Aeroportos e Turismo Residencial. Do Conhecimento às Estratégias
Título: Aeroportos e Turismo Residencial. Do Conhecimento às Estratégias
Autor: Cláudia Ribeiro de Almeida
Editora: Editorial Novembro
Ano: 2010
ISBN: 978-989-8136-54-1
No seguimento de uma investigação de Doutoramento, Cláudia Ribeiro de Almeida,
docente na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do
Algarve, lançou recentemente um livro intitulado “Aeroportos e Turismo
Residencial. Do Conhecimento às Estratégias”, editado pela Editorial Novembro e
patrocinado pela ANA, Aeroportos de Portugal, SA.
As estruturas aeroportuárias apresentam actualmente um novo posicionamento, ou
seja, a sua gestão é mais pró-activa, com novas abordagens em relação às
companhias aéreas, stakeholders e até mesmo na forma como são analisadas as
questões da oferta e da procura nos vários segmentos de mercado turístico.
Todas estas alterações suscitam diariamente a necessidade de informação
actualizada, factor importante para a delineação de estratégias, negociação
adequada com os clientes e conhecimento atempado das novas tendências de
mercado (procura e oferta), dos concorrentes, entre outras. Este novo
posicionamento tem suscitado a procura de dados específicos sobre determinados
segmentos de mercado turístico, nomeadamente os que têm implicações na
estrutura de tráfego e cujo conhecimento atempado pode alterar a forma como um
aeroporto prepara toda a negociação de rotas com as companhias aéreas.
Neste sentido foi desenvolvido o estudo que originou a obra apresentada, que
visa uma análise detalhada de um dos segmentos de mercado que assume uma
importância ímpar para destinos como o Algarve, o turismo residencial.
Produto com grande desenvolvimento nos últimos anos em Portugal e em concreto
no Algarve, o turismo residencial envolve investimentos elevados no destino, em
novos empreendimentos turísticos, complexos de animação e complexos desportivos
de apoio. No entanto, é importante não esquecer que, na sua grande maioria, os
turistas que estão associados a este e a outros segmentos de procura turística,
se deslocam para os destinos por via aérea, sendo, por isso, muito importante
estabelecer elos de ligação entre as companhias aéreas, os aeroportos e os
vários intervenientes do destino, pois só assim se podem adequar estratégias
individuais e em parceria entre todos os interessados, com o objectivo de
captar clientes e até mesmo novos investimentos para uma região.
Os conceitos teóricos que se conhecem apontam para que os proprietários
estrangeiros de uma habitação visitem várias vezes por ano o destino onde
possuem uma segunda habitação, em períodos de menor procura turística, o que
permite reduzir os índices de sazonalidade do destino e o aumento da procura
das rotas das companhias aéreas ao longo de todo o ano. Por isso, importa a um
aeroporto conhecer que tipo de procura é gerada por este segmento de mercado de
modo a poder integra-lo em futuras estratégias individuais e/ou em parceria com
os demais stakeholders da região.
Universidade do Algarve
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Campus da Penha
8005-139 Faro - Portugal
encontroscientificos@ualg.pt