Software como um Serviço: uma visão holística
1. Introdução
Nos inícios no atual milénio é oficialmente introduzido o termo SaaS. Embora, até
hoje, ainda não exista um consenso acerca do conceito de SaaS, pode ser definido como
um modelo de distribuição de Software que consiste no fornecimento de uma peça de
Software, aplicação ou serviço, a múltiplos clientes ou inquilinos através da Internet
(multi-tenant). A SIIA (Software and Information Industry Association) no artigo
“Software as a Service: Strategic Backgrounder”, diz . “[...] In the Software as a service
model, the application or service, is deployed from a centralized data center across a
network – Internet, intranet, LAN, or VPN – providing access and use on a recurring
fee basis. Users “rent”, “subscribe to”, “are assigned” or “are granted access to” the
applications from the central provider” (SIIA, 2001). SaaS é uma alternativa bastante
atrativa de negócio para as pequenas, médias e grandes empresas. A abordagem do
SaaS tem o potencial de transformar a forma com que os departamentos de tecnologia
da informação (TI) se relacionam entre si e até o que pensam sobre o seu papel como
fornecedores de serviços (Chong et al. 2006; Sá et al., 2014). Existem, no entanto,
ainda várias preocupações e desafios que os fabricantes e fornecedores de SaaS têm de
ultrapassar. Há que identificar logo de início, quais são as questões técnicas a ter em
atenção e tudo aquilo que muda relativamente à construção de Software tradicional. A
maioria das organizações conhece bem o valor da informação e o quão importante é a
segurança dos dados. O cliente vai pagar pela utilização de um serviço que é configurado
ou customizado de acordo com as suas especificações. Este pode, por exemplo, exigir
que os seus dados estejam separados dos restantes clientes. Neste caso, o fornecedor
tem de garantir o total isolamento que pode passar pela separação dos dados em base de
dados própria para aquele cliente. Outro dos aspetos a considerar no desenvolvimento
deste tipo de Software é o modelo de negócios a utilizar que pode simplesmente envolver
custos maiores ou questões de construção do Software a considerar.
2. Início do estudo e identificação do problema
O surgimento de novas tecnologias e de modernos componentes e aplicações podem
reduzir drasticamente o tempo de mercado e o custo para a conversão de um produto
do modelo tradicional On-Premise (instaladas no local) numa solução SaaS. Contudo,
apesar de surgirem várias ofertas de SaaS, nas soluções de “Software como um serviço”
continua a subsistir um problema de isolamento, configuração, segurança e escalabilidade
dos inquilinos. De fato, a escalabilidade da solução para cada cliente é na maioria das
vezes efetuada “ad hoc”, o que dá origem a problemas de desempenho, isolamento e
escalabilidade. Identificam-se várias questões para as quais não temos resposta.
Para iniciar um estudo no sentido de encontrar estas respostas, torna-se necessário
restringir o âmbito da amostra alvo do estudo. Assim, pela proximidade e facilidade
de comunicação aliada a uma apetência para a inovação, decide-se restringir o estudo
a uma zona geográfica – Portugal. Para responder às questões da pesquisa, pretende-se estabelecer um envolvimento com os donos ou gestores de empresas portuguesas
no sentido de avaliar os impactos do uso de SaaS nas suas organizações, confirmando
em paralelo a hipótese de que o SaaS traz benefícios para as empresas portuguesas e
potencia o seu desenvolvimento. Procuramos na amostra abordar os aspetos do SaaS
sobre diferentes pontos de vista para assim ter uma visão mais ampla e mais realista da
questão de fundo desta investigação. Pretende-se avaliar o nível de adoção do SaaS nas
empresas, se conhecem, se estão a usar e de que forma, que vantagens encontram em
soluções deste tipo, em que áreas estão a utilizá-lo, que expectativas têm em termos de
ganhos com SaaS. Pretende-se efetuar uma análise detalhada com vista a identificar os
fatores necessários para o desenvolvimento da indústria de SaaS em Portugal e como o
SaaS contribui para o aumento da eficiência e eficácia das organizações. São também
identificados casos de sucesso de Utilizadores de SaaS, de Fabricantes e Fornecedores
de SaaS.
