A Universidade: o seu papel social na prevenção da doença e promoção da saúde
A Universidade: o seu papel social na prevenção da doença e promoção da saúde
A utilização do exercício físico como meio parafomentar o desempenho laboral e
diminuir o absentismo laboral está vastamente descrita. Por outro lado, a
despesa do estado e iniciativa privada com a saúde é enorme. Alguns dos
factores que determinam uma tendência de crescimento exponencial da despesa com
cuidadosde saúde são os seguintes:
1.Factores económicos (ex. ciclo vicioso entreaumento dos problemas de saúde
dos trabalhadorese aumento subsequente dos prémiosde seguros de doença:
inflação geral, aumentodos custos de cuidados de saúde por melhorias
tecnológicas);
2.Factores demográficos (ex. aumento do número de mulheres, aumento da idade
média dos trabalhadores, aumento do número de imigrantes com deficiências
prévias nos cuidadosde saúde);
3. Doenças crónicas (ex. Diabetes, obesidade, etc).
Reparem que dos 3 itens anteriormente mencionados,dois (o primeiro e o
terceiro) radicam directamente em hábitos típicos da vida sedentária.
Embora a procura de actividade física por parte da população em geral
(nomeadamente da população activa) tenha crescido nas duas últimas décadas
(reflectida, por exemplo, na proliferação de Ginásios e Academias bem como no
desenvolvimento de Cursos vocacionados para a actividade física de recreação e
lazer), poucas serão as entidades patronais que promovem essas actividades de
uma forma orientada para a população em geral.
A Universidade Portuguesa, por via das recentes adequações que têm sofrido os
cursos mais ligados à actividade física, tem procurado orientar-se para o
cumprimento da função social que dá título a este editorial. Com efeito, quer
na vertente de formação dos alunos, quer na vertente de investigação tem-se
verificado essa tendênciade revisitar o paradigma higienista do Desporto e seus
âmbitos de intervenção.
A formação dos alunos, quando cumprida em colaboração próxima com a comunidade
envolvente, confere aos futuros profissionais competências acrescidas e presta
a essas comunidades um serviço inestimável. Assim, também urge articular
continuamente os curricula universitários com as infra-estruturas de trabalho
comunitárias, de forma a dar resposta a necessidades da sociedade e dando corpo
à comum missão de extensão universitária. Importa que a Universidade faça
chegar à comunidade o saber que produz. Mas fazê-lo chegar não sob uma forma
erudita ou com orações de sapiência, antesfazendo-o com acções, com
intervenções práticas.
O Editor
Victor Machado Reis