrigação social de lutar para fazer reconhecer seu "eu"
sagrado e reparar as usurpações cometidas sobre o "eu" do "outro".
6. Curiosamente o autor que, sem dúvida, está mais próximo de construir uma
sociologia geral no plano da problemática do reconhecimento é aquele que mais
se distancia do tema. Trata-se de Pierre Bourdieu. O que faz a força
inigualável de A distinção é a subversão radical que este livro introduz não só
na teoria dos gostos estéticos, como também, e de maneira mais geral, na teoria
das necessidades. Onde o bom senso e a economia política clássica inserem as
necessidades no registro da materialidade, Bourdieu mostra, ao contrário, que
até mesmo as necessidades mais materiais - por exemplo, comer e beber, tanto
pelo que é consumido como pela maneira de fazê-lo - devem ser pensadas, em
última instância, como a necessidade de fazer reconhecer um status social e, de
certo modo, legitimar a natureza social, de maneira subentendida a taken for
grantedness aferente à cada status.
Ou ainda, a teoria bourdieusiana do capital simbólico não é outra coisa senão a
teoria da acumulação de um capital de reconhecimento. É o que o autor mostra de
modo exemplar em Esboço de uma teoria da prática (ou no livro O sentido
prático). Mais ainda: a bela análise da lógica do ponto de honra - isto é, da
luta pelo reconhecimento - é, nessas obras, inseparável da reconstrução
minuciosa das categorias de pensamento que estruturam o universo simbólico da
sociedade kabyle, imputando o valor social a priori aos gêneros, às idades ou
aos diversos grupos sociais de acordo com o lugar ocupado no enredo complexo
das oposições entre o norte e o sul, o seco e o úmido, o quente e o frio, o
interior e o exterior etc. Aqui se vê como o conhecimento é indissociável do
reconhecimento, como se entrecruzam e se interpenetram as categorias de
pensamento, as formas de classificação que permitem pensar e conhecer o mundo,
e aquelas que valorizam tanto as categorias cognitivas como as axiológicas. O
reconhecimento que conhece, e aquele que normatiza.
Entretanto, como se sabe, todas essas belas análises das lógicas sociais do
reconhecimento não contribuem para colocar a sociologia bourdieusiana no
terreno de uma sociologia geral do reconhecimento. Decidindo pensar seu sistema
sob a rubrica de uma economia geral da prática, e não de uma sociologia geral
do reconhecimento, Bourdieu reintegra-se na principal filiação marxista, a qual
prioriza as questões do ter material em relação às questões do ser social e de
seu reconhecimento. Ele perde, assim, uma grande parte da força de suas
descobertas, supondo que elas desmascarariam a lógica oculta da reprodução
sistêmica e quase mecânica da busca pela acumulação de posses - capital
econômico, capital social, capital simbólico -, quando o que elas de fato
mostram, se corretamente reinterpretadas, é o quanto a acumulação desses
diversos capitais só faz sentido se for pensada como momento e meio da luta
pelo reconhecimento.
Em outras palavras, o edifício bourdieusiano repousa sobre a tese meio
implícita meio explícita de que a posse e a acumulação do capital econômico
são, em última instância, os determinantes da luta social assim reduzida à
acumulação de vários tipos de capitais, notadamente capitais social e
simbólico. Ao passo que as análises de Bourdieu só seriam suscetíveis de
assumir todo o seu sentido e porte se inscritas no quadro de uma tese simétrica
- que a revitalizaria -, a qual estabeleceria que a acumulação do capital
simbólico é o verdadeiro determinante e que a acumulação do capital econômico
deve ser pensada como um de seus momentos e de seus meios. Ou, mais
precisamente, é necessário considerar a luta pelo reconhecimento o fato social
primeiro e primordial, e a acumulação (ou a dilapidação) dos diversos tipos de
capital como tantos outros meios e momentos desta luta.
Seria possível avançar ainda mais nessa direção, e desenhar os contornos do que
não seria somente uma teoria sociológica do reconhecimento, mas os
delineamentos de uma teoria sociológica geral vista como teoria geral do
reconhecimento? Para fazê-lo, precisamos organizar um apanhado das dificuldades
com as quais colidem as teorias do reconhecimento.
Algumas dificuldades das teorias do reconhecimento
Situemos inicialmente os dois problemas mais gerais levantados pelas diversas
teorias do reconhecimento que estruturam os debates contemporâneos. O primeiro
é saber se do ponto de vista positivo e cognitivo elas oferecem uma verdadeira
alternativa aos modelos explicativos dominantes. O segundo levanta a eterna
questão da passagem do positivo para o normativo, do is para o ought to: pode-
se deduzir da constatação de que os sujeitos humanos desejam antes de tudo ser
reconhecidos, que é preciso, necessariamente, lhes conceder o reconhecimento ao
qual aspiram?