3. Questões da pesquisa e hipótese
A questão de fundo analisada neste estudo é a seguinte: “Qual é o impacto do SaaS
no desenvolvimento e crescimento das empresas?” Desta grande questão, surgem as
seguintes questões:
••QP 1: quais são as reais necessidades no mercado de Software?
••QP 2: quais os receios e o que se está a fazer para os mitigar?
••QP 3: quais as implicações da adoção do SaaS?
••QP 4: onde devemos focar a atenção na oferta de SaaS no sentido de criar maior valor?
4. Objeto de estudo, motivação e importância da pesquisa
Hoje e cada vez mais as empresas têm de ser mais eficientes, mais competitivas, sendo
necessário identificar todos os recursos que apoiem o seu desenvolvimento. Para além
das tecnologias de otimização de Data Centers corporativos, existe hoje uma razoável
oferta de soluções de SaaS. Este estudo constitui uma importante fonte de informação
para as empresas que pretendem abordar os mercados de SaaS, para os fabricantes e
fornecedores de Software conhecerem quais os receios e preocupações das empresas e
daí desenvolverem esforços, no sentido de colmatar eventuais falhas nas suas soluções.
Estes esforços podem implicar maiores investimentos em segurança, em customização,
em isolamento de dados, em modelos de subscrição e cobrança mais simples, algumas
alterações organizacionais e de cultura da empresa, etc. Como resultado desta
investigação, são identificados diferentes tipos de aspetos de negócio, operacionais,
funcionais, não funcionais, e técnicos. São identificados fatores interdependentes
e inter-relacionados que são necessários avaliar quando se fala de SaaS. É objetivo
deste estudo, ter o envolvimento dos gestores, responsáveis e decisores das empresas,
avaliar os impactos da adoção de soluções SaaS nas suas organizações e confirmar a
hipótese de que o SaaS traz benefícios e potencia o seu desenvolvimento. Efetuar uma
recolha de feedback, tanto daqueles que utilizam como daqueles que consomem SaaS
mas, também daqueles que desenvolvem e/ou fornecem Software SaaS, abrangendo
desta forma os dois pontos de vista no comércio do Software. Pretende-se perceber o
que de facto constitui um problema e o que efetivamente as empresas gostariam de ter
disponível nesta oferta, e quais as suas implicações. Este estudo usa uma estratégia de
pesquisa com base na combinação de métodos de investigação de forma sequencial.
Primeiramente, é feito um levantamento para obter uma visão mais ampla e para
fornecer informações de base através de uma pesquisa quantitativa (Denzin et al, 2005)
que permite, posteriormente, ter uma maior profundidade na pesquisa quantitativa,
ajudando a interpretar e contextualizar os resultados qualitativos.
5. Paradigma da Pesquisa, Desenho e Método
Segundo o dicionário, paradigma em investigação é “um sistema ou modelo conceptual
que orienta o desenvolvimento posterior das pesquisas, estando na base da evolução
científica. Designa-se então “paradigma” como um sistema de crenças, de princípios e de
valores. Constitui um referencial filosófico que informa a metodologia utilizada, definindo
o modelo daquilo que é investigado e como é investigado num determinado contexto
epistemológico (Denzin, Lincoln, Yvonna, 2005, pp. 118-137). Essas crenças influenciam
a forma como o investigador observa, analisa e interpreta o mundo e tudo aquilo que
com ele interage. O investigador molda assim a sua visão sobre as coisas com base
num conjunto de premissas epistemológicas e ontológicas e metodológicas. O conjunto
destas premissas epistemológicas, ontológicas e metodológicas pode ser denominado de
paradigma, ou esquema interpretativo, um “conjunto básico de crenças que orientam a
ação” (Guba, 1990, p. 17). Qualquer pesquisa é orientada por um conjunto de crenças, de
valores e princípios que o investigador usa na sua relação com o mundo, orientando-o na
forma como o analisa e estuda. Cada paradigma exige esforços específicos, incluindo as
questões propostas, as análises e interpretações que são feitas. O paradigma positivista
ou quantitativo faz uma suposição das leis gerais que regem os fenómenos investigados.
