Values Into Practice In Special Education
Values Into Practice In Special Education (1997) - G. Lindsay, & D.
Thompson (Eds.). London: David Fulton.
O Professor Klaus Wedell no prefácio desta obra interroga-se sobre a razão pela
qual este livro não terá aparecido antes. De facto, os mais recentes
desenvolvimentos sociais e económicos que informam as comunidades da
generalidade dos países, designadamente os mais desenvolvidos, relançaram o
debate, nunca concluído, sobre o papel da escola na qualificação dos
indivíduos, de todos os indivíduos, assu-mindo-se a qualidade do processo
educativo como o primeiro e fundamental instrumento de combate a fenómenos de
exclusão potencialmente gerados por culturas e valores liberais e neo-liberais,
por vezes, extremamente agressivas.
Esta questão assume especial acuidade quando consideramos populações cujas
características as colocam em situações consideradas mais frágeis do ponto de
vista educativo como é o caso de crianças e jovens com necessidades especiais
de educação.
Este contexto, vem colocar definitivamente na agenda de todos os que intervêm
ou se interessam pelas matérias da educação, a problemática dos valores que lhe
subjazem, sustentando assim a pertinência e actualidade deste livro editado
pelos Professores Geoff Lindsay e David Thompson.
A primeira parte está organizada em torno de questões globais sob a temática
"Valores na comunidade alargada" contendo textos assinados por
Geoff Lindsay e David Thompson, Geoff Lindsay, Martin Desforges e Ingrit Lunt.
Do conjunto de tópicos abordados merecem especial destaque o "Papel dos
valores na educação especial", "Legislação e valores",
"Minorias éticas, valores e educação" e "Valores dos grupos
profissionais que intervêm em educação especial".
Na segunda parte "Valores nas escolas" encontramos textos
subscritos por David Thompson, Derrick Armstrong, Sonia Sharp e David Thompson
e Geoff Lindsay. Dos temas apresentados relevam "O director de escola -
valor e julgamentos", "Avaliação, diagnóstico e modelos de
resposta", "Organização e funcionamento escolar" e
"educação inclusiva".
Na terceira e última parte consideram-se "Valores nas relações"
sendo abordados "Desenvolvimento de sistemas de valores nas
crianças", "Valores dos pais" e "Valores e direitos:
respeitando a voz da criança". Os textos são de Julie Dockrell, Roger
Attwood e David Thompson e Robert Burden.
Pelo conjunto de matérias consideradas e pela qualidade e pertinência das
reflexões apresentadas, julgamos que esta obra transcende o campo da educação
especial constituindo-se como um contributo importante no actual debate sobre
educação, escola, inclusão e qualidade.
José Morgado