O ensino de metodologia da assistência de enfermagem no Paraná
O ensino de metodologia da assistência de enfermagem no paraná1
Teaching Health Gare Assistance Methodology for Nursing in the state of Paraná
La ensenanza de la metodologia de la asistencia en enfermeria en paraná
TelmaElisa CarraroI; Denise Faucz KletembergII;Luciana Maria GonçalvesIII
IDoutora em Enfermagem pela UFSC, Professora Adjunta do Departamento de
Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina
IIMestranda em Enfermagem pela UFPR,Professora Assistente do curso de
Enfermagem da Faculdade Evangélica do Paraná
IIIEnfermeira. Bolsista Iniciação Científica - CNPq, Projetos Integrados de
Pesquisa (2001-2002). E-mail do autor:telmacarraro@nfr.ufsc.br
1 Introdução
A cientificação profissional, almejada pelos profissionais de Enfermagem,
somente será alcançada com a utilização de instrumentos científicos que
subsidiem sua prática assistencial.
A Metodologia da Assistência de Enfermagem(1) atualmente emerge como exigência
científica para dar uma lógica tal à ação que esta possa tomar um lugar na
estrutura de produção que justifique também sua aparição na forma de
gerenciamento de certos espaços dentro de um hospital Esta proporciona ao
profissional enfermeiro o planejamento e a sistematização de suas ações e da
equipe de Enfermagem, respaldando-o para o cumprimento da Lei n.7.498, que
dispõe sobre o exercício da Enfermagem, no seu artigo 8. o "Ao enfermeiro
incumbe, como integrante de equipe de saúde, a participação na elaboração,
execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde[ .. .]"(2).
Existem outras terminologias para designar a Metodologia da Assistência de
Enfermagem(3) como as seguintes: Processo de Enfermagem, Processo de Cuidado,
Metodologia do Cuidado, Processo de Assistir, Consulta de Enfermagem, assim
como Sistema de Assistência de Enfermagem. A despeito da nomenclatura
utilizada, apontam para o planejamento e direcionamento das ações de
Enfermagem, respaldadas no método científico.
A prática assistencial demonstra que o enfermeiro tem encontrado dificuldades
na aplicação da Metodologia da Assistência de Enfermagem como instrumento
científico de trabalho, devido a obstáculos internos e externos à Enfermagem.
Embora os enfermeiros associem o processo de Enfermagem ao cuidado
individualizado, freqüentemente não conseguem implementar esse cuidado(4).
Acadêmicos e profissionais reconhecem o real valor do Processo de Enfermagem
(5), mas, devido à orientação insuficiente que receberam, encontram-se
inseguros na sua aplicabilidade prática, cabendo às escolas de Enfermagem a
promoção de uma ampla discussão do assunto, a fim de determinar o referencial
teórico que embasa o profissional de Enfermagem
Ao ser implementada, a Metodologia da Assistência de Enfermagem(3) oferece
respaldo, segurança e o direcionamento para o desempenho das atividades,
contribuindo para a credibilidade, competência e visibilidade da Enfermagem e
conseqüentemente, para a autonomia e satisfação profissional, faz-se necessária
a reflexão sobre o ensino do tema nas escolas de graduação em Enfermagem.
Tomando por base o momento de transformação da atual prática assistencial e a
responsabilidade dos educadores em Enfermagem na adequação do ensino nessas
novas perspectivas, a presente pesquisa teve por objetivos investigar o ensino
da Metodologia da Assistência de Enfermagem nos cursos de graduação em
Enfermagem no Estado do Paraná; Fomentar e levantar possibilidades de
intercâmbio entre os docentes dos cursos de graduação em Enfermagem, visando ao
enriquecimento desse ensino, para o benefício dos futuros profissionais
enfermeiros.
A necessidade de intercâmbio dos docentes das escolas de graduação em
Enfermagem sobre este tema está evidenciada, quando todos os participantes da
pesquisa expressam interesse em participar de um Fórum de discussões sobre
Metodologia da Assistência em Enfermagem.
