Editorial
Editorial
Sociologia, Problemas e Práticas apresenta neste seu n.º 59 um conjunto de
artigos e recensões que versam temas e problemáticas de notória actualidade na
arena das ciências sociais, tanto nos planos teóricos como da investigação
empírica.
O presente volume abre como artigo de GilbertoVelho sobre o carácter
multidisciplinar da antropologia urbana. Nele vemos reflectido em interessante
súmula o que tem sido o cruzamento fecundo de abordagens da cidade moderno-
contemporânea por parte de intelectuais de vários campos de pensamento, do
século XIX aos nossos dias. Num outro registo, João Freire analisa o programa
“Novas Oportunidades”, lançado recentemente pelo governo português, a partir do
estudo de caso de um centro de reconhecimento e certificação de competências.
Procurando captar representações e práticas de beneficiários e técnicos,
protagonistas por excelência do referido programa, identifica aspectos
positivos e avança pistas para colmatar insuficiências. Segue-se a este artigo
o de Cristina Lobo, centrado no estudo das relações de parentesco em famílias
recompostas, no qual a autora percorre a principal literatura da especialidade
e se apoia em pesquisa própria para interpelar a natureza dos laços que se
estabelecem entre os elementos que compõem tais formas familiares.
O artigo de Teresa Seabra debruça-se sobre as desigualdades escolares e
sociais, procurando — com base num aturado itinerário por contributos teóricos
de reconhecido relevo nas ciências da educação - discutir princípios que
permitam equacionar e superar a complexidade de factores inerentes à associação
recorrentemente verificada entre insucesso escolar e origens sociais
desfavorecidas. Também sobre a problemática da educação, Mariana Gaio Alves
examina os percursos escolares e profissionais delineados por diplomados de
pós-graduação, a nível de mestrado e doutoramento, bem como as motivações que
presidem ao prosseguimento de tais percursos. No actual quadro de instabilidade
e precariedade do mercado de trabalho, pode ver-se como tal formação é
apreciada por proporcionar a aquisição de novos saberes, a valorização pessoal
e o desenvolvimento de uma cultura científica, contribuindo para a inserção
profissional destes indivíduos. Por fim, Catherine Moury procura compreender as
relações entre governos de coligação e os respectivos partidos, a partir
deumaanálise comparada que procede à selecção de um conjunto de casos,
inscritos no espectro da governação de alguns países europeus. Conclui
constituírem essas relações, simultaneamente, constrangimentos e recursos, pelo
que devem ser entendidas numa perspectiva dialéctica.
Este número encerra com as recensões aos livros A Matemática das Coisas, de
Nuno Crato, por Teresa Patrício, e Um Olhar Sobre a Pobreza: Vulnerabilidade e
Exclusão Social no Portugal Contemporâneo, de Alfredo Bruto da Costa (coord.),
por Renato Carmo.
Maria das Dores Guerreiro