Conferência internacional “Educação, Globalização e Cidadania: Novas
Perspectivas da Sociologia da Educação”
Conferência internacional "Educação, Globalização e Cidadania: Novas
Perspectivas da Sociologia da Educação"
De 19 a 22 de Fevereiro de 2008, realizou-se em João Pessoa (Paraíba-Brasil), a
Conferência Internacional, intitulada "Educação, Globalização e
Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação", promovida pela
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a International Sociological
Association (ISA). A organização da mesma foi da responsabilidade do Professor
António Teodoro (ULHT/ISA), em parceria com o Professor Afonso Celso Scocuglia
(UFPB).
Tratou-se de um dos mais importantes eventos internacionais do campo das
ciências humanas/sociais e da educação realizados no Brasil. Estiveram reunidos
centenas de pesquisadores de todos os continentes para debater temáticas que
actualmente transformaram e continuam a transformar os indivíduos e as
sociedades nas últimas décadas do tempo presente.
A Conferência esteve organizada em catorze conferências, treze mesas temáticas,
dois painéis, duas sessões especiais, doze grandes grupos de trabalhos e
dezenas de posters. Ao todo, foram apresentados 931 comunicações (de 1668
autores) trabalhos científicos oriundos de dezenas de países, num total de
cerca de 1857 participantes. As conferências foram subordinadas aos temas -
Educação, globalização e neoliberalismo: novas tecnologias de governo e
reconfiguração dos modos de regulação das politicas de educação(1); O papel da
escola na luta contra a pobreza(2); reactualizar o campo da sociologia da
educação na sociedade cognitiva(3); Globalização contra-hegemônica, agenda
globalmente estruturada para a educação e pedagogia do oprimido: entrelaçando
ideias de Boaventura, Dale e Freire(4); Educar para um outro mundo possível
(5); Globalização, educação e justiça social(6);Será que outra escola está
emergindo?(7); Violence et mondialisation(8);Escuela y ciudadanía en la era
global (9); El derecho a la educación en los tempos neoliberales(10); As
perspectivas da sociologia da educação no Brasil(11) eglobalização, movimentos
sociais e educação(12).As duas conferências restantes ocorreram na sessão de
abertura, onde participou Michel Wieviorka (França), Presidente da (ISA), com a
comunicação intitulada "L'education confrontee aux differences
culturelles" e, na sessão de encerramento, com Boaventura Sousa Santos
(Portugal), Professor da Universidade de Coimbra, que apresentou uma
comunicação intitulada "Um novo paradigma para a educação popular: a
tradução intelectual". As mesas temáticas abordaram os seguintes temas-
Políticas de educação superior: culturas académicas e alternativas na América
Latina (Argentina, Brasil e México) e União Europeia (Portugal e Espanha)(1-
11); Avaliação das politicas públicas (2), In the shadow of neoliberalism:
twenty-five years of education reform initiatives in 17 countries (3); Escola,
convivência e violências (4); Educação, poder e conflito (5); Questões de
género e educação (6); Exclusão e inclusão na educação superior e na pesquisa:
os casos Brasil, México e Portugal (7); O fenómeno das explicações:
globalização, políticas de regulação e actores (estudos de caso em Portugal e
no Brasil) (8); Educação, interculturalidade e cidadania (9); Sociologia
contemporânea da educação (10); Competências que se aprendem e dificilmente se
ensinam (12) e Infância, família e comunidade: experiências de cidadania (13).
As sessões especiais tiveram como temas - Paulo Freire: legado, actualidade e
prospectiva, e A responsabilidade social dos cientistas. Os grupos de trabalho
englobaram as seguintes temáticas "Reconfigurando o mundo da educação:
agenda neoliberal e espaços de resistência (GT1); Os novos modos de regulação
das politicas educacionais: as tensões entre o local e o transnacional (GT2);
Educação, cidadania e identidade (s) (GT3); Educação, migração, direitos
humanos e exclusão (GT4); A governação da educação: avaliação, accoutibility e
participação democrática (GT5); Escola cidadã: pode a escola ser outra coisa?
Relatos de vida e experiências (GT6); Vida de professor: trabalho docente e
militantismo social(GT7); Universidades, estado e mercado. Para onde vamos?
(GT8); Os outros territórios de educação e formação (GT9); Os movimentos
sociais e a educação (GT10); Problemas metodológicos no estudo das sociedades
contemporâneas e das instituições educacionais (GT11) e A responsabilidade
social dos cientistas: política, ciência e emancipação social (GT12). Com a
variedade e a dimensão das apresentações tornou-se possível concretizar um dos
objectivos da Conferência, de constituir redes internacionais de pesquisa e
fortalecer as redes já existentes.
A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias esteve representada neste
evento através do investigador Professor António Teodoro com a conferência,
sobre "Educação, globalização e neoliberalismo: novas tecnologias de
governo e reconfiguração dos modos de regulação das politicas de
educação", bem como a participação na mesas temáticas sobre "In the
shadow of neoliberalism: twenty-five years of education reform initiatives in
17 countries", e sobre "Exclusão e inclusão na educação superior e
na pesquisa: os casos Brasil, México e Portugal". A investigadora/
doutoranda Fátima M. Marques participou na mesa temática "Políticas de
educação superior: culturas académicas e alternativas na América Latina
(Argentina, Brasil e México) e União Europeia (Portugal e Espanha)".
Fátima M. Marques
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com