Stress e trauma, continuidades e descontinuidades: Para uma reflexão sobre a
PPST
Stress e trauma, continuidades e descontinuidades:Para uma reflexão sobre a
PPST
Stress and trauma, continuities and discontinuities: For a reflection on PTSD
A investigação em Psicologia tem, nos últimos anos, dado mais atenção ao que
foi consagrado como Perturbação Pós-Stress Traumático (PPST ou PTSD - Post
Traumatic Stress Disorder). No entanto, a maior parte desta literatura limita-
se a descrever este quadro nosológico ou a sua incidência, sendo mais rara a
reflexão teórica sobre a sua origem e desenvolvimento. Este artigo sistematiza,
com base na proposta de Lazarus (1999), uma visão cognitivista deste síndrome,
em articulação por um lado com a conceptualização transaccional do stress e por
outro com as teorias da PPST mais relevantes.
A conceptualização do stress em Psicologia passa hoje necessariamente por uma
visão que salienta a importância do significado atribuído aos acontecimentos
ameaçadores e da avaliação dos recursos disponíveis pelos indivíduos, isto é,
por uma concepção transaccional do fenómeno (Lazarus & Folkman, 1984). De
facto, perante a constatação de que a vida actual exige um ajustamento rápido e
continuado às mudanças que se operam, a investigação no domínio da adaptação
psicológica, e designadamente no domínio do coping, tem revelado que somos
capazes de lidar de forma positiva com a maioria das situações com que nos
confrontamos (Folkman & Moskowitz, 2004). Contudo, algumas situações de
vida impõem circunstâncias avassaladoras que vão para além das possibilidades
de adaptação imediatas dos indivíduos. As primeiras podem ser designadas por
situações de stress e as segundas por situações de trauma e têm originado
tradições de estudo distintas. Lazarus (1999, p.161) assume alguma
responsabilidade no divórcio entre as duas literaturas quando reconhece que "My
writings are not well represented in the PTSD literature, perhaps because the
earlier book (Lazarus & Folkman, 1984) made no mention of the syndrome. Yet
cognitive-mediational concepts consistent with appraisal theory...emerge as
among the most influential and widely adopted formulations." (Lazarus, 1999,
p.161). Consonantemente com esta perspectiva, este artigo propõe uma análise de
continuidade entre a literatura sobre stress e a literatura sobre trauma e
defende as vantagens da sua articulação, ao situar ambos os conceitos como
expressões (ou fases) distintas de um mesmo processo de adaptação, em que os
factores intervenientes são semelhantes.
A nossa análise baseia-se assumidamente na proposta de Lazarus (1999). Para
este autor, o stress associa-se a um processo de adaptação que pressupõe que a
pessoa é capaz de lidar com os acontecimentos sem desenvolver sintomas severos
de desadaptação: "the person is able to cope without falling apart or
developing serious symptoms of adaptation struggle. The person is "whelmed", so
to speak, but not "overwhelmed", but this is always a matter of degree"
(Lazarus, 1999, p.129). Contudo, há situações extremas em que a pessoa não é
capaz de lidar de forma funcional com a situação: "If the ratio of demands to
resources becomes too great, we are no longer talking about high stress but
trauma. The person fells helpless to deal with the demands to which he or she
is exposed, and this can result in feelings of panic, hopelessness, and
depression" (Lazarus, 1999, p.58). Assim, quando falamos de pessoas
traumatizadas, "they are overwhelmed, which means being unable to function
without substantial help, possibly only temporarily, though the dysfunction
could continue indefinitely" (Lazarus, 1999, p.129). O trauma está, desta
forma, associado a um processo de disfunção dos sistemas habituais de avaliação
cognitiva e de coping, que envolve a percepção de um acontecimento como
traumático e um conjunto de reacções perturbadas, entre as quais a Perturbação
Pós-Stress Traumático (PPST).
Neste artigo, começamos por apresentar uma breve reflexão sobre a evolução que
o conceito de PPST tem sofrido ao longo do tempo, para de seguida nos
referirmos ao seu reconhecimento como entidade clínica e à sua classificação de
acordo com o DSM. Seguidamente descrevemos alguns dos principais modelos
conceptuais de PPST, com especial destaque para o modelo cognitivista de Ehlers
e Clark (2000), o qual integra elementos explicativos que o aproximam da
perspectiva defendida por Lazarus (1999). Finalmente, caracterizamos a proposta
de conceptualização da PPST feita por Lazarus (1999), a qual adoptamos numa
releitura de alguma literatura relevante sobre o tema.
Perspectiva Histórica da PPST
O reconhecimento da Perturbação Pós-Stress Traumático como um síndrome
nosológico aconteceu apenas em 1980, no DSM-III. No entanto, diversos autores
salientam, desde há vários séculos, a existência de sintomas de perturbação
psicológica associada a acontecimentos traumáticos (ver Anunciação, 2003 para
uma análise histórica do conceito).
Diversas obras clássicas têm sido lidas à luz do que hoje classificamos como
PPST. Ben-Ezra (2002) situa a primeira descrição de sintomas de PPST
aproximadamente em 2020 AC, na antiga cidade de Ur na Mesopotâmia, onde, após a
destruição da cidade, surgiram na população perturbações do sono consistentes
com este síndrome. McFarlene (1990, citado por Anunciação, 2003) refere-se à
Odisseia de Homero (século IX AC) na qual são descritos sinais de perturbação
relacionada com as batalhas nos guerreiros que regressavam da Guerra de Tróia.
O`Brien (1998) reinterpreta como flasbacks de experiências traumáticas os
sonhos de Merlin, o mago das lendas do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola
Redonda.
Em Portugal também temos exemplos de sinais desta perturbação muito antes dela
ter sido formalizada. Em 1755 os habitantes de Lisboa viveram uma experiência
extrema de terror, com o terramoto, o tsunami, os incêndios e toda a destruição
e a insegurança que se lhe seguiu (ver Lima, no prelo, para uma análise
psicossocial deste acontecimento). Em diversos documentos da época há
referência a sinais de perturbação muito tempo após o sismo. Por exemplo, James
O'Hara um britânico residente em Lisboa na altura do terramoto, numa
carta a sua irmã dizia que "Embora pareça estranho não é menos verídico que,
devido ao terror, o cabelo da tua cunhada, de um bonito ruivo, tornou-se
completamente grisalho. Tão grande foi o terror que a chocante cena causou no
seu espírito, que, mesmo regressada a Londres, não conseguia dominar o seu
medo, de tal maneira que, ao tremer da casa devido a uma carreta ou carroça,
continuava a fugir para a rua longo tempo após estes factos." (In Sousa &
Nozes, 1990, pp. 223). Também o Padre Manoel Portal, num conjunto de cartas que
enviou na altura do terramoto a amigos que viviam em Goa, descreve
acontecimentos passados quase 1 ano após o terramoto (em Outubro de 1756): "É
ainda tanto o medo de que está possuída a gente que, em S. Roque, depois de se
ler o Edital do Santo Ofício (...) uma mulher que dizem ser endemoninhada
começou a dar gritos. Entendeu a gente que era terramoto e começaram a fugir
pela porta atropelando-se, caindo uns por cima dos outros, ficando muitos
maltratados até que se desenganaram que não era terramoto, mas só a apreensão e
terror pânico daquela pobre mulher. O mesmo tem sucedido várias vezes na
Alfândega, que está em Belém." (In Sousa, 1919, pp. 777).
