Fronteira e contacto em O Meu Nome é Legião
Introdução
A cidade de Lisboa tem sido, desde a Revolução de Abril, recetora de imigrantes
em larga escala. Esse foi um fenómeno novo dado que, antes dessa data, Portugal
era essencialmente um país de emigrantes. À medida que os imigrantes se
estabeleciam na cidade, foram-se formando vários enclaves étnicos, em especial
nas zonas mais periféricas. Durante cerca de duas décadas, estes enclaves
passaram despercebidos, devido à sua natureza periférica e fragmentária. Nesse
período, a política nacional e local relativamente à imigração era inexistente
ou numa base de laissez-faire (Beja Horta, 2008). Mais recentemente, estes
enclaves começaram a ser vistos como um problema urbano e social. Na última
década em particular, os media têm focado mais ou menos regularmente problemas
sociais existentes, em especial aqueles que incluem criminalidade e violência,
em bairros cuja população é imigrante (Fortes, 2009). A existência destes
bairros e a sua associação à violência e criminalidade criaram novas fronteiras
na cidade, dado que estes começaram a ser vistos como no-go zones.
É uma destas no-go zones que António Lobo Antunes apresenta no seu livro de
2007, O Meu Nome é Legião. Esta obra retrata difusamente um conjunto de
vivências do Bairro 1º de Maio, um bairro de imigrantes que se situará numa
zona periférica da cidade de Lisboa. Através de uma narrativa polifónica, o
texto oferece-nos diferentes e contrastantes perspetivas sobre um espaço
intrinsecamente pós-colonial. O que torna esta obra geograficamente
interessante é o modo como se pode descobrir nela uma dualidade de
representações sobre o espaço, a paisagem, as fronteiras e as
territorialidades. O que se pretende apresentar neste ensaio são essas
representações geográficas e sociais relativas ao Bairro 1º de Maio presentes
em O Meu Nome é Legião, com especial foco para a questão da fronteira entre o
interior e o exterior do bairro, e como essa marca uma dualidade patente na
polifonia da obra.
O presente ensaio irá dividir-se em cinco partes distintas. A primeira irá
referir-se à leitura crítica do pós-colonialismo e aos conceitos de geografia
imaginária e de identidade híbrida. A segunda irá problematizar as questões da
segregação e das fronteiras que existem na cidade pós-colonial. De seguida,
apresentar-se-ão algumas perspetivas sobre os contornos da escrita de Lobo
Antunes, com um foco particular nos temas do colonialismo e do pós-
colonialismo. A secção seguinte centrar-se-á na análise e discussão das
representações geográficas e sociais em O Meu Nome É Legião. Finalmente,
concluir-se-á ao se expor como, nesta obra, a alteridade e o hibridismo
coexistem, criando espaços que são simultaneamente fronteiras e heterotopias.
Alteridade e Hibridismo
Segundo Ryan (2004: 471), o pós-colonialismo, disciplina crítica que evoluiu a
partir de autores como Said ou Bhabha, mas também Hall (2001) ou Spivak (1999),
significa tanto a análise de pessoas, estados e sociedades depois do
colonialismo como o facto de ser um conjunto de teorias, ideias e práticas
comprometidas com a luta anticolonial, com o mover-se para além do
colonialismo[1]. Na Geografia, a inclusão do pós-colonialismo tem pretendido
fornecer leituras críticas do poder, conhecimento e produção do espaço
colonial, e os seus efeitos em moldar o mundo presente (Blunt, 2005: 179).
Blunt refere que o pós-colonialismo geográfico tem-se centrado em cinco
temáticas: as geografias de encontro, conquista, colonização e estabelecimento;
as geografias das representações coloniais em formas escritas e visuais; a
produção do espaço em cidades coloniais e pós-coloniais em termos de forma
urbana, paisagem e experiências do quotidiano; os espaços racializados e
sexualidades do colonialismo; e as geografias das migrações, diáspora e
transnacionalidade. Este estudo insere-se quase absolutamente na última. Segue-
se a linha de pensamento de Ryan (2004: 479), que defende que fazer geografias
pós-coloniais não é apenas uma questão de desconstruir representações culturais
do poder imperial e colonial mas também explorar o quotidiano cultural e as
resistências e negociações que subsistem nas zonas de contacto, desde Londres
até Lagos. No nosso estudo, iremos abordar uma perspetiva literária sobre
justamente uma dessas zonas de contacto, onde os aspetos geográficos têm um
peso real no decorrer das relações pós-coloniais.
Da leitura crítica do pós-colonialismo, extraímos duas noções que são basilares
para o quadro de análise da obra que aqui se trata. Estes são conceitos
contrastantes mas, na ambígua realidade que a escrita que Lobo Antunes
desvenda, são complementares e esclarecedores. Começamos por abordar o conceito
de geografia imaginada de Said, que se usa aqui no sentido de haver uma
geografia do Outro. Edward Said, na sua obra Orientalism (1978), fez uma
análise seminal que introduziu o conceito de geografia imaginada. Tomando como
objeto de estudo vários textos de países Ocidentais, principalmente romances, o
autor mostra como foi construída ao longo do tempo uma determinada ideia do
Oriente como o oposto do Ocidente. Se o Ocidente era visto como racional,
civilizado e progressivo, o Oriente era exatamente o oposto: a terra da
selvajaria. Para Said, esta ideia gera-se a partir da coerência narrativa do
texto Ocidental, que é principalmente o Europeu, que forma uma geografia
imaginada. Esta é a geografia do Outro enquanto tudo o que é oposto ao próprio.
