Aprendizagem na educação online: análise de conceito
INTRODUÇÃO
Os avanços das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a expansão da
internet romperam as barreiras geográfico-temporais de acesso à educação. Com o
surgimento da web no final dos anos 1990 possibilitou-se uma nova forma de
aprendizagem baseada em computador, que se difundiu impulsionada pela
disponibilidade de sistemas específicos - softwares para a área acadêmica -
conhecidos como ambientes virtuais de aprendizagem(1-2).
A mediação das TICs na aprendizagem tem propiciado a formação de ambientes
educacionais apoiados em teorias socioconstrutivistas as quais resultaram em
mudanças no processo de formação dos profissionais e, consequentemente, nas
atitudes, percepções e usos dessas tecnologias nos processos de trabalho. Em
acréscimo, a associação das TICs e a flexibilidade da educação a distância
apontam um espaço importante para o processo de aprendizagem(1).
As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde
recomendam a prática de estudo independente, com vistas a uma progressiva
autonomia intelectual a fim de preparar o graduando para enfrentar os desafios
das transformações da sociedade e do mercado de trabalho(3). Nesse sentido,
acredita-se que as TICs geram estímulos e desafios para a prática de ensino e
aprendizagem.
De acordo com o Decreto 5.622/2005 que regulamenta a Lei de Diretrizes e Bases
da educação nacional (LDB), a educação a distância é uma forma de ensino que
possibilita a aprendizagem com a mediação de recursos didáticos
sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de
informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos
meios de comunicação(4).
Contudo, a educação a distância não mais se caracteriza pela distância,
porquanto a virtualidade permite encontros cada vez mais efetivos que favorecem
o processo ensino/ aprendizagem. É, pois, oportuno adotar o termo educação
online para o processo de ensino mediado pelas TICs em ambientes digitais de
aprendizagem.
As tecnologias de informação propiciam um alto poder de interação entre os
participantes rompendo com a ideia de espaço e tempo. Desta forma, nos
ambientes online de aprendizagem o que era distante pode se tornar perto. A
dimensão do tempo e do espaço são instituídas consoantes as necessidades, os
interesses e a vontade dos aprendizes, ampliando as possibilidades da educação
(5).
Desse modo, há interesse em entender o conceito de aprendizagem no cenário da
educação online que facilite compreender os fatores associados à apropriação e
uso dos conhecimentos e habilidades desenvolvidos nesses ambientes, bem como os
elementos que promovem e limitam o uso dessas tecnologias na educação. Neste
contexto, o esclarecimento do significado, do uso e da aplicação de um conceito
é um passo importante no processo de desenvolvimento de uma disciplina. Com um
conceito definido pode-se caracterizar fenômenos de interesse e avaliar suas
forças e seus limites além de mantê-lo útil e aplicável a um determinado
contexto.
Em face do exposto, ressalta-se a relevância de analisar o conceito
aprendizagem mediada na educação online, enfatizando os elementos contextuais
presentes em suas definições e aplicações na enfermagem, proporcionando ampla
compreensão desse conceito. Dessa forma, pode-se contribuir para sua correta
utilização.
O estudo justifica-se pela necessidade de maior compreensão conceitual diante
das possíveis aplicações no ensino de enfermagem, na tentativa de responder às
necessidades emergentes de formação seja na graduação, na pós-graduação ou
educação permanente. Logo, objetivou-se clarificar o conceito aprendizagem na
educação online, expresso pela literatura da área de saúde.
MÉTODO
Trata-se de um estudo de análise de conceito baseado nas etapas do Modelo
Evolucionário, no qual o destaque é a investigação indutiva e descritiva, com
ênfase à natureza do conceito. Compreende o conceito como dinâmico e
influenciado pelo contexto, representando uma ideia abstrata expressa pelo
grupo de atributos que o constitui, no intuito de clarificá-lo e reduzir
problemas conceituais existentes(6).