Outras descrições mais recentes que vale a pena destacar, de casos clínicos
compatíveis com esta sintomatologia associada a experiências traumáticas,
associam-se a acontecimentos como o Grande Incêndio de Londres de 1666, os
acidentes de comboio no século XIX, mas principalmente a situações de guerra
(Anunciação, 2003). Ao nível internacional a Guerra do Vietname (1959-1975)
contribuiu, decisivamente, para o estabelecimento da categoria de diagnóstico
"Perturbação Pós-Stress Traumático", uma vez que os veteranos de guerra
reportavam de forma consistente e sistemática uma série de sintomas
psicológicos após a exposição ao trauma de combate.
Em 1980, este tipo de perturbação associada à vivência de trauma foi
introduzida na classificação oficial de perturbações psiquiátricas (Breslau,
2002; McFarlane, 2004), no DSM-III, enquanto perturbação de ansiedade, com a
designação de Perturbação Pós-Stress Traumático (Post Traumatic Stress
Disorder), classificação esta que se manteve na sua edição revista, DSM-III-R
(1987), no DSM-IV (1996), e na actual edição revista DSM-IV-TR (2002).
Anteriormente, o DSM-I e o DSM-II ancoravam esta perturbação numa
vulnerabilidade prévia da pessoa. O DSM-I (1952) chamava-lhe Grande Reacção de
Stress (Gross Stress Reaction), e caracterizava-a como reposta a um trauma
grave (Lee & Young, 2001), enquanto que o DSM-II (1968-1980) a designava
por Perturbação Situacional Transitória (Transient Situational Disturbance) e a
incluía nas reacções de adaptação do adulto.
No DSM-III a PPST é definida como um sindrome caracterizado por três sintomas
centrais que podem surgir como reacção a qualquer tipo de acontecimento
traumático: sintomas de intrusão - reexperienciar o acontecimento de forma
intrusiva; sintomas de evitamento - de qualquer estímulo evocador do
acontecimento - e embotamento da reactividade geral; e sintomas de reactividade
aumentada - designadamente fisiológica, da capacidade de concentração,
hipervigilância, entre outros (DSM-III, 1980).
De acordo com Lee e Young (2001) a inclusão da PPST no DSM-III deveu-se em
grande medida ao trabalho de Horowitz (1975, 1976, 1979) sobre a resposta
humana ao stress em populações civis e à sua descrição do "modelo de dois
factores", intrusão e evitamento.
A inclusão da PPST como categoria de diagnóstico no DSM foi extremamente
importante já que permitiu unificar as conceptualizações teóricas e a
investigação relativas a esta perturbação (Lee & Young, 2001) e,
subsequentemente, colher uma série de evidências em relação à natureza das
reacções ao stress traumático, à comorbilidade e ao tratamento deste distúrbio.
Apesar deste avanço, no DSM-III (1980) a PPST continua a fazer essencialmente
apelo à definição "objectiva" das características da situação traumática, não
valorizando a dimensão subjectiva de avaliação da mesma. Esta conceptualização
mais cognitivista surge apenas com as versões seguintes do manual. O DSM-IV
(1996) e o DSM-IV-TR (2002) definem quatro critérios de diagnóstico de PPST:
(1) A pessoa experimentar, observar ou ser confrontada com um acontecimento (ou
acontecimentos) que envolveu ameaça de morte, morte real ou ferimento grave, ou
ameaça à integridade física do próprio ou de outros, e ao qual responde com
medo intenso, sentimento de falta de ajuda ou horror. A resposta da pessoa
envolve ainda: (2) o reexperienciar o acontecimento traumático (e.g., recordar
ou sonhar com o acontecimento, pensamentos perturbadores, intusivos e
recorrentes); (3) o evitamento de estímulos associados ao acontecimento (e.g.,
esforços para evitar pensamentos, sentimentos ou conversas, actividades,
lugares ou pessoas que desencadeiam recordações associadas ao trauma) e,
embotamento da reactividade geral (e.g., sentir-se desligado ou estranho em
relação aos outros); e, (4) sintomas persistentes de activação aumentada (e.g.,
dificuldade em adormecer ou em permanecer adormecido).
Enquanto no DSM-III-R (1987) o acontecimento traumático é considerado como um
stressor que se situa para além dos acontecimentos normais da vida e que evoca
sintomas significativos de stress em qualquer pessoa, no DSM-IV, o
acontecimento já não é tido como invulgar e, do mesmo modo, também é
considerado como acontecimento traumático ser testemunha de vivências de
traumáticas por terceiros. Ainda comparativamente à definição do DSM-III, a
definição mais recente dos DSM-IV e DSM-IV-TR introduz um elemento subjectivo
com o desenvolvimento do critério A (a experiência do evento traumático).
Assim, um indivíduo não tem apenas que experimentar, testemunhar ou ser
confrontado com um evento que envolva uma ameaça de morte, ferimento grave ou
ameaça à integridade física, mas tem que ter respondido a esse stressor com um
medo e horror intensos (elemento subjectivo).
Actualmente a PPST é, portanto, claramente reconhecida como uma categoria de
diagnóstico credível, no meio científico e clínico, e cuja identificação está
associada a benefícios legais e de apoio social em vítimas de trauma.
Paralelamente, a conceptualização da PPST como perturbação em que o papel do
sujeito é claramente valorizado na construção sintomática, tem aproximado o
entendimento desta perturbação da perspectiva transacional de Lazarus (1999)
sobre os processos de adaptação.
Modelos Conceptuais de PPST
A análise dos principais modelos conceptuais de PPST revela uma evolução
consonante com a verificada na história do conceito, desde o predomínio da
abordagem comportamental, passando pelo advento da perspectiva cognitivista,
até à adopção mais recente de modelos integradores que propõem uma visão
interaccionista (transacional) e construtivista da adaptação e da
psicopatologia. Como veremos de seguida, entre os modelos conceptuais de PPST
destacam-se alguns modelos comportamentais (e.g., Teoria da Aprendizagem ou
Modelo de Dois Factores de Mowrer, 1947, citado por Smith & Suda, 2005;
Modelo de Keane, Zimering & Cadel, 1985) e cognitivistas, dos quais
salientamos em particular o de Ehlers e Clark (2000) pela importância que
confere à construção de significados, às emoções e ao coping na compreensão da
PPST, elementos estes que o aproximam da perspectiva de Lazarus (1999) adoptada
neste trabalho.
