Os Discursos em (Des)Continuum. Mapeando discursos no âmbito da reorganização
curricular do Ensino Básico
Elsa Bacala Estrela
2006
Os Discursos em (Des)Continuum. Mapeando discursos no âmbito da reorganização
curricular do Ensino Básico
Orientação: Prof. Doutor António Teodoro
A Reorganização o Curricular do Ensino Básico, iniciada em 1996 com o Projecto
de Reflexão Participada sobre os Currículos, pretendeu introduzir um novo
paradigma na gestão curricular que provocasse não só uma nova organização
escolar, mas também uma gestão do currículo baseada na adequação local do
currículo nacional e uma profissionalidade docente que assentasse no conceito
de cooperação.
Partindo de um quadro conceptual organizado em torno de três grandes áreas -
teoria e desenvolvimento curricular, sociologia e politicas educativas e
análise critica do discurso - é intenção principal deste estudo tratar as
especificidades diferenciadas inerentes à pluralidade dos discursos sobre
gestão curricular no contexto no sistema educativo português. Para captarmos as
racionalidades de cada nível de intervenção (político-administrativo,
científico e profissional) nas políticas curriculares desenvolvidas no período
entre 1996 a 2001, e também para mapearmos pontes entre eles, recorremos a
recolha e analise sistemática de um corpo documental diversificado contendo
discursos em contextos comunicativos variados: legislação, Projectos de Gestão
Flexível do Currículo, Projectos Educativos, Projectos Curriculares de Escola e
de Turma e entrevistas aos actores lideres dos três níveis interventivos. A
análise crítica do discurso pressupõe o estabelecimento de uma relação directa
entre os registos discursivos e os seus contextos históricos e sociais. Deste
modo, e numa primeira fase, procuramos desocultar os pressupostos ideológicos
subjacentes a política curricular implementada, bem como caracterizar as
racionalidades de cada nível de actores. Posteriormente, e partindo das
continuidades e descontinuidades discursivas detectadas, construímos pontes e
identificamos influências na construção dessas mesmas políticas. Os resultados
da análise efectuada validam o pressuposto de que o discurso e simultaneamente
constitutivo da realidade e instituinte como forma de acção social.
The Curricular Reorganization of Basic Education I , begun in 1996 with the
Participated Reflection Project on the Basic Education Curriculum, intended to
introduce a new paradigm in the curricular management in order to provoke not
only a new scholar organization, but also a curriculum management based on the
local suitability of the national curriculum and a teaching staff
professionality which would be settled in a cooperation concept.
Having as a starting point a conceptual board, organized around three great
areas-Theory and Development of the Curriculum. Sociology and Educational
Politics, and the Critical Analysis of the Discourse - it is the main goal of
this study to outline the differentiated specificities inherent to the
plurality of the discourses on the curricular management in context of the
Portuguese education system. In order to capture the rationalities of every
level of intervention (political-administrative, scientific and professional)
in the curricular politics developed between 1996 and 2001, and also to
establish links between them, we resorted to the gathering and systematic
analyses of a varied documental material, containing several discourses done In
various communicative contexts: legislation, Flexible Management of the
Curriculum Projects, Educational Projects. School and Class Curricular Projects
and interviews to the main leaders of the three intervenient levels.
The critical analysis of the discourse implies the establishment of a direct
relation
between the discursive registers and their historical and social contexts. This
way, and in a first phase, we tried to make clear the ideological
presuppositions subjacent to the implemented curricular politics, and also to
characterize the rationalities of each level of the main leaders. Subsequently,
and having as a starting point the detected discursive continuities and
discontinuities, we have established linking points and have identified
influences in the edification of that same politics. The results of the
analysis made validate the presupposition that the discourse is simultaneously
constitutive of the reality and it is established as a way of social
intervention.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com