Educação virtual: a rede eliminando distâncias
Jane Mary de Medeiros Guimarães (2004)
Educação virtual: a rede eliminando distâncias
Orientação:
Prof.ª Doutora Edna Gusmão de Góes Brennand
As Tecnologias de Informação e Comunicação estão proporcionando mudanças
significativas na educação, sobretudo pela velocidade da produção do
conhecimento, que exige do professor uma constante atualização. Nessa
perspectiva, a Internet pode ser uma alternativa para os problemas enfrentados
pelos professores diante da necessidade de formação continuada. Refletir sobre
esse fenómeno permitiu o desenvolvimento deste trabalho, que teve como objetivo
analisar como os ambientes virtuais de aprendizagem, enquanto ferramentas
pedagógicas, foram utilizados no processo de formação continuada dos
professores. Nesse sentido, procurou-se responder à seguinte questão: De que
forma a capacitação à distância, utilizando as Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC's), como ferramenta pedagógica, proporcionou novas
aprendizagens na formação do professor no Projeto de Regularização do Fluxo
Escolar de 5.a a 8.a Séries?
O estudo utilizou como aporte teórico o conceito de globalização de alguns
autores (Santos, 2001; Castells, 1999; Tavares, 1996; Ianni, 1995), na
perspectiva da Educação à Distância (Brennand, 2003; Lévy, 1999, dentre
outros). A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa,
utilizando-se a análise de conteúdo para investigar as mensagens de e-mails
trocados entre os professores e os tutores assim como as questões das
entrevistas semi-estruturadas, realizadas com professores da rede pública do
estado da Bahia, e parcialmente estruturadas, com o Supervisor Académico
(tutor) da Universidade de Salvador, revelando considerações importantes sobre
o processo de formação continuada, na modalidade EAD, via Internet.
Virtual education: reducing distances through the web
Information and Communication Technologies are causing significant changes in
education, mainly due to the speed of knowledge production, which demands a
constant update on the part of the teacher. From this perspective, the Internet
can be an alternative for the problems faced by teachers concerning their need
for continued education.
Reflecting on this phenomenon has led to the development of this work whose
goal has been to analyse the way virtual learning environments were used as
pedagogical tools in the teacher's process of continued education. To this end,
an attempt was made to answer the following question: how has long-distance
education using the Information and Communication Technologies (TIC's) as a
pedagogical tool, provided new forms of learning in teacher's education in the
Project for Regularization of School Flow from 5th to 8th grades? As
theoretical basis the study used the concept of globalization (Santos, 2001;
Castells, 1999; Tavares, 1996; Ianni, 1995), from the perspective of long-
distance education (Brennand, 2003; Lévy, 1999, among others).
The research was developed from a qualitative approach, using the content's
analysis to investigate the e-mail messages exchanged between teachers and
tutors, as well as the questions of the half-structured interviews conducted
among public-school' teachers from the State of Bahia, and partially-structured
ones to the Academic Supervisor (tutor) of the University of Salvador
(Universidade de Salvador), both revealing important considerations about the
process of continued education within EAD, through the Internet.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com