Em um plano positivo, é realmente concebível fazer da questão do reconhecimento
um simples caso particular, um subconjunto da teoria geral da maximização da
utilidade, da teoria das escolhas racionais ou ainda daquilo que eu chamo de
axiomática do interesse. Seria suficiente para tanto considerar o
reconhecimento como um bem desejável, que satisfaz uma utilidade ou uma
preferência, no mesmo nível que outros bens desejáveis, como, por exemplo, um
carro, uma bela casa ou o prestígio. Em um outro registro, como vimos, poder-
se-ia facilmente imaginar uma sociologia bourdieusiana subvertida, que não
consideraria na raiz da ação o interesse, a lógica de reprodução ampliada do
capital econômico, mas o desejo de maximizar o capital simbólico. Ora, mesmo
subvertida, e se não mudássemos nada em outros lugares, ainda teríamos uma
axiomática da maximização do interesse e do ter. A questão é, então, saber se a
própria problemática do reconhecimento é capaz de operar uma verdadeira
inversão copernicana que faça surgir a teoria da ação racional como um caso
particular do reconhecimento, ou se este permanece nas teorias da ação racional
definitivamente passível de submissão ou submisso.
Para avançar neste ponto seria necessário primeiramente desenvolver o
questionamento propriamente antropológico. Porém, convém observar que dando
continuidade a esta discussão em torno da teoria da justiça de Rawls e de seu
contexto teórico, nota-se que os debates atuais se interessam muito mais pela
questão normativa, pela teoria da justiça do que pela questão da antropologia.
Curiosamente, eles não fazem quase nenhuma ligação com o antigo discurso do
reconhecimento, o que Kojève tirou de sua interpretação da dialética do senhor
e do escravo, exposta por Hegel em A fenomenologia do espírito - um Hegel mais
tardio do que aquele sobre o qual Honneth se baseia -, e que tanto influenciou
o pensamento francês do pós-guerra, especialmente por intermédio de Bataille, e
a releitura de Freud realizada por Lacan.
No plano normativo, de início, a questão que se coloca é saber em que medida é
permitido passar do ser ao dever ser. Porque, contrariamente ao postulado
implícito que se encontra na raiz de numerosas teorias contemporâneas do
reconhecimento, não parece possível deduzir do fato incontestável de que os
sujeitos humanos desejam ser reconhecidos que eles deveriam sê-lo todos
igualmente e em todas as suas demandas. Ou seja, que existiria uma espécie de
direito imprescritível ao reconhecimento. Caso não se precise o que é legítimo
na busca do reconhecimento e o que não é, a teoria do reconhecimento arrisca-se
a alimentar a concorrência entre as vítimas e a supervalorizar a criação
infinita de novos direitos que ameaçam, prontamente, revelarem-se
autodestrutivos. Convém, aliás, observar que na medida em que o reconhecimento
é pensado como subjugado [subsumable], nas teorias das escolhas racionais, e
sobretudo anunciado no registro do desejo de ter mais do que no de ser ou de
aparecer, é que a busca por reconhecimento se torna suscetível de alimentar a
concorrência de vitimização. Ou ainda, nos termos de Nancy Fraser, se a procura
de reconhecimento é pensada como uma busca por um bem útil suplementar,
comparável a outras utilidades, então ela se rebaixa a uma modalidade
particular de luta pela redistribuição.
Por outro lado, essas dificuldades gerais convertem-se em quatro séries de
questões complementares. Respectivamente: quem deve ser reconhecido? Por quem?
O que deve ser reconhecido? E, finalmente, o que significa a própria idéia de
reconhecimento?
1. Quem quer e quem deve ser reconhecido realmente? Os indivíduos ou as
comunidades? Não assistimos hoje, como observa S. Trigano, a uma curiosa
contradança [chassé-croissé] entre os indivíduos e as comunidades? Quando
acreditamos ver, por toda parte, o desenrolar das lutas de emancipação dos
indivíduos, parece que elas acontecem mais freqüentemente em nome de uma
comunidade de pertencimento mais ou menos real ou fantasiada (as mulheres, os
homossexuais ou lésbicas, os negros, os judeus etc.). No geral, podemos
distinguir quatro faces principais da subjetividade: a do indivíduo, que se
refere apenas a si próprio; a da pessoa, em relação com os outros privilegiados
dentro dos grupos primários; a do crente ou do cidadão, membro de uma religião,
de uma Igreja ou de uma comunidade política; e por fim a do Homem, sem
adjetivações, o homem genérico. O que deve ser reconhecido: o indivíduo
singular, a pessoa particular, o crente/cidadão ou o Homem universal?
2. Reconhecido por quem? Esta questão desdobra-se na seguinte: por quem os
sujeitos humanos desejam e devem ser reconhecidos? Evidentemente, o
reconhecimento apenas tem sentido e alcance se os sujeitos, as instituições ou
as instâncias de que esperam reconhecimento sejam eles-próprios reconhecidos; e
que se possa postular que eles reconheçam bem e justamente. Um dos ângulos
possíveis do atual debate sobre o reconhecimento é o fato de que, muito
freqüentemente polarizado pela questão da justiça, ele tende a abandonar o
campo do amor (ou o que denomino "socialidade primária") e a divisão do
trabalho, para se polarizar de fato e implicitamente no único domínio político
do direito ao igual reconhecimento sob a forma do respeito. Ora, mesmo que seja
essencial afirmar solenemente a mesma humanidade dos diversos componentes de
uma comunidade política - indivíduos, culturas ou religiões -, é duvidoso que o
Direito seja suficiente para produzir o reconhecimento desejado. Na crise das
periferias francesas que eclodiu em novembro de 2005, ficou claro que não era o
Direito que discriminava e que estava na raiz do problema de reconhecimento
sentido pelos manifestantes. Não foi, então, ao Direito que eles recorreram,
mas, de forma difusa, ao conjunto da sociedade francesa.
