Estudios de pedagogía intercultural
SANTOS REGO, Miguel; LORENZO MOLEDO, Mar (Eds.) (2012). Estudios de pedagogía
intercultural. Campinas, Barcelona: Octaedro (188 páginas)
Manuel Barbosa
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Sob a responsabilidade editorial de dois conhecidos investigadores e
professores da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de
Compostela, a presente obra investe competentemente o campo da pedagogia
intercultural ao longo de seis capítulos, reapresentando estudos já realizados
e adiantando novos conteúdos e novos desenvolvimentos, visando em conjunto o
reforço e a consolidação dessa importante área dos estudos pedagógicos,
precisamente numa altura em que a sua necessidade é por todos reconhecida tendo
em conta a diversificação galopante dos cenários sociais atuais e os desafios
daí resultantes em termos de educação com critérios de igualdade e justiça.
Dado o interesse do livro para a fundamentação de iniciativas pedagógicas com
públicos escolares multiculturais, e atendendo a que é potencialmente
inspirador de novas investigações nesse campo, convém apresentar, com algum
pormenor, os capítulos que dão corpo e espessura à densa narrativa de estudos e
conceptualizações da obra em análise.
O primeiro capítulo, intitulado: Teoría de la educación, ciudadanía y pedagogía
intercultural en la sociedad del aprendizaje, da autoria de Santos Rego &
Lorenzo Moledo, passa em revista e discute perspetivas normativas sobre a
educação intercultural enquanto "recurso estratégico de uma educação para a
democracia" (p. 47), nomeadamente no contexto de sociedades de aprendizagem que
sofrem os efeitos da globalização e da imigração sem retorno.
As perspetivas em discussão, abrangendo a própria reconstrução dos meios e dos
fins da teoria da educação (pp. 38-39), assentam na constatação de que é
imperioso ter em conta, nas nossas sociedades e nas instituições educativas, a
nova fenomenologia das relações humanas, doravante pautadas pela diversidade de
culturas, religiões, costumes, ideologias e etnias da mais diversa natureza e
origem (p. 20). Esta diversidade étnico-cultural emergente, somada à
diferenciação e à segmentação no seio da cultura maioritária, coloca duas
exigências incontornáveis nas democracias multiculturais atuais: por um lado, a
consideração e o respeito pela diversidade cultural que "não oprime ou anula a
autonomia do sujeito" e, por outro, a ação que visa, para todos e todas, uma
verdadeira igualdade de oportunidades, seja na escola, seja fora dela. A
educação intercultural, uma vez liberta das conceções monolíticas de cultura,
tem por ambição, não propriamente o "conhecimento dos elementos culturais de
cada tradição" (p. 32), mas a aceitação e o reconhecimento do "indivíduo
concreto que vive numa cultura concreta e exige ser reconhecido como tal" (p.
33). Ou seja, e talvez de forma mais ampla, "o eixo de interesse da educação
intercultural deve centrar-se em promover as condições educativas desejáveis
para que pessoas de diversas culturas se encontrem, convivam e estabeleçam
entre elas laços de verdadeira comunicação" (p. 36). Assim, o objeto da
educação intercultural não é mais a diferença cultural, mas o indivíduo com uma
configuração identitária especial em termos étnicos e culturais. A esta luz, a
educação intercultural, e a teoria que a deve suportar, ou seja, a pedagogia
intercultural, precisa de evitar o excessivo cognitivismo das perspetivas mais
comuns, assentes na compreensão e no conhecimento das culturas, ignorando que o
essencial se joga nos registos da comunicação e dos afetos entre alteridades
culturais diferentes (p. 38). Da mesma forma, há que ir além da escola e dos
ambientes formais de aprendizagem, revalorizando as atividades interculturais
de tipo extraescolar ou informal no seio das organizações da sociedade civil. O
que importa, verdadeiramente, é promover as competências interculturais que são
necessárias à relação com os diferentes culturais, entendendo essas
competências não como "destrezas puras e duras", mas como capacidades de
"participação ativa e crítica em cenários sociais caraterizados pela
diversidade cultural e a pluralidade identitária dos indivíduos", e abarcando,
no mesmo arco, tanto o cognitivo como o afetivo e o comunicativo (p. 43).
O segundo capítulo, de Santos Rego, e subordinado ao título Sostenibilidad y
educación intercultural: el cambio de perspectiva, não se limitando a uma
"conotação exclusivamente ecológica e ambiental" (p. 56) do desenvolvimento
sustentável, articula este com a educação intercultural no sentido de defender
que a "educação intercultural é um adequado recurso estratégico em prol da
sustentabilidade, da equidade, da paz e da coesão social" (p. 57),
especialmente nas áreas de maior confluência de diversidade étnico-cultural,
resultante dos fluxos migratórios propulsados pelo diverso e complexo fenómeno
da globalização (p. 60).
