Encontros e desencontros no Ensino Clínico em Enfermagem. Uma abordagem
qualitativa centrada na orientação clínica dos enfermeiros num contexto de
parcerias
Maria Rosa dos Santos Pereira Silvestre (2004)
Encontros e desencontros no Ensino Clínico em Enfermagem. Uma abordagem
qualitativa centrada na orientação clínica dos enfermeiros num contexto de
parcerias
Orientação:
Prof. Doutor António Teodoro
O presente estudo apoia-se numa abordagem de natureza qualitativa que visa
responder à seguinte questão: Que mudanças provocou a implementação das
parcerias nas práticas clínicas e em que medida contribuíram para uma
(re)aproximação entre docentes e enfermeiros em exercício enquanto orientadores
clínicos? Partindo de uma amostra de nove enfermeiros orientadores (três
docentes de Enfermagem e seis enfermeiros do exercício), os quais foram
entrevistados numa determinada área geográfica, a autora optou por um estudo
múltiplo de casos, que a mesma considerou etnográfico. O trabalho empírico
decorreu em contextos diferentes: escola de Enfermagem, hospital e centro de
saúde, representantes institucionais das parcerias (os parceiros), através dos
seus agentes sócio-formativos. A este estudo também se aplicaram a observação
participante e a análise de documentos como instrumentos de colheita de dados.
A investigação conduziu à conclusão de que os enfermeiros orientadores
assistiram a algumas mudanças após a implementação das parcerias, mas que estas
não constituem as mudanças desejadas, mas sim, as mudanças possíveis. Referem
que existem vários obstáculos (factores) que contribuem para que isso aconteça.
Contudo, os parceiros mostraram-se satisfeitos com as mudanças conseguidas,
argumentando existir uma maior aproximação entre os docentes de Enfermagem e os
enfermeiros de exercício, enquanto decorre o Ensino Clínico. Actualmente,
mostram-se apreensivos com as reformas instituídas no Sistema Nacional de
Saúde e temem que as mesmas possam afectar a componente educativa das parcerias
em detrimento da componente económica porque a reforma do sistema de saúde
vigente, ultimamente, se direcciona essencialmente para a defesa de interesses
economicistas.
Agreements and disagreements in clinical training of nurses. A qualitative
approach focused on the clinical training in a context of partnerships
Agreements and disagreements in the clinical training of nursing, is based on a
qualitative approach that aims at answering the following question: In the
implementation of partnerships in clinical practices what are the main changes
that contribute to an improved cooperation between teachers and nurses acting
as trainers of nursing students?
As an ethnographic investigation a total of nine trainers of nursing students
(three teachers/six nurses) were interviewed to try to identify the changes
occurred in the clinical practices after the implementation of partnerships.
This survey occurred in different contexts: a nursing school, a hospital and a
health centre as institutional representatives of partnerships. However,
participant observation and the analysis of original documents completed the
sources for the gathering of data.
Consisting of a multiple study, the research has led to the conclusion that
some changes occurred after the establishment of partnerships but those have
proved to be the possible, but not the necessary, reforms. All the interviewees
were pleased with the reforms and they said that they have contributed to a
remarkable improvement in the relationship between teachers and nurses acting
as trainers of nursing students. Nurses and teachers have misgivings concerning
the current institutional reforms which have occurred in the Portuguese
National Health System. On the other hand they feel those changes may
negatively affect the educational variable of partnerships due to a shift of
emphasis to the economic interests.
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