Formula as hipóteses, usa técnicas de verificação sistemática, procura explicações causais
para os fenómenos e produz generalizações teóricas com validade e confiabilidade,
recusando a compreensão subjetiva dos fatos de uma realidade (Denzin, Lincoln, Yvonna,
2005). O paradigma pós-positivista, interpretativo ou qualitativo trabalha com crenças,
valores, opiniões, representações, práticas, lógicas de ação, atitudes e normas culturais.
O objetivo é conseguir um entendimento profundo com um certo grau de subjetividade
dos sujeitos (individual ou coletivo) e dos fenómenos, orientando a pesquisa para grupos
reduzidos, mas a serem intensamente estudados (Denzin, Lincoln, Yvonna, 2005). Segundo
o trabalho de (Bakos, 1987) a investigação baseada num ideal positivista experimental
tem sido a abordagem dominante para os estudos de tecnologia da informação. Apesar
de não ser o paradigma dominante, os métodos qualitativos e perspetivas interpretativas
têm sidobastante usados em investigação de sistemas de informação. Segundo Yin (1984),
os métodos qualitativos são caracterizados pelos seguintes fatores:
1. Observação detalhada ou envolvimento no ambiente natural em que o estudo ocorre;
2. Tentativa de evitar o compromisso prévio de construções teóricas ou hipóteses formuladas antes de recolher quaisquer dados (Yin R. K., 1984).
Dependendo daquilo que se pretende investigar, ambas as abordagens qualitativa e
quantitativa, podem complementar-se permitindo dessa forma atingir os objetivos
da pesquisa de forma mais eficaz. As abordagens podem ser complementares e
adequadas para minimizar a subjetividade e aproximar o pesquisador do objeto de
estudo, respondendo às principais críticas da abordagem qualitativa e quantitativa
respetivamente, proporcionando maior confiabilidade aos dados (Hayati et al., 2006).
Cavaye e Myers defendem que uma abordagem que combina dados quantitativos e
qualitativos é totalmente aceite em pesquisas no âmbito dos Sistemas de Informação
(Cavaye, 1996; Myers, 1999; Myers, 2003). No que refere à investigação qualitativa,
Palvia, Mao, Salam, e Soliman referem que o estudo de caso é um dos métodos mais
significativos na investigação em Sistemas de Informação. Regista-se uma tendência
de crescimento na utilização deste método de estudo nesta área nos últimos anos, o
que nos leva a concluir que os investigadores de SI estão cada vez mais interessados
em obter conhecimento científico através da análise de comportamento em ambientes
do mundo real (Palvia, Mao, Salam, Soliman, 2003, pp. 289-309). O estudo de caso
segue uma estratégia de pesquisa que se centra na compreensão de um fenómeno no
seu ambiente natural. Yin diz que o estudo de caso baseia-se em múltiplas fontes de
evidência e múltiplas técnicas de recolha de dados, que podem ser documentos, arquivos,
entrevistas, observação direta, observação participante e artefactos físicos (Yin R. K.,
2011, pp. 474-475). Deve-se ter em atenção a subjetividade na recolha de dados e no
processo de análise, que é considerada uma das principais desvantagens deste método.
Segundo (Yin R., 2003) um projeto de pesquisa envolve o processo de recolha, medição,
análise de dados, as conclusões que são extraídas e as recomendações que são feitas
com base nessas conclusões de forma a combinar a relevância das questões da pesquisa.