Modelos comportamentais
Teoria da Aprendizagem ou Modelo de Dois Factores de Mowrer (1947)
Mowrer (1947, citado por Smith & Suda, 2005, p.2) estava particularmente
interessado "in a learning interpretation of emotional reactions similar to the
phenomenon known as event-related distress". Este autor desenvolveu a distinção
entre condicionamento clássico e instrumental/operante, enquanto duas formas de
aprendizagem, que funcionam como "two-stage relationship", respectivamente,
"sign learning" e "solution learning" (Smith & Suda, 1999).
O exemplo que é dado na literatura para operacionalizar esta teoria é o
atropelamento de um homem (Smith & Suda, 2005). De acordo com esta teoria
de Mowrer, um trauma (no caso do exemplo, o atropelamento) constitui um
estímulo incondicionado (EI) que produz uma série de respostas emocionais
características do medo e que representam a resposta incondicionada (RI).
Qualquer estímulo sensorial externo associado com o EI (e.g., som da travagem)
pode tornar-se em estímulo condicionado (EC) que conduz a respostas
condicionadas (RC) de medo. E assim, dá-se o chamado condicionamento clássico
ou "sign learning". Quando expostos, no futuro, a estímulos sensoriais externos
(E) a RC é experienciada de forma inapropriada. A pessoa aprende que evitando
os estímulos sensoriais externos (E) reduz o medo e desta forma este
comportamento é negativamente reforçado. O condicionamento operante ou
"solution learning" tem lugar com a sequência de evitamento a que se refere o
modelo seguinte. Trata-se claramente de um modelo que lê a origem e o
desenvolvimento do trauma numa perspectiva comportamentalista ortodoxa.
Modelo de Keane, Zimmering e Caddel (1985)
Segundo o modelo de Keane, Zimmering e Caddel (1985), os comportamentos de
evitamento são aprendidos como forma de escape ou prevenção da resposta
condicionada e, devido ao reforço negativo repetido dos evitamentos, tornam-se
muito resistentes à extinção. O agravamento dos sintomas ao longo do tempo
estaria relacionado com processos de generalização de estímulos e de
condicionamento de ordem superior, os quais permitem que um número
progressivamente maior de estímulos possa desencadear as memórias traumáticas e
a activação fisiológica. Este modelo partilha com o de Mowrer o enquadramento
nas teorias da aprendizagem, diferenciando-se principalmente por procurar
explicar o agravamento e a cronicidade dos sintomas.
Apesar do seu mérito, estes modelos, pioneiros no esforço de conceptualização
da PPST, apresentam sérias limitações no que se refere à capacidade explicativa
de aspectos centrais da PPST. Pela sua raiz comportamental estrita, estes
modelos não contemplam na conceptualização da PPST a intervenção dinâmica de
factores de natureza cognitiva, ficando por explicar questões como o
aparecimento retardado dos sintomas de PPST ou mesmo os sintomas de intrusão,
centrais neste síndrome.
Modelos Cognitivistas
Modelo de Horowitz (1976)
O modelo de Horowitz (1976) foi um dos primeiros modelos teóricos a influenciar
os estudos acerca da fenomenologia da PPST que levaram à definição dos
critérios de diagnóstico desta perturbação pela APA (American Psychology
Association). De acordo com Gouveia e Sacadura (2003), embora se trate de um
modelo psicodinâmico, discute os conceitos relevantes para a explicação das
reacções ao trauma à luz das teorias do processamento de informação e das
teorias cognitivas da emoção.
Para Horowitz, perante um acontecimento traumático é necessário ajustar a nova
informação relacionada com o trauma com os modelos representacionais internos
baseados em informação anterior, e a revisão deste processo dá-se até à
existência de um acordo. O ajustamento a um acontecimento traumático requer
assim a sua incorporação em esquemas cognitivos preexistentes ou o
desenvolvimento de novos esquemas. O trauma mantém-se na memória activa (sem
conhecimento consciente) até esse processo acontecer. Inicialmente o indivíduo
é assaltado por memórias intrusivas e emocionalmente perturbadoras, que o levam
a utilizar estratégias de evitamento e de embotamento emocional para se
proteger. Contudo, as representações dos acontecimentos armazenados na memória
activa tendem a repetir-se como parte do processo para a sua integração. A
resolução do processo implica, assim, fases alternadas de intrusão e reviver do
trauma com fases de evitamento ou negação, como forma de regular o
processamento da informação e do indivíduo se proteger de um excesso de emoções
negativas que o desorganizaria. No entanto, um controlo excessivo (evitamento)
pode impedir um processamento cognitivo completo do acontecimento. Esta
alternância de intrusões e re-experimentação (flashbacks e sonhos que
facilitariam o processamento) com evitamento explicaria os sintomas
característicos das reacções a traumas severos, já que a memória e as
implicações do trauma não são bem integradas nos esquemas cognitivos do
indivíduo.
Modelo de Foa, Steketee e Rothbaum (1989).
O modelo de Foa e colaboradores (1989) baseia-se na teoria cognitiva das
emoções de Lang e postula que o acontecimento traumático origina a formação de
uma rede de medo complexa, na memória a longo-prazo, que contém informação
acerca dos estímulos relacionados com o acontecimento traumático, acerca das
reacções cognitivas, fisiológicas e comportamentais ao acontecimento traumático
e informação que liga entre si estes estímulos e respostas. Esta rede de medo
na memória é facilmente activada devido ao grande número de interligações
formadas através de condicionamento e generalização. A sua activação por pistas
que evocam o trauma leva a que a informação contida na rede se torne consciente
(sintomas de intrusão) e as tentativas de evitar ou suprimir a activação da
rede conduzem ao conjunto de sintomas de evitamento da PPST. A resolução do
trauma só pode acontecer através da assimilação da informação contida na rede
de medo nas estruturas de memórias existentes. Segundo o modelo, o êxito desta
integração depende de duas condições: que a activação da rede do medo seja
completa para que a informação relacionada com o trauma se torne acessível e
modificável e, que seja fornecida nova informação incompatível com a informação
presente na rede de medo de forma a facilitar a criação de novas estruturas de
memória acerca do trauma.
Apesar de não fazerem nenhuma aproximação compreensiva à questão do
aparecimento retardado dos sintomas de PPST, estes dois modelos têm a vantagem,
face aos anteriormente referidos, de procurarem explicar os sintomas de
intrusão e a persistência dos sintomas de PPST, num quadro conceptual em que
valorizam claramente a intervenção de factores cognitivos. A abordagem
cognitivista que preconizam situa-os contudo, do ponto de vista epistemológico,
no quadro das teorias do processamento da informação, condicionando uma visão
da PPST em que não são considerados processos interactivos e construtivistas
que se têm revelado fundamentais na explicação da adaptação e psicopatologia
humana (Soares, 2000).
