Editorial
Editorial
No editorial da anterior edição, há um ano, anunciámos a internacionalização
como o objectivo central da estratégia editorial da Revista e que o ponto de
partida de tal política passaria, numa primeira fase, pela candidatura da
publicação a alguns índex internacionais de referência. Neste momento podemos
afirmar que tais objectivos foram integralmente cumpridos, dado que a Revista
foi aceite pelos três índex internacionais a que se candidatou (EBSCO, SCIELO e
LATINDEX), cumprindo os critérios internacionais de qualidade exigidos.
Mais do que um fim em si, este importante passo na evolução qualitativa da
ENCONTROS CIENTÍFICOS - TOURISM & MANAGEMENT STUDIES deve ser encarado como
o início de um período marcado por novos e exigentes desafios e por
responsabilidades acrescidas. Desde logo pela manutenção ou, se possível,
superação dos níveis de qualidade que nos têm caracterizado e que nos
permitiram chegar até aqui. Por outro lado por um acompanhamento atento das
mais importantes tendências e desenvolvimentos na área das publicações
científicas internacionais, nomeadamente da importância crescente das
publicações científicas de acesso livre e da adopção universal dos factores de
impacto como forma de medir a influência de cada autor ou de cada publicação no
meio científico. Ao adoptarmos estratégias de optimização dos factores de
impacto estaremos a contribuir para a valorização do trabalho dos autores que
publicam na Revista.
A constituição de parcerias com centros de investigação nacionais e
estrangeiros e o patrocínio de importantes eventos científicos internacionais
fazem também parte dos nossos objectivos actuais, que tentaremos implementar
nos próximos anos.
A construção e disponibilização de um novo site interactivo resultam também,
consequentemente, da actual política editorial de internacionalização. O novo
site está disponível em duas línguas, inglês (por defeito) e português, estando
prevista a sua disponibilização futura também em espanhol. A Revista continuará
a assentar em duas plataformas, nomeadamente a impressão em papel e a
plataforma digital. Contudo, é esta última a que apresenta maiores
potencialidades de multiplicação do factor de impacto e consequentemente de
valorização de todos os stakeholders envolvidos na publicação.
Congratulamo-nos também pelo facto de a FCT (Fundação para a Ciência e a
Tecnologia), entidade que em Portugal fomenta e apoia a produção científica de
qualidade, mais uma vez patrocinar a nossa Revista não só financeiramente, mas
também através do seu reconhecimento científico.
Relativamente aos artigos publicados no presente número, gostaríamos de
destacar a sua diversidade temática dentro das amplas áreas do Turismo e da
Gestão.
Na área do Turismo o artigo Poder e Sistemas de Turismo: uma Visão Aplicada ao
Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos, da autoria de Virgílio Machado
e Carlos Costa, faz um enquadramento teórico das empresas de alojamento como
organizações de poder e uma avaliação da rede de relações estabelecidas entre
Direito e Economia, apontando os benefícios e prejuízos de tais relações
relativamente aos sistemas de turismo e à sociedade.
O artigo seguinte, Tourism Dependence and Host Community Perceptions - Notes
on the Social Exchange Theory, da autoria dos sociólogos do turismo T. Mazón,
R. Huete e A. Mantecón, insere-se no turismo residencial e, partindo da teoria
do desenvolvimento social, faz uma análise da opinião da população do litoral
da província espanhola de Alicante em relação ao desenvolvimento turístico.
O terceiro artigo, Regional Competitiveness of a Tourism Cluster: A Conceptual
Model Proposal, assinado por João Ferreira e Cristina Estêvão, analisa o
potencial de um cluster no sector do turismo e desenvolve um modelo conceptual
teórico, com o objectivo de verificar de que forma um cluster de turismo
estimula a sua competitividade regional.
Ainda na temática da competitividade, o artigo Features and Significance of
the Value-Based Method for Quantitative Measurement of Competitiveness in
Tourism, de Ventsislav Statev, analisa alguns modelos búlgaros de medição da
competitividade, propondo a inclusão, nos mesmos, do método baseado no valor
(value-based method) para a medição dos indicadores comparativos gerais.
O artigo Corporate Growth in Bulgarian Tourism Business, de Tania Gorcheva,
faz um estudo da sustentabilidade do crescimento empresarial do turismo na
Bulgária, utilizando metodologias qualitativas e quantitativas.
O artigo Una Aproximación Teórica al Contexto Institucional de las Políticas
de Gestión Ambiental de los Campos de Golf Andaluces, de Alfonso Vargas e
Francisco Ligero, parte do debate social que se instalou à volta das
consequências ambientais do crescimento generalizado dos campos de golfe e
analisa o contexto institucional que influi directamente nas políticas
ambientais para o sector.
Tal como no número anterior, o turismo religioso volta a ser abordado num
segundo artigo da autoria de Vítor Ambrósio, intitulado Cidades-Santuário:
Oferta e Procura - Síntese de Estatísticas Editadas, 2ª parte, que faz um
levantamento exaustivo dos estudos efectuados tanto ao nível da oferta como da
procura, avançando sugestões que permitam ultrapassar as lacunas verificadas e
criar sinergias entre as análises existentes.
Na área da Gestão, o artigo Measuring the Efficiency of Banks Using a Two-
Stage DEA Model, da autoria de Ana Martins, avalia a eficiência dos 37
principais bancos a operar em Portugal através da metodologia DEA segundo o
modelo bietápico, incorporando novas variáveis que possam reflectir, para além
da rendibilidade, a criação de valor e o risco.
Multinacionais de Obras públicas na América Latina é o título do artigo de
Rui Reis e Henrique Reis, o qual empreende a análise das variáveis relevantes
no processo de internacionalização das grandes empresas internacionais de obras
públicas que operam na América Latina. Esta é, sem dúvida, uma temática
importante no actual contexto de internacionalização de algumas empresas de
obras públicas portuguesas.
Igualmente importante no actual contexto da economia portuguesa é a temática
abordada no artigo Estratégias Empresariais e Gestão do Desenvolvimento no
Sector de Componentes para Automóvel. Este estudo faz uma abordagem, na óptica
da Sociologia do Trabalho e das Organizações, da relação entre as estratégias
empresariais e as práticas de desenvolvimento, nomeadamente gestão da formação
e gestão das carreiras dos quadros superiores nas empresas do sector de
componentes para automóvel.
Já o artigo Strategic Determiners and Factors of Business Management related
to the Defense Industry, da autoria de Antonio Peñalver, baseado numa tese de
doutoramento já concluída, faz uma análise, na óptica da gestão estratégica,
dos factores determinantes da modernização das forças armadas e de segurança em
Espanha e da cooperação entre o Ministério da Defesa e as empresas da indústria
do armamento.
O último artigo, Modernidad, Postestructuralismo y Postmodernismo en las
Teorías de Administración Internacional, da autoria de José Vargas-Hernández,
propõe-se analisar as teorias de administração baseadas na epistemologia
ocidental, adoptando uma posição crítica e questionando se as mesmas farão
sentido no mundo não ocidental.
Com base na multiplicidade e na actualidade das abordagens apresentadas,
esperamos que a presente compilação satisfaça os múltiplos interesses dos
nossos leitores, captando novos ainda, e contribuindo, desta forma, para a
difusão do conhecimento científico, que é o nosso principal objectivo.
José António Conceição Santos
(ESGHT-Universidade do Algarve)
Universidade do Algarve
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Campus da Penha
8005-139 Faro - Portugal
encontroscientificos@ualg.pt