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EuPTCVHe0871-34132011000200005

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National varietyEu
Country of publicationPT
SchoolLife Sciences
Great areaHealth Sciences
ISSN0871-3413
Year2011
Issue0002
Article number00005

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A crise de confiança nos Cuidados de Saúde COMENTÁRIO A crise de confiança nos Cuidados de Saúde Manuel Cardoso de Oliveira1

1Escola de Estudos Pós-Graduados e de Investigação, Universidade Fernando Pessoa, Porto

Correspondência

A falta de confiança nos Cuidados de Saúde gera consequências preocupantes - diminuição da qualidade dos desempenhos, aumento dos custos e dos conflitos e ineficiências organizacionais. Estes problemas serão agravados se esses cuidados forem submetidos a poderosos mecanismos de mercado, o que faz com que os vários intervenientes se encarem com acrescidas suspeitas. A escassez de confiança terá ainda mais consequências se continuarmos a manifestar indiferença perante ela. No centro de todo este processo estão as pessoas e os seus comportamentos.

A crise instalada nos sistemas de Saúde espera o contributo de todos para que possa ser suavizada, compreendendo-se que a confiança é ganha e não dada, que é difícil ser ganha, mas rapidamente pode ser perdida.

Os movimentos sociais iniciados nos anos 60 geraram uma profunda e permanente desconfiança nas instituições em geral e na ciência em particular. Os erros médicos ' sempre controversos e sempre assustadores ' são um enorme factor na erosão da confiança nos Sistemas de Saúde. Não sendo conhecida a verdadeira magnitude do problema, a verdade é que a sua repercussão social e institucional nos obriga a mudar a nossa cultura do modo como os encaramos, passando-se da culpa para a aprendizagem sem deixar de reconhecer as suas implicações médico- legais, jurídicas e éticas, e esperandose que os media acompanhem o sentido positivo destas intenções. É sabido que os elevados níveis de confiança promovem melhores resultados, com menores custos.

Os doentes que confiam nos profissionais de Saúde tornam-se, assim, parceiros activos da prestação de cuidados e mais facilmente se colocam no centro dos Sistemas de Saúde. O entendimento entre os clínicos permite que trabalhem harmoniosamente e percam menos tempo praticando uma Medicina defensiva. Uma das tarefas mais importantes do Sistema de Saúde é ganhar a confiança daqueles a quem se destina. Para isso, uma das prioridades é estabelecer e monitorizar altos níveis de qualidade. Mas a qualidade em Saúde, como se disse, é uma matéria muito complexa que inclui medições difíceis. As organizações que procuram ter a confiança dos outros devem aprender com a experiência o modo como ela se constrói e o modo como pode ser destruída. As organizações de Saúde necessitam também de ter uma imagem de marca. Na perspectiva da confiança, a gestão dos cuidados é talvez a área mais problemática dos Sistemas de Saúde.

Apesar do declínio na confiança que se tem registado em numerosos países, a verdade é que a confiança nos médicos permanece relativamente alta.

A crise de falta de confiança abrange muitos sectores, além da Saúde. Parece ser um problema geral da sociedade que afecta muitos aspectos da vida moderna.

Por isso as teorias culturais da modernização da sociedade talvez sejam uma explicação mais satisfatória para este fenómeno, o que significa que não podemos ter a visão redutora de que tudo se resume à necessidade de uma reorganização da Medicina. No entanto, os modelos paternalistas do exercício da Medicina têm sido esvaziados de conteúdo pelas mudanças sociais que se têm registado. Os doentes são mais cépticos e mais instruídos em termos de Medicina, sendo necessário encarar isso, não como uma ameaça, mas como uma oportunidade para melhorar. No entender de Donald Berwick qualidade e confiança são primos directos. Com o crescente recurso às novas tecnologias de informação e o uso de medições em Saúde o público está cada vez mais exigente e a necessidade de mudança nas unidades de Saúde é mais premente. Mas para mudar é necessário encarar a realidade, estar interessado em criar novas estruturas e dispor da colaboração de todos. Por todas estas razões torna-se indispensável ter um modelo para melhorar. Como temos vindo a destacar, em termos de Qualidade em Unidades de Saúde é necessário monitorizá-la mas ter sempre presente a importância da sua melhoria e sustentabilidade. Para isso devemos saber o que estamos a tentar realizar, como é que reconhecemos que a mudança é uma melhoria e quais as mudanças praticadas que resultaram em melhoria.

Os números disponíveis sobre os erros em Saúde são alarmantes, havendo vários mitos sobre o modo de os encarar. Um deles é que são números errados, outro é que ninguém sabe como os resolver e finalmente é o de que não suficientes recursos para implementar medidas de segurança. Na realidade, sabe-se hoje que para melhorar a Segurança não são necessários grandes recursos adicionais. O que é importante é dispor de lideranças esclarecidas que saibam criar uma cultura de segurança, sabendo-se que investir na qualidade e na segurança é um investimento com retorno. até experiências vividas em certas Unidades de Saúde que demonstram ser possível obter melhores resultados com contenção de custos. É, pois, aconselhável estar atento a estas realidades, fazer da Segurança uma prioridade, criar uma organização da aprendizagem, pensar em termos de Sistemas, reconhecer que a Segurança é uma responsabilidade de todos e adoptar uma política de total transparência. Devem ainda ser estabelecidos padrões de desempenho, sendo indispensável monitorizar o grau de adesão dos diversos grupos profissionais. Realmente parece-nos necessária uma verdadeira revolução. Para melhorar a segurança e aumentar a confiança nos Sistemas de Saúde estes devem evoluir para estruturas em cujo centro está o doente. Estes serão, assim, decision makers, participantes nos seus próprios cuidados e avaliadores destes.

Ao criar-se a confiança ganha-se uma vantagem competitiva no mercado da saúde. Ter uma marca de qualidade, boa reputação, relevância, reconhecimento, consistência, credibilidade, boa posição no mercado e sustentabilidade são atributos que Devil Shore considera muito importantes. A confiança é interactiva e auto-reforça-se, tendo a marca de confiança de uma organização vários domínios: como interage com o público, integridade, desempenho e modelo.

Para que estes blocos se construam não é aconselhável que seja impostos de cima, ainda que o suporte dos mais altamente colocados seja importante. A complexidade dos doentes e a proliferação de decisões e actividades médicas altamente variáveis condicionam a prática médica e tornam os profissionais ainda mais esforçados para não limitarem a sua autonomia. Tudo isto torna muito difícil medir e monitorizar a qualidade clínica a nível individual. em áreas seleccionadas volumes de doentes que permitem contornar estas dificuldades, conceito que inevitavelmente terá no futuro ainda mais implicações na definição de políticas de Saúde actualizadas.

Espera-se assim contribuir para que os Hospitais e outras Unidades de Saúde sejam lugares mais seguros e menos frustrantes, onde se possa trabalhar com gosto e eficiência e se demonstre que os recursos humanos e materiais neles investidos têm indiscutíveis retornos.

Correspondencia: Prof. Dr. Manuel Cardoso de Oliveira Escola de Estudos Pós-Graduados e de Investigação, Universidade Fernando Pessoa, Praça 9 de Abril, 349, 4249-004 Porto. Email: manuelco@ufp.edu.pt; maco0410@gmail.pt


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