2 Metodologia
Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa, de caráter descritivo, realizada entre
abril e agosto de 2001, que possibilitou levantar o entendimento de professores
sobre Metodologia da
Assistência em Enfermagem, bem como a metodologia pedagógica utilizada pelos
docentes ao ministrarem o referido conteúdo no curso de graduação em
Enfermagem.
A população alvo foram os docentes que desenvolvem este tema nas 14
Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, cadastradas na Secretaria
Estadual de Educação e na Associação Brasileira de Enfermagem em 2001, que
oferecem o curso de graduação em Enfermagem, constituindo-se de 8 Instituições
da iniciativa privada, 5 Instituições Estaduais e 1 Federal.
A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semi-estruturados
enviados via correio, fax ou endereço eletrônico, juntamente com o termo de
consentimento livre e esclarecido assinado pelos docentes.
Foram enviados instrumentos para as 14 instituições da população alvo. O
retorno da pesquisa foram 17 instrumentos respondidos, representantes de 6
Instituições da iniciativa privada, 1 Instituição Estadual e 1 Federal.
3 Apresentação e comentários dos resultados
A análise dos dados permitiu vislumbrar como a Metodologia da Assistência de
Enfermagem é compreendida e ministrada nos cursos de graduação e quais são os
métodos e recursos pedagógicos utilizados pelos docentes.
Na análise do roteiro de perguntas abertas, as categorias que emergiram dos
dados foram assim denominadas: disciplinas e período do curso onde é abordada a
metodologia da assistência de Enfermagem; referencial teórico adotado;
operacionalização do ensino da Metodologia da Assistência; definição do
conceito de Metodologia da Assistência.
3.1 Disciplina do curso onde é abordada a metodologia da assistência de
enfermagem
Os docentes que participaram desta pesquisa abordam a Metodologia da
Assistência de Enfermagem em disciplinas que permeiam os currículos,
concentrando-se nestas áreas:
Fundamental com 23% dos questionários respondidos; Cirúrgica com 23%; Materno-
infantil com 12%. Passa-se pelas seguintes disciplinas ou áreas: saúde do idoso
(6%); Assistência de Enfermagem (6%), permeando o curso (6%), disciplina
específica para o tema (6%), sendo que 18% dos questionários não abordam o tema
ou não responderam. Estes dados demonstram que o tema está distribuído no
currículo do curso das Instituições de Ensino do Paraná, não havendo
concentração em uma área específica. A Metodologia da Assistência permeia todas
as disciplinas, desmitificando a obrigatoriedade de o tema ser abordado apenas
na área de Fundamentos, revelando um avanço por parte dos docentes paranaenses
que, buscando a integração teoria-prática, preparam um aluno fundamentado
cientificamente para a assistência de Enfermagem. Esta fundamentação é
claramente refletida no dado em que uma Instituição possui uma disciplina
específica para a Metodologia da Assistência de Enfermagem.
3.2 Período do curso onde a metodologia em enfermagem é ministrada
Acompanhando as disciplinas, os períodos curriculares, em que a Metodologia da
Assistência é ofertada, diversificamse nas Instituições que participaram desta
pesquisa. Em 47% dos instrumentos respondidos o tema é ministrado no 3° ano do
curso, seguido pelo 2° ano com 23%, no 4° ano com 6%, permeando do 2° ao 4° ano
com 6%. A esta questão 18% dos participantes não responderam ou não abordam o
tema.
Consideramos relevante nesse estudo que apenas um instrumento cita o ensino da
Metodologia da Assistência, permeando o curso do 2° ao 4° ano; isso mostra a
preocupação na continuidade do processo de construção do conhecimento, evitando
estar adstrito a disciplinas, sem continuidade. no decorrer da graduação e, por
conseqüência, napráxis laboral. Pesquisa que o ensino do Processo de Enfermagem
(6) constata que seu desenvolvimento se encontra de forma descontínua e
fragmentada ao longo do curso. Assim, cabe aqui um alerta aos docentes: não
basta que a Metodologia da Assistência permeie várias disciplinas; é necessário
que haja entrosamento entre elas, para que o aluno, durante a graduação, exerça
a assistência de Enfermagem embasada cientificamente, levando esta experiência
para sua prática profissional.
