Sephardic Book Art of the 15th century: Lisboa, Biblioteca Nacional de
Portugal, 25-27 de fevereiro de 2015
VARIA
Sephardic Book Art of the 15th century. Lisboa, Biblioteca Nacional de
Portugal, 25-27 de fevereiro de 2015
Tiago Moita*
*Universidade de Lisboa, ARTIS – Instituto de História de Arte da Faculdade de
Letras da Universidade de Lisboa, 2600-214 Lisboa, Portugal. E-mail: tiago-
moita@campus.ul.pt
Data do texto: 28 de abril de 2015
Entre os dias 25 e 27 de fevereiro de 2015, na Biblioteca Nacional de Portugal,
em Lisboa, teve lugar a conferência internacional Sephardic Book Art of the
15th Century, organizada por Luís Urbano Afonso e Maria Adelaide Miranda,
reunindo um grupo de estudiosos com trabalhos realizados no campo das questões
culturais e artísticas dos manuscritos hebraicos sefarditas do século XV. O
evento ocorreu no contexto do projeto “Iluminura Hebraica em Portugal durante o
século XV”, sediado no ARTIS – Instituto de História de Arte da Faculdade de
Letras da Universidade de Lisboa, com financiamento da Fundação para a Ciência
e Tecnologia (PTDC/EAT-HAT/119488/2010).
O primeiro dia desta conferência abriu com o contributo de Katrin Kogman-Appel,
que apresentou a sua investigação sobre a famosa Bíblia Farhi e o seu escriba,
Elisha Crescas. Na comunicação seguinte, Sonia Fellous destacou o significado
da cultura e do contexto político ibérico para a compreensão dos manuscritos
peninsulares, nos quais se espelham, não raras vezes, profícuas relações
judaico-cristãs. Os trabalhos da manhã concluíram com a apresentação de Sarit
Shalev-Eyni, que ofereceu uma brilhante análise do uso da cultura visual
mudéjar na produção de Bíblias sefarditas iluminadas. A sessão da tarde foi
inteiramente dedicada aos manuscritos hebraicos de ciência: Helena Avelar e
Luís Ribeiro apresentaram os resultados dos seus estudos dedicados aos
manuscritos astrológicos e médicos produzidos em Portugal no século XV,
enquanto Tiago Moita focou a sua análise nos aspetos históricos e decorativos
de um manuscrito hebraico pouco conhecido, guardado na Reynolds Historical
Library, em Birmingham (Alabama), com uma tradução hebraica realizada em
Portugal de um comentário médico de Gerardus de Solo. O dia concluiu com a
apresentação de Ilana Wartenberg, que analisou um conjunto de padrões
decorativos de tabelas de calendário de manuscritos científicos sefarditas.
O segundo dia reuniu um conjunto de apresentações focadas nos campos da arte,
da paleografia e da codicologia. A sessão da manhã foi dedicada a questões
artísticas: Maria Portmann discutiu os temas da identidade e alteridade na arte
do livro sefardita, e Aron Sterk procurou identificar os personagens dos
Painéis de São Vicente, em particular a figura que segura um livro
aparentemente hebraico, que sugere ser José ibn Yahya. Os estudos de
codicologia abriram com Maria Teresa Ortega Monasterio, que ofereceu os
resultados da sua pesquisa ao conjunto de Bíblias hebraicas sefarditas do
século XV, existentes na Bodleian Library, em Oxford. Na parte da tarde,
revisitando algumas Bíblias hebraicas glosadas dos séculos XIV e XV, Javier del
Barco apresentou a sua investigação sobre o layout da página nas Bíblias
rabínicas glosadas e explorou a origem, configuração e desenvolvimento do que
se tornou o tradicional estudo bíblico judaico. A última comunicação da tarde
coube a Aléxia Teles Duchowny, que se focou na análise paleográfica de um
manuscrito sefardita do século XV, escrito em português com caracteres
hebraicos. Este dia culminou com a abertura de uma exposição onde se exibiram
manuscritos, incunábulos e reproduções fac-similadas de significativos códices
hebraicos produzidos em Portugal no século XV, juntamente com a famosa Bíblia
de Cervera, de 1299-1300. Da exposição, que se encontrou aberta ao público até
ao dia 15 de maio de 2015, resultou um catálogo, intitulado O livro e a
iluminura judaica em Portugal no final da Idade Média, reunindo contributos
vários sobre a produção hebraica portuguesa medieval iluminada.
O terceiro dia desta conferência foi dedicado a questões relacionadas com a
história e a circulação dos manuscritos sefarditas depois da expulsão judaica
peninsular e o impacto da invenção da imprensa sobre a sua produção. Na
primeira sessão, Tali Winkler desenhou o percurso histórico de uma Bíblia
hebraica produzida em 1496, possivelmente em Lisboa, hoje na Free Library, em
Philadelphia, enquanto Yitzchak Schwartz apresentou o seu trabalho relativo a
uma outra Bíblia hebraica portuguesa, atualmente na Hispanic Society of
America, em Nova Iorque. De seguida, Andreina Contessa destacou a “nova vida”
que alguns manuscritos sefarditas do século XV vieram a adquirir ao entrarem na
posse de novos proprietários, depois da expulsão dos judeus dos reinos
peninsulares. Na comunicação seguinte, Luís Urbano Afonso procurou explicar
como uma Bíblia sefardita – atualmente na Bibliothèque nationale de France, em
Paris – fez o seu percurso até aportar no Iémen, contribuindo para uma melhor
compreensão das rotas comerciais e das redes de contacto que se estabeleceram
entre a Europa, o Médio Oriente e o Sudeste asiático no século XV e salientando
a importância destes dados para entender os fenómenos de mobilidade de
manuscritos e de ideias estéticas. Na parte da tarde, Adelaide Miranda,
Catarina Barreira e Paula Cardoso apresentaram um panorama da arte da iluminura
em Portugal do século XV, ressaltando pontos de contacto entre a iluminura
cristã e a iluminura hebraica portuguesa deste período. O dia concluiu com a
palestra de Shalom Sabar dedicada aos primeiros livros hebraicos impressos na
Península Ibérica.
Em suma, esta conferência internacional – a primeira realizada em Portugal
dedicada à arte do livro hebraico sefardita – salientou sobremaneira a
importância das abordagens comparatistas e da atenção aos contextos culturais e
intelectuais para melhor entender a produção manuscrita sefardita da Idade
Média, destacando igualmente a nova vida que estes manuscritos vieram a
encontrar depois da expulsão. A diversidade e a riqueza dos contributos
apresentados serão disponibilizadas em 2016, ano em que se espera a publicação
destes textos.
Para o programa da conferência, visitar: http://
hebrewilluminationinportugal.weebly.com/conference-2015.html
COMO CITAR ESTE ARTIGO
Referência electrónica:
MOITA, Tiago – “Sephardic Book Art of the 15th century. Lisboa, Biblioteca
Nacional de Portugal, 25-27 de fevereiro de 2015”. Medievalista [Em linha]. Nº
18 (Julho - Dezembro 2015). [Consultado dd.mm.aaaa]. Disponível em http://
www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA18/. ISSN 1646-740X.