Representações sociais de professores de escolas municipais de Lucena/ PB sobre
formação e prática docentes
Nívia Regina de Oliveira Souza (2005)
Representações sociais de professores de escolas municipais de Lucena/ PB sobre
formação e prática docentes
Orientação: Prof. Doutor Otávio Machado Lopes de Mendonça
Neste trabalho desenvolve-se uma pesquisa feita no Munìcípìo de Lucena/PB, com
professores de escolas municipais que leccionam nas séries iniciais da Educação
Básica, naturais da referida cidade. Buscou-se analisar, através da
participação activa dos sujeitos da pesquisa, as representações sociais que os
professores de escolas municipais de Lucena/Pb têm sobre a formação e prática
docente. Nesse sentido, procurou-se identificar e investigar os factores que
influenciam a prática docente nas escolas municipais, bem como a inserção dos
professores tornados como sujeitos da pesquisa no âmbito educacional. Este
estudo pretende contribuir para a correção das deficiências, mas
particularmente possibilitar melhorias nas atividades pedagógicas desenvolvidas
por esses professores, apontando métodos de ensino compatíveis com a realidade
educacional em que estão inseridos, de maneira que favoreçam resultados
positivos nas séries iniciais da Educação Básica. A população entrevistada foi
composta por educadores naturais da cidade, que trabalham nos turnos manhã e
tarde, na zona urbana. A amostra foi realizada de forma não aleatória, sendo
formada por um grupo de nove professores. A técnica escolhida para a coleta dos
dados foi a história de vida, como forma de contribuir para uma análise crítica
da formação docente, bem como para adoção de estratégias compatíveis com a
realidade local, tendo em vista a melhoria do ensino oferecido no município.
Foram tomadas como ponto de partida para a discussão dos dados algumas
categorias conceituais, objetivando- se analisar o conteúdo das histórias de
vida, mas sem perder de vista o contexto em que os sujeitos estão inseridos. Os
resultados da pesquisa deixaram evidente que a representação social dos
professores de Lucena, sobre formação e prática profissional docentes, recebe a
influência de vários elementos, que, no seu conjunto, direcionam o pensamento
do docente para o seu fazer profissional. Revelaram, também, aspectos que
precisam ser analisados por todos os responsáveis pelo processo educativo do
Município em apreço, pois os professores manifestaram, através dos depoimentos,
apesar de todas as dificuldades enfrentadas no decorrer da profissão
“escolhida”, o desejo e o interesse de crescerem profissionalmente, em busca de
um futuro melhor. Deixaram claro, também, que mudanças precisam ser
implantadas, para que se possa avançar e alcançar resultados mais expressivos.
In this work, a research has been developed at the town of Lucena-PB, with
teachers from municipal schools who teach the initial grades of basic
education, native from the referred town. We looked forward to analyze, through
the active participation of the research’s people, the social representations
that the municipal school teachers in Lucena-PB, have over the staff’s
formation and practice. In this sense, we tried to identify and investigate the
factors which influence the teachers’ staff practice in municipal schools and
also the insertion of teachers taken to the research at the educational range
(extent). The research from this study intends to contribute for the correction
of deficiencies, but particularly to make it possible some improvements at the
pedagogical activities developed by those teachers, pointing yet, teaching
methods compatible to the educational reality in which they are inserted, so
that they will have positive results at the initial grades of basic education.
The interviewed population was composed by native educators of the researched
town, at the morning and afternoon turns, at urban areas. The sample was
fulfilled not in a shuffled way. It was formed by a group of nine teachers. The
history of their lives was chosen as a technique to collect data, to contribute
for a critical analysis of the staff ’s background, for the adoption of
strategies that are compatible with the local reality, having in mind the
improvement of the education offered at the town. As departure point to discuss
data, there were taken some conceptual categories, with the objective of
analyzing the content of the life histories without forgetting the context in
which they are inserted. The research’s results made it clear that the
representation of Lucena’s teachers about trainig and professional practice,
receive influence from a sort of elements that in their group direct the
thought of the teacher to their professional doing. They also revealed some
aspects which must be analyzed by everyone who is responsible at the
educational process at that town, because the teachers expressed by their
testimonies, that despise all the difficulties faced at the chosen profession,
the desire and interest to improve professionally, in search of a better
future. They made clear, also, that changes must happen so that they can move
forward and reach more expressive results.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com