3.3 Referencial teórico adotado
Para implementação da Sistematização da Assistência, o referencial teórico
adotado por 53%dos docentes é o de Wanda Horta, seguidos por Orem (12%), NANDA
(6 %), Leininger (6%), Ida Orlando (6%) e Waldow e Gordon (6%). Visão holística
do ser humano (6%) e não responderam (6%). A ampla utilização do referencial de
Horta pelas Instituições de ensino em Enfermagem no Paraná encontra o mesmo
dado em pesquisa referendada(7) nas escolas de graduação no Estado de São
Paulo, onde as autoras encontraram um percentual de 52%. Estas pesquisas
encontram referência na literatura(3), escrevendo sobre o grande avanço dos
escritos de Horta para o desenvolvimento da Enfermagem brasileira, até porque a
grande maioria dos Cursos de graduação em Enfermagem os adotou como base para a
aprendizagem da Metodologia da Assistência de Enfermagem.
Porém estes mesmos dados apontam a diversidade de referenciais teóricos
adotados pelos docentes, indicando a busca por novos subsídios para a prática
do ensino da Metodologia da Assistência em Enfermagem e, conseqüentemente, para
a prática assistencial do enfermeiro.
Esta busca de referenciais teóricos por parte dos docentes é imperioso para a
prática do processo ensinoaprendizagem, pois o aluno necessita visualizar e
presenciar o referencial teórico adotado pelo professor, para conseguir
compreender o alcance científico e o respaldo que este oferece na melhoria da
qualidade da assistência prestada(8).
3.4 Operacionalização do ensino de metodologia da assistência
A constatação de que 70% dos participantes deste estudo utilizam o Processo de
Enfermagem, para operacionalizar o ensino da Metodologia da Assistência em
Enfermagem, indica a preocupação na cientificação da sistematização da
Assistência. É utilizando na totalidade das etapas, com apenas algumas fases
como observação, histórico e necessidades por ele afetadas ou associado a
NANDA. Visitas pré e pós-operatórias apareceram em 6% dos instrumentos; 24% dos
docentes não abordam o método que utilizam para operacionalizar a Metodologia
da Assistência ou à ele não responderam.
A sistematização da Assistência de Enfermagem requer organização e planejamento
para direcionar seu desempenho, o que é disponibilizado pelo Método Científico.
Ao utilizar a lógica na busca da solução de problemas, o método científico
oferece sustentação para as ações, conduz à reflexão sobre elas e evita as que
forem desnecessárias(3). Dependendo do referencial teórico, as etapas do método
científico compõemse de levantamento de dados; diagnóstico; planejamento;
execução e avaliação. Estas etapas configuram a Metodologia da Assistência em
Enfermagem; entre elas destaca-se o Processo de Enfermagem.
3.5 Instrumentos utilizados na operacionalização da metodologia da assistência
em enfermagem
Nos instrumentos utilizados nas disciplinas para implementar a Metodologia da
Assistência com os alunos, 64% dos docentes elaboraram-nos especificamente para
as disciplinas, pautando-se pelas etapas do Processo de Enfermagem. Os docentes
que seguem formulários das instituições hospitalares perfazem um total de 24%;
6 % utilizam-se de NANDA. Esta questão não foi respondida por 6% dos docentes.
Os dados são condizentes com a operacionalização do conteúdo descrita
anteriormente. O Processo de Enfermagem é o instrumento guia utilizado no
ensino da Metodologia da Assistência, transparecendo claramente a influência de
Horta na teorização e na prática de ensino da Enfermagem paranaense.