Numa perspetiva alargada, uma geografia imaginada forma-se quando uma narrativa
se desenvolve de modo coerente durante algum tempo acerca de um lugar e dos
seus habitantes que está para além de alguma fronteira ou com o qual
simplesmente não se tem contacto direto. Esta narrativa, logicamente, apesar da
sua coerência interna, não corresponde à realidade desse lugar. Para além
disso, a partir da leitura de Said sobre o Ocidente e Oriente, verifica-se como
a divisão entre o Eu e o Outro acaba por corresponder a uma divisão entre o
civilizado e o selvagem, ou se quisermos, entre o bom e o mau. A dualidade
cultural é construída enquanto dualidade ética.
Bhabha (1994), por outro lado, apresenta o conceito de híbrido. Este conceito,
não sendo completamente contrastante em relação ao conceito de Said, pressupõe
uma dinâmica diferente no encontro entre diferentes culturas. O híbrido é
aquilo que resulta de um longo contacto entre duas culturas, e reflete aspetos
de ambas. Reflete principalmente as ambiguidades e tensões presentes nesse
encontro. Para este autor, a colonização não foi uma relação pura de dominador/
dominado, e possibilitou uma negociação cultural, de onde surgiram novas
identidades híbridas. Este conceito aplica-se a cenários de contacto direto
entre culturas, ao contrário da geografia imaginária, que emerge de uma
produção cultural realizada em grande parte à distância. Este conceito de
identidade híbrida pode ser aplicado ao caso da obra de Lobo Antunes, como se
verá, apesar de a dualidade e a alteridade do conceito de Said nunca ser posta
em segundo plano. De facto, o híbrido e a dualidade entram em duelo
permanentemente em O Meu Nome É Legião.
Fronteira e Heterotopia
Segundo Escallier (2006: 79), a cidade, enquanto lugar de civilização,
organização social e governo, é fundadora de uma cidadania e de uma
identidade. No entanto, por ser um espaço aberto e lugar de mudança e
sociabilidade, ela cria diversidade, fundando-se nela outras formas de
urbanidade. Assim, a cidade é invariavelmente um espaço de pluralidade, que tem
de equilibrar a sua identidade própria com as suas identidades interiores.
A pluralidade urbana acentua-se no presente panorama de globalização. O
conceito de cidade global (Sassen, 2001) está hoje bem estabelecido e a
influência dos fluxos globais nas relações locais, em processos de glocalização
(Swyngedouw, 2004), é indiscutível. Nas cidades europeias, após o fim do
período colonial, a metrópole torna-se recetora de pessoas que vêm das ex-
colónias. Em Lisboa, depois do 25 de Abril, a cidade acolhe um grande número de
retornados, Portugueses brancos que voltam das ex-colónias. Ao longo dos anos
80 e 90, a imigração africana cresce e vai-se ancorar principalmente nos
concelhos periféricos à cidade de Lisboa, verificando-se alguma segregação
espacial (Malheiros, 1998). De facto, clusters (ou ghettos, consoante a
valorização) de migrantes começaram-se a formar em muitas das cidades
europeias.
Neste contexto, a existência de fronteiras na cidade parece inevitável.
Escallier (2006: 81) refere que os conceitos de cidade e fronteira aparentam
ser diametralmente opostos, dado que o primeiro implica abertura, movimento e
unidade e o segundo impõe confinamento, divisão e oposição ao movimento. No
entanto, numa cidade composta por diferentes grupos, surgem fronteiras
internas, fruto tanto de processos de apropriação territorial de um desses
grupos como de confinamento de um desses grupos pelo poder hegemónico da cidade
que o pretende controlar.
De facto, van Kempen (1994: 995) refere-se à cidade contemporânea como uma
cidade dual. Esta cidade dual é uma em que se verifica uma segregação espacial
entre dois pólos sociais: um de opulência económica e outro de pobreza crónica.
Segundo a autora, isto acontece devido à reestruturação económica que teve
efeitos no mercado de trabalho, em relação à desindustrialização e ao aumento
do sector terciário na percentagem de emprego urbano e na sua bifurcação em
termos de acesso ' distingue-se o emprego altamente qualificado e o emprego
não-qualificado. Geram-se diferentes realidades sociais na cidade.
Espacialmente, o resultado é a existência de enclaves de pobreza que minam a
capacidade de mobilidade social das pessoas que lá habitam, em função de terem
menos oportunidades de vida. Esses enclaves de pobreza geram menos
oportunidades dessas devido a vários factores: o peso da normatividade da
pertença local na pessoa inserida, que a faz considerar que é natural viver
ali; o capital social que a pessoa tem, que não lhe permite muitas alternativas
na vida; o provisionamento que tem nesse enclave em termos de acesso a serviços
como educação ou serviços governamentais; e a estigmatização que pode levar à
pessoa ser rejeitada noutros ambientes devido à sua origem.