As etapas desse modelo são inter-relacionadas e incluem: identificar o conceito
de interesse e expressões associadas; identificar e selecionar campo apropriado
para coleta de dados; realizar a coleta de dados; analisar os dados
distinguindo as características do conceito, seus antecedentes, consequentes e
termos substitutos; identificar caso modelo do conceito; identificar hipóteses
e implicações para outros estudos(6).
O conceito de interesse selecionado foi aprendizagem no contexto da educação
online, considerando sua relevância para a prática de ensino de enfermagem. Em
seguida, procedeu-se à busca na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Base de
Dados em Enfermagem (BDENF) e na PubMed (National Library of Medicine and
National Institutes of Health), no mês de outubro de 2011, seguindo-se como
descritores: aprendizagem (Learning/ Aprendizaje) e educação a distância
(Education, Distance/ Educación a Distancia); aprendizagem e instrução por
computador (Computer-Assisted Instruction/ Instrucción por Computador).
Os critérios de inclusão adotados foram: ser artigo completo e estar disponível
eletronicamente, estar publicado nos idiomas português, inglês ou espanhol no
período de 2001 a 2011, ter relação com o conceito em foco. Excluíram-se
artigos repetidos, estudos que não tinham relação com o conceito em análise ou
que não possuíam elementos suficientes para a análise do conceito.
Procedeu-se à leitura do título e do resumo para verificar se atendiam aos
critérios de inclusão estabelecidos. Em seguida, fez-se a leitura crítica dos
artigos selecionados, buscando a identificação dos elementos constituintes do
conceito: atributos, antecedentes e consequentes.
A análise dos atributos essenciais que expressam a natureza do conceito foi
guiada pelas questões: Como o autor define o conceito? Quais as
características/atributos apontados por ele? Que ideias o autor discute sobre o
conceito aprendizagem?
Para a identificação dos eventos antecedentes, ou seja, situações que precedem
o conceito de interesse usou-se a seguinte pergunta norteadora: Que eventos
contribuem para a iminência do conceito aprendizagem nos ambientes virtuais? E
por fim, para evidenciar os eventos consequentes resultantes da aprendizagem,
utilizou-se a questão: O que aconteceu como resultado da aprendizagem?
Após leitura exaustiva do material, os dados foram revisados e organizados de
maneira indutiva e temática. A apresentação dos resultados está organizada em
quadro e tabela com frequência absoluta. Para esclarecer e revelar o estado
atual do conhecimento relacionado ao conceito em interesse, desenvolveu-se a
análise dos dados.
RESULTADOS
Inicialmente encontrou-se 153 artigos, mas com a aplicação dos critérios de
inclusão foram eliminados 121. Desse modo, a amostra do estudo compôs-se de 32
artigos. Desses, a maioria datava do período de 2007 a 2011. Quanto ao idioma,
analisaram-se 23 artigos em português, cinco em inglês e quatro em espanhol.
O quadro_1 apresenta a síntese da análise do conceito, constam os atributos
essenciais e os termos substitutos que estão frequentemente associados ao
conceito aprendizagem, nos mais diversos contextos da educação online. E
apontam-se os eventos antecedentes prevalentes para expressar a ocorrência do
conceito em análise e os eventos consequentes que ocorrem como resultado do uso
do conceito.
![](/img/revistas/reben/v66n3/a16qdr01.jpg)
Em seguida, apresenta-se o caso modelo com a presença dos atributos críticos
para o conceito aprendizagem em ambiente de ensino online.
CASO MODELO
Graduando em enfermagem matricula-se no ambiente virtual da universidade para
curso online de uma determinada disciplina. No decorrer das aulas, passa a
construir ativamente o seu conhecimento utilizando-se das ferramentas
assíncronas, da interação e colaboração entre professor e outros alunos do
curso. O estudante é incentivado a organizar melhor o seu tempo e priorizar os
conteúdos a serem estudados. Ao final do semestre, o aluno adquire novas
habilidades e refere que se sentiu motivado para o aprender.
DISCUSSÃO
Após leitura crítica do material analisado, percebeu-se que aprendizagem é um
conceito presente em diversas disciplinas acadêmicas da área da saúde com
semelhanças nas definições assumidas no uso do conceito na perspectiva do
ensino online.