O fato de que não se pode ser plenamente reconhecido, a não ser por um sujeito
ao qual se concede o reconhecimento, um sujeito que supostamente pode
reconhecer, induz a uma distinção e a uma dialética entre lutas pelo
reconhecimento e lutas de reconhecimento, a depender se desejamos ser
reconhecidos por um reconhecedor ou se, ao contrário, contestando seus títulos
de reconhecedor instituído, pretendemos mudar as regras do jogo para nos
tornarmos reconhecedores - juízes que estigmatizam aqueles que nos desprezaram.
3. Reconhecimento de que? Eis que se levanta também a questão de saber o que
deve ser reconhecido, e construir um objeto do reconhecimento, de forma que os
sujeitos se constituam como tais. Esta questão significa saber o que faz o
valor dos sujeitos, o valor que eles esperam ver reconhecido. Introduzimos,
assim, um termo mediador entre o reconhecimento e os sujeitos, o conceito de
valor, curiosamente ausente dos debates atuais. Ora, uma boa maneira de
reformular a distinção entre a problemática da redistribuição e a do
reconhecimento seria dizer que a primeira se preocupa em entender como se dá a
redistribuição de bens e serviços dotados de certo valor econômico (isto é,
mercantil), ao passo que a segunda se detém sobre a redistribuição das marcas
de valorização das pessoas. A introdução da questão de valor suscita de
imediato um outro problema: pode haver bases objetivas, ou objetiváveis, do
valor dos sujeitos - dos "fundamentais", diriam os analistas da bolsa a quem se
coloca o mesmo tipo de questão em um outro domínio - ou tudo é arbitrariedade,
pura construção social e mimetismo?
4. Finalmente somos levados a nos questionar sobre o grau de consistência do
próprio conceito de reconhecimento. Boa parte da discussão atual recai sobre a
distinção entre o que se poderia chamar de reconhecimento positivo e o
reconhecimento normativo, ou seja, a identificação reiterada, a admissão de um
fato, de um acontecimento, de uma pessoa, ou a atribuição de um valor positivo
ou negativo ao acontecimento, ao fato ou à pessoa. O livro de P. Ricoeur,
Percurso do reconhecimento,1 dedica-se amplamente ao primeiro termo da
discussão. Porém, está claro que a problemática sociológica e filosófica do
reconhecimento se desdobra essencialmente no âmbito do segundo registro, o
normativo. Ora, o que queremos dizer quando propomos que o que é próprio dos
sujeitos humanos é desejar o reconhecimento? Dando continuidade à trilogia
proposta por A. Honneth - entre a autoconfiança em que buscamos na esfera do
Amor, o respeito ao qual aspiramos na esfera político-jurídica e a autoestima
que pretendemos acessar pela nossa contribuição à divisão social do trabalho -
propomos analisar se o conceito de reconhecimento é de fato aquele que inclui
necessariamente amor, respeito e autoestima. Ou, em outros termos, se o
reconhecimento pode ser imaginado como tal, independentemente de suas formas
particulares de manifestação.2 De que se trata então? Seria permitido escrever
R = A + Re + E (Reconhecimento = Amor + Respeito + Estima), e esse
reconhecimento se esgotaria na soma de suas traduções ou teria ele uma
consistência própria? E ainda, há uma hierarquia e uma ordem léxica entre A, Re
e E, ou eles estariam justapostos em situação de igualdade?
Esta questão sobre o grau de consistência e de homogeneidade do conceito de
reconhecimento normativo emerge porque o amor, a dignidade cívica e as
remunerações sociais materiais e simbólicas funcionam de maneira invertida. O
Direito reconhece a dignidade de todos os sujeitos igualmente, afirmando sua
humanidade comum, ao passo que o Amor escolhe um sujeito imposto como
preferível a todos os outros e que as remunerações materiais ou simbólicas
testemunham o grau de superioridade de um sujeito sobre os outros.3 Seria,
então, possível afirmar que, desejando ser reconhecido, o ser humano almeja, ao
mesmo tempo e igualmente, ser amado, respeitado e estimado? Ou, ao contrário,
que desejando ser amado, respeitado e estimado, o que ele quer in fine é ser
reconhecido? O reconhecimento seria a verdade do amor, do respeito e da estima?
Ou o amor, a verdade do reconhecimento, desde que o respeito ou a estima não
sejam considerados como tais?
Algumas pistas para uma teoria do valor social
Evidentemente, é impossível responder a todas essas questões de maneira
sistemática e argumentativa, pois elas são complexas e interdependentes. Mas
talvez possamos tentar identificar o que torna o núcleo vivo e sensível, a
questão central em torno da qual elas gravitam, o que dá sentido profundo ao
conjunto do debate sobre o reconhecimento. Numa só palavra, para todas essas
discussões, há um conjunto de respostas, mas temos dificuldade em perceber qual
é a questão fundamental.
