Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTHUHu0870-82311999000100019

EuPTHUHu0870-82311999000100019

National varietyEu
Year1999
SourceScielo

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Values Into Practice In Special Education Values Into Practice In Special Education (1997) - G. Lindsay, & D.

Thompson (Eds.). London: David Fulton.

O Professor Klaus Wedell no prefácio desta obra interroga-se sobre a razão pela qual este livro não terá aparecido antes. De facto, os mais recentes desenvolvimentos sociais e económicos que informam as comunidades da generalidade dos países, designadamente os mais desenvolvidos, relançaram o debate, nunca concluído, sobre o papel da escola na qualificação dos indivíduos, de todos os indivíduos, assu-mindo-se a qualidade do processo educativo como o primeiro e fundamental instrumento de combate a fenómenos de exclusão potencialmente gerados por culturas e valores liberais e neo-liberais, por vezes, extremamente agressivas.

Esta questão assume especial acuidade quando consideramos populações cujas características as colocam em situações consideradas mais frágeis do ponto de vista educativo como é o caso de crianças e jovens com necessidades especiais de educação.

Este contexto, vem colocar definitivamente na agenda de todos os que intervêm ou se interessam pelas matérias da educação, a problemática dos valores que lhe subjazem, sustentando assim a pertinência e actualidade deste livro editado pelos Professores Geoff Lindsay e David Thompson.

A primeira parte está organizada em torno de questões globais sob a temática "Valores na comunidade alargada" contendo textos assinados por Geoff Lindsay e David Thompson, Geoff Lindsay, Martin Desforges e Ingrit Lunt.

Do conjunto de tópicos abordados merecem especial destaque o "Papel dos valores na educação especial", "Legislação e valores", "Minorias éticas, valores e educação" e "Valores dos grupos profissionais que intervêm em educação especial".

Na segunda parte "Valores nas escolas" encontramos textos subscritos por David Thompson, Derrick Armstrong, Sonia Sharp e David Thompson e Geoff Lindsay. Dos temas apresentados relevam "O director de escola - valor e julgamentos", "Avaliação, diagnóstico e modelos de resposta", "Organização e funcionamento escolar" e "educação inclusiva".

Na terceira e última parte consideram-se "Valores nas relações" sendo abordados "Desenvolvimento de sistemas de valores nas crianças", "Valores dos pais" e "Valores e direitos: respeitando a voz da criança". Os textos são de Julie Dockrell, Roger Attwood e David Thompson e Robert Burden.

Pelo conjunto de matérias consideradas e pela qualidade e pertinência das reflexões apresentadas, julgamos que esta obra transcende o campo da educação especial constituindo-se como um contributo importante no actual debate sobre educação, escola, inclusão e qualidade.

José Morgado


Download text