Um papel para a revista científica no desenvolvimento da excelência académica
Um papel para a revista científica no desenvolvimento da excelência académica
A role for the scientific journal in the development of academic excellence
J. Vasconcelos-Raposo 1
1Director da Revista Motricidade ' Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
A excelência, tal como a concebemos implica aprendizagem, transmissão e
reprodução do saber. Um professor universitário só é verdadeiramente excelente
quando os seus alunos reconhecidamente se demonstram melhores do que eles
foram. Em contrapartida, é típico de um aluno medíocre e intelectualmente pobre
o acto de não reconhecer o contributo que os outros deram para a sua formação.
A revista científica é, por excelência, um veículo para a transmissão e
reprodução do saber, na medida que sem a sua intervenção dificilmente se
desenvolvem Escolas de pensamento e, consequentemente, de conhecimento. A
importância da revista e os seus propósitos mais nobres é algo que todos os
professores devem valorizar nas suas práticas. Para tal ensinam os discentes a
escreverem trabalhos científicos e, consequentemente, divulgá-los na forma de
publicação. Neste processo, os docentes devem assumir um papel de referência,
destacando a importância das nuances e detalhes que devem prevalecer na
comunidade científica.
Não há lugar ao desenvolvimento da excelência sem o encorajamento para os mais
novos e aprendizes serem criativos e sem a promoção daquele que é,
provavelmente, o ingrediente fundamental: a liberdade de pensar. O actual
sistema de ensino, tal como o observamos, não está vocacionado para promover a
criatividade nem o direito à diferença, e que se expressa no pensamento dos
discentes e docentes.
A experiência e a convivência que temos no Ensino Superior Universitário
sugere-nos que, actualmente, é prática comum, na relação professor / aluno
partir do princípio que os estudantes nada sabem sobre os temas abordados nas
aulas. Mas esse é, talvez, um dos erros que se possa estar a cometer. Há outros
equívocos que são impostos, aos professores e investigadores, a nível
estrutural, pelo poder político, nomeadamente via o Ministério da Educação.
As escolas, independentemente do grau de ensino, reproduzem a crença que os
docentes são possuidores de um conjunto de saberes, previamente definidos pelo
Poder instituído, e cuja transmissão é apresentada como imperiosa para
salvaguardar as necessidades do Sistema sócio-económico em que os professores e
alunos se inserem. O Sistema Educativo opera fundamentado na proposição que
todos os indivíduos devem possuir os mesmos conhecimentos básicos, de modo a
partilharem as mesmas crenças, factos, valores e até atitudes relativamente aos
fenómenos sócio-culturais. E, recentemente com todo o desplante se declara que
a educação deve estar ao serviço do progresso científico e tecnológico, que
mais não é do que ao serviço do sector industrial. Cada vez mais se esquece que
o importante é fazer com que os cidadãos sejam felizes.
Somos da opinião que para, efectivamente, educarmos pessoas para a excelência,
é necessário que a atitude dos docentes seja alterada. Isto é, que se reconheça
que os discentes chegam até nós possuidores de um conhecimento social e
cultural que deverá ser validado e reproduzido na escola, em função dos motivos
dominantes na suas vidas pessoais.
No passado, assistimos a propostas pedagógicas que defendiam a individualização
do ensino. Porém, não se fizeram quaisquer referências explícitas às alterações
estruturais necessárias para a viabilização dessa alternativa educativa.
Julgamos que este modelo sempre esteve votado a um sucesso relativo, na medida
a que as alterações que deveriam acompanhar a implementação desta proposta
nunca aconteceram.
Educar para a excelência implica mais do que a transmissão cuidada de saberes e
técnicas. A excelência per se exige atitudes perante a novidade, o desconhecido
e nós próprios. Por outras palavras, como docentes não poderemos pretender
educar para a excelência sem, em primeiro lugar, assumirmos em pleno os
elementos que caracterizam a orientação cognitiva que está na base da
excelência e que, grosso modo, se alicerça na motivação intrínseca e numa
orientação para a mestria.
Educar para excelência requer, forçosamente, que entendamos o ensino como uma
forma de aprendizagem. A aprendizagem a que nos referimos não se limita ao
enriquecimento dos nossos conhecimentos sobre determinadas áreas, através da
leitura de materiais recentemente publicados e que pretendemos transmitir aos
nossos alunos. Talvez o mais importante seja aceitarmos que os discentes têm
algo a nos ensinar, fundamentalmente no domínio das estratégias de ensino. Para
tal, devemos escutar as sugestões que estes nos possam fazer sobre a forma como
abordar os tópicos que desejamos desenvolver nos nossos programas curriculares.