Dependendo daquilo que se pretende investigar, ambas as abordagens qualitativa e
quantitativa, podem complementar-se permitindo dessa forma ao investigador atingir os
seus objetivos de forma mais eficaz. Em diferentes fases do estudo ou até na mesma fase,
pode-se adotar diferentes epistemologias e estilos de pesquisa. As abordagens podem ser
complementares e adequadas para minimizar a subjetividade e aproximar o pesquisador
do objeto de estudo, respondendo às principais críticas da abordagem qualitativa e
quantitativa respetivamente, proporcionando maior confiabilidade aos dados (Hayati,
Karami, Slee, 2006, pp. 361-394). Cavaye e Myers defendem que uma abordagem que
combina dados quantitativos e qualitativos é totalmente aceite em pesquisas no âmbito
dos Sistemas de Informação (Cavaye, 1996), (Myers, 1999, pp. 1-20) (Myers, 2003).
Através da combinação de métodos, complementando a desvantagem de um com as
vantagens de outro, aumenta-se a credibilidade e relevância da pesquisa. Hayati, Karami,
Slee (2006) defendem que uma abordagem combinada de métodos quantitativos com
métodos qualitativos que se complementam, enriquecendo a investigação. Já em 1959,
Campbell e Fiske usam vários métodos para estudar a validade de traços psicológicos,
utilizando uma abordagem combinada destes métodos, encorajando outros a utilizar a
sua "matriz multi-método" para a recolha de dados no âmbito de um estudo. Isso leva
outros investigadores a misturarem métodos. Surgem então associações de métodos
de campo, tais como observações e entrevistas (dados qualitativos) com métodos de
opinião tradicionais, tais como inquéritos (dados quantitativos) (Creswell, 2009).
Também Hayati, Karami e Slee referem que a combinação de métodos, quantitativos e
qualitativos, contribui para uma maior confiabilidade aos dados, complementando-se
e colmatando as limitações de um método como outro método (Hayati, Karami, Slee,
2006). Creswell refere que os investigadores sentem que os preconceitos inerentes a
um método único podem neutralizar os preconceitos de outros métodos. A partir
do conceito original de triangulação das diferentes fontes de dados, vão nascendo
cruzamentos de métodos quantitativos com métodos qualitativos. Os métodos mistos
são mais complexos e exigem procedimentos mais explícitos (Creswell, 2009, p. 208). A
presente pesquisa usa uma estratégia sequencial como mostra a Fig.1. Primeiramente é
feito um levantamento para obter uma visão mais ampla e para fornecer informações de
base que permitem uma maior profundidade nas entrevistas.
Figura 1 – Desenho sequencial dos métodos (adaptado de Creswell, 2009, p. 215)
Nos métodos sequenciais os dados quantitativos são analisados primeiro através de
métodos estatísticos, e são usados para determinar as descobertas que se pretendem obter
na fase seguinte (Driscol, Appiah-Yeboah, Salib, Rupert, 2007, pp. 19-28). Cresweel e
Clark sugerem os seguintes passos para a implementação de uma pesquisa explanatória
(Creswell, Clark, 2007). Para responder às questões da pesquisa e perceber se de facto as
empresas portuguesas estão a tirar proveito do modelo de disponibilização do Software
como um Serviço, em que medida melhora a sua eficiência e se é ou pode ser um fator
determinante para a sua estratégia de crescimento conclui-se ser mais adequado adotar
uma abordagem quantitativa, desenvolvendo um estudo profundo de uma recolha de
dados alargada a várias empresas portuguesas. Para entender os diferentes tipos de
empresas portuguesas segundo a perspetiva do decisor, do gestor ou diretor, dentro
do seu contexto operacional particular, na sua realidade, chega-se à conclusão que é
adequado complementar o estudo com uma abordagem qualitativa, aumentando desta
forma a relevância da pesquisa. Este estudo usa uma estratégia de pesquisa com base na
combinação de métodos de investigação de forma sequencial.
