Investigação Qualitativa para Sistemas e Tecnologias de Informação
EDITORIAL
Investigação Qualitativa para Sistemas e Tecnologias de Informação
Qualitative Research for Information Systems and Technologies
António Pedro Costa1, Luís Paulo Reis2, Francislê Neri de Souza3
1 Ludomedia e CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação
de Formadores DE/UA- Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, Aveiro,
Portugal E-mail: pcosta@ludomedia.pt
2 EEUM/DSI - Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Dep. Sistemas de
Informação, LIACC ' Lab. Inteligência Artificial e Ciência de Computadores e
Centro ALGORITMI, Guimarães, Portugal E-mail: lpreis@dsi.uminho.pt
3 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de
Formadores DE/UA- Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, Aveiro,
Portugal E-mail: fns@ua.pt
Introdução
O 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2014) decorreu
de 14 a 16 de julho de 2014 na Universidade da Extremadura em Badajoz, Espanha.
A conferência recebeu um total de 296 submissões de artigos, envolvendo 710
autores de 17 países. Cada artigo foi submetido a um processo de revisão
double-blind realizado por uma comissão científica composta por elementos
altamente qualificados nas áreas científicas do congresso.
Este número especial da RISTI ' Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de
Informação contém oito artigos selecionados pela comissão organizadora e
científica do CIAIQ2014, de entre os melhores trabalhos de investigação da
conferência relacionados com as temáticas dos Sistemas e Tecnologias da
Informação. Os artigos deste número especial da RISTI foram estendidos e
aprofundados em relação às versões publicadas nas atas do CIAIQ2014.
Desafios da Investigação Qualitativa na Investigação em Sistemas e Tecnologias
de Informação
O paradigma positivista tem marcado todas as áreas de investigação. Contudo o
paradigma interpretativo ou naturalista tem ganho espaço em áreas que, até há
pouco tempo, seria reduzida a existência de trabalhos com esta visão do fazer
ciência. Este último paradigma ganha força em estudos de natureza qualitativa
ou de metodologia qualitativa, principalmente pela diversidade metodológica que
este tipo de estudo pressupõe. A literatura internacional tem apontado para as
vantagens do pluralismo metodológico (Teddlie & Tashakkori, 2010;
Venkatesh, Brown, & Bala, 2013), mas tem-se deparado com diversas barreiras
e desafios. Um destes desafios consiste na combinação das metodologias
qualitativa e quantitativa cuja base paradigmática, ou de visão do mundo são
muito diferentes, resultando nas designadas metodologias mistas.
Ang & Slaughter (2001) realizaram um estudo com métodos mistos sequenciais
(um estudo quantitativo seguido por um estudo qualitativo) para entender as
diferenças de atitudes no trabalho, comportamentos e desempenho em dois grupos
da área das Tecnologias da Informação (contratados versus permanente). Este
seria um exemplo nesta área de investigação com uma metodologia mista, ou seja,
uma investigação que recorreu a técnicas e instrumentos de natureza qualitativa
e quantitativa. Este estudo pode ser considerado um estudo multimétodo e também
misto, mas nem todos os estudos multimétodo poderão ser considerados de cariz
misto. Assim, a diversidade metodológica pode estar presente em estudos de
natureza qualitativa somente.
Vários autores (Neri de Souza, Neri de Souza, & Costa, 2014; Venkatesh et
al., 2013) defendem que existe vários fenómenos de interesse que não podem ser
compreendidos unicamente por metodologias qualitativas ou quantitativas
separadamente. Também acreditamos que muitas questões de investigação só podem
ser plenamente respondidas pela combinação de métodos numa mesma investigação.
No entanto, para Venkatesh et al. (2013) existe ainda uma escassez na aplicação
de métodos mistos na investigação em sistemas de informação, apesar dos
repetidos apelos para que tais métodos sejam desenvolvidos e aplicados.
O motivo desta escassez poderá ser explicado, em parte, pelo baixo conhecimento
que os investigadores em sistemas e tecnologias de informação têm das
ferramentas, técnicas e métodos da investigação qualitativa. Acresce a este
fato que só é possível desfrutar de todo o potencial da investigação mista
tendo conhecimentos dos métodos quantitativo e qualitativo. A escassez está
ainda relacionada com o complexo desafio da reconstrução de um novo referencial
paradigmático para os métodos mistos que, como já apontamos, no caso dos
paradigmas que suportam os métodos parecem estar de costas voltadas.