Embora van Kempen não se refira a questões étnicas, o facto é que a etnicidade
é um factor preponderante na divisão social na cidade (Anthias, 2001). E a
diversidade étnica em muitas das cidades europeias, incluindo Lisboa, provém
das correntes de imigrantes após as descolonizações. Ainda assim, há que ter em
conta que as divisões existentes e fronteiras resultantes não implicam quebra
total dos fluxos na cidade. As diversas partes continuam interdependentes em
variados aspetos e os processos de hibridação que Bhabha encontra na cidade
colonial tropical prosseguem na cidade pós-colonial europeia.
Deste modo, deve-se ver a cidade como um lugar dinâmico e não estático. Os
elementos que as compõem, apesar de duais, relacionam-se entre si com mais ou
menos tensão. Massey (1994: 155) refere que os lugares hoje não têm fronteiras
claras e identidades únicas. As fronteiras, apesar de existirem, são frágeis e
permeáveis. Os lugares estão cheios de contradições interiores que impedem um
discurso ao mesmo tempo coerente e abrangente sobre o que são. Assim, a noção
de lugar urbano tem que ser a de um espaço aberto, atravessado por diferentes
fluxos compostos por diferentes culturas. No entanto, as fronteiras permanecem,
fruto das dualidades da cidade moderna.
Escallier (2006: 88) distingue três tipos de fronteiras que surgem no espaço
urbano: as fronteiras impostas pelos poderes políticos através da planificação
e do espaço construído, as fronteiras criadas por mecanismos de segregação
económica e social; e fronteiras mentais, imaginárias e imateriais. O que
interessa em especial nesta análise ao texto de Lobo Antunes é o último tipo,
embora as duas primeiras tenham obviamente importância. O autor analisa o
primeiro tipo de fronteiras principalmente com base nas cidades coloniais e na
diferenciação que havia nestas entre o espaço dos colonizadores e o espaço dos
colonizados e a implicação étnica e relação de poder que daí resultava. No
texto de Lobo Antunes, ver-se-á como o que existe é ainda consequência desse
processo, embora surja na cidade de Lisboa com uma lógica invertida. Estas
fronteiras no espaço urbano, em particular as mentais, têm a característica de
estarem pouco materializadas. Dado isso, acabam por se tornar móveis. A
fronteira acaba por existir onde existe o contacto com o outro. Deste modo, o
lugar urbano torna-se numa heterotopia. Foucault (1984) caracteriza as
heterotopias como uma justaposição de vários espaços e tempos marcados pela
diversidade. Estes são lugares de contacto com o Outro que potenciam a
visibilidade dessa diversidade. Assim, são lugares de permanente negociação e
contestação de identidades. No texto de Lobo Antunes, a fronteira irá
exatamente diluir-se numa heterotopia com estas características.
Em relação à questão da fronteira no caso que se estuda aqui, é pertinente
tomar atenção à crítica de Boaventura de Sousa Santos (2002). O autor argumenta
que no colonialismo Português não existe uma fronteira inequívoca entre
colonizador e colonizado. Isto acontece porque este processo de colonização foi
periférico. A empresa colonizadora de Portugal baseou-se em tornar o país no
centro dos territórios que são periféricos às colónias de outros países
europeus. Segundo o autor, isto explica o a-centrismo da cultura portuguesa e a
sua dificuldade de diferenciação face ao exterior. Esta leitura encontra um eco
na forma como o processo de descolonização em Lobo Antunes se associa a uma
escrita da perda. Pode-se entender que, pela diluição da cultura Portuguesa nas
suas colónias, a perda destas foi uma perda da sua identidade própria.
Lobo Antunes numa Perspetiva Pós-colonial
O tema da Guerra Colonial e do processo de descolonização são recorrentes na
obra de Lobo Antunes. Seixo (2002: 499) refere que a temática colonial existe
em Lobo Antunes como motivação pretextual da escrita, dada a experiência
pessoal do autor na Guerra Colonial Portuguesa. Eunice Cabral (2003: 363)
escreve: Os romances de Lobo Antunes até hoje publicados ( ) têm sempre como
núcleo da matéria efabulada uma perda. A perda é a de um lugar próprio do
indivíduo do mundo ( ). Este tema da perda, nas obras que refletem sobre o
colonialismo ou o pós-colonialismo português, reflete-se em primeira instância
no plano humano. Seja o ex-combatente que regressa e já não encontra o país em
que vivia quando partiu (Os Cus de Judas), seja o retornado que perdeu o país
onde vivia (As Naus), ou o imigrante que perdeu o seu país de origem (O Meu
Nome é Legião), o que está em causa é a perda do lugar que a pessoa tinha no
mundo. Num plano mais abstrato, pode-se aqui encontrar a já referida ideia de
Santos (2002) de que a perda das suas colónias foi para o país uma perda de
parte de si devido à sua dificuldade de se diferenciar face ao exterior. Ainda
assim, é de salientar a posição de Seixo que refere que a problemática dos
romances de António Lobo Antunes não é meramente a crítica do Salazarismo, do
imperialismo ou da Guerra Colonial, apesar da presença desses elementos, mas
sim a apresentação de um complexo de atitudes que envolve a desgraça do
colonizado tanto como a do colonizador (Seixo, 2002: 501).