5.1. O estudo de Casos
A pesquisa qualitativa envolve o uso de dados qualitativos, recolhidos através de técnicas
como entrevistas, documentos e dados de observação participante, de compreender e
explicar fenómenos no seu contexto real. O método de Estudo de Caso adequa-se muito
bem à pesquisa dos Sistemas de Informação nas organizações. Há uma preocupação
organizacional para além das questões técnicas (Myers, 1997, pp. 241-242). Dentro do
domínio dos Sistemas de Informação, têm surgido mais pesquisas a questões de foro
organizacional e de gestão, distanciando-se das questões tecnológicas e daí o crescente
interesse na aplicação de métodos de pesquisa qualitativa (Myers, 2003). São efetuados
quatro estudos de caso, contextualizando desta forma a investigação no seio de cada
organização e no seu ambiente real. Nesta abordagem qualitativa, recorre-se à técnica
de entrevista a quatro casos selecionados através de amostragem intencional de uma
lista de empresas identificadas através de redes sociais, boca-a-boca e referências
profissionais. Os dados são recolhidos através de entrevista semiestruturada, face-a-face
com os diretores/gestores responsáveis pela estratégia de TI da sua organização ou área
de negócio. São selecionados os seguintes tipos de empresa:
Tabela 1 – Perfil dos Casos selecionados
5.2. Recolha, análise e interpretação dos dados
Como instrumentos da pesquisa quantitativa, são desenvolvidos dois inquéritos
Online distribuídos a uma amostra significativa de empresas portuguesas utilizadores,
fabricantes e/ou fornecedores de “Software como um serviço”. Todos os itens de ambos
os questionários são pré testados, no sentido de testar os inquéritos e fazer uma revisão
direcionando os aspetos da investigação. No estudo de caso, recorre-se à técnica de
entrevista. A entrevista é um instrumento Standard de recolha de dados e uma fonte
primária de informação em pesquisas de estudos de caso (Yin R., 2003). É garantida
a todos os participantes a confidencialidade das informações prestadas e acordado
que só é publicada a informação que o participante autoriza. Todos os participantes
são informados dos objetivos da investigação, do propósito da entrevista e da sua
participação, tendo inclusivamente assinado um termo de consentimento informado.
Cada entrevista é áudio-gravada e dura cerca de uma hora e meia. Durante a entrevista
qualitativa são tomadas notas das observações feitas pelo entrevistador / pesquisador.
São realizadas entrevistas face-a-face para estabelecer rapport, construir confiança e
para identificar quaisquer sinais não-verbais que justifiquem mais interrogatório. Os
dados quantitativos são analisados através de ferramentas estatísticas que possibilitam
a sua análise. A análise dos dados qualitativos começa logo no decorrer da entrevista.
As notas de entrevista e as respostas às perguntas abertas são analisadas pelo método
comparativo (Glaser, Strauss, 1967). É efetuado o cruzamento da informação recolhida
nos inquéritos e nas entrevistas. É usado como base um quadro descritivo com os
temas dos dados recolhidos. Procede-se posteriormente à análise do conteúdo da
informação identificando a informação coerente e importante padronizando os dados
recolhidos. É elaborada uma interpretação sumária de cada um dos casos. Segundo
(Yin R. K., 1981, pp. 58-65) antes de iniciar a narrativa deve-se identificar os tópicos
de organização da narrativa e de que forma a evidência deve ser integrada. Embora
os estudos de caso possam muitas vezes começar com pequenos quadros conceptuais
devem, contudo, ser organizados com base em proposições específicas, questões,
considerações. Quanto às evidências, Yin diz também que os estudos de caso podem
ser feitos usando qualquer evidência qualitativa ou quantitativa. Para a integração
das evidências, os dados quantitativos e qualitativos que abordam o mesmo tema,
devem ser referenciados juntos. Da mesma forma, devem-se integrar os segmentos
de entrevistas com diferentes entrevistados, mas sobre o mesmo tema. Para evitar os
problemas de análise de dados, estes devem ser codificados e tabulados. O trabalho
produz estudos de caso de organizações que explicam o uso do Software como um
