Concepção de Ciência: um olhar para além do positivismo
Concepção de Ciência: um olhar para além do positivismo
Orientação: Prof. Doutor Manuel Tavares
As sociedades ocidentais consideram que a ciência é exacta, detentora da
verdade, e defendem o conhecimento científico como o único válido. As escolas
orientam a sua acção visando transformar cada aluno num cientista. No entanto,
seria ais importante transmitir-lhes conhecimentos e ensinar-lhes competências
que lhes permitissem tornar-se cidadãos cientificamente literatos.
Mas nem todas as sociedades têm a mesma visão da ciência. Através de um
inquérito por questionário, aplicado a 29 inquiridos, de um universo de 33,
pretendemos compreender a concepção que os alunos cabo-verdianos, que
ingressaram pela primeira vez, no ano lectivo 2005-2006, na Universidade
Lusófona, têm da natureza da ciência. Como hipótese, considerou-se que esta
concepção está condicionada pelo seu capital sócio-cultural.
Trata-se de um estudo de caso quali-quantitativo, não experimental, subordinado
ao tema Concepção pública de ciência e literacia científica.
Com este estudo, pudemos constatar que existem evidências de que o grupo de
alunos cabo-verdianos mostram uma compreensão da natureza da ciência
condicionada pelo seu capital sócio-cultural, e não pelo acesso à informação de
carácter científico, formal ou informal.