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BrBRCVHe0034-71672013000300016

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National varietyBr
Year2013
SourceScielo

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Aprendizagem na educação online: análise de conceito

INTRODUÇÃO Os avanços das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a expansão da internet romperam as barreiras geográfico-temporais de acesso à educação. Com o surgimento da web no final dos anos 1990 possibilitou-se uma nova forma de aprendizagem baseada em computador, que se difundiu impulsionada pela disponibilidade de sistemas específicos - softwares para a área acadêmica - conhecidos como ambientes virtuais de aprendizagem(1-2).

A mediação das TICs na aprendizagem tem propiciado a formação de ambientes educacionais apoiados em teorias socioconstrutivistas as quais resultaram em mudanças no processo de formação dos profissionais e, consequentemente, nas atitudes, percepções e usos dessas tecnologias nos processos de trabalho. Em acréscimo, a associação das TICs e a flexibilidade da educação a distância apontam um espaço importante para o processo de aprendizagem(1).

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde recomendam a prática de estudo independente, com vistas a uma progressiva autonomia intelectual a fim de preparar o graduando para enfrentar os desafios das transformações da sociedade e do mercado de trabalho(3). Nesse sentido, acredita-se que as TICs geram estímulos e desafios para a prática de ensino e aprendizagem.

De acordo com o Decreto 5.622/2005 que regulamenta a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDB), a educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a aprendizagem com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação(4).

Contudo, a educação a distância não mais se caracteriza pela distância, porquanto a virtualidade permite encontros cada vez mais efetivos que favorecem o processo ensino/ aprendizagem. É, pois, oportuno adotar o termo educação online para o processo de ensino mediado pelas TICs em ambientes digitais de aprendizagem.

As tecnologias de informação propiciam um alto poder de interação entre os participantes rompendo com a ideia de espaço e tempo. Desta forma, nos ambientes online de aprendizagem o que era distante pode se tornar perto. A dimensão do tempo e do espaço são instituídas consoantes as necessidades, os interesses e a vontade dos aprendizes, ampliando as possibilidades da educação (5).

Desse modo, interesse em entender o conceito de aprendizagem no cenário da educação online que facilite compreender os fatores associados à apropriação e uso dos conhecimentos e habilidades desenvolvidos nesses ambientes, bem como os elementos que promovem e limitam o uso dessas tecnologias na educação. Neste contexto, o esclarecimento do significado, do uso e da aplicação de um conceito é um passo importante no processo de desenvolvimento de uma disciplina. Com um conceito definido pode-se caracterizar fenômenos de interesse e avaliar suas forças e seus limites além de mantê-lo útil e aplicável a um determinado contexto.

Em face do exposto, ressalta-se a relevância de analisar o conceito aprendizagem mediada na educação online, enfatizando os elementos contextuais presentes em suas definições e aplicações na enfermagem, proporcionando ampla compreensão desse conceito. Dessa forma, pode-se contribuir para sua correta utilização.

O estudo justifica-se pela necessidade de maior compreensão conceitual diante das possíveis aplicações no ensino de enfermagem, na tentativa de responder às necessidades emergentes de formação seja na graduação, na pós-graduação ou educação permanente. Logo, objetivou-se clarificar o conceito aprendizagem na educação online, expresso pela literatura da área de saúde.

MÉTODO Trata-se de um estudo de análise de conceito baseado nas etapas do Modelo Evolucionário, no qual o destaque é a investigação indutiva e descritiva, com ênfase à natureza do conceito. Compreende o conceito como dinâmico e influenciado pelo contexto, representando uma ideia abstrata expressa pelo grupo de atributos que o constitui, no intuito de clarificá-lo e reduzir problemas conceituais existentes(6).

As etapas desse modelo são inter-relacionadas e incluem: identificar o conceito de interesse e expressões associadas; identificar e selecionar campo apropriado para coleta de dados; realizar a coleta de dados; analisar os dados distinguindo as características do conceito, seus antecedentes, consequentes e termos substitutos; identificar caso modelo do conceito; identificar hipóteses e implicações para outros estudos(6).

O conceito de interesse selecionado foi aprendizagem no contexto da educação online, considerando sua relevância para a prática de ensino de enfermagem. Em seguida, procedeu-se à busca na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e na PubMed (National Library of Medicine and National Institutes of Health), no mês de outubro de 2011, seguindo-se como descritores: aprendizagem (Learning/ Aprendizaje) e educação a distância (Education, Distance/ Educación a Distancia); aprendizagem e instrução por computador (Computer-Assisted Instruction/ Instrucción por Computador).

Os critérios de inclusão adotados foram: ser artigo completo e estar disponível eletronicamente, estar publicado nos idiomas português, inglês ou espanhol no período de 2001 a 2011, ter relação com o conceito em foco. Excluíram-se artigos repetidos, estudos que não tinham relação com o conceito em análise ou que não possuíam elementos suficientes para a análise do conceito.

