Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTCVHe0873-21592010000500001

EuPTCVHe0873-21592010000500001

National varietyEu
Year2010
SourceScielo

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Desafios para a Revista Portuguesa de Pneumologia Desafios para a Revista Portuguesa de Pneumologia

João Carlos Winck 1 eAntónio Morais 2 1 Editor-in-Chief, Portuguese Journal of Pulmonology. e-mail: jwinck@hsjoao.min-saude.pt 2 Associate Editor, Portuguese Journal of Pulmonology. e-mail: amorais3@hotmail.com

Em 1980, era publicado o primeiro número do órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Patologia Respiratória (SPPR). Nesse número dos chamados Arquivos da SPPR (Fig. 1), no primeiro editorial, o saudoso Professor Robalo Cordeiro explicava: «A SPPR, apoiada nos seus Arquivos, encetará agora, uma nova jornada na sua necessária cruzada em prol da Pneumologia nacional». Após 30 anos, por onde passaram um redactor-chefe (1980-89: Fontes Baganha), dois coordenadores do corpo redactorial (1989-92: Manuel Coelho, e de 1992-98: Renato Sotto-Mayor) e um Editor (de 1998-2009 Renato Sotto-Mayor), apetece-nos repetir aquelas palavras, devido aos desafios que nos esperam!

Fig. 1 Capa do primeiro número dos Arquivos da SPPR

Dispomos pois de uma sólida base construída por todos os que trabalharam em prol da revista, passando pelos redactores/editores anteriores mas também por todos os membros dos respectivos conselhos científicos e autores.

A partir de agora, a Revista Portuguesa de Pneumologia(RPP) vai experimentar algumas mudanças, tendo sempre como objectivo a excelência e a competitividade, de modo a alcançar um lugar de destaque no âmbito das revistas da nossa especialidade. Em Portugal, é uma das primeiras publicações a ser admitida nas bases de dados da ISI-Thomson e a obter um Índice de Impacto em 20111! Ao contrário dos temores dos anos 90, em que se vivia uma época de relativo declínio do volume de artigos publicados pelos vários centros de Pneumologia2 em pleno século xxi, assistimos a um incremento da submissão de artigos. Se em 2009 a RPP recebeu 124 artigos, projectamos em 2010 bater esse recorde! A partir deste número iniciamos a nova estrutura da RPP, com a sua organização da responsabilidade dos Editores nomeados pela nova direcção da SPP. Por isso, no elenco da revista, os nossos nomes não vêm descriminados como Editores Interinos, mas sim como Editor Chefe e Editor Associado. Os artigos que aparecem neste número da RPP, recebidos entre Abril e Dezembro de 2009, tinham sido avaliados pelo anterior editor e anterior conselho científico, tendo sido feitas algumas reavaliações por membros do actual Corpo Editorial e um revisor externo, o que se traduziu apenas em pequenas correcções. Incluímos cinco artigos originais, três casos clínicos, um artigo de revisão e um artigo especial. Nos próximos números tentaremos atingir o nosso objectivo de quatro artigos originais, dois casos clínicos e de apenas um artigo de revisão.

Tal como nos tínhamos proposto3, passa a acompanhar os artigos originais, e sempre que se justifique, um editorial comentando os mais relevantes ou aqueles que tenham algum fio condutor comum. No Editorial deste n.º 5, Fátima Rodrigues, uma das nossas editoras temáticas, explora os novos desafios da DPOC com uma reflexão de grande talento à luz dos conhecimentos mais actuais4. É desta «ciência» que a RPP necessita! Nesta etapa de transição queremos preparar os ventos de mudança que se perspectivam para acompanhar «esta nova cruzada em prol da Pneumologia nacional»!


Download text