Frequentemente ouvimos críticas dos alunos, que nos dizem que aquilo que
aprendem na escola é pouco relevante para a realidade com que se deparam no seu
dia-a-dia. De facto, cada vez mais, procuramos transmitir-lhes conhecimentos
especializados, mas na gestão das suas vidas como cidadãos e profissionais o
que mais lhes interessa é dominarem habilidades específicas, algo que o actual
sistema de ensino pouco valoriza. Este é um aspecto que requer uma grande
reflexão por parte dos agentes de ensino, especialmente no que se refere à
actividade de docência e os saberes a serem exigidos a estes. Acabar um curso
superior e enfrentar o desemprego é, cada vez mais, a norma. Para os jovens é,
cada vez mais difícil fazer planos para as suas vidas como adultos e por isso
prolongam a sua adolescência. Perante isto, mais do que nunca, como
professores, a promoção das condições para a realização da felicidade pessoal
deverá ser uma prioridade.
Ultrapassar esta situação implica que os docentes, independentemente do grau de
ensino em que intervêm, assumam uma atitude diferente perante a investigação
(leia-se aprendizagem). Esta mudança requer que os docentes aceitem que os
alunos, através das suas histórias pessoais, lhes dêem pistas sobre a forma
como se percepcionam como aprendizes. Apenas um professor cuja orientação
cognitiva seja para a mestria se sentirá confortável na situação de ser
desafiado, no contexto da aula, sobre o seu saber por aqueles que a priori
estão ali para aprender e não para ensinar. No entanto, é nossa convicção que
sem se aceitar ser simultaneamente mestre e aluno é impossível desenvolver,
quer em nós próprios quer nos alunos, o gosto pela aprendizagem, que por sua
vez é o único veículo para se atingir níveis de excelência.
Desenvolver o gosto pela aprendizagem é algo que transcende o papel do educador
na escola. Os elementos vivos relevantes a este processo são múltiplos, e
dependem do tipo de excelência em causa. Mas para os propósitos desde
manuscrito destacamos a excelência académica e científica, onde a revista é um
elemento essencial para o processo que conduz ao desenvolvimento da
excelência.
Na realidade é através da revista científica que os mais jovens encontram o
caminho a ser trilhado para integrarem a comunidade científica. Na vasta
maioria dos casos, esses primeiros passos são feitos através do apoio que os
seus professores lhes dão, orientando-os sobre como proceder. Mas em verdade,
há professores que prestam um mau serviço à ciência, na medida em encorajam os
alunos a escreverem e a submeterem trabalhos para publicação sem, no entanto,
lhes dar a devida atenção na forma de supervisão relativamente aos detalhes
inerentes à qualidade académica.
Enquanto editores, recebemos muitos trabalhos de alunos onde consta o nome dos
professores orientadores. Porém, face à qualidade dos manuscritos submetidos,
por vezes, questionamo-nos se efectivamente esses prestigiados professores e
investigadores têm conhecimento da integração dos seus nomes como co-autores.
Em alguns casos já tivemos a oportunidade de confirmar que sabiam, e em outros
não. Em ambos os casos importa ter alguns cuidados.
O actual sistema de Ensino Superior exerce uma pressão muito grande sobre os
seus professores e investigadores para publicarem, mas infelizmente é-nos dado
a registar que a lógica do capitalismo selvagem (leia-se a busca pelo lucro a
todo o custo) se faz repercutir nas práticas dos académicos. Assim, constatamos
uma "luta desenfreada" para que os seus nomes apareçam no maior
número de trabalhos publicados, e alguns conseguem. Infelizmente deixando a
imagem da ambição e da falta de preocupação com a qualidade da investigação que
fazem, assim como dos eventuais contributos que dão para a ciência. Mas mais,
prestam um mau serviço à prática científica porque nas revistas, rejeitamos os
trabalhos porque os mesmos estão mal formatados, os desenhos de pesquisa mal
concebidos e as escolhas dos procedimentos estatísticos mal fundamentadas ou
por vezes negligenciadas em absoluto. Os alunos recebem os comentários dos
revisores e, por vezes, indignam-se porque o nome do seu professor constava
como co-autor. Na revista Motricidade a política é contactar o mais graduado
academicamente para resolver as questões em falta.
É neste actual estado de coisas que defendemos que as revistas científicas
também se devem constituir como um reduto de resistência às más práticas
académicas, tanto de professores, como de alunos.