Procedeu-se à leitura do título e do resumo para verificar se atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos. Em seguida, fez-se a leitura crítica dos artigos selecionados, buscando a identificação dos elementos constituintes do conceito: atributos, antecedentes e consequentes.

A análise dos atributos essenciais que expressam a natureza do conceito foi guiada pelas questões: Como o autor define o conceito? Quais as características/atributos apontados por ele? Que ideias o autor discute sobre o conceito aprendizagem? Para a identificação dos eventos antecedentes, ou seja, situações que precedem o conceito de interesse usou-se a seguinte pergunta norteadora: Que eventos contribuem para a iminência do conceito aprendizagem nos ambientes virtuais? E por fim, para evidenciar os eventos consequentes resultantes da aprendizagem, utilizou-se a questão: O que aconteceu como resultado da aprendizagem? Após leitura exaustiva do material, os dados foram revisados e organizados de maneira indutiva e temática. A apresentação dos resultados está organizada em quadro e tabela com frequência absoluta. Para esclarecer e revelar o estado atual do conhecimento relacionado ao conceito em interesse, desenvolveu-se a análise dos dados.

RESULTADOS Inicialmente encontrou-se 153 artigos, mas com a aplicação dos critérios de inclusão foram eliminados 121. Desse modo, a amostra do estudo compôs-se de 32 artigos. Desses, a maioria datava do período de 2007 a 2011. Quanto ao idioma, analisaram-se 23 artigos em português, cinco em inglês e quatro em espanhol.

O quadro_1 apresenta a síntese da análise do conceito, constam os atributos essenciais e os termos substitutos que estão frequentemente associados ao conceito aprendizagem, nos mais diversos contextos da educação online. E apontam-se os eventos antecedentes prevalentes para expressar a ocorrência do conceito em análise e os eventos consequentes que ocorrem como resultado do uso do conceito.

Em seguida, apresenta-se o caso modelo com a presença dos atributos críticos para o conceito aprendizagem em ambiente de ensino online.

CASO MODELO Graduando em enfermagem matricula-se no ambiente virtual da universidade para curso online de uma determinada disciplina. No decorrer das aulas, passa a construir ativamente o seu conhecimento utilizando-se das ferramentas assíncronas, da interação e colaboração entre professor e outros alunos do curso. O estudante é incentivado a organizar melhor o seu tempo e priorizar os conteúdos a serem estudados. Ao final do semestre, o aluno adquire novas habilidades e refere que se sentiu motivado para o aprender.

DISCUSSÃO Após leitura crítica do material analisado, percebeu-se que aprendizagem é um conceito presente em diversas disciplinas acadêmicas da área da saúde com semelhanças nas definições assumidas no uso do conceito na perspectiva do ensino online.

É importante inferir que os termos substitutos são meios alternativos de expressar o mesmo conceito, diferentemente da palavra ou expressão selecionada pelo pesquisador para focar o estudo(6). Eles devem ser identificados, em alguma dimensão, durante a coleta de dados mediante permuta da terminologia, e compartilham dos mesmos atributos do conceito em análise.

Os atributos essenciais expressam a natureza do conceito e permitiram perceber como os autores definem o conceito, as características a ele atribuídas e as ideias que discutiam sobre a aprendizagem e a aplicação e uso no contexto da educação online.

A análise dos artigos resultou na definição do conceito de aprendizagem como processo dinâmico e contínuo de construção ativa do conhecimento e aquisição de habilidades. Evidencia-se que os atributos ' processo dinâmico e construção ativa do conhecimento - foram consistentes no ambiente de ensino online.

Também, como se destaca, a aprendizagem nesse ambiente é uma experiência assíncrona que promove mudança de comportamento, reflexões críticas sobre o assunto e estimula a capacidade investigativa do aluno.

Para fornecer uma demonstração prática do conceito e delinear as suas características essenciais buscou-se construir um caso modelo. O caso ideal deve ser universal para ilustrar claramente o conceito em interesse e possibilitar a sua aplicação efetiva(6).

No caso modelo apresentado verificam-se os atributos essenciais. Por ser um fenômeno individual que promove mudança de comportamento e desenvolvimento de significados, tal percepção é identificada no aluno ao ter maior autonomia na construção do conhecimento mediante um trabalho cooperativo, organização do seu próprio ritmo de estudo e referir motivação no processo de aprendizagem.

Como observado, os avanços nas tecnologias de informação e comunicação e a expansão da internet romperam as barreiras geográfico-temporais de acesso à educação. Os autores discutiram a aprendizagem como um processo contínuo uma vez que o conhecimento não pode ser transmitido como algo acabado, por ser fruto de uma relação/interação do sujeito com o meio. Como processo dinâmico, a aprendizagem deixa de ter caráter linear e passa a ser percebida dentro de um processo de simultaneidade expandido pelas práticas de cooperação entre os sujeitos, construídas continuamente por meio da motivação e interação(7).