Para além da dimensão da perda, a alteridade é uma questão fundamental no
tratamento do colonial e do pós-colonial em Lobo Antunes. Seixo (2002: 510),
baseando a sua análise na obra O Conhecimento do Inferno, argumenta que é o
conhecimento do outro, seja da outra terra ou do outro habitante mas sempre na
sua relação de diferença e oposição ao europeu, que leva ao reconhecimento da
sua alienação. Deste reconhecimento de alienação resulta o sentimento de
estranheza que invade as personagens de Lobo Antunes. Martins (2003: 115);
analisando As Naus, destaca o estranhamento e a não-pertença dos retornados em
Lisboa como um tema central. Nesta obra, o retornado é o Outro da sociedade
Portuguesa. Na obra que analisaremos, é o imigrante que surge como o Outro, e o
estranhamento, apesar de subsistir no imigrante, existe também e principalmente
na sociedade recetora. Fonseca (2003: 286-287), analisando a obra O Esplendor
de Portugal, refere que apesar da representação binária da cultura (no sentido
que Said concetualizou, apesar de neste caso a dicotomia ser o branco\ negro),
os temas de hibridação, transculturalidade e mestiçagem (na senda de Bhabha)
são centrais. O mesmo se aplica à obra que aqui se analisa. Seixo (2002: 507)
destaca o caráter heterotópico dos lugares que Lobo Antunes descreve, dado
serem pontos de comunicação entre os dois pólos culturais do contexto colonial.
O conceito de heterotopia, já referido, pode ser aplicado aos lugares
apresentados por Lobo Antunes, pois estes são sítios de encontro e conflito
entre Outros, ainda que tal não implique a inexistência de fronteiras, como se
verá. No entanto, parece inevitável a fronteira ser quebrada em O Meu Nome é
Legião, como talvez em qualquer outra fronteira.
Um outro aspeto a ser referenciado em relação ao contexto pós-colonial em Lobo
Antunes é a transposição que confere continuidade de uma guerra colonial para
uma pós-colonial. Cardoso (2009: 4) refere que em O Meu Nome é Legião se vêem
as guerras humanas, a guerra colonial portuguesa e a guerra civil angolana, na
forma de guerras interiores das personagens, através das identidades e
integração social. O autor encontra na própria obra de Lobo Antunes a ponte
entre a guerra colonial portuguesa, no livro Os Cus de Judas, e as guerras
interiores de O Meu Nome é Legião, referindo que é a mesma guerra, apesar de já
não ter lugar nos cus de Judas[2], pois foi des-locada, i.e., mudou de
lugar e os actores perderam as suas raízes. Assim, a fronteira colonial não
desapareceu, mas transferiu-se para o interior da metrópole. Também Cabral
(2003: 377) refere que [d]a guerra colonial fracassada passa-se para a guerra
que é das existências que se movem por inércia e que se encontram destituídas
de qualquer tipo de finalidade. Assim, a noção de que o que existe na cidade
pós-colonial é ainda parte da configuração da cidade colonial está presente na
obra de Lobo Antunes. Seixo (2002) defende que a travessia no tempo e o
envolvimento na História não são elementos presentes na obra de Lobo Antunes,
apenas para o exercício da reflexão, mas para apresentar a experiência do lugar
e dos atos que perfazem o colonialismo/ pós-colonialismo.
Uma nota final para a escrita polifónica de Lobo Antunes, que é importante
perceber para compreender as contraposições que surgem em O Meu Nome é Legião.
A polifonia exprime-se através da quebra da continuidade narrativa através da
mudança da voz que discursa. Através desta quebra, os enredos deixam de
obedecer ao princípio de linearidade (Petrov, 2003: 231). A narrativa mantém
a sua coesão apenas pela temática principal que se manifesta ao longo da obra,
como Cabral (2003: 370) o refere em relação ao Auto dos Danados. Constrói-se,
então, uma representação da realidade a partir de diversos relatos, e o texto é
formado por histórias e tempos que engordam (Arnaut, 2011: 78). Ou seja, em
vez de seguir uma linha contínua clara, o texto vai-se preenchendo gradualmente
por relatos e experiências das personagens. Outro aspeto que a polifonia
permite é a descoberta da alteridade. Cabral (2003: 376) argumenta que em Lobo
Antunes a identidade provém do confronto com o discurso do Outro. Ainda assim,
segundo a autora, o conflito e o antagonismo estão ausentes da obra de Lobo
Antunes. Seixo (2002) partilha essa noção de que não há um conflito frontal
entre as várias perspetivas das personagens. Em O Meu Nome é Legião, não se
pode considerar uma ausência absoluta do conflito, apesar da ausência do
confronto direto. Ainda que se possam encontrar similaridades entre os
discursos de algumas personagens[3], os pontos de vista são claramente
antagónicos entre os habitantes do bairro e os que vêm do exterior. Existe uma
dualidade visível nas representações do bairro. Neste sentido, Monteiro et al.