Modelo cognitivista de Ehlers e Clark (2000)
Como vimos anteriormente, a PPST é uma reacção comum nos indivíduos que
experienciam um acontecimento traumático, sendo que na maioria dos casos a
recuperação acontece nas semanas ou meses seguintes, havendo contudo um
subgrupo significativo de pessoas em que os sintomas persistem. O modelo de
Ehlers e Clark (2000) propõe uma explicação da PPST consistente com esta
persistência, incorporando muitos dos aspectos das teorias anteriores e
complementando-os. Este modelo preconiza que a PPST se torna persistente quando
o acontecimento traumático e/ou as suas sequelas são processados de forma
negativa, suscitando emoções que conduzem o indivíduo a uma sensação de ameaça
séria e actual. Este sentimento de ameaça tem uma série de consequências: (1)
avaliações do trauma e/ou sequelas excessivamente negativas; (2) perturbação na
memória autobiográfica caracterizada por uma elaboração e contextualização
pobres e forte memória associativa.
O modelo propõe que esta sensação de ameaça séria e actual tem dois processos
chave subjacentes (Ehlers & Clark, 2000, p.320): "1. individual differences
in the appraisal of the trauma and/ or its sequel; 2. individual differences in
the nature of the memory for the event and its link to other autobiographical
memories". De acordo com este modelo, os indivíduos traumatizados realizam uma
avaliação negativa idiossincrática do acontecimento traumático e/ou das suas
sequelas "that have the common effect of creating a sense of serious current
threat" (Ehlers & Clark, 2000, p.320) "and contribute to persistent PPST"
(Ehlers & Clark, 2000, p.322). Ehlers e Clark (2000) defendem que os
indivíduos com PPST persistente são incapazes de ver o trauma como um
acontecimento limitado no tempo que não tem implicações globais negativas no
seu futuro; os indivíduos podem sobregeneralizar o acontecimento passando a
percepcionar as actividades normais como mais perigosas do que são na
realidade, ou podem exagerar a probabilidade de ocorrência de acontecimentos
catastróficos no futuro.
Os autores deste modelo propõem também que o outro factor subjacente à
persistência da PPST é o facto da memória do acontecimento traumático ser pouco
elaborada e integrada de forma inadequada no tempo, no lugar, nas informações
subsequentes e antecedentes e nas memórias autobiográficas. Esta memória pouco
trabalhada pode explicar o facto dos indivíduos com PPST manifestarem uma
grande dificuldade em recordar voluntariamente aspectos relativos ao
acontecimento traumático (e.g., pormenores, ordem temporal dos acontecimentos)
e a elevada frequência de memórias intrusivas desencadeadas involuntariamente,
envolvendo o reexperimentar de aspectos relativos ao acontecimento traumático
de uma forma muito vivida e emocional, bem como a sensação do "aqui e agora", e
a facilidade com que são desencadeadas intrusões por estímulos semelhantes aos
do trauma.
A natureza da memória traumática e a avaliação negativa do trauma e/ou das suas
sequelas influenciam-se mutuamente. Quando os indivíduos com PPST persistente
recordam o acontecimento traumático, esta recordação é enviesada pelas
avaliações do acontecimento, e assim as informações presentes nesta recordação
são consistentes com essas avaliações. Esta recuperação selectiva impede a
recordação de aspectos que contradigam as suas avaliações e, como consequência,
impossibilita modificações nessas mesmas avaliações, contribuindo assim para a
manutenção da sensação de ameaça actual.
Os processos que conduzem à noção de ameaça actual, ou seja, a avaliação do
trauma e/ou das suas sequelas e a natureza da memória do trauma, são também
influenciados pelo tipo de processamento cognitivo durante o acontecimento
traumático. Quando os indivíduos com PPST persistente identificam a ameaça e os
sintomas decorrentes, desenvolvem estratégias de coping cognitivas e
comportamentais (e.g., distracção, ruminação, evitamento) para os controlar. As
estratégias seleccionadas estão associadas às avaliações individuais do trauma
e/ou sequelas e às crenças que as pessoas têm sobre a melhor forma para lidar
com o trauma. Embora as estratégias de coping tenham como objectivo a redução
da ameaça e do sofrimento a curto prazo, nos indivíduos com PPST as estratégias
adoptadas revelam-se no entanto disfuncionais e perversas, produzindo
directamente sintomas de PPST, impedindo a modificação das avaliações negativas
do trauma e/ou sequelas e da natureza da memória traumática, e contribuindo
assim para a manutenção da perturbação. Por exemplo, o facto do indivíduo
procurar suprimir os pensamentos acerca do trauma, aumenta a frequência de
recordações intrusivas indesejadas, não permite a correcção das avaliação e faz
com que não se forme uma memória mais elaborada acerca do trauma.
Finalmente no que refere ao início retardado da PPST, questão deixada em aberto
pelos modelos anteriores, Ehlers e Clark (2000) defendem que este ocorre porque
algum acontecimento dá ao trauma original e/ ou às suas sequelas "a much more
threating meaning (...) or because some of the stimuli that are particularly
potent reminders of the traumatic event were not available until same time
afterwards" (p.333).
Este modelo apresenta uma boa integração de vários processos cognitivos,
emocionais e de coping na explicação da PPST, aproximando-se assim da
perspectiva defendida pelo modelo de avaliação cognitiva, stress e coping de
Lazarus e Folkman (1984) e pela proposta de conceptualização da PPST feita por
Lazarus (1999), a qual sublinha a importância dos processos transaccionais e
construtivistas na compreensão dos processos e estados de (des)adaptação
humana. Contudo, de acordo com o ponto de vista que defendemos neste artigo, os
trabalhos de Lazarus (1999) propõem uma visão articulada entre os paradigmas do
stress e do trauma, que nos permite levar mais longe a compreensão da PPST.
Do Stress ao Trauma: Perspectiva de Lazarus sobre a PPST
Lazarus, nos anos 90, apresentou uma proposta de conceptualização da PPST à luz
do seu modelo transaccional de avaliação cognitiva, stress e coping (Lazarus
& Folkman, 1984). De acordo com o modelo transacional perante uma situação
(ameaça potencial) um indivíduo será confrontado com uma sequência processual,
que tem início na percepção da situação em causa, na sua avaliação e no
desencadeamento de estratégias de adaptação para lhe fazer face (coping). Esta
concepção salienta, assim, uma dimensão cognitiva de classificação de uma
determinada situação como ameaçadora (avaliação), que é seguida de um esforço
cognitivo e comportamental para lidar com a situação de stress (coping).
Á luz deste modelo, a proposta de conceptualização da PPST feita por Lazarus
(1999) assenta em três asserções fundamentais: (1) a PPST depende da relação
transaccional entre a pessoa e a situação (acontecimento traumático); (2) a
PPST depende dos significados relacionais e as emoções despoletadas fornecem
informações importantes sobre o processo de adaptação; (3) os processos de
coping são um elemento essencial na determinação da reacção de PPST e na sua
gravidade clínica.
A caracterização destas asserções será o nosso ponto de partida para uma
releitura, que pretendemos clarificadora, da literatura sobre trauma e PPST.