Ora, mesmo que ela ainda não tenha sido formulada de maneira explícita neste
debate - por razões que será necessário esclarecer -, talvez não seja tão
difícil localizá-la: sem dúvida, trata-se de saber o que forma o valor dos
sujeitos humanos e sociais; em outras palavras, o valor dos indivíduos, das
pessoas, dos cidadãos ou crentes, e in fine o valor do Homem. Se a economia
política clássica constitui-se como uma teoria do valor das mercadorias, o que
a sociologia não soube fazer porque falhou em explicitar a questão do
reconhecimento em torno da qual, entretanto, ela trabalha desde seu início, a
questão fundamental mostra em que consiste o valor social das pessoas. Esta
questão, portanto, é que alimenta o debate sobre a luta pelo reconhecimento.
Lutar para ser reconhecido não significa nada além do que lutar para se ver
reconhecer, atribuir ou imputar um valor. Mas que valor? That's the question!
Talvez seja possível avançar em direção à resposta detendo-se um instante na
palavra respeito, que designa uma das três modalidades do reconhecimento,
segundo Honneth. Trata-se do reconhecimento que deve ser distribuído
igualitariamente a todos os membros da sociedade pela via do sistema jurídico-
político. Ora, não é assim que a palavra é empregada pelos jovens dos
subúrbios. Quando eles dizem "respeito", ou "respeito total", para significar
precisamente o reconhecimento que eles atribuem a alguém, percebe-se que o
termo se refere sinteticamente às três dimensões do reconhecimento hegeliano-
honnethiano, e não apenas a uma. Seguramente, ter "respeito" a uma pessoa é
frisar que ela foge à esfera do desprezo, do opróbrio ou do desdém e que ela
soube acessar a esfera da visibilidade comum, ou que ela está mais visível aos
olhos de todos os que importam. Mas também significa que o que ela fez ou o que
ela é consiste algo excepcional, particular o bastante para valer mais do que o
que fizeram ou o que são os outros. E, por fim, é também uma forma de dizer que
a pessoa é amada justamente por isso. Empregada neste sentido, a palavra
"respeito" subsume a estima e o amor para além do respeito legal, anonimamente
devido a todos. De modo mais amplo e sintético, isto significa que reconhecemos
na pessoa que respeitamos o mérito de ela haver realizado sua humanidade, uma
certa concepção daquilo que faz a excelência humana ou, ainda, o humano por
excelência. Quando Zidane, por exemplo, deu uma cabeçada em Materazzi na final
da Copa do Mundo, os comentaristas hesitaram em dizer se ele tinha encerrado
sua carreira de forma desprezível ou perdido boa parte do valor que acumulara
ao longo de sua carreira gloriosa. Mas para todos os jovens da periferia estava
claro que ele agiu como era preciso e que devemos respeitá-lo porque ele se
comportou como um homem.
Adiantemos mais um passo. Àquele a quem dizemos "respeito" o que manifestamos
definitivamente é gratidão por aquilo que ele fez e que ele é. Chegamos, então,
a um terceiro significado essencial da palavra reconhecimento, pouco mencionado
no debate mundial sobre essa questão, provavelmente porque esta terceira
dimensão não é encontrada na língua inglesa ou alemã. Dar o reconhecimento não
é apenas identificar ou valorizar, é também e talvez inicialmente provar e
testemunhar nossa gratidão.
Basta levar a sério e refletir um pouco mais sobre esta terceira dimensão para
(re)conectar as discussões atuais sobre o reconhecimento à sua dimensão
antropológica tão presente no antigo debate. Dimensão que versava sobre a
dialética do senhor e do escravo, e que curiosamente desapareceu da discussão
contemporânea, como se pudéssemos, ou mesmo devêssemos, afastar toda a
discussão sobre a essência da humanidade e, portanto, sobre o que forma o valor
dos seres humanos. Como se cada um devesse ter direito a se fazer atribuir e
reconhecer um valor, o qual não seria necessário dizer em que poderia
consistir. Ora, se reconhecer é manifestar gratidão, então reconhecer é entrar
no campo e no registro do dom e do contradom, tão magistralmente destacado e
analisado por Mauss em Ensaio sobre a dádiva. Reconhecer é admitir que houve um
dom, que somos devedores daquele que o fez e que permaneceremos interagindo com
ele, convocados a dar quando chegada nossa vez. Reconhecer é, de certo modo,
portanto, assinalar um reconhecimento de dívida, ou ao menos de dádiva.
