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EuPTHUHu1645-72502007000200021

EuPTHUHu1645-72502007000200021

National varietyEu
Country of publicationPT
SchoolHumanities
Great areaHuman Sciences
ISSN1645-7250
Year2007
Issue0002
Article number00021

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Os Discursos em (Des)Continuum. Mapeando discursos no âmbito da reorganização curricular do Ensino Básico Elsa Bacala Estrela 2006

Os Discursos em (Des)Continuum. Mapeando discursos no âmbito da reorganização curricular do Ensino Básico Orientação: Prof. Doutor António Teodoro

A Reorganização o Curricular do Ensino Básico, iniciada em 1996 com o Projecto de Reflexão Participada sobre os Currículos, pretendeu introduzir um novo paradigma na gestão curricular que provocasse não uma nova organização escolar, mas também uma gestão do currículo baseada na adequação local do currículo nacional e uma profissionalidade docente que assentasse no conceito de cooperação.

Partindo de um quadro conceptual organizado em torno de três grandes áreas - teoria e desenvolvimento curricular, sociologia e politicas educativas e análise critica do discurso - é intenção principal deste estudo tratar as especificidades diferenciadas inerentes à pluralidade dos discursos sobre gestão curricular no contexto no sistema educativo português. Para captarmos as racionalidades de cada nível de intervenção (político-administrativo, científico e profissional) nas políticas curriculares desenvolvidas no período entre 1996 a 2001, e também para mapearmos pontes entre eles, recorremos a recolha e analise sistemática de um corpo documental diversificado contendo discursos em contextos comunicativos variados: legislação, Projectos de Gestão Flexível do Currículo, Projectos Educativos, Projectos Curriculares de Escola e de Turma e entrevistas aos actores lideres dos três níveis interventivos. A análise crítica do discurso pressupõe o estabelecimento de uma relação directa entre os registos discursivos e os seus contextos históricos e sociais. Deste modo, e numa primeira fase, procuramos desocultar os pressupostos ideológicos subjacentes a política curricular implementada, bem como caracterizar as racionalidades de cada nível de actores. Posteriormente, e partindo das continuidades e descontinuidades discursivas detectadas, construímos pontes e identificamos influências na construção dessas mesmas políticas. Os resultados da análise efectuada validam o pressuposto de que o discurso e simultaneamente constitutivo da realidade e instituinte como forma de acção social.

The Curricular Reorganization of Basic Education I , begun in 1996 with the Participated Reflection Project on the Basic Education Curriculum, intended to introduce a new paradigm in the curricular management in order to provoke not only a new scholar organization, but also a curriculum management based on the local suitability of the national curriculum and a teaching staff professionality which would be settled in a cooperation concept.

Having as a starting point a conceptual board, organized around three great areas-Theory and Development of the Curriculum. Sociology and Educational Politics, and the Critical Analysis of the Discourse - it is the main goal of this study to outline the differentiated specificities inherent to the plurality of the discourses on the curricular management in context of the Portuguese education system. In order to capture the rationalities of every level of intervention (political-administrative, scientific and professional) in the curricular politics developed between 1996 and 2001, and also to establish links between them, we resorted to the gathering and systematic analyses of a varied documental material, containing several discourses done In various communicative contexts: legislation, Flexible Management of the Curriculum Projects, Educational Projects. School and Class Curricular Projects and interviews to the main leaders of the three intervenient levels.

The critical analysis of the discourse implies the establishment of a direct relation between the discursive registers and their historical and social contexts. This way, and in a first phase, we tried to make clear the ideological presuppositions subjacent to the implemented curricular politics, and also to characterize the rationalities of each level of the main leaders. Subsequently, and having as a starting point the detected discursive continuities and discontinuities, we have established linking points and have identified influences in the edification of that same politics. The results of the analysis made validate the presupposition that the discourse is simultaneously constitutive of the reality and it is established as a way of social intervention.

Revista Lusófona de Educação Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) Avenida do Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa

revista.lusofona@gmail.com


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