A PPST depende da relação transaccional entre a pessoa e a situação
(acontecimento traumático)
Lazarus (1999, p.159) defende que "...Trauma, just like the more common
stresses, can never be adequately defined as an external event. To be
traumatized depends on the specificities of the connection between the event
and the person who is responding to it...". Este autor procura, com esta
afirmação, realçar que os acontecimentos que ocorrem na vida das pessoas, entre
os quais os traumáticos, não podem ser conceptualizados apenas enquanto
elementos externos, uma vez que a reacção aos acontecimentos (no caso do
trauma, por exemplo a PPST) depende da relação entre estes e as características
da pessoa que os experiencia. Não basta olhar apenas para um dos lados da
moeda, é a relação transaccional entre as duas faces que formam toda a moeda.
Existem alguns conceitos chave na literatura sobre trauma e PPST que poderão
ser lidos à luz desta asserção de Lazarus (1999) e, simultaneamente, contribuir
para a caracterizar. Assim, importa-nos referir os conceitos de acontecimento
traumático e de prevalência destes acontecimentos e das suas possíveis
reacções, bem como os conceitos de factores de risco e protecção que
influenciam as reacções aos acontecimentos. Estes conceitos realçam a relação
transaccional que existe entre a pessoa e o acontecimento traumático.
Acontecimento traumático e prevalência das reacções psicológicas ao trauma
Todas as pessoas já passaram por acontecimentos stressantes ao longo da sua
vida. Quando esse acontecimento, ou série de acontecimentos, causa sentimentos
de medo, abandono / desamparo e horror, e implica um dano grave ou ameaça de
dano ou morte é geralmente designado por acontecimento traumático (Pereira
& Monteiro-Ferreira, 2003). Os acontecimentos traumáticos são, assim,
incidentes que ameaçam ou colocam em perigo e aniquilam os mecanismos habituais
de adaptação do indivíduo, originando neste uma série de respostas fisiológicas
(e.g., activação hipotálamo), somáticas (e.g., queixas físicas, dores),
emocionais, cognitivas, comportamentais (Valentine, 2003). A literatura sobre
trauma tem identificado uma grande diversidade de acontecimentos potencialmente
traumáticos, de diferentes naturezas, associados por exemplo a desastres
naturais (e.g., sismos), a situações médicas / saúde (e.g., fracturas ósseas,
intervenções cirúrgicas, abortos, doença ou ferimento grave do próprio, de um
familiar ou amigo íntimo), desastres tecnológicos, situações de violência
(e.g., assalto, maus tratos e intimidação, agressão, ataques por animais,
ameaça de morte ao próprio ou a outra pessoa próxima), situações de guerra,
entre outros (e.g., Bleich, Siegel, Gorb, & Lerr, 1986; Carlson &
Ruzek, 2005; McFarlane, 1988; Wilson & Sigman, 2000).
Por outro lado, os estudos sobre vitimação secundária têm vindo a sublinhar o
facto de que os acontecimentos traumáticos podem afectar não apenas as suas
vítimas directas mas também as testemunhas (mesmo aquelas que assistem aos
acontecimentos pela televisão), os amigos e os familiares, bem como os
profissionais de ajuda que intervêm em diversos contextos e momentos do trauma
(Center for Disease Control and Prevention, 2003).
Contudo, a natureza transacional do trauma (Lazarus, 1999) pode ser claramente
evidenciada pela análise das diferenças individuais nas reacções psicológicas
aos acontecimentos traumáticos. De facto, um mesmo acontecimento pode ter
consequências muito diversas em diferentes pessoas: um acontecimento
"objectivamente pouco danoso" pode conduzir ao desenvolvimento de perturbações
emocionais e disfunções graves em muitas pessoas, e, do mesmo modo, um
acontecimento traumático "poderoso" poderá não perturbar algumas pessoas que
com ele lidam de forma eficaz. Desta forma, apesar de todas as pessoas serem
sujeitas, ao longo do seu percurso de vida, a acontecimentos potencialmente
traumáticos, apenas uma percentagem restrita vem a desenvolver reacções
psicológicas perturbadas associadas a essa vivência. São particularmente
interessantes nesta linha de argumentação os resultados de estudos junto da
comunidade, que procuram caracterizar a prevalência das reacções psicológicas
ao trauma. Estes trabalhos, junto de populações não clínicas, sublinham esta
ideia de que as pessoas interagem e reagem de forma diferente com os
acontecimentos traumáticos.
Assim, Perkonigg, Kessler, Storz e Wittchen (2000) realizaram um estudo com uma
amostra representativa de jovens adultos alemães, com o objectivo de avaliar a
prevalência de acontecimentos traumáticos e de PPST. Os resultados indicam que
25,2% dos homens e 17,7% das mulheres reportaram a ocorrência de pelo menos um
acontecimento traumático; contudo, poucos casos foram classificados com o
diagnóstico de PPST completa (1% dos homens e 2,2% das mulheres). Na Suécia e
com o mesmo objectivo, Frans (2003) estudou uma amostra representativa da
população adulta e verificou que 84,8% dos homens e 77,1% das mulheres reportam
a vivência de pelo menos um acontecimento traumático, mas apenas 3,6% dos
homens e 7,4% das mulheres (5,6% no total), satisfazem os critérios para
diagnóstico de PPST. Outros estudos comunitários revelam igualmente que as
taxas de prevalência da PPST na população são extremamente baixas e com valores
sistematicamente mais elevados para as mulheres do que para os homens. No
Canadá, o estudo de Stein, Walker, Hazen e Forde (1997) revela que a
prevalência estimada de PPST total é de 2,7% para as mulheres e 1,2% para os
homens. Nos Estados Unidos da América, Kessler, Sonnega, Bromet, Hughes e
Nelson (1995) estimam a prevalência de PPST em 7,8%. Finalmente Albuquerque,
Soares, Jesus e Alves (2003) realizaram um estudo junto de uma amostra
representativa da população adulta portuguesa, encontrando uma taxa de
ocorrência de PPST de 7,9%, com maior prevalência nas mulheres (11,4% e 4,8%
nos homens).
Ainda que a comparabilidade directa destas taxas possa ser questionável por
utilizarem instrumentos de avaliação diferentes e que se possa por em causa a
definição de taxas de ocorrência de PPST apenas por medidas de auto-relato sem
uma avaliação clínica, estes dados mostram claramente que há uma minoria de
pessoas sinalizadas com esta perturbação e que as mulheres revelam, através
desta metodologia, níveis mais elevados de PPST que os homens, associados
normalmente a acontecimentos diferentes (exposição a situação de combate para
os homens e de abuso sexual para as mulheres (Kessler et al., 1995).
Factores de risco e de protecção
A análise dos factores de risco e protecção identificados na literatura e
habitualmente referidos como explicativos de diferenças na prevalência de
perturbações psicológicas associadas ao trauma remete-nos de novo para a
perspectiva transacional proposta por Lazarus (1999; Lazarus e Folkman, 1984).
Os factores de risco e protecção são tidos em consideração no modelo de Lazarus
e Folkman (1984) e são designados por recursos externos e intrapessoais.
A literatura tem-se revelado consensual relativamente aos preditores e factores
de risco de exposição (experienciar ou testemunhar) a acontecimentos
traumáticos e de desenvolvimento de PPST.