serviço, nas diferentes vertentes de fabricantes, fornecedores e utilizadores. As questões
dos inquéritos online e das entrevistas semiestruturadas são numeradas e agrupadas e
estruturadas de acordo com o quadro descritivo, por forma a permitir a análise entre os
casos analisados. A transcrição das entrevistas é enviada aos participantes tendo sido
solicitada a confirmação da informação fornecida durante as entrevistas, para eliminar
qualquer mal-entendido por parte do investigador. As entrevistas semiestruturadas
seguem os mesmos tópicos em cada um dos casos. Os participantes são autorizados a
falar sem interrupções e são interrompidos apenas para esclarecimento das questões
que se proporcionam colocar. O investigador mantém uma atitude de neutralidade e
rapport com cada um dos entrevistados. Rapport é uma posição frente a frente da pessoa
a quem está a ser realizada a entrevista. Neutralidade é uma posição frente a frente face
ao conteúdo daquilo que a pessoa diz (Patton, 2002, pp. 365-366). A análise dos dados
embora já tenha começado durante a execução das entrevistas dá o seu arranque na fase
de codificação da informação recolhida. Segundo (Patton, 2002, pp. 365-366), deve-se reduzir o volume de informação em bruto, identificar os padrões significativos, para
construir uma estrutura de comunicação da essência do que os dados revelam. A melhor
forma de avaliar resultados é identificar os diferentes padrões nos dados da pesquisa.
Nesta fase são efetuadas as comparações entre os casos e o cruzamento da informação,
no sentido de identificar aquilo que é comum a todos os casos e aquilo que é específico
de um caso em particular, dentro das categorias identificadas no quadro descritivo do
Framework de avaliação. Através desta análise dos dados, são identificados os padrões
e os seus desvios. O resultado desta fase são as conclusões objetivas retiradas da análise
dos dados recolhidos.
5.3. Apresentação de Resultados
No presente estudo começa-se por caracterizar a amostra do estudo, quer para a análise
quantitativa (empresas Fabricantes, Fornecedoras, Utilizadoras de SaaS) quer para a
análise qualitativa (Tab.1), para aborda-las no sentido de questiona-las quanto a este
novo paradigma tecnológico. Os dados quantitativos, cujo detalhe está fora do âmbito
deste artigo, são recolhidos através de inquéritos Online ao longo de cerca de 1 ano e têm
cerca de 50 questões que abordam os temas em análise (Cota et al, 2014). Desta análise
quantitativa conclui-se fundamentalmente que há um desconforto relativo à segurança
dos dados, customização e integração; Há ainda uma grande renitência em migrar
processos críticos de negócio para SaaS, embora muitas empresas já usem SaaS para
processos importantes; Os principais motivos que levam ou que podem levar as empresas
a utilizar Software SaaS são a poupança nos custos Hardware, Software e suporte de
TI; Do ponto de vista dos Fabricantes/fornecedores de SaaS, consideram a oferta SaaS
necessária para garantir o seu posicionamento no mercado de Software; Existem várias
preocupações no que refere ao nível do serviço prestado pelos fornecedores do Software;
Muitos utilizadores desconhecem o conceito e o valor do SaaS; Os principais desafios
no desenvolvimento e fornecimento de soluções de SaaS são a privacidade dos dados
dos clientes, a integração com outras aplicações, a customização da aplicação para cada
cliente e a conetividade e acesso; A maioria dos Fornecedores de SaaS não têm modelos
arquiteturais maduros que lhes permita aumentar o benefício reduzindo o custo. Da
análise qualitativa realizada na sequeência, resulta um quadro comparativo dos casos
estudados em termos de requisitos não funcionais (Tab.2 e 3) e requisitos técnicos (Tab.
4 e 5). Para perceber o que de facto constitui um problema no SaaS e o que efetivamente
as empresas gostariam de ter disponível nesta oferta. Os resultados revelam que o SaaS
efetivamente constitui uma solução bastante interessante e sólida no desenvolvimento
das empresas, contudo, existe a necessidade de maiores esforços nomeadamente ao nível
da possibilidade de customização para cada cliente (Tenant) e a integração da aplicação
SaaS com as aplicações On-Premise (instaladas no local).
