“Tapuia Ké Oca”. Educação Escolar Indígena dos Tapuios: entre o silêncio e o
grito, a esperança cresce e a luta continua
Ivany de Barros Rolim Azarias
2006
"Tapuia Ké Oca". Educação Escolar Indígena dos Tapuios: entre o
silêncio e o grito, a esperança cresce e a luta continua
Orientação: Prof. Doutor António Teodoro
O presente trabalho enfoca o processo educativo vivido entre os Tapuia do
Carretão,(agrupamento étnico de descendentes indígenas, ocupantes da Área
Indígena Carretão), nos municípios de Rubiataba e Nova América região norte do
Estado de Goiás (Brasil). É o resultado de uma pesquisa etnográfica que buscou
conhecer suas origens, costumes, expectativas, história de vida, bem como o
interesse do grupo pelo processo educativo desenvolvido pela unidade escolar
existente na Terra Indígena Carretão, com base nos PCNs e no RCNEI, ao tempo em
que o grupo reivindica a implantação de uma unidade de educação escolar
indígena como preconiza a legislação brasileira a partir da Constituição
Federal de 1988. A pesquisa foi ao encontro do desenrolar do processo de
formação da unidade escolar com apoio de diversas agências educativas, que
resultou na criação da primeira escola indígena do Estado de Goiás, inaugurada
aos 19 de Abril de 2004, denominada: "Escola Indígena Cacique José
Borges", cujo Projeto Político Pedagógico foi elaborado por jovens do
grupo, que são hoje professores na referida escola com a assessoria de técnicos
governamentais em educação indígena. A implantação da escola tomou-se
importante marco na luta de sobrevivência do grupo anos a retomada e posse da
terra.
A pesquisa evidencia que os tapuia vêem na construção da Escola Indígena a
possibilidade de resgatar sua identidade indígena e suas tradições culturais
que lhes dão melhor visibilidade e reconhecimento no cenário regional e
nacional Acende-se agora a esperança de um encontro mais consistente com suas
origens, com seu passado histórico e de reaprenderem uma das línguas faladas
pelos seus ancestrais.
This assignment focuses the lived educational among process into the Tapuias of
the Carretão, (ethnic grouping of aboriginal, occupying descendants of the
Aboriginal Área Carretão), in the cities of Rubiataba and Nova America, in the
north of Goiás (l3razil). It is the result of a ethnical research that it
searched to know its origins, customs, expectations, life histories, as well as
the interest of the group for the educational process developed by the existing
pertaining lo school unit in the Aboriginal Land Carretão, Plain Curricular on
the basis of National (PCNs), to the time where the group demands the
implantation of a unit of aboriginal pertaining lo school education, as it
praises the Brazilian legislation from the Federal constitution of 1988.
The research was to the meeting of uncurling of the process of formation of the
pertaining to school unit with support of diverse educative agencies, that
resulted in the creation of the first aboriginal school of the state of Goiás,
inaugurated to the 19 of April of 2004, called: "Escola indígena Cacique
José Borges" whose Pedagogical Politician project was elaborated by young
of the group that today teaches in this school with governmental assessorship
of technician in aboriginal education. The implantation of the school became
important landmark in the fight of survival of the group retaken and the
ownership of the land. The research eviden-The research evidences that the
tapuias see, in the construction of the Aboriginal School, the possibility to
rescue its aboriginal identity and theirs cultural traditions and of better
visibility and recognition in the regional and national scene. lt is lit, now,
the hope of a more consistent meeting with theirs origins theirs history and to
relearning one of the languages said for theirs ancestral.
Revista Lusófona de Educação
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