Breslau (2002), com base na revisão da literatura sintetisa os principais
factores derisco de exposição a um acontecimento traumático: os homens, os
jovens, os membros de grupos minoritários e moradores na cidade têm maior risco
de exposição a um acontecimento traumático comparativamente, às mulheres,
idosos e residentes dos arredores da cidade. Os traços de personalidade de
neuroticismo e extroversão, problemas de conduta anteriores, história familiar
de perturbações psiquiátricas e perturbações psiquiátricas pré-existentes estão
igualmente associados ao aumento do risco de exposição a acontecimentos
traumáticos.
Brewin, Andrews e Valentine (2000) realizaram uma meta-análise com base em 77
artigos e identificaram catorze factores de risco de desenvolvimento de PPST
que aparecem de forma consistente nos estudos: severidade do trauma, falta de
apoio social após o trauma, história psiquiátrica prévia, abuso em criança,
história familiar de perturbações psiquiátricas, baixo estatuto sócio-económico
e educacional. Contudo, no que diz respeito a outros factores o consenso não é
tão grande. Por exemplo, estes autores constataram que as diferenças de género
ao nível do risco de desenvolvimento de PPST são significativas em estudos com
amostras civis, mas não com amostras de veteranos de guerra. Relativamente à
idade os estudos com amostras militares mostram que os mais novos têm maior
risco de desenvolver esta perturbação, enquanto que na população em geral a
idade não se revela significativa.
Na literatura sobre trauma têm sido apontados também diversos factores de
protecção do desenvolvimento da PPST, sendo os mais referenciados, o apoio
social, a personalidade e as estratégias de coping. De seguida referimo-nos
apenas ao apoio social e às características de personalidade uma vez que a
reflexão sobre as estratégias de coping será feita à luz da terceira asserção
de Lazarus (1999).
O apoio social é sem dúvida o factor protector mais estudado. De acordo com
Sarason, Sarason e Pierce (1990) o apoio social pode ter diversas definições,
consoante o contexto em que é utilizado. No entanto, é consensual que se trata
de um conceito abrangente e complexo e que se refere-se à quantidade e à coesão
das relações sociais que envolvem uma pessoa, à força dos laços estabelecidos,
à frequência do contacto e ao modo como é percebido que existe um sistema de
apoio que pode ser útil e prestar cuidados quando é necessário. No contexto
específico da PPST os estudos têm reforçado o papel protector do apoio social.
Por exemplo, num estudo na comunidade, Davidson e colaboradores (1991)
concluíram que a PPST crónica ocorria em pessoas que, embora não tendo qualquer
diferença em relação às outras na dimensão da rede social de apoio em que
estavam inseridas, apresentavam uma menor interacção social e uma percepção de
apoio social mais pobre.
Paralelamente são apontadas na literatura uma série de características de
personalidade, usualmente designadas por resiliência, relativamente às quais
existem evidências de funcionarem como factores protectores do desenvolvimento
de PPST. Alguns autores (e.g., Kobasa & Puccetti, 1983, citados por Vaz
Serra, 2003) têm conceptualizado e investigado um tipo de "personalidade
resistente ao stress" (Hardy Personality), presente em pessoas que revelam
flexibilidade, espírito aberto, auto-confiança, que consideram as situações de
stress como um desafio e uma oportunidade de crescimento pessoal, tendo assim,
a capacidade de recuperar rapidamente da adversidade. Por exemplo, Sutker,
Davis, Uddo e Ditta (1995), realizaram um estudo para analisar a relação entre
a "personalidade resistente" e a PPST junto de membros das forças armadas
americanas regressados da Guerra do Golfo Pérsico. Verificaram que o baixo grau
de personalidade resistente estava associado a um maior número de sintomas de
PPST e ao diagnóstico de PPST.
Em síntese, a revisão de literatura sobre a incidência de PPST, seus factores
de risco e de protecção, em populações expostas a acontecimentos traumáticos,
mostra que o desenvolvimento desta perturbação está associado simultaneamente a
variáveis e processos de ordem contextual e pessoal, remetendo a sua
compreensão para a relação transacional pessoa / meio defendida por Lazarus
(1999).
A PPST Depende dos Significados Relacionais e as Emoções Despoletadas Fornecem
Informações Importantes sobre o Processo de Adaptação
No seu esforço de conceptualização do trauma e da PPST, Lazarus (1999, p. 160)
considera fundamental termos em consideração que "...the main sources of
trauma are the meanings a person constructs about what has happened...each
emotion carries its own message about the personal significance of the trauma".
Assim, para Lazarus (1999): (1) as principais fontes de trauma são os
significados que as pessoas constroem acerca do que aconteceu; e (2) as emoções
constroem-se a partir desses significados e desempenham um papel chave no
desenvolvimento da perturbação.
Lazarus (1999) defende que a essência do trauma reside no facto de ter um
significado indeterminado, ou, dito de outra forma, no facto da pessoa não
conseguir atribuir um significado ao acontecimento. As pessoas que vivem um
acontecimento traumático não se sentem apenas ameaçadas ou desafiadas, como na
maioria das transacções stressantes, sentem-se severamente "danificadas" e
destruídas no seu "interior mais íntimo" pelo acontecimento traumático. Tendem
a desenvolver uma série de crenças e visões erróneas acerca de si próprias e do
mundo (e.g., a crença de que ninguém gosta ou cuida da pessoa e a crença de que
não controlam as suas vidas) que dificultam a atribuição de significado ao
acontecimento. São estas crenças e visões que estão na base das diferenças
individuais que ocorrem no processo de avaliação acerca do que está a acontecer
e das suas implicações para o futuro, processo de avaliação esse que irá
determinar as reacções emocionais ao acontecimento.
Para Lazarus (1999) uma abordagem efectiva da PPST requer a análise da
variabilidade das emoções, enquanto sistemas supraordenados constituídos por
pensamentos, crenças, motivos, significados, experiências corporais subjectivas
e estados fisiológicos. As emoções indicam a forma como a pessoa avaliou
cognitivamente o que aconteceu na transacção com o ambiente e permitem
igualmente perceber como é que a pessoa está a lidar (coping) com essa
transacção. Tomemos como exemplo a ansiedade. Para Lazarus (1999, p.236) todas
as nossas emoções, sejam elas positivas ou negativas, "reflectem dilemas
humanos básicos" específicos, sendo o tema relacional, central, da ansiedade o
confronto com a incerteza, a ameaça existêncial: "não é apenas o perigo
imediato e concreto que temos de enfrentar ' um exame difícil, um mau
desempenho (...) é a incerteza, relacionada com o perigo enfrentado, que
caracteriza a ansiedade" (Lazarus, 1999, 235-236), e a ansiedade associa-se
frequentemente ao uso de estratégias de coping de negação e evitamento das
situações percebidas como ameaçadoras.Assim, as emoções dizem muito acerca do
caminho feito pela pessoa traumatizada para dar significado ao acontecimento,
para lidar com o que está a acontecer e para restaurar a integridade.