Ao longo do capítulo várias referências se convocam para defender essa tese,
nomeadamente a que reporta o pensamento elaborado na cimeira das Nações Unidas
de Joanesburgo em 2002. Segundo Santos Rego, foi nessa cimeira "onde
abertamente se reconheceu que é na educação que reside o potencial realizador
de uma visão da sustentabilidade com possibilidades de articular bem-estar,
diversidade cultural e recursos existentes no planeta" (p. 67). A
sustentabilidade, como não se cansa de reiterar, não é uma abstração à margem
das pessoas e das suas vidas. O centro das preocupações relacionadas com o
desenvolvimento sustentável é o ser humano situado e contextualizado, com as
suas idiossincrasias, a sua cultura, língua, costumes, tradições e religiões.
Daí a importância da "convergência entre educação intercultural e
sustentabilidade" (p. 78), no meio escolar e fora dele, por forma a
salvaguardar a convivência, a coesão e a paz social.
Assim, e recuperando duas ideias finais do capítulo em análise, importa
sublinhar, por um lado, a união indissolúvel entre sustentabilidade e
interculturalidade e, por outro, a conveniência de articular, na intervenção
sociocomunitária e no currículo escolar, projetos de educação intercultural com
projetos de sustentabilidade.
O terceiro capítulo, de Santos Rego, Lorenzo Moledo e Priegue Caamaño
(Aprendizaje cooperativo, formación del profesorado y buenas prácticas en
pedagogía intercultural), dentro da economia narrativa da obra, assume como
objetivo "analisar de que modo é que a introdução da aprendizagem cooperativa
na prática pedagógica dos professores contribui para o seu desenvolvimento
pessoal e profissional" (p. 92) em contextos letivos étnica e culturalmente
diversos, tendo por base uma experiência pedagógica de formação, aplicação e
avaliação da técnica Jigsaw de Aronson num total de seis professores e de 123
alunos de escolas galegas de Educación Secundaria Obligatoria (alunos entre os
12 e os 16 anos). A experiência mostra que a técnica não é apenas pertinente na
formação contínua dos professores que têm de lidar com públicos escolares muito
diversos do ponto de vista étnico-cultural (p. 107). Se é verdade que a
aplicação dessa técnica em contexto de sala de aula favorece uma intervenção
pedagógica de caráter intercultural (p. 108) e reforça a autoconfiança dos
professores envolvidos na experiência, também é certo que é benéfica para os
alunos: "são os próprios alunos que comandam o seu processo de aprendizagem";
"aumenta de forma notória a motivação de aprendizagem nos alunos"; e "supõe um
maior grau de ativação discente no seu processo de aprendizagem" (p. 107). O
que o capítulo quer demonstrar, em termos pedagógicos, é que as técnicas de
aprendizagem cooperativa (como a técnica do Puzzle de Aronson) não são de
subestimar em termos de educação intercultural na sala de aula e que são
bastante interessantes para a formação contínua dos professores. As boas
práticas em pedagogia intercultural, segundo o capítulo analisado, passam
necessariamente pela implementação dessas técnicas com alunos de origens
culturais e linguísticas diferentes que acederam, justamente, às escolas.
O objetivo fundamental do quarto capítulo (Familias inmigrantes y desarrollo
educativo intercultural desde la escuela) de Santos Rego e Lorenzo Moledo,
depois de lançar um olhar crítico à participação das famílias imigrantes no
sistema escolar do país vizinho, consiste em "defender que o desenvolvimento
educativo intercultural das famílias em geral, e das famílias imigrantes em
particular, deve associar-se, antes de mais, ao princípio de participação na
esfera pública da sociedade civil e, mais concretamente, na escola" (p. 116).
Como a participação das famílias imigrantes nos centros educativos escolares é
notoriamente baixa (p. 121), e porque essa participação se revela essencial à
integração social, quer dos adultos, quer das crianças dessas famílias, os
autores informam, neste capítulo, que desenharam, implementaram e avaliaram "um
programa socioeducativo em contexto escolar visando a melhoria da relação
escola-família" (p. 122) da população imigrante que hoje dá colorido ao sistema
escolar espanhol. O objetivo principal do programa passava por melhorar o
conhecimento que essas famílias têm da cultura e da sociedade do país de
acolhimento, assim como do seu sistema educativo, com a intenção, pragmática,
de aumentar os seus níveis de participação nas escolas frequentadas pelos seus
filhos e filhas (p. 125). O programa, intitulado "Programa Socioeducativo para
Famílias Imigrantes", desenvolveu-se em cinco centros escolares e abrangeu
cerca de 120 pessoas, sendo 65 de um grupo experimental e 54 do grupo de
controlo. Além disso, contou com a colaboração da sociedade civil, nomeadamente
associações que trabalham com e para os imigrantes.
À luz da investigação realizada, admitem os autores que "um programa com essas
caraterísticas pode servir como instrumento optimizador das práticas que
procuram melhorar a relação família-escola já que favorece a implicação de pais
e mães na educação escolar dos seus filhos e filhas" (p. 131) e que é
"primordial conseguir a implicação e a colaboração de outros agentes da
comunidade educativa e da sociedade civil em geral" (p. 133), uma vez que a
relação das famílias e das crianças imigrantes com as escolas e as comunidades
em geral se vê influenciada ou condicionada pela vida local.
