O clima de escola e os auxiliares de acção educativa. Um estudo realizado nas
Escolas Secundárias do Barlavento algarvio
Pedro Miguel da Silva Rocha (2005)
O clima de escola e os auxiliares de acção educativa. Um estudo realizado nas
Escolas Secundárias do Barlavento algarvio
Orientação:Prof. Doutor António Teodoro
Considerando que o clima organizacional é o palco onde o indivíduo coloca as
suas projecções, os seus desejos e desempenha seu papel (Dejours, 1985) e que
influencia directamente a satisfação e o rendimento dos membros de uma
organização (Brunet, 1992), o objectivo desta dissertação foi compreender,
junto dos AAE (Auxiliares de Acção Educativa), se a satisfação profissional
destes é influenciada pelo clima de escola.
A pesquisa foi quantitativa, tendo como referência o paradigma descritivo, com
recurso ao questionário como fonte de recolha de dados, totalizando 160
participações. Foi realizada nas Escolas Secundárias do Barlavento algarvio,
abrangendo os concelhos de Lagos, Portimão, Lagoa e Silves, de modo a obter-se
uma população diversificada. Com o apoio de ferramentas estatísticas como o
Qui-Quadrado, o "coeficiente V de Cramer", o "Phi" e o
"coeficiente ordinal de Spearman", procedeu-se ao tratamento dos
dados.
Os resultados obtidos revelaram um clima de satisfação com a profissão e a
escola onde trabalham, tendo a função de ajudar os alunos a conviver de forma
saudável um elevado grau de importância para os AAE. É de realçar igualmente a
aparente associação entre a satisfação profissional e o relacionamento com os
alunos, o reconhecimento do trabalho e o ordenado.A pesquisa evidencia, também,
que a insatisfação profissional dos AAE está relacionada com dois factores: o
ordenado e a falta de acesso a acções de formação. Finalmente, é importante
referir que dos inquiridos satisfeitos, existem mais a afirmar que raramente a
sua opinião, competência e produtividade são tidas em consideração, do que
aqueles que afirmam que a sua opinião, competência e produtividade são sempre
reconhecidas.
Considering that the organisational environment is the plataform where the
individual places his projections, his wishes and performs his role (Dejours,
1985) that directly influences the satisfaction and the income of the members
of an organisation (Brunet, 1992), the object of this dissertation was to
understand, together with AEA (Auxiliaries of Educative Action), if the
professional satisfaction of these is influenced by the environment of the
college.
The inquiry was quantitative, having as reference the descriptive example, with
recourse to the questionnaire as a source of gathering the facts totaling 160
participations. It was carried out in the Secondary Schools of Barlavento
Algarve, involving the municipalities of Lagos, Portimão, Lagoa e Silves, as a
way of obtaininga diversified population.With the help of statistical tools
like Chi-Square Tests, the "Cramer's V Statistics", the
"Phi" and "Spearman Rank Correlation Coefficient", it
was proceeded with addressing the facts.
The results obtained reveal a feeling of satisfaction with the profession and
the college where they work, helping the students to socialize, in a healthy
manner is of great importance to the AEA. It was also emphasized the apparent
association between professional satisfaction and the relationship with the
students, the recognition of work and the wages. It seems also, that the
professional dissatisfaction of the AEA is connected to two factors: the wages
and the lack of access to courses. Finally, it is important to report that
those who were satisfied, there existed more saying that their opinions,
competence and productivity are seldom recognised than those who felt they are
recognised.
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