Nesta perspectiva, a vivência de um acontecimento traumático pode associar-se a
uma grande variedade de respostas emocionais, dependendo do significado que a
pessoa constrói para o acontecimento. Do ponto de vista das reacções
psicopatológicas ao trauma, esta variabilidade emocional tem sido habitualmente
estudada na óptica da PPST e da sua comorbilidade, isto é, das outras
perturbações que co-ocorrem frequentemente com a PPST. E, de facto, os estudos
epidemiológicos com amostras da população geral, amostras clínicas, veteranos
de guerra e em contextos específicos, revelam sistematicamente que as pessoas
diagnosticadas com PPST têm elevadas taxas de outras perturbações psicológicas,
como por exemplo perturbação depressiva major (e.g., Basoglu, Kilic, Salcioglu,
& Livanou, 2004) ou outras perturbações de humor (e.g., Gibson, Holt,
Fondacaro, Tang, Powell & Turbitt, 1999), distúrbios de ansiedade (e.g.,
Gibson et al., 1999), perturbações de personalidade (e.g., Gibson et al., 1999;
Bollinger, Riggs, Blake, & Ruzek, 2000), e esquizofrenia (e.g., Davidson,
Hugles, Blazer, & George, 1991). Assim, um indivíduo exposto ao trauma pode
apresentar sintomas de uma ou mais perturbações.
Consonantemente com estes resultados relativos à comorbilidade da PPST, num
estudo que realizámos em Portugal (Gonçalves, Marques Pinto, & Lima, 2005 e
2006) sobre as consequências psicológicas dos acidentes de trabalho verificámos
que as vítimas e testemunhas de acidente de trabalho com diagnóstico clínico de
PPST apresentavam em 65% dos casos igualmente sintomas de diagnóstico de
ansiedade (comparativamente a 36 % sem diagnóstico de PPST) e em 50% dos casos
também sintomas de depressão (em contraste com 14% sem diagnóstico de PPST).
Alguns estudos têm constatado que os doentes com PPST têm níveis mais elevados
de comorbilidade do que doentes com outras perturbações psicológicas (e.g.,
Sautter, Brailey, Uddo, Hamilton, Beard, & Borges, 1999; Zayfert, Becker,
Unger, & Shearer, 2002). A investigação sugere que os indivíduos que sofrem
de PPST têm menores níveis de bem-estar, pior saúde física, mais limitações
físicas e menor taxa de empregabilidade quando comparados com indivíduos sem
PPST (Mendlowicz & Stein, 2000).
Em suma, estes resultados relativos à comorbilidade da PPST reforçam a ideia,
defendida por Lazarus (1999), de que o desenvolvimento desta síndroma não
constitui uma resposta "única" ao trauma, mas se associa a um padrão complexo
de respostas emocionais, em função da multiplicidade de significados que as
pessoas constroem sobre a sua experiência de trauma.
Os Processos de Coping são um Elemento Essencial na Determinação da Reacção de
PPST e na sua Gravidade Clínica.
De acordo com Lazarus (1999, p.157) "the coping process is an essential element
in whether there will be PTSD and how serious it is clinically". As estratégias
ou estilos de coping, desempenham assim, um papel fundamental no bem-estar
físico e psicológico de um indivíduo, quando este é confrontado com
acontecimentos de vida negativos ou causadores de stress (Endler & Parker,
1990) sendo consensual que algumas estratégias de coping "guarantees immunity
from the malign effects of adversity" (Alexander & Klein, 2001, p.80).
Segundo Lazarus (1999) um dos trabalhos mais influentes acerca dos processos de
copingface ao trauma provém das observações clínicas de Horowitz (1976, 1989)
com vítimas de trauma. Como vimos, este autor descreve dois processos de coping
contrastantes: a negação e os pensamentos e imagens intrusivas. Estes processos
alternam dependendo do estádio da perturbação, não sendo ainda claro o processo
subjacente a esta alternância. O estádio de negação começa normalmente logo a
seguir ao trauma e é interpretado como uma tentativa de evitar pensar no que
aconteceu; seguem-se-lhe pensamentos e imagens intrusivas, os quais são
interpretados como um processo de re-experienciar o trauma que o traumatizado
não consegue controlar. O estádio intrusivo é caracterizado pela experiência de
diversas emoções, tristeza, ansiedade, culpa, vergonha e medo; exceptuando a
tristeza, que envolve o desistir do esforço de restaurar o que foi perdido e
sua aceitação, estas são emoções que ajudam na "luta" contra o dano permanente
da perda.
Um tema crítico na área de investigação do coping é a avaliação da sua
eficácia, a qual tem sido analisada tendo em conta a relação entre o coping e
os seus resultados, habitualmente avaliados com base em indicadores de mal-
estar subjectivo (Folkman & Moskowitz, 2004). É sabido que esta relação é
complexa e variável (Marques Pinto, Lima, & Lopes da Silva, 2005), mas a
abordagem contextual de Lazarus e Folkman (1984) explicita que não existem, a
priori, formas de coping bom ou mau, adaptativo ou desadaptativo. Existe sim um
contexto dinâmico e uma qualidade adaptativa dos processos de lidar com o
stress, por isso a eficácia do coping tem que ser avaliada em função de cada
contexto específico, já que uma dada forma de coping pode ser eficaz numa
situação e não noutra, podendo mesmo acontecer que "...same responses to stress
may allieviate the problem or reduce the resulting distress, others may
actually exacerbate the problem or became problems or interfere with outcomes
(Carver et al., 1993) and other coping strategies may not result in any
benefit" (Aldwin & Revenson, 1987; citados por Zeidner & Saklofske,
1996, p.505). Nesse sentido, intrusão e evitamento são, neste modelo, em
primeiro lugar sinal da existência de processos activos de coping, e por isso
um sinal de procura de adaptação à situação avassaladora.
Zeidner e Saklofske (1996) realçam que, mais importante do que categorizar o
coping como adaptativo ou desadaptativo, é perceber sob que circunstâncias um
determinado tipo de coping tem consequências adaptativas, sendo para tal
necessário examinar o contexto em que ocorre o problema. Neste sentido, os
estudos têm demonstrado que a utilização de estratégias de coping centradas na
resolução do problema (por exemplo de estratégias de planificação e de acção)
se associa tendencialmente a um melhor estatuto em termos de saúde-doença
física e psicológica Quanto ao coping de negação e evitamento (por exemplo o
evitamento de situações geradoras de stress), embora possa ser adaptativo a
curto prazo em situações percebidas como incontroláveis (e.g. Semmer, 1996),
geralmente a médio / longo prazo associa-se a resultados negativos (e.g.