(2011: 5) referem como as descrições de narradores próximos aos jovens trazem
um contraponto à tentativa de desumanização dos chamados transgressores' da
lei. Ao mesmo tempo, estes contrapontos vão expor os contactos e as
negociações que perfazem os processos de hibridação e transculturalidade sempre
presentes.
Em suma, identificámos aqui três dimensões centrais do colonialismo/ pós-
colonialismo em Lobo Antunes: a da perda, a da tensão entre o binário cultural
e a hibridação, e a da continuidade (ou transposição de elementos) entre o
colonial e o pós-colonial. Destas, será a tensão entre o binário cultural e a
hibridação que mais se desenvolverá na análise a O Meu Nome é Legião,embora os
outros aspetos não sejam afastados. Neste sentido, e em particular nesta obra,
a polifonia é o meio estilístico através do qual nos chega a alteridade que
cria uma fronteira efetiva na cidade.
O Meu Nome é Legião:Representações Geográficas e Sociais
O romance tem como ponto de partida a noite em que oito jovens do Bairro 1º de
Maio efetuaram uma série de assaltos na região de Lisboa. A narrativa começa
por ser um relatório policial em que um agente descreve formalmente os atos dos
jovens, intercalando com devaneios de memórias passadas. A partir do quarto
capítulo, a narrativa passa para o relato pessoal de pessoas do bairro,
entrevistadas pela polícia para obter informações sobre a área e o grupo de
jovens. No antepenúltimo capítulo, regressa o modo de relatório policial, em
que o primeiro narrador tenta fazer algum sentido a partir dos relatos dos
habitantes, de modo a obter informações para proceder à captura dos jovens. O
livro termina com o relato pessoal de um dos jovens do grupo da vivência do
Bairro 1º de Maio e da noite em que a história se centra.
Ao longo da obra temos várias representações do Bairro 1º de Maio, tanto
exteriores, por parte do narrador polícia que escreve o relatório e de uma
habitante que foi viver para o bairro já com cinquenta anos, como interiores,
por parte de habitantes de longa duração. As representações exteriores e
interiores diferem largamente entre si, como se verá. Para além das
representações sobre o bairro, também os limites deste são referidos, existindo
elementos tanto naturais como humanos que servem de fronteira. Por último, é de
referir a existência de fronteiras mentais, menos palpáveis: o branco/ negro, o
rico/ pobre e a luz/ escuridão, esta última presente num só personagem.
A primeira perspetiva sobre o Bairro 1º de Maio que nos é apresentada é a do
narrador polícia que escreve o relatório sobre os crimes cometidos pelo grupo
de jovens. Aqui, para além de localizar o bairro na região noroeste da
capital (Lobo Antunes, 2007: 13), o narrador descreve o bairro alternando
entre tentativas de ser objetivo e a sua opinião pessoal. Descreve-
o inicialmente como:
( ) conhecido pela sua degradação física e inerentes problemas
sociais ( ) (Ibidem)
( ) conhecido pela sua degradação física e inerentes problemas
raciais isto é um pudim de edifícios de matérias não nobres,
fragmentos de andaime, restos de alumínio, canas e habitado por gente
de Angola, criaturas mestiças ou negras e portanto propensos à
crueldade e à violência o que leva o signatário a questionar-se de
novo preocupado à margem do presente relatório sobre a justeza da
política de imigração ( ) (Idem, 30)
Não só o bairro é caraterizado primeiramente pela sua degradação e materiais de
baixa qualidade, como os problemas raciais e sociais são associados ao local,
naturalizando-os. O discurso de naturalidade dos comportamentos estende-se
também à propensão para a crueldade e violência dos negros. O bairro em si é
visto como o lugar dos Angolanos. Mais à frente, é referido como uma criatura
de raça inferior rumou ao Bairro 1º de Maio onde talvez o protegessem
(Idem, 69). O Bairro 1º de Maio, portanto, é visto como o lugar de habitação,
abrigo e proteção de uma população que não é a mesma, é o Outro. E esse Outro
torna-se para o polícia um estigma social que não há modo de os diferentes
poderes ( ) solucionarem (Idem, 65). Sendo o Outro, o bairro e a sua população
tornam-se ilegíveis para o polícia narrador:
o mapa do Bairro 1º de Maio que as Informações me entregaram uma
anarquia de riscos, locais de pernoita, sítios de encontro e
trajectos preferidos ( ) (Idem, 35)
o mapa e retratos todos idênticos dos sujeitos (Idem, 36)
Dentro do bairro, a paisagem e as suas pessoas aparentavam ser
incompreensíveis, e portanto era necessário estudá-los:
estudava os riscos do Bairro 1º de Maio substituindo-os por cabanas,
azinhagas, travessas, zonas
( )
onde vendiam ouro, electrodomésticos e droga e onde de vez em quando
um cadáver a que ninguém atendia salvo para lhe despir uma peça até o
abandonarem nu ou com uma bota que não saía do pé à entrada da
Amadora (Idem, 36-37)
Apesar das tentativas, o polícia acaba por chegar à conclusão que, mesmo
quebrando a fronteira[4] e passando para o outro lado, não é possível
compreender o local, e o bairro nunca deixa de ser o Outro:
necessitávamos de alguém no interior
( )
do Bairro que nos permitisse um mais eficaz planeamento da acção
interventiva através de informações precisas
(mais ou menos precisas)
acerca da geografia do lugar
(para ser sincero muito pouco precisas)
como se alguém conseguisse informações precisas de um rodopio
(aí está)
de desperdícios e miséria a que constantemente se acrescentavam novas
barracas, novas cabanas e novos becos ( ) (Idem, 323)
O polícia é talvez a personagem em que a representação binária melhor se
identifica. Para esta personagem, o bairro é sempre estranho e incompreensível.