É importante inferir que os termos substitutos são meios alternativos de
expressar o mesmo conceito, diferentemente da palavra ou expressão selecionada
pelo pesquisador para focar o estudo(6). Eles devem ser identificados, em
alguma dimensão, durante a coleta de dados mediante permuta da terminologia, e
compartilham dos mesmos atributos do conceito em análise.
Os atributos essenciais expressam a natureza do conceito e permitiram perceber
como os autores definem o conceito, as características a ele atribuídas e as
ideias que discutiam sobre a aprendizagem e a aplicação e uso no contexto da
educação online.
A análise dos artigos resultou na definição do conceito de aprendizagem como
processo dinâmico e contínuo de construção ativa do conhecimento e aquisição de
habilidades. Evidencia-se que os atributos ' processo dinâmico e construção
ativa do conhecimento - foram consistentes no ambiente de ensino online.
Também, como se destaca, a aprendizagem nesse ambiente é uma experiência
assíncrona que promove mudança de comportamento, reflexões críticas sobre o
assunto e estimula a capacidade investigativa do aluno.
Para fornecer uma demonstração prática do conceito e delinear as suas
características essenciais buscou-se construir um caso modelo. O caso ideal
deve ser universal para ilustrar claramente o conceito em interesse e
possibilitar a sua aplicação efetiva(6).
No caso modelo apresentado verificam-se os atributos essenciais. Por ser um
fenômeno individual que promove mudança de comportamento e desenvolvimento de
significados, tal percepção é identificada no aluno ao ter maior autonomia na
construção do conhecimento mediante um trabalho cooperativo, organização do seu
próprio ritmo de estudo e referir motivação no processo de aprendizagem.
Como observado, os avanços nas tecnologias de informação e comunicação e a
expansão da internet romperam as barreiras geográfico-temporais de acesso à
educação. Os autores discutiram a aprendizagem como um processo contínuo uma
vez que o conhecimento não pode ser transmitido como algo acabado, por ser
fruto de uma relação/interação do sujeito com o meio. Como processo dinâmico, a
aprendizagem deixa de ter caráter linear e passa a ser percebida dentro de um
processo de simultaneidade expandido pelas práticas de cooperação entre os
sujeitos, construídas continuamente por meio da motivação e interação(7).
No contexto da educação online, a aprendizagem é realizada por meio da
separação física entre alunos e professores. O aprendizado e a comunicação
acontecem via recursos tecnológicos que ultrapassam a exposição oral e permitem
ao aluno navegar de forma não-linear, ou seja, de acordo com sua necessidade de
estudo(8). Isto porque as ferramentas assíncronas não exigem a presença
simultânea dos participantes e os acessos podem ser feitos nos horários
disponíveis de cada um(9).
Nesta concepção, os níveis de participação e interação humana são elementos
críticos para o sucesso das experiências de aprendizagem, pois contribuem
significativamente para a efetividade das ações educacionais apoiados em
modelos mentais reflexíveis da realidade, capazes de evoluir em sucessivas e
crescentes formalizações(1,10).
Como experiência assíncrona, a aprendizagem permite o acesso independente de
tempo ou lugar, atendendo às necessidades individuais dos estudantes e
possibilitando ao aprendiz a decisão sobre os assuntos a serem explorados,
escolha de métodos e estratégias. Desse modo, resulta em uma experiência
genuína, com integração de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades
mediante conexão de alunos com professores e outros participantes(11,2).
Aprender, neste sentido, é estimular as capacidades investigadoras dos alunos,
ajudando-os a desenvolver competências e habilidades mentais, internalizar
conceitos para lidar com a realidade, resolver problemas, tomar decisões e
formular estratégias de ação(12-13).
Segundo se observa, antecedentes são aqueles eventos ou incidentes que devem
ocorrer previamente à ocorrência do conceito e que favorecem o entendimento do
contexto no qual ele está sendo usado.