Schaufeli & Enzmann, 1998). O coping centrado na regulação emocional, por
seu lado, tende a assumir um papel mais complexo (e.g., Semmer, 1996). Quando
utilizado de forma exclusiva ou dominante o uso da regulação emocional pode
configurar-se prejudicial: por exemplo a focagem nas experiências de stress e
emoções associadas pode constituir não uma forma de coping mas uma inabilidade
para o fazer, ficando o problema por resolver; a focagem e expressão emocional
pode ainda retro-alimentar a experiência emocional de mal-estar e, desta forma,
fazer perdurar ou intensificar a experiência de stress. Pelo contrário o coping
por regulação emocional revela-se "instrumental" em situações de stress muito
intenso ou incontrolável ao permitir que a pessoa recupere a sua capacidade
para lidar activamente com o problema; e pode ser igualmente ajustado em
situações de stress percebidas como não controláveis ou recorrentes. (e.g.,
Semmer, 1996). Em suma, o uso das diferentes formas de coping pode associar-se
a diferentes resultados, de acordo com cada situação específica. Desta forma,
estratégias que são tidas como desadaptativas podem ser adaptativas em
determinadas circunstâncias e vice-versa (Zeidner & Saklofske, 1996). No
mesmo sentido, Pearlin e Schooler (1978, p. 4) realçam que "The results of a
given coping style are determined by the interaction of personal needs and
preferences and the constraints of the current situation. Thus, applying the
same coping strategies across all situations is not likely to be adaptive".
Pode-se recordar neste contexto a perspectiva de Folkman e Moskowitz (2004)
sobre a importância da flexibilidade de coping, ou seja, de que as pessoas
ajustem as suas estratégias de coping em função das exigências do ambiente.
No contexto da PPST tem procurado perceber-se qual o impacto das diferentes
estratégias de coping no desenvolvimento da sintomatologia da PPST e os
resultados são consensuais e vão no sentido dos encontrados no âmbito mais
geral dos estudos sobre stress, relativamente ao papel de estratégias de coping
da ordem do evitamento e de algumas estratégias de regulação emocional como a
focagem nas experiências de stress e emoções associadas (intrusão). Por
exemplo, Street, Gibson e Holohan (2005) realizaram um estudo com 63 mulheres
vítimas de violência doméstica, no qual analisaram a relação entre a utilização
de estratégias de coping de evitamento e a sintomatologia de PPST, encontrando
uma correlação positiva entre estas variáveis. Haisch e Meyers (2004)
realizaram um estudo com 254 polícias, também com o objectivo de analisar a
relação entre as diferentes estratégias de coping e a PPST, e verificaram que
as estratégias de coping tendencialmente desadaptativas (e.g., álcool, drogas,
negação, desinvestimento mental) estão associadas positivamente com a PPST,
enquanto que as estratégias de coping tidas como mais adaptativas (e.g.,
planificação) estão correlacionadas negativamente com a PPST. No estudo que
realizámos em Portugal sobre consequências psicológicas dos acidentes de
trabalho (Gonçalves et al., 2005, 2006), e que referimos anteriormente,
explorámos igualmente o papel desempenhado pelas estratégias de coping social
(Dunahoo, Hobfoll, Monnier, Hulsizer & Johnson, 1998; Hobfoll, Dunahoo,
Bem-Porath & Monnier, 1994) na relação entre a avaliação que a pessoa faz
do acidente de trabalho e a severidade da sintomatologia de PPST; os resultados
mostram que esta relação é moderada pelas estratégias de coping social activo-
antisocial, tidas como tendencialmente mais disfuncionais, de tal forma que os
indivíduos que utilizem estas estratégias em nível superior e que avaliem o
acidente como muito traumático apresentarão níveis de sintomatologia de PPST
mais elevados do que os indivíduos que utilizem poucas estratégias deste tipo.
Em suma, a investigação sobre o impacto das estratégias de coping no
desenvolvimento da PPST tem apoiado a proposta de Lazarus (1999) no que se
refere à importância dos processos de coping para a compreensão da
sintomatologia de PPST e muito em particular para a compreensão dos sintomas de
intrusão e evitamento próprios deste síndroma.
Neste artigo propusemo-nos fazer uma reflexão conceptual sobre PPST. Mais do
que apenas uma revisão de modelos e estudos empíricos relevantes sobre PPST,
esta reflexão adopta um ponto de vista inovador sobre o tema, baseado na
perspectiva de Lazarus sobre PPST, e propõe uma releitura de alguma literatura
relevante neste domínio.
Neste sentido, começámos por apresentar uma breve reflexão sobre a evolução do
conceito de PPST e seu reconhecimento como entidade clínica; procurámos de
seguida analisar criticamente alguns dos principais modelos conceptuais de
PPST, com especial destaque para o modelo cognitivista de Ehlers e Clark (2000)
o qual integra alguns elementos consonantes com a perspectiva defendida por
Lazarus (1999); finalmente apresentámos a proposta de conceptualização da PPST
feita por Lazarus em 1999 a qual nos permitiu fazer uma re-leitura inovadora
sobre alguma da literatura mais relevante na área de estudo da PPST.
Não pretendemos com este trabalho uma revisão exaustiva dos estudos sobre este
quadro psicopatológico. O trabalho empírico que realizámos sobre os acidentes
de trabalho como acontecimento potencialmente traumatizante (Gonçalves et al.,
2005, 2006) permitiu-nos reflectir de uma forma crítica sobre os modelos que
dominam esta literatura. A ideia que quisemos transmitir, é que o
desenvolvimento de modelos específicos de PPST, perdendo o seu enquadramento no
conjunto da teorização mais geral do stress, ignora o carácter processual desta
perturbação. A releitura da Perturbação Pós Stress Traumática proposta pelo
modelo transaccional de Lazarus (1999) permite, por isso, uma visão de
continuidade nos processos de adaptação à adversidade. Pensamos que esta visão,
para além de englobar abordagens anteriores e de ser congruente com os dados
empíricos encontrados na literatura quer com amostras comunitárias quer
clínicas, pode ter vantagens para uma visão mais positiva e flexível desta
perturbação.
António Lobo Antunes viveu a guerra colonial como médico militar em Angola, e
essa experiência de contacto directo com situações de imensa dor e perigo
aparece ficcionada em diversos dos seus romances. No entanto, nas cartas que
enviou à sua mulher durante a sua comissão (Antunes, 2005) o escritor descreve
como se sobrevive quando "em todos os momentos o desespero grita" (p.214),
salientando a diversidade das reacções àquela "geleia de angústia", àquele
"túnel sem luz, escuro, escuro, escuro" (p. 327): "A moda dos oficiais aqui é a
bebida. A tensão é tão grande que se tem de libertar por qualquer lado. De modo
que se bebe tudo quanto há em quantidades industriais. Ontem mamaram duas
garrafas de espumante em copos de água, mais 2 de vinho do porto e uma de rosé!
Brindes, discursos e uma alegria fictícia carregada de uma angústia
insuportável. Isto, claro, acompanhado de um consumo incrível de cigarros. Como
não gosto de beber vou assistindo a isto melancolicamente. Substituo os cálices
por comprimidos de Valium, para andar com uma sonolência agradável que acaba
por ter o mesmo efeito. E consigo dormir como um santo." (p.254).