A problemática da componente social no Jardim de Infância Público. Estudo de
caso
Maria Helena de Jesus da Silva Felício
2006
A problemática da componente social no Jardim de Infância Público. Estudo de
caso
Orientação: Prof. Doutor José B. Duarte
Em Portugal, a Educação Pré-Escolar pública é uma realidade recente, no que
concerne à sua existência. Contudo já existe a consciência concreta da
necessidade de alargar o âmbito das suas funções na área do serviço social,
apoiando as famílias. Recentes estudos apontam como factor condicionante do
alargamento da rede pública o curto horário de atendimento, pesando ainda mais
no meio urbano. Medidas governamentais para fazer face a questões como esta,
levam à implementação, nos Jardins de Infância Públicos, de uma nova
componente, designada oficialmente por Componente de Apoio à Família, ou
Componente Social (designação adoptada para titulo), que engloba o serviço de
refeições e o alargamento de horário, também designado por
"prolongamento' Apesar de corresponder a uma necessidade social
concreta, tem-se verificado que, na prática, a Componente de Apoio à Família e
a Componente Educativa / Pedagógica se justapõem na sua função, podendo ser
essa a razão de conflitos e possivelmente a falta de êxito.
No sentido de analisar e interpretar as dificuldades na implementação da
Componente de Apoio à Família, mais concretamente no alargamento do horário dos
Jardins de Infância Públicos, pretende-se realizar um estudo de caso num
concelho do oeste português. A partir do trabalho desenvolvido, deseja-se
encontrar pistas, a fim de poder contribuir modestamente para a integração das
duas componentes (a já existente e a recente - Componente de Apoio à Família),
viabilizando, quer para as crianças quer para as famílias, um atendimento de
qualidade sócio-educativa.
In Portugal, public Pre-School Education is a recent reality, regarding its own
existence. However, there is already a concrete awareness of the need to
broaden the public Pre-School Education functions in the social service domain,
supporting the families. Recent studies point out the short opening-schedule as
the conditioning factor of the public network expansion, particularly in the
urban environment Governmental measures to handle with this matter have created
a new component in the Public Pre-Schools, named Family Support Component or
Social Component (the later adopted as title). The new component comprises meal
services and schedule enlargement, also known as "extra-time".
Although it corresponds to a concrete social need, in practice there has been
an overlapping between the Family Support Component and the Educational/
Pedagogical Component, a possible reason of conflicts and a probable cause for
its lack of success.
With the purpose of analyzing and interpret the difficulties of the
implementation of Family Support Component, particularly the schedule
enlargement in the Public Pre-Schools, we intend to perform a case study taking
place in a municipality in the west of Portugal. Within that work, we expect to
find clues so it can modestly contribute for the integration of the two
components (the existing and the new one - Family Support Component), so
to make available a Social and Educational service in quality for children and
families.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com