Tabela 2 – Requisitos não funcionais
Tabela 3 – Requisitos não funcionais (continuação)
Tabela 4 – Requisitos técnicos
Tabela 5 – Requisitos técnicos (Continuação)
6. Conclusões e contribuições
Articulando os dois estudos efetuados (quantitativo e qualitativo), concluímos que de
facto os clientes de SaaS devem definir as suas próprias estratégias de integração de
SaaS e devem incorporá-las numa aproximação holística à integração multiempresa,
em todos os projetos (Lheureux, 2008). A identificação das maiores preocupações nas
diferentes dimensões: técnica, negócio, organizacional e operacional, respondem às duas
primeiras questões da pesquisa. A terceira questão, sobre as implicações da adoção do
SaaS, é respondida com a análise efetuada e interpretação dos dados recolhidos. O estudo
confirma a afirmação de Lheureux (2008) quanto à integração de SaaS nas estratégias
de negócios. Confirma-se a afirmação de F. Chong, G. Carraro e R. Wolter, quanto ao
facto da integração e a customização serem componentes críticas nas estratégias de
uma arquitetura SaaS bem-sucedida, numa infraestrutura de TI centralizada em serviço
(Chong et al, 2006), no entanto, existem muitas limitações de customização na oferta
de SaaS analisada. Verifica-se a adoção de SaaS por médias e grandes empresas e não
apenas pequenas empresas em contraste com estudos anteriores (Kern et al, 2002). Os
resultados mostram que os gestores das empresas reconhecem o valor acrescentado e
a mais-valia do “Software como um Serviço” nas suas organizações apesar de existirem
necessidades de alteração, adaptação e evolução que podem ter implicações sobre a lógica
de negócio do Fornecedor do Serviço. Confirma-se que de facto o SaaS pode transformar,
positivamente, a forma de construção e disponibilização do Software. SaaS não é só um
modelo diferente de distribuição de Software, é uma nova forma de fazer negócio com
Software. A escalabilidade das soluções é central para atingir volumes críticos de forma
a gerar os lucros pretendidos. O reconhecimento por parte do utilizador de que o SaaS
funciona para a sua organização, para as suas necessidades, inicia um ciclo virtuoso de
referências que se reflete num marketing viral. A segurança e privacidade dos dados são
uma área de preocupação e insegurança quanto à utilização de SaaS. SaaS está a avançar
rapidamente, o Time to Market(TtM) é mais importante do que nas soluções On-Premise.
Os SLA dos serviços SaaS são muito importantes, os utilizadores ficam preocupados com
os níveis de um serviço sobre o qual não têm controlo. Assim, ter uma visão transparente
do serviço e do seu desempenho é muito importante, devem portanto ser disponibilizados
relatórios de desempenho do serviço. Os modelos de licenciamento complexos podem
ser um handicap (desvantagem). A realização de um estudo exaustivo, aprofundado e
pormenorizado combinando as análises quantitativa e qualitativa, permite identificar
um conjunto de conclusões sobre a temática em investigação segmentando a amostra
dirigindo a pesquisa cuidada nas várias vertentes desde o desenvolvimento do Software,
à sua distribuição e utilização. Mais ainda, é analisado um conjunto de questões de
investigação no terreno, na realidade das empresas portuguesas. Através da combinação
das análises efetuadas, que se complementam, temos desta forma, um estudo mais rico
que traz novas descobertas e dá um forte contributo a vários níveis ao teatro do “Software
como um Serviço”. Através da análise e interpretação dos resultados do estudo, juntamente
com a análise prévia da literatura, são identificadas implicações que podem melhorar a
prática empreendedora entre empresas portuguesas aumentando a sua a competitividade
e desenvolvimento, e fornece também uma base para pesquisas futuras.