Reconhecer uma dívida econômica ou financeira é admitir a estimação do valor
monetário do engajamento subscrito. Reconhecer uma pessoa é admitir seu valor
social e lhe oferecer qualquer coisa em retorno. Em que consiste este valor? A
resposta agora não é muito difícil de imaginar em sua generalidade. O que é
reconhecido socialmente é a existência de um dom. Este valor, a substância do
valor como teria dito Marx, é a capacidade da pessoa de dar, a relação que ela
mantém com o universo da dádiva. Assim, é possível generalizar o que o etnólogo
Claude Pairault escreveu em 1966 em uma monografia dedicada à aldeia de Iro no
Chade:
O prestígio de um chefe consiste notavelmente, para este homem e para
os seus, não naquilo que ele possui em quantidade, mas no fato de que
ele pode e sabe dar com liberalidade [...]. É realmente através da
capacidade de dar que se mede o valor de um indivíduo: dar seu sangue
para uma numerosa descendência, o sustento, as roupas e o alojamento
a seus familiares ou a hóspedes inesperados, dar em contradom àquele
de quem recebeu, e prover sem contradom imediato aquele que se
apresenta com razão.4
Eis-nos aqui em processo de formular duas teses cardeais:
1. Reconhecer os sujeitos sociais, individuais ou coletivos é
atribuir-lhes um valor.
2. O valor dos sujeitos sociais é medido por meio de sua capacidade
de dar, o que, aliás, implica em reciprocidade.
Evidentemente, tão logo formuladas, essas duas teses revelam múltiplas questões
e convidam a numerosas precisões. A questão mais geral e mais evidente é saber
como o debate sobre o reconhecimento é transformado quando o reposicionamos no
plano de uma teoria do valor das pessoas e quais novas conclusões podem ser
tiradas a partir daí. Mais especificamente, seria necessário se perguntar se
ele remete a uma reformulação da trilogia honnethiana conceitual ou se ele a
esclarece de forma diferente. Mas tais questões só poderão ser levantadas de
forma útil após ter-se esclarecido a minima o sentido e o status dessas duas
teses. Limitemo-nos aqui ao exame de duas questões já suficientemente vastas:
1. Em que sentido é preciso compreender a dádiva e a capacidade de
dar presentes na raiz do valor dos sujeitos?
2. Como pensar a própria idéia da medida do valor dos sujeitos?
Sobre o dom, a capacidade de dar e a ação
Estamos, no momento, em uma fase intuitiva: o valor dos sujeitos tem relação
com o dom. Mas de qual dom se trata? Distingamos, a seguir, duas grandes séries
de problemas.
A primeira é saber se o que faz o valor dos sujeitos é o conjunto de dons que
eles efetivamente realizaram ou o conjunto de dons que eles são capazes ou
suscetíveis de fazer, ou seja, suas potencialidades de dom. A potência ou o ato
da dádiva? Uma primeira resposta possível é dizer que para os sujeitos
individuais tudo depende da idade. O que é valorizado em uma criança ou em um
adolescente são as promessas das quais ele é o portador, o que nós imaginamos
que ele poderá "dar" mais tarde, ao passo que para o adulto maduro ou o idoso
seu valor reside mais amplamente naquilo que ele efetivamente já ofereceu.
Porém, sentimos que esta resposta não é inteiramente satisfatória. Na dualidade
entre a capacidade de dar e o dom efetivo há algo que excede a passagem do
poder ao ato. No prazer que sentimos ao olhar para as crianças ou para os
jovens não há apenas a antecipação do que eles poderão oferecer no futuro, mas
um prazer em relação ao que eles já doam, e que esse dom não é da ordem dos
presentes ou das realizações materiais. O que ele nos oferecem, então? Talvez a
potencialidade do estado puro, a vida, a gratuidade, a beleza, a graça.
Eis o que deve nos incitar a distinguir duas grandes modalidades da dádiva. A
primeira remete ao tipo de dádiva analisado por Marcel Mauss: o benefício dos
presentes, ao mesmo tempo livre e obrigado, interessado e desinteressado, que
sela a aliança entre os sujeitos, transformando os inimigos em amigos. A oferta
de bens e de bondades. Chamemos este primeiro tipo o dom da aliança ou, ainda,
o dom da generosidade (do qual a caridade é apenas uma modalidade particular).
Isso levanta a questão de saber se o que é dado para selar uma aliança tem um
valor intrínseco, se o bem ofertado dá prazer ao doador além da intenção
pacífica e amigável que ele manifesta. É aqui que surge uma outra dimensão da
dádiva, ligada à primeira, mas irredutível a ela. A criatividade do artista, a
beleza ou a graça da criança ou da jovem mulher, o carisma do sujeito que
supostamente sabe ou pode, tudo isso tem também relação com o dom. Mas trata-se
de um outro tipo de dom. Não tanto daquilo que o sujeito dotado ou gracioso fez
ou poderia fazer - mesmo quando desejamos que sua promessa se realize -, mas da
dádiva que ele recebeu de um doador anônimo ou invisível, o dom dos deuses, das
musas, da natureza, o dom da vida, o dom do que é assim. O dom que faz com que
haja algo mais do que nada. Tal dádiva tem relação com o que a tradição
fenomenológica chama de doação (das Ergebnis). Chamemo-lo, portanto, dom-
doação. E coloquemos, de forma ainda bastante vaga e exploratória, que o valor
dos sujeitos se situa e se determina em algum lugar na interseção entre o dom
da generosidade5 e o dom-doação, de sua capacidade de dar e seus dons efetivos.
