Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTHUAp1646-24082009000100018

EuPTHUAp1646-24082009000100018

National varietyEu
Country of publicationPT
SchoolHumanities
Great areaApplied Social Sciences
ISSN1646-2408
Year2009
Issue0001
Article number00018

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Turismo e Gestão: Inovação e Empreendedorismo no Contexto da Economia Empresarial

Título: Turismo e Gestão: Inovação e Empreendedorismo no Contexto da Economia Empresarial Editor: José António Conceição Santos Editora: Fundação para o Desenvolvimento da Universidade do Algarve ISBN: 978-972-9341-89-2

Este volume de 494 páginas reúne 62 artigos resultantes de uma selecção da investigação apresentada no XI Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, que teve lugar na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve em 11 e 12 de Novembro de 2009. Este evento realizou-se no âmbito do CIBECEM (Círculo Ibérico de Economia Empresarial), uma rede de investigação actualmente formada por cinco universidades localizadas na zona fronteiriça entre Portugal e Espanha, nomeadamente as universidades espanholas de Huelva e da Extremadura e as universidades portuguesas de Évora, do Algarve e da Beira Interior.

Os artigos publicados foram submetidos a revisão anónima e resultam tanto de investigação desenvolvida ao nível de teses de doutoramento, como de investigação realizada por doutorados.

Partindo, em termos gerais, de uma transversalidade temática de Inovação e Empreendedorismo nas áreas da Gestão e do Turismo, este volume abrange uma enorme variedade de temas, de que destacamos:

Na_área_da_Gestão: Inovação ao nível da gestão estratégica; Inovação nas empresas industriais portuguesas; Inovação ao nível do modelo de gestão japonês; Inovação, criatividade e gestão estratégica de recursos humanos; Gestão pela qualidade total e capacidade inovadora; Internet e inovação empresarial; Globalização e competitividade; Intra-empreendedorismo em pequenas e médias empresas; A harmonização contabilística na Europa; Informação on-line e o custo do capital alheio; A criação de vantagens competitivas; Inter-acção universidade-empresa; A produtividade nas empresas de serviços; Informação on-line e o custo do capital alheio; Planeamento e controlo dos custos da qualidade;

Ainda na área da Gestão, este volume apresenta um conjunto representativo da investigação em Portugal ao nível da Ética e Responsabilidade Social da Empresa, com nove artigos dedicados a essas temáticas.

Na_área_do_Turismo: Inovação no sector hoteleiro; Internacionalização das cadeias hoteleiras; Web-marketing no turismo; Turismo rural; Turismo residencial; Turismo e redução da pobreza; Análise da oferta de enoturismo; Turismo e golfe; Turismo industrial mineiro; City branding; Turismo cultural; Análise estratégica do valor da marca; O erro amostral nas sondagens a turistas; Turismo ornitológico; As parcerias publico-privadas no turismo; Grupos estratégicos na indústria hoteleira;

Brevemente todos os artigos desta publicação estarão disponíveis online em http://www.esght.ualg.pt/Publicacoes.asp

José António C. Santos                                          (ESGHT- Universidade do Algarve)

Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo Campus da Penha 8005-139 Faro - Portugal

encontroscientificos@ualg.pt


Download text