Projectos de investigação: Escrita - Construção e Expressão de Conhecimento
Projectos de investigação
Escrita Construção e Expressão de Conhecimento (FCT/POCI/CED/ 60155/2004)
Coordenador:José António Brandão Carvalho
Equipa de investigação
Luís Barbeiro e Isabel Rebelo (E.S.E. Leiria); Luís Dourado, António Silva e
Jorge Pimenta (Universidade do Minho); Mariana Barbosa (bolseira de
investigação); João Paulo Ramos e Sílvia Rios (alunos de mestrado).
Objectivos
O projecto teve início em 1 de Junho de 2005, visando a consecução dos
seguintes objectivos:
a) descrever práticas escolares que envolvam o recurso à escrita como
ferramenta de aprendizagem;
b) descrever práticas de estudo dos alunos do Ensino Superior;
c) desenvolver, implementar e avaliar estratégias pedagógicas visando o sucesso
escolar pelo recurso à escrita.
d) promover o sucesso escolar pelo uso da escrita como instrumento de
construção e expressão de conhecimento.
Enquadramento e tarefas já realizadas:
Assume-se como questão nuclear a problemática do sucesso académico associado ao
desenvolvimento de competências de uso da linguagem escrita, quer enquanto
ferramenta de aprendizagem/construção de conhecimento, com relevo nos processos
de recepção (leitura e tomada de notas) e elaboração do conhecimento
(organização da informação, resumo, síntese), quer enquanto instrumento da
expressão do conhecimento adquirido, o qual pressupõe o domínio de formas
específicas da denominada escrita académica, em função de contextos e
objectivos diferenciados.
Elaborado na perspectiva de um prazo de implementação de três anos, o projecto
previa um conjunto de tarefas a desenvolver em dois contextos diferentes, o dos
ensinos básico e secundário e o do ensino superior, e de forma faseada. Numa
primeira fase procurar-se-ia fazer a caracterização dos contextos, visando os
objectivos a) e b). As tarefas de natureza mais interventiva, isto é, tendo em
vista a promoção de competências, correspondentes aos objectivos c) e d),
ficariam reservadas para um segundo momento.
Por decisão da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e por razões que
se prendiam, sobretudo, com questões de financiamento, o projecto foi
posteriormente redimensionado, passando a ter a duração de um ano, com uma
prorrogação por mais sete meses, até final de Dezembro de 2006.
Face ao novo contexto, foi redefinido o programa de trabalhos, tendo a equipa
do projecto optado por concentrar a sua intervenção na dimensão descritiva e
avaliativa, correspondente à primeira fase acima referida. O desenvolvimento do
projecto vem assentando na realização de duas tarefas:
Usos da escrita no âmbito das diferentes disciplinas escolares
Esta tarefa visa caracterizar os usos da escrita no âmbito das diferentes
disciplinas dos Ensinos Básico e Secundário. Para o efeito, foi desenvolvido um
trabalho de análise de trabalhos produzidos por alunos, bem como de manuais
escolares de diferentes disciplinas. Ainda no quadro desta tarefa, foi
desenvolvido um questionário de resposta aberta, distribuído a professores de
diferentes disciplinas (exceptuando as de línguas) do ensino básico e
secundário, no qual se procura identificar as tarefas de escrita normalmente
realizadas em contexto pedagógico.
Procedimentos de estudo dos alunos do ensino superior.
No âmbito desta tarefa têm vindo a ser desenvolvidos dois estudos:
"Processos de Aquisição, Elaboração e Expressão de Conhecimento: Usos da
Escrita em Contexto Académico ". Este estudo, de natureza qualitativa,
analisa o modo como estudantes do Ensino Superior realizam tarefas de recepção,
elaboração e expressão de conhecimento. Para o efeito, analisam-se documentos
produzidos pelos alunos no âmbito de disciplinas do curso. Esses documentos
são: fichas de leitura de um conjunto de textos sobre uma temática específica,
disponibilizado pelos docentes; a planificação de um trabalho escrito sobre
essa temática; a versão final do trabalho produzido.
A análise realizada permite caracterizar os diferentes tipos de fichas de
leitura e de planificações apresentadas pelos alunos, bem como descrever o modo
como o trabalho de leitura e de elaboração da informação está subjacente na
versão final do texto.