Um segundo resultado leva em conta o fato de que a palavra dom não é apenas
muito polissêmica, mas que também remete a uma quase infinidade de campos e
objetos possíveis. Pode-se dar quase tudo, ao menos em francês: a vida ou a
morte, o amor ou os golpes, sua palavra ou uma advertência, pode-se dar uma
opinião, um conselho ou bem a mudança da sua pessoa e de seu tempo etc. O verbo
"dar" funciona em francês, mas também em alemão e em uma parcela menor em
inglês, como uma espécie de quase-auxiliar. De emprego não tão geral quanto os
verbos "ser" ou "ter", ele representa mais ou menos tanto quanto dizer ou
fazer. Ora, se dar é dizer ou fazer, e, reciprocamente, se tudo o que se diz ou
se faz pode ser considerado como dado, então nada o é especificamente, e dar é
muito geral e indeterminado para criar um valor social. Seria necessário
delimitar qual modalidade ou qual registro do dom cria o valor social além do
dizer e fazer ordinários. A esse respeito é Marcel Mauss, com ajuda de Hannah
Arendt, que nos esclarecerá.
A dádiva analisada por Mauss é algo híbrido: ao mesmo tempo livre e obrigado,
interessado e desinteressado. Não é necessário, porém, se ater a essa concepção
marcadamente híbrida. O dom apenas vale como tal, tem valor e valoriza quem
doou, desde que a liberdade e a inventividade excedam a parte da obrigação, e
que, aliás, a dimensão do desinteressamento, do para outros, seja mais
importante do que a dimensão do interesse pessoal, do para si. É esse excesso
da liberdade sobre a obrigação que forma e mede o valor do doador. O mesmo pode
ser dito a partir do vocabulário de Arendt. O trabalho como tal não confere o
valor social para o trabalhador por ser ele regido pela obrigação (necessidade)
e pelo interesse pessoal vital. Na sociedade antiga, o valor era respeitado
desde que fosse mantido escondido, privado e, mais provavelmente, desprezado. A
obra - a mesma distância da obrigação e da liberdade, do para si e do para
outros - é de certo modo socialmente neutra. Apenas a ação, a capacidade de
fazer acontecer do novo, de gerar o possível, reveste o valor propriamente
social.
Assim, vemos se esboçar uma primeira tipologia que faz eco aos debates atuais
sobre o reconhecimento.
Consideram-se estimados e/ou amados aqueles que acessam o registro do dom, da
doação e da ação - para os quais a parte da liberdade-generatividade e do para
outros se impõe sobre a parte da obrigação e do para si - ou que se consideram
suscetíveis de fazê-lo. Ou ainda, aqueles cuja ação testemunha um excesso da
liberdade sobre a necessidade. Consideram-se respeitados aqueles para quem a
liberdade e a necessidade se equilibram. Consideram-se desprezados ou
invisíveis aqueles para quem a parte da necessidade se mostra maior do que a da
liberdade.
A questão, todavia, reside em saber quem julga o que é da ordem da ação, do
dom, da doação ou da graça. E quem a mede, e de que maneira?
Na medida do valor social
Sobre essas questões evidentemente decisivas, limitar-me-ei a sugerir que os
sociólogos teriam todo o interesse se finalmente levassem a sério a questão da
formação e da medida do valor social dos sujeitos, inspirando-se no enorme
trabalho analítico e conceitual efetuado pelos economistas desde o nascimento
da economia política, a cerca de 250 anos.
Lembremos que uma das questões centrais que ressurge de maneira recorrente no
debate contemporâneo sobre o reconhecimento é saber se reconhecer consiste em
reconhecer como verdadeiro um valor preexistente, presente no sujeito, ou se é
o próprio ato de reconhecer que cria seu valor. O valor reconhecido é
intrínseco ou extrínseco? Substancial ou formal? "Natural" ou "construído"?
Reconhecemos aí os debates sobre o valor que atravessaram toda a história da
economia política, ao menos do final do século XVIII ao início do XX. O valor
seria objetivo ou subjetivo? Consistiria de uma adição de custos de produção e
in fine, como sintetizará Marx, no tempo de trabalho necessário à produção das
mercadorias? Ou, ao contrário, ele residiria unicamente na utilidade subjetiva
sentida pelo consumidor, utilidade in fine puramente arbitrária, como
sintetizará Walras?
A vantagem da primeira posição é fornecer um fundamento aparentemente racional
e sistemático ao debate sobre o valor. Transponhamos, então, a teoria marxista
do valor das mercadorias ao debate sobre o valor dos sujeitos. Pode-se dizer,
portanto, que há realmente um valor objetivo, significativo dos sujeitos, feito
da soma dos dons de generosidade com os dos dons-doação, que tenham sido
recebidos e efetuados.6 Da mesma forma, para Marx os preços de mercado a cada
dia não correspondem necessariamente a este valor, mas se limitam a gravitar em
torno dele. Assim como o valor das mercadorias não é capaz de se "realizar" se
houver superprodução e escassez da demanda, podemos supor que o preço dos
sujeitos sociais gravita habitualmente em torno de seu valor intrínseco, mas
que pode nunca ser reconhecido se houver superprodução de certo tipo de
sujeitos sociais que jamais serão capazes de "realizar", isto é, ver
reconhecido seu valor. Poderia-se (ou deveria-se) somar a este turbilhão toda
uma série de reflexões sobre os capitalistas do reconhecimento, esses que
mobilizam para seu próprio lucro de reconhecimento as dádivas efetuadas por
outros, os quais permanecem sob seu controle, ou também sobre os beneficiários
do reconhecimento, equivalentes aos proprietários fundiários, os quais
desfrutam de um patrimônio de reconhecimento instituído, ou, ainda, os
comerciantes ou os financiadores do reconhecimento.
