With Pain and Love for contemporary man
ELDER PAISIOS (2011). With Pain and Love for contemporary man.
Vasilika, Thessaloniki. Holy monastery 'Evangelist John the Theologian'. 428
pp.
Clara Costa Oliveira*
*IE -CEHUM ' Universidade do Minho, Braga, Portugal.
claracol@ie.uminho.pt
Este livro é publicado por um mosteiro ortodoxo feminino e relata as conversas
tidas pelas freiras com o monge de Monte Athos, Elder Paisios (1924-1994). Em
dois momentos da sua vida, as freiras foram de grande importância: numa fase em
que foi internado num hospital, com problemas graves de saúde, as freiras
deslocaram-se ao hospital para lhe doar sangue, durante vários dias. Graças a
elas sobreviveu e a sua gratidão manifestou-se de duas maneiras: a criação de
um mosteiro e a orientação espiritual das freiras, com autorização episcopal.
Sendo um monge de Monte Athos, ele deslocava-se apenas duas vezes por ano ao
mosteiro em causa, mas correspondia-se com elas, quer coletivamente, quer
individualmente; no que respeita a estas últimas, a correspondência dirigia-se
especialmente à 'luta espiritual' das freiras. As suas conversas foram
transcritas, numa primeira fase (facto que não agradou a Elder Paisios, num
primeiro momento) e posteriormente gravadas. O livro retrata pois fielmente
esses diálogos comunitários, bem como alguns diálogos privados,
disponibilizados por algumas freiras, que também disponibilizaram
correspondência.
Este livro constitui o primeiro volume de vários que as irmãs decidiram
organizar com o material que dele recolheram, algum dele quando a sua situação
de saúde no final da via não lhe permitiu voltar a Monte Atos, tendo ficado
acamado no mosteiro que ajudara a construir, e mais próximo da instituição de
saúde que o acompanhava. Mesmo nessas condições, ele não deixou de orientar
espiritualmente as freiras, sempre que o abordavam. Elder Paisios tomara como
sua missão no mundo consolar o sofrimento daqueles que o procuravam,
aconselhando-os e dando todo o seu amor para os orientar. Despojamento total de
si face aos sofrimento dos outros, era a sua missão, e cumpriu-a, pelo que nos
é dado a ler neste livro, pleno também de momentos de humor, pois Elder Paisios
não era um homem culto (era carpinteiro e possuía apenas os estudos básicos da
sua geração), em termos ocidentais ('europeus', como dizia, demarcando
claramente a cultura ortodoxa da europeia, e considerando a Grécia como não
europeia, como um cultura oriental), recorrendo usualmente a exemplos do
quotidiano e a expressões populares. Aconselhava usualmente por parábolas e
analogias, como Jesus de Nazaré, tentando tocar o entendimento e o coração até
dos mais humildes.
Mas engana-se quem pensar que se trate de um livro leve, com palavras que nos
agradem a todos, ou até ecuménico. Elder Paisios tem palavras duras para nos
dizer acerca do nosso modo de vida, das nossas prioridades e leva muito a sério
o poder do mal, que no Ocidente passou a ser considerado uma disfunção
psiquiátrica. Daí a primeira parte do livro ser dedicada ao pecado e ao diabo,
literalmente ('sin and the devil'), subdividido em 5 capítulos: 'It is
fashionable to sin'; 'These days the devil is roaming free'; 'The secular
spirit'; 'Injustice is a great sin'; 'Bless do not curse'; 'Sin bring
calamites'.
A segunda parte questiona a civilização moderna com 5 capítulos: 'God's wisdom
and the environment'; 'The era of many conforts'; 'Avoid anxiety by simplifying
your life'; 'External noise and inner tranquility'; 'Too many worries distance
us from God'.
A terceira parte diz respeito ao Espírito de Deus e espírito do Mundo,
subdividido em 5 capítulos: 'Secular education and knowledge'; 'Rationalism in
our times'; 'The new generation'; 'Impudence and disrepect'; 'Inner disorder
and external appearance'. A quarta parte é dedicada à Igreja nos nossos tempos,
com 4 capítulos: 'Education'; 'The clergy and the church'; 'Holy days and
holidays'; 'The orthodox tradition'. O livro possui ainda um índice referente
às escrituras cristãs e outro, de nível geral.
Num momento em que tanto se fala na Grécia, penso que seria interessante para
qualquer pessoa ler este livro, pois ajuda-nos a compreender um povo através de
uma das figuras mais prestigiadas na espiritualidade ortodoxa grega (já existem
relatos de milagres de Elder Paisios, bem como ícones, sendo que seu nome
próprio, Arsenios, se deve ao seu padrinho e padre que o batizou, Santo Arsénio
da Capadócia). Elder Paisios também nasceu na Capadócia, envolto nas centenas
de igrejas bizantinas esculpidas nas montanhas desde o séc. I, e provavelmente
conhecendo as cidades subterrâneas com 8 níveis onde os cristãos se abrigaram
ao longo dos séculos das várias perseguições a que foram sujeitos, desde as
romanas (onde se inclui a quarta cruzada) às turcas, passando por muitas
outras. Sua família foi obrigada a ir para a Turquia após a guerra 1919-1922,
tendo também vivido a guerra civil grega, como operador de rádio.
Para os católicos ortodoxos, o Monte Athos simboliza o que de mais puro existe
no mundo, um espaço de oração ininterrupta por toda a humanidade. Ler este
livro ajuda-nos a compreender melhor esta cultura, tão próxima e tão longínqua,
que permaneceu com os seus rituais cristãos em grego, que nos lembra que a 1ª
versão divulgada do Antigo Testamento foi escrita em grego, que a maior parte
do novo Testamento (incluindo os Evangelhos) foi escrita em grego. Trata-se de
uma civilização onde a Idade Antiga cristianizada se manteve até ao séc. XV,
onde não houve Renascimento, onde não houve o Iluminismo, onde não houve
Reforma nem contra Reforma.
Secular logic tires the mind and weakens the body. It constricts the
heart , while
spiritual logic expands it. When used correctly, the intellect can
spur the heart and help it.
When the nous enters the heart and the two of them work together, our
work
is not anymore the work of logic or reason. Sound reasoning is a
gift.
But this gift must first be sanctified (pp. 257-258).
Quantos mundos diferentes existem na Europa? Quantos cristianismos? Até quando
coexistiremos politicamente? Terá sentido um Estado Unido da Europa senão em
torno da economia? Que sabemos uns dos outros, de facto? Estas são as questões
que não posso evitar de colocar após a leitura deste livro que recomendo
vivamente a quem tenha humildade para aprender. "Those who are bright should
also be spiritually advanced. One quick look and they should understand. When
we use our minds for good, we can be of great help for others. Otherwise, an
intelligent person can cause people great suffering" (p. 250).
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