Editorial
Editorial
Ramiro Gonçalves*
*Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
O trabalho de edição do sétimo número da RISTI (Revista Ibérica de Sistemas e
Tecnologias de Informação), dedicado à temática do Negócio Digital, constituiu
um enorme prazer de realização que agora é partilhado com toda a comunidade
científica e profissional.
Um dos paradigmas que mais tem evoluído nos últimos anos é indiscutivelmente a
Internet. Esta tem vindo a revolucionar definitivamente a forma de realizar e
conduzir os negócios nas mais diversas áreas de actividade, sendo inúmeras as
aplicações do Negócio Digital, bem como, as dimensões em que este pode ser
estudado. Redes cada vez mais poderosas, novos equipamentos terminais
conferindo maior ubiquidade e novas plataformas de software permitem diferentes
e mais completas formas de interacção entre os diversos parceiros de negócio.
Nos últimos anos um novo conjunto de plataformas da Web tem atraído
utilizadores, consumidores, empresas e toda a sociedade em geral. Estas
facilitam a colaboração entre utilizadores, a criação de recursos e a partilha
de informação e conhecimento de uma forma mais completa. Referimo-nos a redes
sociais, Blogs, Wikis, plataformas de partilha de vídeos e fotos, entre outros.
Muitos destes serviços são muito recentes, no entanto, sabemos que nesta
realidade estão envolvidos milhões de utilizadores, o potencial de negócio de
biliões de euros e um enorme impacto social, o que constitui um enorme desafio
ainda não totalmente concretizado, no sentido de procurar integrar e criar
valor junto do negócio.
O conjunto de cinco artigos que se publica neste número da RISTI, resultou de
um exímio escrutínio efectuado pelos membros da comissão científica sobre os
vinte e dois trabalhos apresentados pelos autores, quinze oriundos de Portugal,
seis de Espanha e um do Brasil. Cada trabalho foi sujeito à avaliação por
quatro revisores, resultando numa taxa de aceitação de 22.7%, sendo três
artigos originários de Portugal e dois de Espanha.
Os artigos publicados neste número da revista cobrem, como anunciado na chamada
de artigos, a dimensão tecnológica, social e organizacional do Negócio Digital.
O primeiro artigo apresenta a plataforma VRINMOTION, como sendo um sistema
modular configurável que utiliza como elemento principal a tecnologia de
Realidade Aumentada para a visualização de objectos não existentes (modelos
virtuais em 3D) em ambientes reais. Esta plataforma pretende proporcionar à
indústria do mobiliário uma ferramenta de marketing eficaz, que permita a
disponibilização de um catálogo em formato 3D, de forma a simular e visualizar,
com recurso à Realidade Aumentada a aplicação de uma determinada peça de
mobiliário in loco.
O segundo artigo apresenta um estudo baseado num survey sobre a utilização do
e-Marketing em empresas de regiões ultraperiféricas, que caracterizadas pelo
seu afastamento, insularidade, pequena superfície, relevo e clima difíceis e
dependência económica em certos sectores, procuram cada vez mais investir em
novas tecnologias. Através deste estudo foi possível verificar de que forma é
aplicado o e-Marketing nas empresas da Madeira, tendo em conta as suas amplas
possibilidades, associadas aos seus reduzidos custos e facilidades de
implementação.
O terceiro artigo apresenta o Q-Model ' um modelo bidimensional de maturidade
para o governo electrónico. O modelo proposto resulta de um esforço de síntese
de modelos de maturidade existentes, diferenciando-se no entanto por prever
duas dimensões de análise: interacção na prestação de serviços; e integração
dos serviços do ponto de vista dos clientes.
O quarto artigo descreve como o uso de ontologias acrescidas de semântica pode
ajudar na definição de estratégias de marketing no contexto dos serviços
multimédia. É proposta uma arquitectura onde as ontologias são usadas para
modelar as características e o comportamento do utilizador de forma evolutiva
para que se possam inferir informações relevantes.
Finalmente, no último artigo é tratada a problemática da acessibilidade Web,
assunto de grande relevância e que tem a ver com a possibilidade de utilização
dos sítios Web por pessoas com necessidades especiais. Apresenta-se uma
proposta tecnológica para melhorar a acessibilidade através de uma ferramenta
que identifica pontos críticos de controlo do código HTML e apresenta propostas
de alteração com vista ao cumprimento das normas.
Termino, agradecendo o esforço e dedicação a todos os autores e revisores
envolvidos nesta edição a quem dirijo também palavras de incentivo e, desejo
muito sinceramente que esta possa contribuir de forma significativa para que
todos consigamos dar um maior contributo para a utilização do Negócio Digital,
como factor de desenvolvimento e evolução das nossas organizações.
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