Tudo isso certamente parece muito sugestivo e esclarecedor. Mas seria
necessário precisar cuidadosamente as condições e os limites dessa comparação.
Aos olhos dos clássicos e do próprio Marx, a teoria do valor não se aplica ao
conjunto de bens, mas apenas às mercadorias produzidas industrialmente, e, como
tal, só teria sentido para o modo de produção capitalista. De qualquer maneira,
essa teoria não é mais corrente. Ela tem um fundamento muito metafísico e
parcialmente arbitrário: de que direito nos servimos para pensar o valor apenas
do lado da produção e quase completamente abstrair o lado da demanda? Se
quiséssemos produzir o equivalente sociológico de uma teoria marxista,
objetivista do valor estendido ao valor dos sujeitos e fundamentado na hipótese
de que o valor depende não mais do tempo de trabalho abstrato socialmente
necessário, mas da capacidade de dar e das dádivas efetuadas, seria necessário
superar dois obstáculos consideráveis: 1) O conceito de dom não é homogêneo, e
o conceito de trabalho socialmente necessário é abstrato; 2) O dom, que é
intrinsecamente ambivalente, só é efetivo se for reconhecido como tal. É
definitivamente o receptor, o donatário, que, mostrando sua gratidão, pagando
com seu reconhecimento, atesta ser a dádiva um bem e não apenas uma fantasia de
dom do doador.
Grande é, portanto, o impulso de tender para em uma teoria subjetivista e
empírica do valor, livrando-se do problema ao afirmar que nada existe com tal
valor, nem bens nem sujeitos, mas unicamente preços, indefinidamente variáveis
de acordo com o humor das flutuações diárias. Os sujeitos não valem nada mais
do quantum de reconhecimento que lhes é permitido em certo momento, por exemplo
nos famosos quinze minutos de fama prometidos a todos por Andy Warhol. Não há
nenhum valor intrínseco a se reconhecer, apenas um reconhecimento criador de
valor,7 que deve ser obtido ou imposto. Tal posição, radicalmente empírica e
construtivista, pode seduzir. Ela parece permitir fazer a economia de sutilezas
conceituais e metafísicas sem fim; e, reconheçamos, é coerente com certas
tendências atuais. Não apareceria no plano de fundo do debate contemporâneo
sobre o reconhecimento que todo o mundo tem direito a ele? Ora, essa idéia pode
se estender em dois sentidos diferentes. Ou significa que todo o mundo tem, a
princípio, igualmente direito ao reconhecimento, o que a torna não criticável;
ou insinua que todo o mundo teria direito a um reconhecimento igual, o que
implica necessariamente em uma rejeição de toda a problemática do valor dos
sujeitos. Para salvaguardar a perspectiva de um reconhecimento dos sujeitos à
igualdade é realmente necessário postular o caráter arbitrário, flutuante e
indeterminado do que é reconhecido.
Esta solução talvez seja bastante sedutora, mas são nítidos os enormes
problemas que acarreta. Para ser breve, ela é absolutamente antitética com o
projeto de alimentar uma filosofia social crítica de onde, portanto, ela parece
proceder. Se, de fato, o objeto do reconhecimento é um puro constructo,
arbitrário, então a própria idéia do reconhecimento se esvai tão logo pretenda
ultrapassar a afirmação do direito igual ao reconhecimento jurídico, que nada
mais é senão o respeito à igualdade dos cidadãos. Mais especificamente, esse
construtivismo-desconstrutivista radical se casa facilmente com a
universalização da norma mercantil. Ele leva a pensar a sociedade sob o modelo
de um gigantesco mercado do reconhecimento organizado de modo especulativo. Da
mesma forma que no âmbito de um capitalismo especulativo, regido por novas
normas contábeis não mais constatativas, mas criadoras e auto-realizadoras, não
existiria mais nenhum valor fundamental, nenhum valor intrínseco das empresas
ou das ações, nada essencial, mas unicamente o valor mercantil ou bursátil,
determinado pela antecipação de antecipações, assim como todo valor social de
dissolução se liquefaria, diria Baumann, em uma série de estimativas
instantâneas e fugazes. Supostamente libertador, o discurso do reconhecimento
tornar-se-ia um perfeito vetor de alienação.
Evidentemente, precisamos nos ater às duas pontas da corrente, aprendendo a
racionalizar do ponto de vista do que poderíamos denominar uma teoria reflexiva
do valor social, ou seja, uma teoria que mostra: 1) que de fato o que é
reconhecido deve se relacionar à dádiva; 2) que o dom e as posições de doador e
donatário são construções historicamente variáveis; e 3) que além ou aquém
dessa variabilidade existe certa universalidade transcultural que dosa valores
do dom e da doação.
