Ensaio de um ato educativo libertador: adaptação do método Paulo Freire na
alfabetização de crianças
Olívia Souza de Lima Leite (2005)
Ensaio de um ato educativo libertador: adaptação do método Paulo Freire na
alfabetização de crianças
Orientação: Prof. Doutor José B. Duarte
Esta pesquisa tem como referencial teórico as ideias de Paulo Freire que
considera a alfabetização como parte integrante do processo político/educativo
de desenvolvimento da consciência crítica dos educandos. Na tentativa de
alfabetizar crianças com dificuldades de aprendizagem, desenvolveuse uma
Adaptação do Método Paulo Freire (AMPF), com base nos fundamentos da pedagogia
crítica. O objectivo específico deste trabalho é avaliar a eficácia desta
adaptação, em um universo de pesquisa delimitado por um grupo de doze alunos,
selecionados entre duas turmas de 2.a Série do Ensino Fundamental em uma escola
pública da periferia de Campo Largo. Os dados foram obtidos por meio da
intervenção direta da pesquisadora com os educandos, no decurso de um processo
de (re)alfabetização, utilizando como instrumento de ação a AMPF para crianças.
A análise desses dados permitiu uma reflexão sobre o papel do educador como
mediador neste processo e do educando como sujeito de sua própria história. Os
resultados mostraram que a aplicação da Adaptação do Método Paulo Freire, no
processo de (re)alfabetização na 2.a Série, é relevante, quando o educador tem
como ponto de partida a história de vida e a leitura do mundo dos educandos.
Dos doze alunos selecionados, apenas três permaneceram com rendimento escolar
abaixo dos objetivos traçados pela pesquisadora. Os outros nove alunos, ao
final de 48 horas de trabalho, são capazes de ler e escrever, necessitando,
porém, de uma continuidade no processo de letramento, no sentido de respeitar
os seus limites e o tempo para a aquisição dos conteúdos de 2.a Série,
lembrando sempre que acabaram de passar de alfabetizandos para alfabetizados.
The theoretical reference of this research is based on the ideas of Paulo
Freire, who considers alphabetization as a part of a political/ educational
process of a learner’s critical consciousness development. In the attempt to
literate children with a learnining disability, the researcher developed an
Adaptation of the Paulo Freire Method (APFM) based on the fundamentals of the
critical pedagogy. The objective of this study is to evaluate the efficacy of
this adaptation in a sample of twelve second grade elementary students selected
from two classes in a suburban school in Campo Largo. The data was obtained by
the direct intervention of the researcher with the learners during the
alphabetization process using APFM for children. The data analysis allowed an
analysis of the role of the educator as a mediator in this process and of the
role of the learner as a subject of his/her own history. The results showed
that the application of the Adaptation of the Paulo Freire Method in the
alphabetization of children with learning difficulty from the second grade is
efficient when the educator uses the learners life experience as the main
motivation for alphabetization. Only three learners from a group of twelve
continued with a scholar performance below the aim expected by the researcher.
The other nine learners were able to read and write by the end of 48 hours of
teaching. This study had its limitations due to restricted time for teaching of
the whole content taught in the second grade, but in a short period of time
these illiterate children became literate.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com