"Hábitos de Estudo e Processos de Aquisição, Elaboração e Expressão de
Conhecimento dos Alunos do Ensino Superior".
Este estudo visa caracterizar os procedimentos dos alunos do Ensino Superior
nas tarefas de recepção de informação (tomada de notas nas aulas e leitura de
fontes escritas), elaboração de informação, expressão de conhecimento em
contexto de exame e hábitos de estudo. De natureza quantitativa, implica o
recurso a um questionário que, depois de validado por especialistas e por uma
pequena amostra de alunos, foi aplicado aos alunos dos primeiro e quarto anos
dos cursos de licenciatura da Universidade do Minho e da Escola Superior de
Educação de Leiria, numa amostra superior a dois mil sujeitos.
Textos produzidos
Alguns dos resultados do projecto têm vindo a ser divulgados em reuniões
científicas em que os membros da equipa têm participado:
CARVALHO, José A. B. & PIMENTA, Jorge (2005). Escrever para Aprender,
Escrever para Exprimir o Aprendido. In B. Silva & L. Almeida (coords.),
Actas do VIII Congresso Galaico Português de PsicoPedagogia. Braga: CIEd/IEP/
UM, pp. 1877-1885 (edição em CD-rom).
CARVALHO, José A. B.; PIMENTA, Jorge; RAMOS, João P. & RIOS, Sílvia (2006).
Uses of Writing in Portuguese Basic School. Poster apresentado na SIG Writing
2006 - 10th International Conference of the EARLI Special Interest Group on
Writing, realizada na Universidade de Antuérpia em Setembro de 2006 (a aguardar
publicação).
BARBEIRO, Luís; CARVALHO, José A. B. & PIMENTA, Jorge (2006). Escrita '
construção e expressão do conhecimento: a escrita como instrumento de
aprendizagem. Comunicação apresentada no II Seminário El aula como âmbito de
investigación sobre la enseñanza e aprendizajede lenguas, realizado na
Universidad de Valladolid em Junho de 2006 (a aguardar publicação).
CARVALHO, José A. B. & PIMENTA, Jorge (2005). Processos de aquisição,
elaboração e expressão do conhecimento ' usos da escrita em contexto académico.
Comunicação apresentada no IX Simposio de la Sociedad Española de Didáctica de
la Lengua y la Literatura, realizado na Universidad de la Rioja (Logroño) em
Novembro/Dezembro de 2005 (a aguardar publicação).
CARVALHO, José A. B. & PIMENTA, Jorge (2005). Writing to Acquire and
Express Knowledge ' A study with University Engineering Students. Comunicação
apresentada na 14th European Conference on Reading, realizada em Zagreb, em
Julho/Agosto de 2005 (a aguardar publicação).
Tarefas a realizar
No âmbito do projecto está prevista a realização de dois seminários, associados
a cada uma das tarefas acima referidos: o primeiro, subordinado ao tema
Actividades de Escrita e Construção da Aprendizagem, a realizar em Leiria em 7
de Dezembro de 2006, e o segundo, centrando a questão ao nível do ensino
Superior, a realizar na Universidade do Minho no primeiro trimestre de 2007.
Balanço
A cerca de três meses do encerramento do projecto, pode considerar-se que os
objectivos previstos serão atingidos. As diferentes tarefas desenvolvidas
poderão conduzir a conclusões relevantes sobre os usos da escrita no contexto
dos diferentes níveis de ensino. Com base nelas, será possível a sugestão de um
conjunto de acções visando a promoção do sucesso escolar dos alunos, pelo
recurso à escrita. De entre essas tarefas, a que caracteriza as práticas de
estudo dos alunos do ensino superior merece-nos algum destaque. A dimensão da
amostra, a diversidade de áreas envolvidas e os domínios de incidência do
questionário utilizado permitem uma caracterização bastante completa de um
contexto que, no quadro actual de implementação do Processo de Bolonha, tem
necessariamente de sofrer consideráveis alterações.
Centro de Investigação em Educação
Instituto de Educação
Universidade do Minho - Campus de Gualtar
4710 Braga - Portugal
rpe@iep.uminho.pt