Conclusão
De todo o percurso efetuado aqui, sem dúvida é possível reter três idéias
principais.
A primeira diz respeito à conveniência de se acrescentar um terceiro componente
aos dois sentidos mais comuns da palavra reconhecimento. Além da identificação
e da valorização, convém levar em conta a gratidão, o reconhecimento de uma
dádiva.8 A forma como essas três significações se combinam aparece muito
claramente quando refletimos sobre o impacto do filme Indígenas, de Rachid
Bouchared.9 De um lado, esse filme contribui para o reconhecimento de um fato
objetivo: a forte participação dos "africanos" na liberação da França em 1944-
1945. Certamente, o objetivo é aumentar, assim, o valor de seus descendentes em
relação a eles e aos franceses de descendência, mas o meio utilizado é uma
inversão da dívida. Pouco tempo depois de o parlamento ter votado uma lei
reconhecendo as "benfeitorias da colonização" - e mesmo se ela fosse
definitivamente revogada -, o filme mostra como as crianças advindas da
imigração tinham direito à gratidão dos "gauleses", pois eles deram tanto
quanto receberam. As lutas pelo reconhecimento são, em última instância, lutas
para se atribuir uma posição de doador (e de credor).
A segunda, pouco desenvolvida aqui, mas que o exemplo desse filme evidencia, é
que as lutas pelo reconhecimento misturam estreitamente reconhecimento
individual e reconhecimento coletivo. Mais precisamente, nessas lutas, aliás
como em toda ação social, os sujeitos intervêm paralelamente, mas em proporções
e segundo modalidades variáveis, como indivíduos, pessoas, cidadãos/crentes ou
representante da humanidade. Essas quatro faces do sujeito são ao mesmo tempo
complementares e contraditórias.
Finalmente, para nuançá-las e em seguida dialetizá-las, parece desejável
distinguir duas grandes versões possíveis do discurso do reconhecimento. A
primeira, que permanece prisioneira de uma axiomática do interesse, apresenta o
reconhecimento como um bem desejável, apropriável e redistributível. As teorias
da justiça que pensam o reconhecimento nesses termos se expõem ao risco da
auto-refutação e da recuperação pela valorização mercantil e jurídica na
concorrência das vítimas. Parece desejável, portanto, participar da construção
de um segundo tipo de discurso sobre o reconhecimento, que não o considera um
objetivo de tipo instrumental, mas um alvo de sentido para os próprios olhos e
os dos outros, desconectando provavelmente tal discurso das teorias da justiça.
Nesta ótica, uma sociedade justa, ou mais simplesmente e mais plausivelmente
uma sociedade decente, não é aquela que distribui o reconhecimento, mas que
contribui para que seus membros dêem valor aos próprios olhos e aos dos outros,
ou seja, uma sociedade que aumenta nos indivíduos a capacidade de doação.
Recuperamos então, ligeiramente reformuladas e "maussizadas", as teses centrais
de Amartya Sen sobre o empowerment, que poderíamos traduzir como capacitação e,
mais especificamente, como capacitação para a dádiva. Por um progresso
inesperado, o discurso do reconhecimento encontra-se com a teoria das
capabilities.
Notas
1 Publicado no Brasil pela Editora Loyola, em 2006.
2 Esta questão lembra a objeção de Moore ao utilitarismo clássico. Para poder
afirmar que o bem é o que maximiza a felicidade seria preciso ainda saber
definir o bem como tal, sob o risco de cair em um círculo vicioso.
3 Para manter a linguagem hegeliana, poderíamos dizer que o Direito distribui
um reconhecimento universal, a estima social, um reconhecimento particular, e o
Amor, um reconhecimento singular.
4 Claude Pairault, Boum-le-Grand, village d'Iro, Paris, Institut d'ethnologie,
1966, p. 313, apud Jean Gabriel Fokouo, Donner et transmettre, Lit, Zürich,
Münster, 2006, p. 11 [grifo nosso]).
5 É preciso também acrescentar, para evitar todo simplismo irênico, que o dom
da generosidade só tem valor na medida em que seu autor tiver podido não dar,
ou dar malefícios. O guerreiro e o criminoso assim também têm uma escala de
valor própria.
6 O valor inicial dos sujeitos (equivalente ao valor da força de trabalho) é
formado pelo conjunto dos dons recebidos. A partir destes, eles efetuam (ou
não) novos dons vivos, graças aos quais eles se valorizam.
7 Ao contrário de um reconhecimento constatativo.
8 E da mesma forma, como mostra A. Honneth, há uma espécie de primazia
hierárquica do reconhecimento-valorização sobre o reconhecimento-identificação,
uma vez que só é possível ver aquilo que damos importância; assim como há, sem
dúvida, uma primazia hierárquica do reconhecimento-gratidão sobre o
reconhecimento-valorização, no sentido de que apenas podemos valorizar alguma
coisa ou alguém por meio da gratidão.
9 Filme de 2006, dirigido por Rachid Bouchared, que demonstra como a França,
que em 1943 estava com o exército destroçado, incorporou na defesa da "pátria-
mãe" os "indígenas", oriundos da África [N. E].
* Tradução de Maíra Albuquerque e revisão de Paulo Henrique Martins.