É o lugar do Outro, sendo esse outro os Angolanos. A imagem do polícia (a
autoridade) a olhar e tentar decifrar um território dos Angolanos (os
subalternos) não está muito distante da imagem do colonizador em África,
tentando dominar esse território. Identifica-se aqui uma transposição da lógica
colonial para um ambiente pós-colonial, tal como Cabral (2003) e Cardozo (2009)
o fizeram. Também o modo como o polícia tenta compreender o bairro ' através de
relatos e narrativas ' é típico da construção de uma geografia imaginada, como
Said (1978) o conceptualizou. Não obstante, o polícia não passa deste plano de
alteridade, pois não consegue quebrar a sua fronteira mental com o bairro,
apesar de quebrar a física.
Outra personagem, no entanto, consegue quebrar as duas fronteiras, através da
vivência prolongada do bairro. Trata-se de uma mulher de cinquenta anos que vai
viver para o bairro com um homem de dezoito anos. Este não se importa com a
idade dela, porque ela é branca e ele negro (Idem, 73).
A representação que esta mulher tem do bairro muda ao longo da sua vida, e
acaba também por mudar o modo como ela se vê a si própria. Antes de ir viver
para o bairro, não sabe muito bem do que se trata ou onde fica:
( ) morava num Bairro entre Lisboa e Amadora que não sei onde fica
( ) (Idem, 77)
num Bairro de pobres que não sei onde fica nem lhe entendi o nome ( )
(Idem, 86)
Ao chegar lá, não aprecia o lugar. No seu discurso, refere que nunca
gostou do bairro e que passou o tempo a dizer a si própria que se ia
embora (Idem, 91). Ainda assim, o lugar muda-a. No início ainda se
sente branca:
sou branca
não tenho um colchão em que deitar-me mas sou melhor que tu sou
branca (Idem, 84)
Mas com o passar do tempo a viver no bairro, perde essa representação de si
própria:
ao tempo que sou preta, há momentos em que não concebo haver tido
outra cor (Idem, 104)
Ao mesmo tempo, sonha ainda com viver noutro lugar:
uma vivenda em Sintra em janeiro, flores escarlates e lilases,
derramadas dos muros e nós não mestiços nem pretos (Idem, 99)
Esta mulher conseguiu passar não só a fronteira física com o bairro, mas também
a fronteira mental. Quando chegou, tinha orgulho no facto de ser branca. No
entanto, ser do bairro estava demasiado associado ao ser negro e, ao ganhar uma
ligação ao lugar, perdeu parte da sua identidade pessoal e tornou-se preta.
Destaque-se aqui a importância do tempo na formação da ligação do lugar, que
não existiu no polícia. O processo de se tornar preta ou mestiça por viver
no bairro é claramente um processo de hibridação (Bhabha, 1994), proporcionado
pela vivência prolongada do espaço do Outro.
Noutra passagem, a personagem diz que, em Sintra onde sonha viver, ela própria
já não seria branca nem negra, mas sim escarlate e lilás como as flores. Este
desejo de partir para outro lugar parece poder ser entendido como um desejo de
deixar para trás a hegemonia do binómio branco\ negro. Sintra surge como um
lugar distinto dos outros lugares em O Meu Nome é Legião, pois, no imaginário
desta personagem, essa cidade é caracterizada pelas cores das suas flores, e
não pelas cores das pessoas que a habitam.
Oposta às representações exteriores do Bairro 1º de Maio estão as dos
habitantes de longa data. Tomemos como exemplo o discurso de um dos habitantes:
não é o Bairro que me complica com os nervos, habituaram-me desde o
princípio a lugares assim ( ) (Idem, 127)
( ) um ou outro grito no escuro lá fora derivado a um tiro ou ao
vento e não é o Bairro que me complica com os nervos, nunca vivi
melhor que isto, é o meu enteado horas a fio a passar-me rente à cara
um avião de lata ( ) (Idem, 128)
e tudo calmo à volta, troncos e ervas, nem um repique de sinos, não é
o Bairro que me complica com os nervos, é a polícia a espiar-nos de
vez em quando ( ) (Idem, 132)
o sossego do Bairro, não é o Bairro que me complica com os nervos
(Idem, 145)
Aqui, um habitante que sempre viveu no bairro está à vontade com o mesmo, pois
é o melhor lugar onde já viveu. Apesar de gritos no escuro e tiros ocasionais,
considera o lugar sossegado e calmo, e o que o afeta são ou coisas do
quotidiano, como o enteado, ou a ação delimitadora da polícia. É também
importante aqui a dimensão temporal, pois na representação do polícia emergem
relatos da violência como norma ao contrário das representações dos habitantes
em que a violência é um elemento que rompe a paz habitual.
