Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTCVHe1647-21602012000200001

EuPTCVHe1647-21602012000200001

National varietyEu
Country of publicationPT
SchoolLife Sciences
Great areaHealth Sciences
ISSN1647-2160
Year2012
Issue0002
Article number00001

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Editorial Editorial

Prof. Doutor Carlos Sequeira* *Presidente da Direção da SPESM

Caros (as) colegas, O número 8 da Revista da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental é editado em Dezembro de 2012, está associado a uma etapa significativa, diríamos até evolutiva, no processo de edição da revista. A partir deste número, Janeiro de 2013, esperamos ter o processo de indexação na SciELO - Scientific Electronic Library Online, concluído.

Por isso, alertamos todos os potenciais autores para consultarem e seguirem de forma rigorosa, as normas de publicação. Informamos que as normas foram revistas, de forma a facilitar o trabalho de edição e de revisão. A Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental integra na avaliação dos artigos uma revisão Double Blinded, através de dois elementos da comissão científica (Peer Reviewers).

Este tem sido um dos trabalhos difíceis, devido à nacionalidade dos revisores, especificidade dos artigos, dificuldades no cumprimento dos prazos pelos autores e revisores, integração das sugestões dos revisores, entre outros. Por outro lado, os artigos submetidos têm revelado algumas lacunas no cumprimento da totalidade as normas de publicação da revista, o que também tem dificultado o trabalho de revisão.

Nesse sentido, adoremos um novo procedimento que visa otimizar todo o processo.

A partir de 2013, os artigos serão alvo de duas revisões: i) uma revisão técnica que avalia o cumprimento das normas da revista, em termos de estrutura dos artigos, número de carateres, citações e referências bibliográficas; ii) uma revisão científica por dois revisores para avaliar a qualidade científica do artigo. Os artigos serão enviados para os revisores científicos após obterem parecer positivo da revisão técnica. Em todos os processos se garantirá uma revisão cega, uma vez que, após a submissão, são eliminados todas as referências que identifiquem os artigos.

Nos últimos números, em especial no ano de 2012, verificou-se um número crescente de submissões de artigos, o que é para nós, equipa editorial, uma enorme satisfação e nos fornece mais opções na divulgação do conhecimento científico.

A intenção é selecionarmos artigos que tenham rigor científico e simultaneamente interesse clinico, pelo facto de nos trazerem um maior "aporte" em termos de conhecimento, ou, uma nova forma de avaliar/intervir numa situação/problema.

Nesse sentido, privilegiamos artigos de investigação empírica, sem contudo, asfixiarmos a revista de artigos de revisão teórica, de reflexão ou de boas práticas fundamentais para a melhoria dos padrões de qualidade, nos contextos onde os enfermeiros inscrevem o seu exercício profissional.

Reiteramos a necessidade dos artigos apresentarem um abstract com melhor qualidade, pois com a indexação estes ficam acessíveis a todos, e, são estes o nosso cartaz para número significativo de leitores. O ideal era termos um revisor de Inglês que nos validasse a tradução do resumo de Português para "Inglês", mas como sabem, isso tem custos que não podemos suportar. Estamos a estudar outras alternativas que nos garantam a qualidade da tradução do português/Inglês, de modo a progressivamente melhorarmos todos os parâmetros da revista.

O esforço para que a única revista portuguesa e especifica de Enfermagem de saúde mental aumente os seus padrões de qualidade é de todos, principalmente dos profissionais que se interessam por esta área do conhecimento.

Assim, sugerimos aos estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento, aos enfermeiros da prática clinica e outros profissionais o envio dos seus artigos.

A revista sendo de Enfermagem, é aberta a qualquer profissional. O único critério está relacionado com a qualidade e o interesse dos artigos para a Enfermagem de Saúde Mental. A partilha do conhecimento entre as diferentes áreas do saber é em nosso entender, promotor de um "melhor" conhecimento, entendendo o "melhor", como aquele que se adequa às necessidades das pessoas.

Por isso, estaremos sempre abertos a contributos de qualquer profissional que nos queira preitear com o seu trabalho.

Procuraremos dar uma resposta com a brevidade que nos for possível, dentro de um espaço mínimo de três meses. A otimização dos processos permitir-nos à ter um processo mais ágil e mais próximo dos autores.

Em 2013, renovamos o nosso endereço eletrónico, no qual iremos colocar um espaço específico dedicado às regras e estratégias de submissão de artigos, bem como à discussão sobre as principais temáticas com interesse acrescido para a área de Enfermagem de Saúde mental e consequentemente para a ASPESM. Atualmente a nossa localização na web é: www.aspesm.org.

Neste espaço, iremos também implementar um novo menu, onde divulgaremos os artigos que ainda não foram publicados. A nossa intenção é divulgar todos os trabalhos, num formato facilmente acessível a todos, deixando para os leitores a apreciação e eventual depuração dos conteúdos que entendam como mais relevantes para a sua prática.

Neste número 8 da revista da ASPESM, privilegiamos artigos de investigação que abordam: i) Conceção de um programa de intervenção na memória para idosos com défice cognitivo ligeiro; ii) Competência emocional em professores - contributos da psicoeducação; iii) A personalidade das vítimas de violência conjugal; iv) Programa saúde mental sem estigma: efeitos de estratégias diretas e indiretas nas atitudes estigmatizantes; v)Terapia de grupo para familiares de pessoas com perturbação mental grave: estudo de caso múltiplo; vi) Impacto da psicoterapia de grupo em doentes alcoólicos relativamente à auto-estima e controlo do craving; e dois artigos de boas práticas/reflexão intitulados: i) Diagnósticos e intervenções de enfermagem centradas no processo familiar da pessoa com esquizofrenia; ii) Cuidados continuados em saúde mental: reflexão sobre respostas para pessoas.

Deixamos ainda a informação que em outubro de 2013 iremos realizar o nosso Congresso, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Pólo B), este ano dedicado aos Padrões de Qualidade em Enfermagem de Saúde Mental.

Poderá consultar mais informações no final da Revista.

Brevemente confirme no nosso endereço eletrónico, o programa, e outros detalhes relacionados com o mesmo.

Por isso, marque na sua agenda o dia 10 e 11 de outubro de 2013, e, venha partilhar os seus contributos.

Os nossos votos de um 2013 portador de alegria, felicidade e boa saúde mental para todos.

Porto, 31 de dezembro de 2012 Escola Superior de Enfermagem do Porto Rua Dr. António Bernardino de Almeida, s/n 4200-072 Porto

dir.spesm@gmail.com


Download text