Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTCEEn0870-83122008000100001

EuPTCEEn0870-83122008000100001

National varietyEu
Country of publicationPT
SchoolEx-Tech-Multi Sciences
Great areaEngineering
ISSN0870-8312
Year2008
Issue0001
Article number00001

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Editorial As 11as Jornadas de Fractura da SPM (11th Portuguese Conference on Fracture - PCF11) tiveram lugar em 13 a 15 de Fevereiro de 2008 no campus da Universidade Nova de Lisboa na Caparica. As Jornadas de Fractura da SPM são eventos em que a comunidade nacional interessada em fadiga, danificação e fractura, se encontra de dois em dois anos. Esta série foi iniciada nos anos oitenta pelo Professor Luciano de Faria e por alguns dos investigadores que estão na origem das actividades nesta área em Portugal. Entre estes, o Professor Carlos Moura Branco, que por doença esteve impedido de participar nesta 11ª edição, é mencionado expressamente aqui, com votos de pronta recuperação da sua saúde.

Actualmente são organizadas em Portugal muitas outras conferências de interesse para esta comunidade, relativas a mecânica experimental e/ou computacional, a materiais em geral, específicas sobre compósitos, etc. . Mas as Jornadas de Fractura da SPM mantém o seu lugar e utilidade no meio de todos esses eventos, visto que constituem a única ocasião em que o denominador comum a todos os participantes é fadiga, danificação e fractura estudados do ponto de vista da modelação numérica, do ponto de vista da caracterização dos materiais, e através de casos de estudo.

Na abertura da conferência foi feita referência ao falecimento em 4 de Maio de 2007 do Dr John Radon, investigador senior do Imperial College. A geração mais antiga sabe que este investigador deu importante contributo para o desenvolvimento deste campo em Portugal, tendo sido supervisor ou co-supervisor de tese de Carlos Moura Branco, Luís Guerra Rosa e Paulo M. S. Tavares de Castro, entre outros. John Radon, um gentleman com o charme da Europa Central (nascido na Checoslováquia), apresentou diversos seminários em Portugal, uma outra forma de contribuir para o desenvolvimento do interesse nestes temas entre nós.

As 11as Jornadas de Fractura da SPM foram muito bem organizadas pelo Dr. Rui F.

Martins, da Universidade Nova de Lisboa, e contaram com mais de 60 participantes, incluindo 4 especialistas estrangeiros convidados. Este número especial da revista da SPM Ciência e Tecnologia dos Materiais reúne uma amostragem dos artigos apresentados. Limitações de espaço implicam que muitos outros artigos com interesse não são aqui incluídos. Espera-se porém que a presente selecção, cobrindo uma grande variedade de tópicos, possa proporcionar aos que não participaram uma visão do evento, e possa contribuir para gerar interesse pelas próximas Jornadas, que terão lugar em 2010 possivelmente em associação com o Grupo Espanhol de Fractura.

Gostaríamos de agradecer ao Conselho Directivo da Sociedade Portuguesa de Materiais e ao seu Presidente Professor José Marat Mendes, esta oportunidade de dar mais visibilidade ao trabalho da comunidade técnica e científica Portuguesa interessada em problemas de fadiga, danificação e fractura.

10 de Junho de 2008

Manuel J. M. de Freitas, Paulo M. S. Tavares de Castro, Pedro P. Camanho INETI-DMTP Estrada do Paço do Lumiar 1649-030 Lisboa

manuela.oliveira@ineti.pt


Download text