Consoante os artigos analisados revelaram a aprendizagem na educação online
baseia-se no desenvolvimento de significados compartilhados entre os
participantes, tendo a interação, a motivação e a autogestão do tempo como
suportes fundamentais para o alcance de seus propósitos(1).
No processo de aprendizagem deve-se considerar a motivação para aprender; o
aluno precisa ter interesse no que está fazendo; é fundamental ter significado
pessoal. Vários autores apontaram a motivação de aprender algo e a autogestão
do tempo como condições propícias ao desenvolvimento da aprendizagem(14).
Determinado estudo revelou que a aprendizagem depende mais do esforço do
próprio indivíduo (autogerenciamento da aprendizagem) do que dos recursos
instrucionais(15).
Entretanto, como se ressalta, na educação online é mister potencializar a
vontade dos aprendizes. O docente deve cativar para construir um ambiente de
afetividade e estimular o diálogo por meio de ferramentas que facilitarão o
aprendizado(5). Neste contexto, a aprendizagem requer atividades didáticas
enriquecedoras que incluam informação e comunicação por meio de ferramentas e
recursos que auxiliem no trabalho colaborativo(16).
A utilização de ferramentas assíncronas aumenta o nível de motivação dos
participantes e a realização das atividades propostas. Assim, as informações
publicadas ficam disponíveis para o acesso do grupo, socializando as discussões
e gerando reflexões sobre o assunto nas comunidades virtuais. Estas são
concebidas com o propósito de favorecer a interação dialógica entre seus
participantes no ciberespaço onde todos devem se expressar(9,17).
Além disso, essas ferramentas de comunicação promovem a interação e a
colaboração porquanto facilitam a interconexão de uma série de pessoas com a
finalidade de propiciar o fluxo de informação entre elas, e também a realização
de trabalhos conjuntos. Estas ferramentas de comunidade virtual em rede
incluem: correio eletrônico, chat, mensagens instantâneas, blogs, wikis e
fóruns(13).
Percebe-se que a interação social propiciada pelas ferramentas síncronas e
assíncronas modela o tipo de relações surgidas nesses contextos de ensino. Os
níveis de participação e interação humana são elementos críticos no sucesso das
experiências de aprendizagem, pois possibilitam a presença social que contribui
significativamente para a efetividade das ações educacionais(1).
Outro evento percebido foi a mudança nos papéis desempenhados pelos professores
e pelos alunos, além de modificações na elaboração dos materiais didáticos
direcionados aos ambientes digitais de ensino. Por não haver contato direto
entre aluno e professor, se requer os conteúdos tratados de modo especial, ou
seja, terem a estrutura ou organização que os torne passíveis de aprendizado a
distância(16,18).
Como consta em estudos, os materiais de ensino devem conter atividades
sistematizadas que desafiem os alunos, favoreçam o diálogo e promovam a busca
intuitiva. As ações do professor/tutor devem motivar o aluno a fortalecer sua
autoaprendizagem e a colaborar com os outros alunos, de forma a ampliar o
compromisso pedagógico(8,19).
Nesta óptica, o professor passa a ser agente e mediador fundamental da
construção do estudante, facilitador dos novos métodos de aprendizagem,
encorajando os aprendizes a fazerem escolhas sensatas e promover mudança de
comportamentos(20).
Em relação aos consequentes, a sua identificação é útil por gerar novas
propostas de pesquisa e possibilitar o entendimento ampliado do conceito de
interesse. Com base nos artigos analisados, os consequentes apontam que a
aprendizagem no contexto da educação online é construída buscando a informação
de forma ativa, no ritmo próprio do aluno, despertando maior motivação ao
estudante.
A partir dessa análise, segundo evidenciado, essas experiências estimulam a
autonomia do aluno uma vez que a separação física induz os alunos a
desenvolverem comportamento de gerenciamento do seu aprendizado, portanto
precisam planejar os períodos e o tempo de estudo e estabelecer a prioridade
dos conteúdos a serem aprofundados e revisados por eles próprios(21).
