Editorial
Esta edição abre o ano do décimo aniversário da publicação da Revista
Portuguesa e Brasileira de Gestão alicerçada numa parceria entre instituições
de ensino em língua portuguesa da doutrina e da prática do management adaptado
às condições específicas dos dois lados do Atlântico.
O papel desta revista tem sido a publicação em português de investigação
científica e contribuições relevantes em administração e gestão privada e
pública oriundas da academia e também de «práticos».
Nesta primeira edição de 2012 damos destaque a uma análise das motivações e da
estratégia de internacionalização dos principais bancos brasileiros no atual
contexto de globalização após a grande crise financeira de 2008. Os autores
realizam uma avaliação do grau de internacionalização dos principais bancos e
avaliam as estratégias de entrada nos países alvo dessa projeção externa da
banca brasileira.
O Ensino Superior e o consumo são duas outras áreas abordadas nesta edição com
contribuições originais. São aplicados modelos de avaliação do desempenho
organizacional em instituições de ensino da mais importante região
metropolitana do Brasil e é avaliada a prestação de contas à sociedade do
ensino superior filantrópico brasileiro, através de um índice de disclosure.
Por outro lado, o comportamento dos consumidores que procuram uma vida menos
consumista é estudado através da netnografia e publicam-se os resultados de uma
análise das emoções em episódios de reclamação com base numa pesquisa junto de
trezentos consumidores. Os consumidores à procura de uma «vida simples» são um
novo segmento do mercado que merece atenção e a gestão das reclamações continua
a ser um ponto fraco da administração de empresas.
Luís Reto
«Esta edição abre o ano do décimo aniversário da publicação da Revista
Portuguesa e Brasileira de Gestão alicerçada numa parceria entre instituições
do ensino em língua portuguesa da doutrina e da prática do management.»
Bianor Cavalcanti
«Nesta primeira edição de 2012 damos destaque a uma análise das motivações e da
estratégia de internacionalização dos principais bancos brasileiros no atual
contexto de globalização.»