O quinto capítulo, de Santos Rego, Lorenzo Moledo e Priegue Caamaño (La
infancia de la inmigración: qué relevancia se otorga a la educación?), fruto de
um trabalho anterior dos autores, estuda a importância que as famílias
imigrantes em Espanha atribuem à educação escolar dos seus filhos e procura
averiguar, através de uma investigação quase-experimental junto de imigrantes
africanos e latino-americanos, se a origem étnico-cultural é uma variável com
peso significativo nos resultados desse estudo (p. 140).
Os dados fornecidos pela investigação, comprovando "a importância que as
famílias imigrantes outorgam à educação dos seus descendentes" (p. 158),
mostram contudo que a atribuição desse valor não se correlaciona com a origem
ou procedência étnico-cultural dos imigrantes. O que se torna manifesto, isso
sim, é que essa variável pesa nas expectativas que docentes e opinião pública
possuem sobre as relações de certos grupos de imigrantes com a instituição
escolar (p. 158) e, assim, sobre a sua eventual participação nos assuntos
escolares dos filhos. Ora, se é verdade que a escola é um importante "vetor de
integração social e cultural dos filhos do imigrantes e das suas famílias" (p.
140), como sublinham mais uma vez os editores do livro, torna-se necessário
levar em linha de conta o peso da origem étnico-cultural dos imigrantes nas
expectativas dos professores e público em geral, quanto mais não seja para
desfazer falsas representações e assim facilitar a implicação das famílias
imigrantes nos percursos escolares dos filhos ' a qual se revela altamente
significativa em termos de aproveitamento académico.
O propósito do sexto e último capítulo, indexado a Santos Rego, Lorenzo Moledo,
Gódas Otero e Crespo Comesaña (Inmigración y segregación en un contexto
escolar. La pedagogia intercultural en su encrucijada), partindo da constatação
de que os imigrantes se tornam cada vez mais residentes permanentes no país
vizinho, procura analisar, para fins político-educativos, "se se está a
produzir uma distribuição equilibrada dos alunos de origem imigrante pelos
centros educativos" (p. 163), nomeadamente da rede de instituições escolares
públicas da Comunidade Autónoma da Galiza. Os dados empíricos, diferentemente
do que acontece em outras Comunidades do Estado espanhol, não confirmam índices
significativos de segregação escolar dos alunos originários da imigração: "É
possível afirmar, dizem os autores deste capítulo, que a segregação entre os
centros públicos da Comunidade, na altura de escolarizar os alunos imigrantes,
ou é mínima, ou brilha pela ausência" (p. 181). Uma das razões pode ter que ver
com a menor "pressão" de imigrantes sobre o sistema educativo da Galiza, porém,
outras "poderiam dever-se ao facto de que boa parte da população estrangeira
está escolarizada em Centros de pequenas e médias populações (tão abundantes na
Galiza), cuja oferta de escolarização é quase totalmente pública" (p. 181).
Seja como for, entendem os autores que é preciso mobilizar recursos e dar
formação adequada aos professores para combater quaisquer sinais de segregação
escolar, dado pôr em causa uma educação pluralista e colocar, a prazo, sérios
problemas de coesão e justiça social.
A obra que se desenvolve ao longo destes capítulos não é o "último grito" em
pedagogia intercultural e nem sequer tem a pretensão de a delimitar de uma vez
por todas. Os seus autores estão conscientes que essa pedagogia é um projeto em
construção e que dificilmente teremos nos próximos anos um cânone teórico-
metodológico definitivo, pronto a ser usado em todo o lado, seja nas escolas,
seja na intervenção sociocomunitária. Ainda assim, e não obstante conceder,
talvez em excesso, demasiado protagonismo às instituições escolares no processo
de integração social e cultural dos imigrantes e seus descendentes nas
sociedades para onde convergem os novos fluxos migratórios, estamos convictos
que a obra abre horizontes à implementação da pedagogia intercultural em
cenários sociais multiculturais e que é inspiradora de investigações
necessariamente obrigatórias a quem envereda por esse caminho, nomeadamente
quando está em causa a equação "imigração-educação-inclusão". De realçar, pela
sua novidade e pelo seu sentido de oportunidade, a revalorização do contributo
educativo da sociedade civil e a sua importante articulação com as iniciativas
pedagógicas das escolas quando se trata de facilitar o processo de integração
social e cultural das famílias imigrantes nas sociedades onde se instalam como
residentes permanentes. Este é um ponto forte dos vários estudos reunidos na
obra editada por Santos Rego e Lorenzo Moledo e é provável que se venha a
tornar, nos próximos anos, uma referência obrigatória no campo das
conceptualizações e das operacionalizações da pedagogia com pretensões
interculturais.
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