Prostituição: percursos (com) sentidos. Leitura integrativa das trajectórias
familiar e escolar no percurso prostitutivo
Jorge Augusto de Jesus Martins (2004)
Prostituição: percursos (com) sentidos. Leitura integrativa das trajectórias
familiar e escolar no percurso prostitutivo
Orientação:
Prof.ª Doutora Celina Manita
Partindo de uma reflexão crítica sobre o modo como o conhecimento evoluiu e de
que forma esta evolução se reflectiu no entendimento do fenómeno prostituição,
o estudo aborda esta problemática, relacionando-a com as vivências em fases
precoces da trajectória de vida de homens e mulheres que se prostituem. Com
esta investigação pretende-se contribuir para o conhecimento do fenómeno
prostitucional, designadamente, compreender de que forma os seus actores
significam esse comportamento e o integram nas suas histórias de vida.
Com base na Teoria do Sujeito Autopoiético ' uma teoria que nos permite escapar
aos constrangimentos deterministas que colocam a prostituição entre a doença e
o 2desvio ' foram analisadas trajectórias de vida de nove pessoas (cinco
homens e quatro mulheres) que se prostituem. Para tal, recorreu-se a
entrevistas em profundidade, realizadas segundo um guião previamente
elaborado, que permitiu a recolha de material significativo para o próprio e
relevante para a investigação.
Entre outras conclusões, verificou-se que, embora a decisão de alguém se
iniciar na prostituição deva ser analisada no contexto de factores que, em
primeira instância, fazem parte da cadeia social e se desenvolvem no contexto
de oportunidades e pressões que emergem quando as ligações convencionais,
contratos, contextos e crenças falharam, trata-se de um processo de construção
em que os significados são utilizados e validados como instrumentos para a
orientação da acção.
Prostitution: meanings and paths. An integrated analysis of the road within
family and school along the prostitution path
Relying heavily on a critical reflection concerning the way the knowledge of
the phenomenon of prostitution has evolved as well as the specific manner this
same evolution has reflected on the understanding of this issue, we aim at
relating it to the early life experiences of male and female prostitutes. The
objective of this investigation is to grasp the meaning of the behaviour of the
individuals who prostitute themselves and the way they integrate it in their
life stories.
Basing this study on the Theory of the Autopoietic Subject (Teoria do Sujeito
Autopoiético) ' devoid of any constraints imposed by determinisms which have
perceived the phenomenon of prostitution as standing between an illness and
some kind of deviation 'the life story has been examined of nine persons (five
men and four women) who have become prostitutes. To achieve this, a number of
wide-ranging interviews have been carried out following previously devised
questions that enabled the gathering of significant material.
Amongst other conclusions, the study has made it clear that a person's decision
to become a prostitute must be considered within the context of several factors
which, first of all, are part of the social tissue and that develop in a
complex context of opportunities and pressures that emerge when all the
conventional relationships, contracts, contexts and beliefs have failed. We are
dealing with a construction process in which the very meanings are used and
validated as orientation instruments towards prostitution activity.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com