No contexto da educação online, a aprendizagem é realizada por meio da separação física entre alunos e professores. O aprendizado e a comunicação acontecem via recursos tecnológicos que ultrapassam a exposição oral e permitem ao aluno navegar de forma não-linear, ou seja, de acordo com sua necessidade de estudo(8). Isto porque as ferramentas assíncronas não exigem a presença simultânea dos participantes e os acessos podem ser feitos nos horários disponíveis de cada um(9).

Nesta concepção, os níveis de participação e interação humana são elementos críticos para o sucesso das experiências de aprendizagem, pois contribuem significativamente para a efetividade das ações educacionais apoiados em modelos mentais reflexíveis da realidade, capazes de evoluir em sucessivas e crescentes formalizações(1,10).

Como experiência assíncrona, a aprendizagem permite o acesso independente de tempo ou lugar, atendendo às necessidades individuais dos estudantes e possibilitando ao aprendiz a decisão sobre os assuntos a serem explorados, escolha de métodos e estratégias. Desse modo, resulta em uma experiência genuína, com integração de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades mediante conexão de alunos com professores e outros participantes(11,2).

Aprender, neste sentido, é estimular as capacidades investigadoras dos alunos, ajudando-os a desenvolver competências e habilidades mentais, internalizar conceitos para lidar com a realidade, resolver problemas, tomar decisões e formular estratégias de ação(12-13).

Segundo se observa, antecedentes são aqueles eventos ou incidentes que devem ocorrer previamente à ocorrência do conceito e que favorecem o entendimento do contexto no qual ele está sendo usado.

Consoante os artigos analisados revelaram a aprendizagem na educação online baseia-se no desenvolvimento de significados compartilhados entre os participantes, tendo a interação, a motivação e a autogestão do tempo como suportes fundamentais para o alcance de seus propósitos(1).

No processo de aprendizagem deve-se considerar a motivação para aprender; o aluno precisa ter interesse no que está fazendo; é fundamental ter significado pessoal. Vários autores apontaram a motivação de aprender algo e a autogestão do tempo como condições propícias ao desenvolvimento da aprendizagem(14).

Determinado estudo revelou que a aprendizagem depende mais do esforço do próprio indivíduo (autogerenciamento da aprendizagem) do que dos recursos instrucionais(15).

Entretanto, como se ressalta, na educação online é mister potencializar a vontade dos aprendizes. O docente deve cativar para construir um ambiente de afetividade e estimular o diálogo por meio de ferramentas que facilitarão o aprendizado(5). Neste contexto, a aprendizagem requer atividades didáticas enriquecedoras que incluam informação e comunicação por meio de ferramentas e recursos que auxiliem no trabalho colaborativo(16).

A utilização de ferramentas assíncronas aumenta o nível de motivação dos participantes e a realização das atividades propostas. Assim, as informações publicadas ficam disponíveis para o acesso do grupo, socializando as discussões e gerando reflexões sobre o assunto nas comunidades virtuais. Estas são concebidas com o propósito de favorecer a interação dialógica entre seus participantes no ciberespaço onde todos devem se expressar(9,17).

Além disso, essas ferramentas de comunicação promovem a interação e a colaboração porquanto facilitam a interconexão de uma série de pessoas com a finalidade de propiciar o fluxo de informação entre elas, e também a realização de trabalhos conjuntos. Estas ferramentas de comunidade virtual em rede incluem: correio eletrônico, chat, mensagens instantâneas, blogs, wikis e fóruns(13).

Percebe-se que a interação social propiciada pelas ferramentas síncronas e assíncronas modela o tipo de relações surgidas nesses contextos de ensino. Os níveis de participação e interação humana são elementos críticos no sucesso das experiências de aprendizagem, pois possibilitam a presença social que contribui significativamente para a efetividade das ações educacionais(1).

Outro evento percebido foi a mudança nos papéis desempenhados pelos professores e pelos alunos, além de modificações na elaboração dos materiais didáticos direcionados aos ambientes digitais de ensino. Por não haver contato direto entre aluno e professor, se requer os conteúdos tratados de modo especial, ou seja, terem a estrutura ou organização que os torne passíveis de aprendizado a distância(16,18).

Como consta em estudos, os materiais de ensino devem conter atividades sistematizadas que desafiem os alunos, favoreçam o diálogo e promovam a busca intuitiva. As ações do professor/tutor devem motivar o aluno a fortalecer sua autoaprendizagem e a colaborar com os outros alunos, de forma a ampliar o compromisso pedagógico(8,19).