No trabalho de Venkatesh et al., (2013) a explicação pela escassez deste tipo
de estudos nesta área segue a mesma linha da falta de conhecimento estruturado,
quando apontam para a necessidade de um conjunto de linhas condutoras para uma
investigação com metodologia mista em sistemas de informação. Para estes
autores existem três importantes aspetos para conduzir uma investigação com
métodos mistos: i) Abordagem adequada aos métodos mistos, ii) desenvolvimento
de uma meta-inferência (i.e, teoria substantiva) sobre a investigação com
métodos mistos, iii) avaliação da qualidade das meta-inferências (i.e,
validação da investigação com métodos mistos).
Myers & Klein (2011) também propõem um conjunto de princípios para a
realização de investigação crítica na área de sistemas de informação. Embora se
aceite que a investigação crítica não está sob um paradigma positivista nem
interpretativista, as suas fundamentações técnicas são mais propícias à
investigação qualitativa. Para estes autores a investigação crítica em sistemas
da informação está relacionada com questões sociais, como a liberdade, o poder,
o controle social e os valores no que diz respeito ao desenvolvimento, uso e
impacto das tecnologias da informação.
Mais recentemente têm sido publicados diversos trabalhos que fortalecem a
utilização das metodologias qualitativas para a investigação na área de
sistemas e tecnologias da informação (Eisenstein, Diener, Nahm, & Weinfurt,
2011; Rozenblum et al., 2011). Isto deve-se, em grande parte, a que alguns
investigadores têm percebido que muitos dos seus problemas de investigação
necessitam de abordagens ou paradigmas mais interpretativos, fenomenológicos e
naturalistas que implicam uma metodologia de natureza qualitativa.
As questões de investigação e as problemáticas podem ser baseadas de forma
sistemática e articulada em metodologias qualitativas que têm poder explicativo
e argumentativo por si só, mas podem também procurar a sua articulação com
outras metodologias e ferramentas de investigação. Isto, mostra que a
metodologia não é algo que é estático, mas que bebe na realidade dos problemas
quotidianos o seu dinamismo.
Esta edição especial da RISTI é composta por artigos que se basearam em
metodologias qualitativas como ferramentas para esta articulação e inovação.
Estrutura
O primeiro artigo deste número especial aborda a importância da coordenação no
desenvolvimento de software educativo no âmbito de uma metodologia híbrida de
desenvolvimento centrado no utilizador de um courseware.
O segundo artigo analisa a integração de métodos qualitativos e métodos
quantitativos de investigação analisando grupos de discussão numa perspetiva
multivariada como o apoio do HJ-Biplot.
O artigo seguinte utiliza os pacotes de software webQDA e Goluca para realizar
uma análise de dados mista, inicialmente qualitativa e posteriormente
utilizando redes associativas sobre o tema dos conteúdos básicos de matérias de
cursos de bases de dados em graus de Informática em Universidades Espanholas.
O quarto artigo analisa novos cenários de aprendizagem, inovação e
sustentabilidade tendo como um dos seus objetivos contribuir na formação de
profissionais em C&T, direcionados para ao desenvolvimento de ações,
atitudes e competências empreendedoras sustentáveis.
O quinto artigo contém um estudo realizado com o objetivo de compreender as
perceções dos empresários das PME em zonas rurais do uso das TICs nas suas
atividades.
O artigo seguinte aborda um tema semelhante mas agora na análise das escolhas
metodológicas que são adotadas na investigação científica acerca da influência
da cultura local sobre a cultura organizacional e a competitividade, no estudo
de um cluster da malacocultura da região de Florianópolis, no sul do Brasil.
O sétimo artigo analisa os fatores que os diretores de curso consideram que
irão influenciar os estudantes na sua escolha por um par estabelecimento-curso
na sua candidatura ao ensino superior em Portugal utilizando um inquérito por
questionário realizado a um conjunto de diretores de curso e respetiva análise
de conteúdo.
Finalmente, o último artigo estuda a Indústria Têxtil através de entrevistas
semiestruturadas a chefias de nível hierárquico médio/alto de empresas no
sentido de perceber as perspetivas individuais sobre a necessidade de mudança
neste tipo de indústria.