3.6 Metodologia Pedagógica no Ensino da Metodologia da Assistência de
Enfermagem
Questionados como desenvolvem o ensino da Metodologia de Enfermagem, 94% dos
docentes responderam que utilizam a teorização, com leituras, seminários e
aulas expositivas e 88% destes, aplicam esta teorização em campos práticos. As
dinâmicas de grupo foram citadas em 18% dos questionários. Apenas em duas
instituições de ensino (12%) foi citado o incentivo à pesquisa. Este dado é
importante, pois evidencia a pouca relação teórico-prática da pesquisa entre os
docentes do Estado do Paraná.
Quanto aos recursos pedagógicos utilizados para o desenvolvimento do ensino da
Metodologia da Assistência em Enfermagem, os dados apontam algumas
diversidades, variando do tradicional método expositivo, passando pelos estudos
de casos, dinâmicas de grupo e implementação prática.
3.7 Definição do conceito de Metodologia da Assistência
Os dados revelam que entre a maioria dos docentes do estudo há compreensão
semelhante sobre o tema, conforme podemos constatar nas seguintes respostas
sobre a conceituação de Metodologia da Assistência: sistematização para
prestaro cuidado, instrumento para assistir de forma planejada e
individualizada, método científico que instrumentalizaas ações, conjunto de
etapas sistematizadas, processo de Enfermagem.
A compreensão aqui expressa encontra-se referendada na literatura. Autores
conceituam o processo de Enfermagem como a dinâmica das ações sistematizadas e
interrelacionadas, visando à assistência do ser humano(9), é método
sistemático de prestação de cuidados humanizados, que enfoca a obtenção de
resultados desejados de maneira rentável(10). A Metodologia da Assistência(3) é
processo dinâmico, aberto e contínuo, que visa a propiciar ao paciente as
melhores condições para vivenciar, de modo mais saudável, o processo saúde-
doença, que o levou a conviver por certo período com a equipe de saúde, e poder
voltar para sua família de origem.
Um dos respondentes aponta a Metodologia da Assistência em Enfermagem como
filosofia de desenvolvimento do cuidar,o que demonstra uma visão diferenciada
sobre o tema, apontando uma sistematização reflexiva, fato que influencia
diretamente a prática da Enfermagem.
Em contraponto à unanimidade de compreensão do conceito de Metodologia da
Assistência de Enfermagem, encontramos em alguns instrumentos respostas
evasivas ou de compreensão distorcida, relacionando-a à didática e à educação.
Esta diversidade ocorre pela veiculação de vários termos para designar
Metodologia da Assistência, apontados anteriormente; porém estes mesmos
instrumentos apontam a preocupação do docente com um ensino reflexivo,
salientando a necessidade da inserção social e profissional do aluno.
4 Considerações Finais
Este estudo demonstrou que, nas escolas de graduação em Enfermagem do Estado do
Paraná, a compreensão do Processo de Enfermagem e sua utilização como guia no
ensino da Metodologia da Assistência de Enfermagem ocorre de maneira uniforme
nos dados, indicando uma preocupação na cientificidade da atuação prática do
futuro profissional de Enfermagem.
Esta cientificação permeia pela escolha do referencial teórico adotado,
direcionando a equipe de Enfermagem à melhoria da qualidade do cuidado que
presta. O referencial de Wanda Horta é o mais citado entre os respondentes,
corroborando pesquisas sobre o tema. Entretanto há indícios de diversificação
nos referenciais teóricos citados nos instrumentos, indicando uma busca da
aplicabilidade de novos marcos teóricos para o ensino e, conseqüentemente, a
incorporação destes à prática assistencial.
O interesse dos docentes dos cursos de graduação em Enfermagem do Estado do
Paraná em aprofundar pesquisas e inovar as metodologias pedagógicas no processo
ensinoaprendizagem da Metodologia da Assistência em Enfermagem estão
claramente expressas, quando todos os participantes manifestaram interesse em
comparecer a um fórum de discussões sobre o tema.
Este interesse certamente irá refletir na prática da Enfermagem no Estado, o
que implica que se caminha para a cientificação e a visibilidade tão almejadas
para nossa profissionalização.