Nas representações dos habitantes, é de assinalar a importância que têm os
limites do bairro, onde existe claramente uma fronteira física interior/
exterior. Essa fronteira é delimitada por vários elementos físicos,
principalmente, vegetação, mas também pela ação humana, em particular da
polícia que parece ser percebida como um agente observador quase constante.
Estes elementos duplos que formam a fronteira tanto coexistem que parecem
fundir-se: os polícias nas figueiras bravas (Idem, 137) tanto lá estão que se
acabam por gerar processos de metamorfose: Se a Polícia permitisse e as
figueiras bravas não se transformassem em homens que disparam até esquecer o
meu nome (Idem, 372). É a presença policial principalmente que é sentida como
a força do confinamento do Bairro 1º de Maio pelos habitantes. A existência
desta fronteira entre o bairro e o exterior chega mesmo a condicionar o
comportamento dos habitantes e a criar medo neles:
e eu à espera do meu pai mesmo assim certo que havia de encontrar o
caminho do Bairro não pelo lado das figueiras bravas e dos cactos,
por cima o eucaliptal e a pedreira mas quem me garante que a polícia
não na pedreira, no parque de campismo à saída da Amadora ou na auto-
estrada com raparigas nos marcos quilométricos a acenarem à gente
vindas de África no acabar da guerra (Idem, 133)
a gente saía do Bairro sozinhos derivado à Polícia, um pelo parque de
campismo, outro pelas figueiras bravas, outro pelo lado de Sintra ( )
(Idem, 283)
Esta fronteira que delimita o interior do bairro pobre dos Angolanos e o
exterior da cidade dos brancos é a materialização física da separação entre
duas culturas. No entanto, ela é várias vezes quebrada. Como já se viu, a
entrada da polícia no bairro é considerada como disruptiva da paz. Uma
habitante chega mesmo a referir: sei que não saio do Bairro mesmo que a
Polícia ou os restantes brancos nos matem todos (Idem, 170). De facto, a
cidade para além das fronteiras do bairro é vista como o território dos
brancos. Uma habitante, falando do seu namorado branco, indica que ele não
morava no bairro, e que provavelmente morava em Lisboa ( ) como os ricos
(Idem, 175). A fronteira física entre o interior e o exterior do bairro
comporta consigo portanto outras fronteiras mentais (rico / pobre; branco /
negro). Estas são transportadas pelas personagens habitantes do bairro mesmo
quando estão fora dele. Mesmo entre aqueles que passam regularmente a fronteira
física do bairro, permanece no seu modo de ver o mundo a diferenciação branco /
preto, que molda todas as suas relações sociais.
Existem portanto dois níveis diferentes de fronteira no texto de Lobo Antunes,
a física entre o interior e o exterior do bairro, e a mental entre o que é
associado ao bairro (o ser Africano, o ser pobre) e o que é associado à
metrópole[5] (o ser branco, o ser rico). Cardoso (2009: 8) refere que o bairro
representa a comunidade, por agir como um todo ( ) autoprotetor, e que é a
política que delimita o bairro, estabelecendo as fronteiras entre quem tem
acesso e quem não o tem. Estas fronteiras são de todo modo permeáveis. As
personagens atravessam-nas e contactam o outro lado. Isto vem de encontro à
ideia de Massey (1994) que os lugares deixaram de ter fronteiras claras e se
tornaram espaços abertos. Deste modo, o bairro mostra-se também enquanto
heterotopia (Foucault, 1984). Olhando O Meu Nome é Legião no seu conjunto,
torna-se claro como o bairro 1º de Maio é o centro onde os dois lados do
binómio se vêm encontrar. Ele é o palco de contacto entre o branco e o negro, o
rico e o pobre. O bairro é o elemento em comum entre as diferentes micro-
narrativas de contactos entre os negros do bairro e os brancos de Lisboa, tendo
portanto um caráter intrinsecamente heterotópico.
A um nível mais simbólico e menos notório, é de referir também a fronteira luz/
sombra que Lobo Antunes inclui na obra. Esta está presente no discurso do
polícia nos três primeiros capítulos e também no último capítulo, narradora por
um dos jovens do grupo. Esta fronteira, que existe apenas à noite, distingue
dois territórios. A sombra é o território do clandestino, onde a invisibilidade
concedida protege os atos proibidos. Já a luz surge como um resquício do dia ou
de uma memória, uma intermitência na noite que funciona como uma janela de onde
se pode observar um outro lugar, noutro tempo. Em relação à fronteira da sombra
podemos tomar como exemplo um excerto do início do relatório do polícia:
2 (duas) viaturas particulares de média potência estacionadas nas
imediações da igreja a curta distância um da outra e no lado da rua
em que os candeeiros fundidos
(vandalismo ou situação natural?)
