Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas
dos professores do ensino regular face aos professores do Apoio Educativo
Maria Margarida Dias Costa
2006
Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas
dos professores do ensino regular face aos professores do Apoio Educativo
Orientação: Prof. Doutor António Teodoro e Drª. Isabel Sanches
Esta investigação identifica as representações e as expectativas que os
Professores do Ensino Regular têm face ao perfil e ao trabalho dos Professores
de Apoio Educativo. Procedemos a uma revisão bibliográfica envolvendo a
temática da Educação Inclusiva, das representações e das expectativas dos
professores e o papel que estas desempenham no atendimento das crianças em
geral e das crianças consideradas com necessidades educativas especiais, em
particular.
Em termos de metodologia, utilizámos a técnica da entrevista para a construção
de um questionário, tendo este sido aplicado aos professores do ensino regular
do 1º Ciclo do Ensino Básico. Definimos as variáveis independentes (idade,
sexo, experiência docente e habilitações académicas) e as variáveis dependentes
(representações relativas ao perfil do professor de apoio educativo,
representações relativas ao trabalho desenvolvido pelo professor de apoio
educativo, expectativas relativas ao perfil do professor de apoio educativo e
expectativas relativas ao trabalho a ser desenvolvido pelo professor de apoio
educativo). Contrariamente ao senso comum, verificámos que os professores
inquiridos do ensino regular têm representações e expectativas elevadas em
relação aos professores de apoio educativo. Verificámos representações mais
favoráveis relativas ao perfil e ao trabalho desenvolvido pelos professores de
apoio educativo nos grupos de inquiridos do sexo masculino, com idade situada
entre os 31 e 40 anos de idade, com experiência docente entre os 6 e 15 anos e
com menores habilitações académicas (Bacharelato). Os inquiridos do sexo
masculino, com Licenciatura e com experiência docente entre os 16 e 25 anos,
apresentaram maiores expectativas acerca do perfil e do trabalho a ser
desenvolvido pelos professores de apoio educativo.
This research identifies the representations and expectations that regular
teachers have concerning the profile and the work done by special education
teachers. We proceed to a literature review involving the topics of inclusive
education, teachers' representations and expectations and teacher's
role play in their interaction with children in general and so-called children
with special educational needs, in particular.
From a methodological point a view, interviews have been used with a view to
build a questionnaire to be answered by primary school teachers. Independent
variables have been defined (age, gender, teaching experience and academic
qualifications), as well as dependent variables (representations associated
with special education teachers, representations linked to the work developed
by special education teachers, expectations concerning the profile of special
education teachers and expectations concerning the work to be developed by
special education teachers).
Contrary to common sense, the interviewed teachers have been present a high
opinion and high expectations concerning special education teachers. Among
those interviewed, we look most favourable opinions regarding the profile and
the work done by special education teachers in interviewed teachers correspond
to males aged between 3 1 and 40, with 6 to 15 years' teaching experience
and lower academic qualifications (a Bachelor's Degree). Male interviewed
teachers with a Master's Degree and 16 to 25 years' teaching
experience have evidenced the highest expectations concerning the profile and
work to be developed by special education teachers.
Revista Lusófona de Educação
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