O aluno é considerado como centro do processo de aprendizagem e tem o poder de
tomada de decisões, gerenciamento de sua própria aprendizagem. Para tal,
precisa interagir com outros alunos e com o professor(22).
Conforme alguns estudos evidenciam os estudantes assumem maior responsabilidade
por sua aprendizagem nos cursos via internet, pensam criticamente e participam
bem mais que na modalidade presencial, e são constantemente incentivados a
aprender a aprender. A ambiência dos encontros de ensino em rede favorece o
acesso aos objetos de informações de maneira personalizada propiciando aos
estudantes definirem a dinâmica de estudo, a aquisição de habilidades e a
atualização do conhecimento(13,16).
Dessa forma, a autonomia concedida ao aluno lhe atribui um papel mais ativo na
construção de um conhecimento compartilhado, significativo e contextualizado. A
participação em espaços virtuais coletivos significa assumir a responsabilidade
na construção do próprio conhecimento, permitindo a liberdade para organizar
seus estudos e mobilizando com isso a vontade de aprender(1,21). De tal modo,
as tecnologias de informação e comunicação auxiliam como ferramentas de ensino
de maneira atraente e a aquisição do conhecimento dependerá menos do professor.
No entanto, o ensino interativo requer do professor sensibilidade para promover
modificações no pensamento do aluno à medida que os expõem a novas ideias,
valorizando suas experiências e fortalecendo-os para se tornarem aprendizes
críticos para aquisição de conhecimentos novos e relevantes(2).
Pode-se afirmar, portanto, que as propostas para práticas de ensino em
ambientes online devem observar os atributos essenciais e os antecedentes aqui
identificados com vistas a promover uma aprendizagem significativa e mais
independente, e a autonomia do aluno, como sujeito crítico, para a construção e
atualização do seu próprio conhecimento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM
A análise do conceito pelo Método Evolucionário clarificou a compreensão do
fenômeno, possibilitando o uso adequado da terminologia aprendizagem no
contexto online, expressa pela literatura da área de saúde.
Foram associados, como atributos essenciais ao conceito aprendizagem na
educação online, o processo dinâmico e a construção ativa do conhecimento. Os
eventos antecedentes identificados foram: interação, estímulo, motivação,
dedicação e autogestão do tempo. Como consequentes destacaram-se: estudo
independente, autonomia do aluno e construção própria do conhecimento.
Prevaleceram como termos substitutos a aprendizagem colaborativa e a
autoaprendizagem.
Como apontam os artigos analisados, em um mundo conectado em redes a educação
online está se expandindo, e, desse modo, afeta o processo de ensino/
aprendizagem, principalmente no ensino superior. O ensino de enfermagem
acompanha essa tendência e possibilita ao aluno buscar conhecimentos e
habilidades por meios mediados e na troca com o outro em ambientes digitais de
aprendizagem.
Dessa forma, levante'se a hipótese que a utilização de ambientes online pode
responder as necessidades de ensino garantindo uma aprendizagem eficaz para os
alunos. É possível a educação tradicional combinar a experiência desses
ambientes focando a participação do aluno e construindo um modelo de
aprendizagem colaborativo, ativo e transformador.
Portanto, os resultados desse estudo fornecem implicações para a educação em
enfermagem, a fim de fortalecer seu próprio saber por meio da compreensão do
desenvolvimento de conceitos e sua correta utilização. Contudo, recomendam-se
o delineamento de outras pesquisas para aprofundar a aplicação efetiva do
conceito aprendizagem relacionada aos ambientes virtuais que empregam as
tecnologias da informação e da comunicação com vistas a refinar elaborações
teóricas para seu uso e aplicação na enfermagem.
Por fim, destaca-se como limite do estudo o fato de terem sidos avaliados
artigos publicados eletronicamente, o que pode refletir em uma revisão
incompleta do conceito em análise. Considera-se, então, importante suscitar
indagações sobre o conceito de interesse para responder às necessidades
emergentes das práticas de ensino da enfermagem no cenário das novas mídias e
tecnologias na educação e os desdobramentos que essa experiência pode
possibilitar aos alunos e aos professores.