O véu e a máscara: um contributo à compreensão dos processos e significados das
avaliações de instituições de educação superior
Sônia Maria Marinho Camatta (2004)
O véu e a máscara: um contributo à compreensão dos processos e significados das
avaliações de instituições de educação superior
Orientação:
Prof. Doutor João dos Reis Silva Júnior
Este estudo aborda o tema da avaliação de instituições de educação superior,
focalizando sua implantação num centro universitário privado, de médio porte,
face a dois paradigmas de avaliação - o Programa de Avaliação Institucional das
Universidades Brasileiras (PAIUB), lançado em 1993, e as avaliações realizadas
pelo Ministério da Educação, a partir de 1996, que acabaram por sobrepor-se e
substituir o PAIUB. Investigou-se a concretização da Reforma da Educação
Superior brasileira numa instituição por meio de um dos instrumentos das
reformas - a avaliação institucional.
A partir da percepção dos atores avaliadores, procurou-se analisar o impacto
das avaliações do MEC no Programa de Avaliação da instituição alvo. Optou-¬se
pela pesquisa bibliográfica, documental, qualitativa e de opinião, sendo
entrevistados professores, gestores e funcionários. O corpus documental
utilizado na investigação centrou-se, sobretudo, na legislação educacional do
período focalizado e nos documentos institucionais. A problemática desenvolveu-
se em três etapas: primeiras experiências avaliativas da instituição;
implantação do seu programa de auto-avaliação; e o advento das avaliações do
MEC.
A análise mostrou que a auto-avaliação institucional sofreu o impacto das
avaliações oficiais, caracterizadas pelo controle centralizado, com indicadores
quantitativos e critérios norteados pela busca da eficiência como adequação às
demandas do mercado, propondo-se medir a produtividade, a orientar os
clientes, mediante ampla divulgação dos seus resultados na mídia. A percepção
do impacto causado pela sobreposição dos dois paradigmas de avaliação desvelou
urna trama de contradições.
The veil and the mask: a contribution to the understanding of the processes and
meanings of the evaluation of higher education institutions
This work approaches the theme of the evaluation of higher education
institutions by focusing on its implementation in a private university center
of average size, in view of two evaluation paradigms - the Institutional
Evaluation Program of the Brazilian Universities (PAIUB), launched in 1993, and
the evaluations made by the Ministry of Education (MEC) since 1996, which
eventually superposed and replaced the PAIUB. The realization of Graduate
Education Reform in an institution was investigated by means of one of the
reform instruments - the institutional evaluation.
Starting from the evaluators' perception, an attempt was made to assess the
impact of MEC evaluations in the Evaluation Program of the target institution.
The bibliographic, documental, qualitative and opinion research was chosen, and
teachers, employees and managers were interviewed. The documental corpus used
in the investigation was mainly centered on the educational legislation of the
period under analysis and on institutional documents. The work developed in
three stages: the first institution's evaluative experiences; the
implementation of its self-evaluation program; and the arrival of MEC
evaluations.
The analysis showed that institutional self-evaluation suffered the impact of
official evaluations, characterized by centralized control with quantitative
indicators and criteria oriented towards the search for efficiency to suit
market demands, with the purpose of measuring productivity and guiding
clients, through a broad publicity in the media of its results. The
perception of the impact suffered by the superposition of the two evaluation
paradigms unveiled a web of contradictions.
***
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com