Investigação através do Desenvolvimento: Quando as Palavras Contam
EDITORIAL
Tecnologias de Informação (TI) na Educação
Information Technology (IT) in Education
Maria José Angélico 1, Álvaro Rocha 2
1 Instituto Politécnico do Porto/ISCAP/CICE, CEPESE, Rua Jaime Lopes Amorim, s/
n 4465-004 S. Mamede de Infesta, Portugal E-mail: mjose@iscap.ipp.pt
2 Universidade de Coimbra, Departamento de Engenharia Informática, Pólo II -
Pinhal de Marrocos, 3030- 290 Coimbra, Portugal E-mail: amrocha@dei.uc.pt
Introdução
A expressão sociedade da informação e do conhecimento é indissociável dos
processos de globalização económica capitalista e do atual papel dos Estados
nacionais. Por esta razão, muitos dos teóricos da sociedade da informação
invocam as escolas e os sistemas educativos como parte fundamental do processo
de mudança ambicionado.
Neste contexto, as Tecnologias de Informação (TI) assumem um papel
determinante, sendo hoje reconhecidas pela sociedade, nomeadamente a comunidade
científica, como um instrumento primordial para a concretização da aquisição e
transferência de conhecimento e, concomitantemente, para a modernização,
reforma e transformação do processo educativo, há vários anos.
Assim, o número dezasseis da revista RISTI (Revista Ibérica de Sistemas e
Tecnologias de Informação) debruça-se sobre as Tecnologias de Informação
aplicadas à Educação, tomando por objeto o novo paradigma de ensino/
aprendizagem e a consequente definição de novas metodologias, estratégias e
técnicas de ensino e o aparecimento de novos recursos educativos no contexto
atual.
O conjunto de nove artigos que se publica neste número da RISTI resultou de um
escrutínio exímio efetuado pelos membros da comissão científica sobre os
cinquenta e cinco trabalhos apresentados pelos autores, oriundos quinze de
Portugal, nove do Equador, nove do Brasil, oito de Espanha, seis da Colômbia,
três do México, dois da Argentina, dois da República Dominicana e um de França,
correspondendo a uma taxa de aceitação de 16%.
Estrutura
Para facilitar a leitura desta edição, optou-se por apresentar, em primeiro
lugar, as contribuições que apresentam estratégias, técnicas e recursos
educativos que asseguram a transmissão/receção do conhecimento, dotando os
estudantes de competências específicas da área em estudo e competências
transversais e, em seguida, os artigos que, embora se enquadrem em contexto de
ensino, são de âmbito mais genérico. Assim:
* No primeiro artigo, os autores descrevem um estudo que apresenta a
gamificação como estratégia didática no ensino da matemática. O estudo, onde
estiveram envolvidos dois mil duzentos e sessenta e três estudantes,
demonstrou que a utilização dessa estratégia aumenta o desempenho académico
dos alunos e diminui a taxa de abandono.
* O segundo artigo expõe uma investigação que teve como objetivo compreender a
adesão e o potencial dos jogos de simulação na educação superior. Nas
práticas da unidade curricular de "Simulação de Marketing", do
curso de Licenciatura em Gestão, da Universidade do Algarve, foi utilizado o
jogo "Cesim SimBrand". Analisados os dados, resultantes de um
questionário distribuído aos estudantes, os autores concluíram que a
característica-chave apontada pelos inquiridos foi: o jogo referido permite
uma competição realista, o que possibilita um melhor entendimento das
principais áreas de negócio envolvidas.
* No artigo seguinte, é descrito o desenvolvimento do jogo
"Konnecting" para plataforma mobile, bem como as etapas
envolvidas na sua implementação. O artigo termina explicitando as mecânicas
de jogo, e os princípios de aprendizagem subjacentes.
* O quarto artigo apresenta um estudo que relata a aplicação do Portfolio
Europeu das Línguas eletrónico (e-PEL) na Escola Oficial de Idiomas de
Alicante. O estudo demostrou, utilizando uma abordagem qualitativa e
quantitativa, que o e-PEL contribuiu positivamente para a aquisição de
competências e estratégias linguísticas.
* O quinto artigo descreve um projeto de inovação docente e defende a
relevância do uso dos videojogos na demonstração, de forma muito visual e
didática, do funcionamento das diversas ferramentas de Lean Manufacturing, em
particular a metodologia 5S. No trabalho realizado, os autores concluíram que
o uso do Minecraft revelou-se um êxito.
* No sexto artigo, os autores apresentam o desenvolvimento de um videojogo
multiutilizador, baseado em realidade virtual, cujo objetivo é promover o
desenvolvimento de soft-skills, especificamente o trabalho em grupo.
* No sétimo artigo, os autores expõem um novo modelo de e-learning, cujo
objetivo fundamental é combinar os paradigmas e-learning e redes sociais. As
ações dinâmicas, colaborativas e altamente relacionais e interativas,
características das redes sociais, contribuem para minimizar o impacto da
falta de relacionamento humano, característica associada ao e-learning.
* O oitavo artigo apresenta um trabalho de investigação, cujo objetivo é
introduzir um novo modelo de comunicação entre a escola e a família. Os
autores definem a Caderneta Eletrónica como um instrumento facilitador e
potenciador de estabelecimento de relacionamentos entre a comunidade
educativa, mais precisamente entre professores, encarregados de educação e
estudantes.
* O último artigo resultou de uma investigação que teve por objetivo avaliar o
tipo e o grau com que são experienciadas as emoções no contexto do ensino num
ambiente virtual. Examinadas as propriedades psicométricas de um
questionário, composto por duas escalas de Bem-estar e de Mal-estar
emocional, os autores concluíram que a validação portuguesa das duas escalas
revelou boas propriedades psicométricas.
Agradecimentos
Termina-se esta introdução, expressando o nosso agradecimento a todos os
autores e revisores envolvidos nesta edição, esperando que este número da RISTI
se revele uma leitura profícua para todos os que se mobilizam em torno da
problemática das Tecnologias de Informação na educação. Um agradecimento
especial à AISTI, proprietária e promotora da RISTI, à Academic Journals
Database, CiteFactor, Compendex, Dialnet, DOAJ, DOI, EBSCO, GALE,
IndexCopernicus, Index of Information Systems Journals, ISI Web of Knowledge,
Latindex, ProQuest, QUALIS, SciELO, SCImago e Scopus, entidades que tem
contribuído para tornar a RISTI uma referência neste competitivo mercado das
revistas científicas.