A avaliação da aprendizagem em escolas públicas de ensino médio: um estudo
sobre a cultura avaliativa dos professores
A análise do fenómeno da avaliação da aprendizagem escolar, com especial
enfoque sobre a cultura avaliativa dos professores, nas escolas públicas de
ensino médio, foi o alvo do presente trabalho de pesquisa. A proposta desse
estudo originou-se de um interesse dual: num primeiro momento, desvendar
possíveis causas de insucesso dos alunos na vida escolar, revelado por maus
resultados avaliativos e, numa etapa conclusiva, contribuir com sugestões
alternativas para o enriquecimento e melhoria qualitativa dos processos
avaliativos e de seus resultados, lançando luz sobre a epistemologia do
professor, que interfere diretamente na sua cultura avaliativa.
Em relação ao delineamento da investigação e à sua natureza metodológica, a
opção foi pela pesquisa qualitativa, que utilizou como meios para a coleta de
dados, o trabalho de campo, com questionário e entrevistas, precedido pelo
estudo bibliográfico e documental. O universo de abrangência incidiu sobre
quatro estabelecimentos públicos de ensino médio, da região central urbana do
município de Campo Largo, Paraná (Brasil). Para amostragem, por acessibilidade,
da população desse universo designou-se 20 % dos seus professores, que
integraram a pesquisa, respondendo os instrumentos de inquirição propostos.
Como resultado obtido, por meio da coleta e análise dos dados revelou-se a
presença nos professores, de uma cultura avaliativa híbrida, ou em transição,
com raízes, às vezes muito fortes, com base no paradigma de educação
tradicional e com ramificações matizadas pelo paradigma de educação
progressista. Esse diagnóstico permitiu discernimentos sobre as prováveis
origens de aspectos problemáticos, relacionados à avaliação, que estariam
imbricados com o fracasso escolar. Conduziu também a algumas proposições de
trabalho, mais contemporâneas, com potencial superador de anacronismos e
deficiências.