O Modelo de Gestão Participativa do Projeto Escola Ativa: uma avaliação crítica
em escolas rurais da Paraíba - Brasil
Wellingta Magnólia Lacerda Leite de Andrade (2005)
O Modelo de Gestão Participativa do Projeto Escola Ativa: uma avaliação crítica
em escolas rurais da Paraíba – Brasil
Orientação: Prof. Doutor Otávio Machado Lopes de Mendonça
O presente estudo tem como objetivo avaliar criticamente o Modelo de Gestão
Participativa do Projecto Escola Ativa em escolas rurais da Paraíba / Brasil.
Nessas escolas, nem sempre os alunos encontram um ambiente estimulador de
aprendizagem, o que as conduz a colaborar com o cotidiano adverso dos
educandos. O grande desafio é como fazer que a gestão dessas escolas seja
participativa, como lograr que, na prática, os espaços de aprendizagem se
ampliem e atendam às demandas da comunidade. Na tentativa de responder a essas
questões, o estudo tem como objeto avaliar a Proposta Escola Ativa, buscando
como principais referências Mendonça (1977), Freire (1987) e Adurramam (1999).
A pesquisa foi feita em escolas de cinco municípios, de um total de trinta, que
compõem as três regiões pesquisadas. O público-alvo foi composto por 18
educadores e para a coleta dos dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada
e a análise dos dados estatísticos, recorrendo- se, assim, à abordagem
qualitativa e à quantitativa. Concluiu-se que as dificuldades e obstáculos no
processo de implementação da Escola Ativa, evidenciados nos dados estatísticos,
podem ser superados, na medida em que os responsáveis assumam efetivamente esse
programa, como foi enfatizado nas falas dos sujeitos. Assim sendo, a Escola
Ativa favorecerá um número maior de alunos de classes multisseriadas da
Paraíba.
The present study aims at critically evaluating the model of Participative
Management of the Active School (“Escola Ativa”) Project in rural schools of
Paraiba, a state of Brazil. In those schools, rarely do students find an
atmosphere that encourages learning, what makes the educational process
reinforce the adverse everyday routine of students. The great challenge is how
to make the management of those schools become participative, how to make the
number of learning places higher and adequate to meet the communities’ needs.
In an attempt to answer the above questions, we set out to evaluate the Active
School “Escola Ativa” proposal, taking as main references the works of Mendonça
(1977), Freire (1987) and Adurraman (1999). The research was conducted in
schools of five towns, out of a total of 30, which form the three regions
researched. The target interviewees were 18 educators and for collecting data,
a semi-structured style of interview was used together with the analysis of the
statistical data, based on the use of a qualitative and a quantitative
approach. We have come to the conclusion that the difficulties and obstacles in
the process of implementing the “Active School” which were found out through
the statistical data can be overcome as along as people in charge of the
programme take real responsibility for developing it. Therefore, “Active
School” will favor a larger number of multi-graded groups in Paraiba.
Revista Lusófona de Educação
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