Nesta óptica, o professor passa a ser agente e mediador fundamental da construção do estudante, facilitador dos novos métodos de aprendizagem, encorajando os aprendizes a fazerem escolhas sensatas e promover mudança de comportamentos(20).

Em relação aos consequentes, a sua identificação é útil por gerar novas propostas de pesquisa e possibilitar o entendimento ampliado do conceito de interesse. Com base nos artigos analisados, os consequentes apontam que a aprendizagem no contexto da educação online é construída buscando a informação de forma ativa, no ritmo próprio do aluno, despertando maior motivação ao estudante.

A partir dessa análise, segundo evidenciado, essas experiências estimulam a autonomia do aluno uma vez que a separação física induz os alunos a desenvolverem comportamento de gerenciamento do seu aprendizado, portanto precisam planejar os períodos e o tempo de estudo e estabelecer a prioridade dos conteúdos a serem aprofundados e revisados por eles próprios(21).

O aluno é considerado como centro do processo de aprendizagem e tem o poder de tomada de decisões, gerenciamento de sua própria aprendizagem. Para tal, precisa interagir com outros alunos e com o professor(22).

Conforme alguns estudos evidenciam os estudantes assumem maior responsabilidade por sua aprendizagem nos cursos via internet, pensam criticamente e participam bem mais que na modalidade presencial, e são constantemente incentivados a aprender a aprender. A ambiência dos encontros de ensino em rede favorece o acesso aos objetos de informações de maneira personalizada propiciando aos estudantes definirem a dinâmica de estudo, a aquisição de habilidades e a atualização do conhecimento(13,16).

Dessa forma, a autonomia concedida ao aluno lhe atribui um papel mais ativo na construção de um conhecimento compartilhado, significativo e contextualizado. A participação em espaços virtuais coletivos significa assumir a responsabilidade na construção do próprio conhecimento, permitindo a liberdade para organizar seus estudos e mobilizando com isso a vontade de aprender(1,21). De tal modo, as tecnologias de informação e comunicação auxiliam como ferramentas de ensino de maneira atraente e a aquisição do conhecimento dependerá menos do professor.

No entanto, o ensino interativo requer do professor sensibilidade para promover modificações no pensamento do aluno à medida que os expõem a novas ideias, valorizando suas experiências e fortalecendo-os para se tornarem aprendizes críticos para aquisição de conhecimentos novos e relevantes(2).

Pode-se afirmar, portanto, que as propostas para práticas de ensino em ambientes online devem observar os atributos essenciais e os antecedentes aqui identificados com vistas a promover uma aprendizagem significativa e mais independente, e a autonomia do aluno, como sujeito crítico, para a construção e atualização do seu próprio conhecimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM A análise do conceito pelo Método Evolucionário clarificou a compreensão do fenômeno, possibilitando o uso adequado da terminologia aprendizagem no contexto online, expressa pela literatura da área de saúde.

Foram associados, como atributos essenciais ao conceito aprendizagem na educação online, o processo dinâmico e a construção ativa do conhecimento. Os eventos antecedentes identificados foram: interação, estímulo, motivação, dedicação e autogestão do tempo. Como consequentes destacaram-se: estudo independente, autonomia do aluno e construção própria do conhecimento.

Prevaleceram como termos substitutos a aprendizagem colaborativa e a autoaprendizagem.

Como apontam os artigos analisados, em um mundo conectado em redes a educação online está se expandindo, e, desse modo, afeta o processo de ensino/ aprendizagem, principalmente no ensino superior. O ensino de enfermagem acompanha essa tendência e possibilita ao aluno buscar conhecimentos e habilidades por meios mediados e na troca com o outro em ambientes digitais de aprendizagem.

Dessa forma, levante'se a hipótese que a utilização de ambientes online pode responder as necessidades de ensino garantindo uma aprendizagem eficaz para os alunos. É possível a educação tradicional combinar a experiência desses ambientes focando a participação do aluno e construindo um modelo de aprendizagem colaborativo, ativo e transformador.

Portanto, os resultados desse estudo fornecem implicações para a educação em enfermagem, a fim de fortalecer seu próprio saber por meio da compreensão do desenvolvimento de conceitos e sua correta utilização. Contudo, recomendam-se o delineamento de outras pesquisas para aprofundar a aplicação efetiva do conceito aprendizagem relacionada aos ambientes virtuais que empregam as tecnologias da informação e da comunicação com vistas a refinar elaborações teóricas para seu uso e aplicação na enfermagem.

Por fim, destaca-se como limite do estudo o fato de terem sidos avaliados artigos publicados eletronicamente, o que pode refletir em uma revisão incompleta do conceito em análise. Considera-se, então, importante suscitar indagações sobre o conceito de interesse para responder às necessidades emergentes das práticas de ensino da enfermagem no cenário das novas mídias e tecnologias na educação e os desdobramentos que essa experiência pode possibilitar aos alunos e aos professores.


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