A centralidade dos manuais escolares. Relação dramática alunos/manuais/
professores
Pedro Manuel Pinho Borges (2005)
A centralidade dos manuais escolares. Relação dramática alunos/manuais/
professores
Orientação: Prof. Doutor José B. Duarte
Os manuais escolares, na sua maior ou menor didactização (muitas vezes são o
único meio didáctico usado nas aulas), constituem uma fonte de investigação
sobre a realidade pedagógica, porque continuam a ser um dos principais
instrumentos de trabalho dos alunos e dos professores e tornam-se os principais
mediadores entre os programas, os professores e os alunos. O projecto
desenvolvido procurou, através de uma visão interdisciplinar - epistemológica,
sociológica e pedagógica - proporcionar uma contribuição para a compreensão da
problemática dos manuais escolares, enquanto reforço para a promoção da
autonomia e construção pessoal dos alunos face à multiplicidade dos conteúdos
de cada disciplina e à pluralidade dos saberes escolares e sociais. Trata-se de
um estudo de caso, de análise dos manuais de Introdução à Filosofia e de
Física, adoptados no décimo ano, numa Escola Secundária do Alentejo. A recolha
de dados foi feita, num primeiro momento, através da aplicação de questionários
(elaborados com base nos critérios de Hummel) a 78 alunos e da realização de
entrevistas a quatro alunos sobre a utilização e percepção das dificuldades
detectadas nos manuais em análise e sempre que possível com o recurso à
apresentação de trabalhos escritos, marcados por frustração ou sucesso. Num
segundo momento, a investigação foi complementada com a aplicação de
questionários a cinco professores incluindo o delegado(a) de cada disciplina e
a realização de entrevistas a dois professores de Ciências Físico-Químicas e a
dois de Introdução à Filosofia. Com base nos quadros teóricos, procedeu-se a
uma reflexão de conjunto sobre as apreciações recolhidas de alunos e
professores, de modo a deduzir sugestões para uma melhoria da elaboração dos
manuais tendo em conta a finalidade da construção pessoal e autonomia do aluno
face à multiplicidade dos saberes escolares e sociais e ainda a finalidade de
uma melhoria da produção e utilização dos manuais. Neste trabalho, reflectiu-se
também sobre o papel dos professores no sentido de ensinarem recorrendo ao
método expositivo ou, pelo contrário, de se empenharem em criar condições para
que os alunos aprendam com respeito pela sua autonomia, a partir das
metodologias e técnicas propostas nos manuais escolares, valorizando a dimensão
dialógica do acto educativo, isto é, reinventando a arte de discutir e
reflectir, no sentido dos manuais deixarem de ser um mero prolongamento técnico
do trabalho docente.
Schoolbooks, whatever their didactic level (they are often the only didactic
means in use in class) are a source to an investigation into pedagogical
reality, since they remain one of the main tools used by pupils and teachers,
and have become the main bridge between them. The project we have developed
aims, from an interdisciplinary (epistemological, sociological and pedagogical)
view, to contribute to an understanding of the problematic of schoolbooks, as
an aid to the promotion of autonomy and the pupils’ self-teaching, in face of
the spread of the topics dealt with in each subject, and of the plurality of
the school and social learning’s. It is a case study on the analysis of the
schoolbooks of Physics and of Introduction to Philosophy adopted for use in the
10th school grade, in a secondary school in Alentejo. The gathering of data was
done, firstly, through the application of questionnaires (designed on Hummel’s
criteria) to 78 pupils, and through interviews to four pupils from the 10th
school grade of the scientific area. Secondly, we added to our investigation
questionnaires applied to five teachers, including the supervisor of each
subject involved, and interviews to two teachers of Physics/Chemistry and to
two of Introduction to Philosophy. We also interviewed four pupils, questioning
them on their use of the schoolbooks we were analysing, and on their perception
of the difficulties they met, referring to written works in which they had
failed or had succeeded. Based on existing theories, we considered all the
gathered data in such a way as to deduct some suggestions to improve the
schoolbooks envisaging the multiplicity of school and social learnings, and
also the improvement of the production and use of the schoolbooks. In this work
we have also considered the role of the teachers, whether they use the teacher
centred method, or commit themselves to creating learning environments able to
encourage, in the pupils, the use of their autonomy based on the methodologies
and techniques suggested by the schoolbooks, which stress the dialogic
dimension, this is, which reinvent the art of discussing and thinking, so the
schoolbooks can be something other than the extension of the teachers’ work.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com