Representações da Escola e Atitudes Face à Aprendizagem: Um estudo no 3º Ciclo
do Ensino Básico
Perpétua Angélica Porfírio
2007
Representações da Escola e Atitudes Face à Aprendizagem Um estudo no 3º Ciclo
do Ensino Básico
Orientação: Profª Doutora Ana Benavente
Neste trabalho pretendemos melhorar a compreensão das relações existentes entre
as representações que se vão construindo na Escola e fora dela e o modo como
essas representações influenciam a socialização e a motivação dos alunos, bem
como o processo de ensino e aprendizagem. Tentamos deste modo ajudar a
esclarecer como é que a problemática da compreensão da Escola e dos seus
objectivos são entendidos pelos alunos.
Para a realização do trabalho empírico, seleccionámos os alunos do 3º ciclo do
Ensino Básico da Escola Secundária Jorge Peixinho do Montijo, constituindo três
grupos, nomeadamente do 7º, 8º e 9º ano. Auscultámos através de um inquérito
como é que o modo como os alunos vêem a Escola e, em particular, as aulas se
relaciona com as atitudes que têm face à aprendizagem.
Os resultados encontrados, resultantes da análise do material empírico, indicam
que os diferentes modos de trabalhar com os alunos geram diferentes imagens da
Escola, que se articulam de modo convergente ou divergente com as imagens
construídas fora da Escola. Concluímos que as representações da Escola vão
originar um diferente envolvimento de cada aluno nas aprendizagens e na vida
escolar. Concluímos também que são os alunos do 7º ano os que mais
frequentemente afirmam o seu sentido de pertença à Escola e às actividades
escolares, o que nos conduz a uma profunda reflexão.
The intent of this work is to better understand the existent relations between
the representations that are built inside and outside school and in what way
students' socialisation and motivation as well as the teaching and
learning processes are influenced by the referred representations. We also
intend to clarify how students understand the school comprehension phenomenon
and its objectives.
In order to carry out this empirical work, we selected junior high level
students from the Escola Secundária Jorge Peixinho do Montijo and constituted
three groups, namely from the 7th,thand 9thgrades. We also studied, through an
enquiry, the way students see school and classes in particular and the
relations between that perception and their attitudes towards the learning
process.
The results achieved during the analyses of the empirical material show that
each different method used to reach students originates a different image of
the school. These images arearticulated in a convergent or divergent mode in
conjunction with those which are created outside of the school.We concluded
that school representations originate a different involvement on the behalf of
each student throughout their learning process and school life, and that
7thgrade students are those who most frequently affirm their sense of belonging
to school activities and to school in general. This fact leads us to a deep
reflection.
Revista Lusófona de Educação
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