permitiam actuar com maior discrição ( ) (Lobo Antunes, 2007: 13)
Nesta passagem, é visível como a sombra é o território do clandestino, o lugar
seguro para se cometer as ilegalidades fora da vista dos outros. Por outro
lado, a luz surge no sentido oposto. [A]s estações de serviço à noite
iluminadas na beira do caminho fazem o narrador polícia sentir-se menos
desditoso e ele afirma que se avizinham da noção de felicidade que há tanto
tempo procura (Idem, 15). Páginas depois, esta fronteira é aplicada à fronteira
entre o interior e o exterior do bairro, no momento em que os polícias cercam o
bairro e vêem apenas alguns metros à sua frente. Quando um dos jovens do grupo
se aproxima, o polícia narra:
apercebi-me da inequívoca aproximação vinda do Bairro 1º de Maio
( )
difícil de distinguir nas trevas com os telhados a subirem e a
baixarem cada qual na sua cadência ( ) (Idem, 63)
Aqui, temos o interior do bairro como a sombra, o invisível que surge como
proteção ao clandestino. Do lado de fora, está a visibilidade que se entrenubla
na fronteira do bairro. Um dos polícias que está a ajudar na investigação chega
mesmo a sugerir que se apanhem os suspeitos individualmente fora do bairro
(Idem, 38), de modo a ser mais eficaz, sinal da impercetibilidade que a pessoa
exterior tem ao bairro.
Uma referência à escuridão vinda do interior do bairro é feita no último
capítulo. Um dos jovens do grupo refere:
Às escuras o pátio do recreio dava a ideia que grande. Como o Bairro
dava a ideia que grande. Ou o parque de campismo. Ou a Amadora. E na
realidade acanhados. Cheios de sombras vazias e de gritos contra os
quais chocamos não descobrindo a saída. (Idem, 371-372)
Nesta personagem, a escuridão existe ainda num sentido do território do
marginal na escrita de Lobo Antunes. No interior do bairro, a escuridão já não
é entendida como o impercetível, mas por outro lado faz esquecer o confinamento
e dá uma sensação de imensidão. No entanto, surge como um espaço de paz e
sossego, ao invés da possibilidade de realizar atos ilegais que o polícia vê
nela. Destaca-se de qualquer modo como nesta personagem a escuridão se estende
a toda a Amadora e não só ao Bairro 1º de Maio ou às zonas sem iluminação, como
na perspetiva do polícia. Esta fronteira entre luz / sombra, sendo simbólica,
também se torna mais móvel, mais suscetível de flutuações conforme a
subjectividade.
Conclusão
O primeiro aspeto que se evidencia nesta obra é a dualidade nas representações
do Bairro. Para os de fora, numa geografia principalmente imaginada, no
interior do bairro está a degradação e o impercetível. É o lugar do Angolano e
o território que abriga o marginal. Para os habitantes, a descrição é mais
plácida e são as ingerências do exterior, especialmente da polícia, que trazem
a instabilidade consigo. De destacar a experiência da mulher de cinquenta anos
que fora do bairro se sentia branca, e ao viver no bairro, como que passou para
o outro lado e perdeu a sua identidade inicial e tornou-se negra. Aqui, está
patente a ideia de que o lugar determina a pessoa. Quem está dentro é negro e
pobre, quem está fora é branco e rico. De qualquer modo, quem estiver do outro
lado é o Outro.
O que nos leva ao segundo aspeto de importância, que é a questão da fronteira.
Esta, como se viu, é delimitada tanto por elementos naturais como humanos,
sendo a presença dos polícias vista como uma força de confinamento. Esta
fronteira molda comportamentos e é a materialização da dualidade que se
destacou como primeiro aspeto. No entanto, para além da fronteira física, a
fronteira entre o interior do bairro e o exterior parece permanecer nas
personagens em qualquer lugar, através das distinções negro\ branco ou pobre\
rico. Na sociedade, é principalmente a origem, através da etnia, que funciona
como o elemento que distingue o lugar da pessoa em qual dos lados da fronteira.
Apesar da presença desta fronteira, a comunicação existe entre os dois lados,
sempre marcada pela tensão da representação binária da cultura. Este contacto é
marcado pelo lado mais humano da obra, particularmente as relações de amor.
Isto faz com que, num plano maior que o Bairro 1º de Maio, seja também Lisboa
apresentada como uma heterotopia, onde se conflituam e negoceiam duas culturas
que se opõem como o Outro de si. Este processo pode ser entendido como um
processo de hibridismo, no sentido de Bhabha, que prossegue apesar da
segregação e das tensões raciais inerentes nas relações humanas.
Portanto, temos dois níveis de relações presentes na obra. A nível social,
observa-se a alteridade na representação cultural binária. Ao mesmo tempo,
existe uma dinâmica de relações humanas entre o Eu e o Outro que cria processos
de hibridação que coexistem com essa representação binária. Daí nasce o
conflito. A nível espacial, estas representações traduzem-se na existência de
fronteiras, praticamente apenas mentais. No entanto, estas fronteiras, se forem
compreendidas como lugares de contacto, são também heterotopias ' o lugar de
coexistência com o outro. É este o quadro de relacionamento de onde surge o
conflito na obra de Lobo Antunes, arrastado das relações coloniais ultramarinas
até aos subúrbios do Século XXI.